BEM VINDOS

domingo, 12 de setembro de 2010

HOMENAGEM DA SEMANA

8 DE SETEMBRO: DIA INTERNACIONAL DO JORNALISTA

Mas, como será essa fascinante profissão? O que vem a ser o verdadeiro jornalismo?

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados atuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.

Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros

Trabalho do jornalista

A atividade primária do Jornalismo é a observação e descrição de eventos, conhecida como reportagem

"O quê" - o fato ocorrido

"Quem" - o personagem envolvido

"Onde" - o local do fato

"Quando" - o momento do fato

"Porquê" - a causa do fato

"Como" - o modo como o fato ocorreu

A essência do Jornalismo, entretanto, é a seleção e organização das informações no produto final (jornal, revista, programa de TV etc.), chamada de edição.

Mas não vou me estender explicando tudo isso aqui...

Com esse projeto, FALANDO DE FUTEBOL, consegui ver melhor a importância desses profissionais que, além de informação levam alegria aos amantes do Esporte.

A paixão que o jornalismo desperta em mim, é totalmente voltada ao FUTEBOL.

Me lembro da primeira vez em que entrei num estádio... talvez pela idade que tinha, a emoção ficou em ver os craques do São Paulo (Zetti, Palhinha, Válber...).

Até que, há duas semanas atrás, tive a oportunidade de conhecer o Pacaembu. Fui assistira ao jogo SANTOS X GOIÁS.



Confesso que me emocionei quando vi o campo, quando vi os jogadores entrando, a torcida fazendo festa com suas bandeiras... era tudo novidade.

Meus olhos procuravam outras direções: minha maior vontade era conhecer de perto o trabalho desses jornalistas, dos narradores... acompanhar as transmissões... mesmo não entendendo nada de regras futebolísticas, esse mundo me encanta. O mundo do Jornalismo Esportivo.

Se fosse citar nomes aqui, acabaria cometendo alguma injustiça, pois admiro muitos profissionais desta área... mas não custa nada dizer que minha maior inspiração é o MILTON NEVES... a Lenda Esportiva do Rádio!

Enfim, PARABÉNS A TODOS OS JORNALISTAS!!!

0 comentários:

Postar um comentário