BEM VINDOS

domingo, 12 de setembro de 2010

HOMENAGEM DA SEMANA

8 DE SETEMBRO: DIA INTERNACIONAL DO JORNALISTA

Mas, como será essa fascinante profissão? O que vem a ser o verdadeiro jornalismo?

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados atuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.

Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros

Trabalho do jornalista

A atividade primária do Jornalismo é a observação e descrição de eventos, conhecida como reportagem

"O quê" - o fato ocorrido

"Quem" - o personagem envolvido

"Onde" - o local do fato

"Quando" - o momento do fato

"Porquê" - a causa do fato

"Como" - o modo como o fato ocorreu

A essência do Jornalismo, entretanto, é a seleção e organização das informações no produto final (jornal, revista, programa de TV etc.), chamada de edição.

Mas não vou me estender explicando tudo isso aqui...

Com esse projeto, FALANDO DE FUTEBOL, consegui ver melhor a importância desses profissionais que, além de informação levam alegria aos amantes do Esporte.

A paixão que o jornalismo desperta em mim, é totalmente voltada ao FUTEBOL.

Me lembro da primeira vez em que entrei num estádio... talvez pela idade que tinha, a emoção ficou em ver os craques do São Paulo (Zetti, Palhinha, Válber...).

Até que, há duas semanas atrás, tive a oportunidade de conhecer o Pacaembu. Fui assistira ao jogo SANTOS X GOIÁS.



Confesso que me emocionei quando vi o campo, quando vi os jogadores entrando, a torcida fazendo festa com suas bandeiras... era tudo novidade.

Meus olhos procuravam outras direções: minha maior vontade era conhecer de perto o trabalho desses jornalistas, dos narradores... acompanhar as transmissões... mesmo não entendendo nada de regras futebolísticas, esse mundo me encanta. O mundo do Jornalismo Esportivo.

Se fosse citar nomes aqui, acabaria cometendo alguma injustiça, pois admiro muitos profissionais desta área... mas não custa nada dizer que minha maior inspiração é o MILTON NEVES... a Lenda Esportiva do Rádio!

Enfim, PARABÉNS A TODOS OS JORNALISTAS!!!

21ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO


CORINTHIANS     0   X   1     GRÊMIO

Até a noite deste sábado, o Corinthians mantinha 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, como mandante. Foi então que o meia Douglas, do Grêmio, fez um golaço, em pleno Pacaembu.
Com o resultado, o time gaúcho chegou a 26 pontos e abriu seis de distância sobre a zona do rebaixamento e o Corinthians parou nos 38, mas manteve a distância de três pontos para o líder Fluminense.

A partida começou morna, tanto que a primeira chegada de perigo do time da casa aconteceu só aos 21min.
Sem inspiração, o Corinthians sofreu o gol aos 34min. Douglas, o camisa 10 gremista driblou Paulo André e chutou forte, no ângulo de Júlio César: golaço! 1 a 0 para o Grêmio!
Primeiro tempo não passou disso. A equipe gremista continuava no ataque, mas sem ampliar.
O Corinthians voltou melhor no segundo tempo e passou a pressionar a defesa tricolor. Com 12 min de jogo, Bruno César recebeu na área e caiu em disputa com Vilson; o árbitro marcou o pênalti, expulsando o zagueiro. Na cobrança... Iarley parou em Victor.
Na sequência do lance do pênalti, Iarley recebeu bola na área, com o goleiro já batido, e teve seu chute salvo por Rafael Marques em cima da linha.
Com um a menos, o Grêmio tentava valorizar a posse de bola, mas o Corinthians pressionava . Os donos da casa tentaram até o fim, mas não conseguiram furar o fechado time gremista.

FLAMENGO     2   X   2     VITÓRIA
 
Mais uma vez o Flamengo não consegue vencer. Pior: jogando em Volta Redonda, teve que ir buscar o empate com o Vitória por 2 a 2.
O resultado não foi bom para nenhuma das equipes, que continuam na parte de baixo da tabela. O Flamengo está na 16ª posição com 23 pontos. Já o Vitória, está uma colocação a cima, com 24 pontos.

A partida iniciou bem movimentada. Atuando fora de casa o Vitória tomou as iniciativas.
O jogo ficou morno, mas o Vitória acordou e seguia pressionando, dando muito trabalho para o goleiro Marcelo Lomba.
A pressão exercida pelo clube baiano no primeiro tempo foi o suficiente para a torcida do Flamengo ensaiar as primeiras vaias para a equipe que não vence há sete jogos, contabilizando com o empate, deste sábado.

Após a volta do intervalo, o jogo voltou do mesmo jeito, com o Vitória pressionando e o Flamengo buscando ter a posse de bola. Mas foram os baianos que abriram o placar. Júnior, aos 24min aproveitou cruzamento de Ramon e cabeceou na pequena área sem chances para o goleiro Marcelo Lomba: 1 a 0 Vitória.
O gol sofrido fez a equipe carioca acordar. Diego Maurício, aos 33min, deu belo passe para Kléberson que bateu cruzado para igualar o placar: 1 a 1.
Com o empate, as duas equipes saíram mais para o jogo para buscar os três pontos. E Schewnk, aos 38min acertou lindo chute e marcou o segundo gol dos baianos na partida: 2 a 1.
O Flamengo não perdeu tempo. Galhardo, que entrou no lugar de Petkovic, cruzou para Val Baiano. O atacante chutou e a bola pegou na trave. No rebote Kléberson chutou para marcar seu segundo gol: 2 a 2.
Fim de jogo.
ATLÉTICO-GO     2   X   1     FLUMINENSE

Foi um duelo de opostos. De um lado, o Atlético-GO, penúltimo colocado do Brasileiro, do outro o Fluminense, líder da competição, em partida válida pela 21ª rodada.
Com o resultado, o Fluminense permanece com 41 pontos e, o Atlético-GO chegou aos 20 e subiu para a 17ª colocação, ainda na zona do rebaixamento.

Primeiro tempo bastante corrido, e os goleiros precisaram trabalhar bastante. Mesmo jogando fora, o Fluminense foi para cima e criou as chances mais claras de gol. Os atleticanos, jogando na base do contra-ataque, não facilitaram para os visitantes.
Aos 22 min, depois de dominar muito bem, o Fluminense abriu o placar. Deco deu grande lançamento para Conca dentro da área, pelo lado direito. Com um toque, o argentino tirou do goleiro Márcio e tocou para o meio da área. O atacante Washington só teve o trabalho de empurrar para as redes: 1 a 0.
No primeiro ataque de perigo do Atlético-GO, veio o empate. Aos 29 min, William recebeu passe de Róbston, entrou na área, passou por Mariano e Valencia e bateu no canto esquerdo, na saída do goleiro Fernando Henrique: 1 a 1.

O segundo tempo continuou com o mesmo ritmo. Muito superior tecnicamente, o Fluminense partiu para cima buscando a vitória, enquanto que o time da casa ficou mais fechado na defesa.
A situação do Atlético-GO ficou complicada aos 28min. Gilson matou uma jogada de contra-ataque e fez falta dura em Carlinhos. O jogador recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Aparentemente com vantagem (numérica), os cariocas aumentaram a pressão, mas o time da casa soube se defender. Já nos acréscimos, aos 46min, Anaílson deu longo passe para Diogo Galvão, dentro da área. O atacante dominou e rolou para Juninho, que bateu de primeira no canto esquerdo de Fernando Henrique, garantindo a virada heróica para o Atlético-GO, com um jogador a menos: 2 a 1.