Sem Juan, Muricy improvisa Fucile e "paga" com falhas de Pará
O Santos, de Neymar e Ibson, acabou derrotado na estreia da Libertadores
Foto: Reuters
A não escalação de Juan e a consequente titularidade de Pará, que impôs a improvisação de Fucile para a lateral esquerda, provocaram prejuízos sensíveis ao Santos que culminaram na derrota por 2 a 1 para o The Strongest, em La Paz, na estreia pela Copa Libertadores, nesta quarta-feira.
Pará atuou pela direita e deu espaços para o primeiro gol, marcado por Ernesto Cristaldo após cruzamento justamente pelo lado de Fucile. Posteriormente, já nos acréscimos do jogo, deixou Rodrigo Ramallo livre para sacramentar a virada dos bolivianos.
O gol da vitória do The Strongest saiu em cobrança de escanteio do meia Pablo Escobar, principal articulador de jogadas dos rivais. Após a finalização, o goleiro Rafael, ainda no chão, reclamou da desatenção do lateral.
Pará foi escalado de última hora, quando Muricy tomou conhecimento que não poderia mais contar com Juan devido a uma suspensão que precisou cumprir por ter sido expulso contra o Libertad, na última Copa Sul-Americana, em 26 de outubro, quando ainda atuava pelo São Paulo.
O Santos, por meio de sua assessoria, garantiu que Juan sabia dos riscos de não atuar mesmo antes de viajar, mas que o clube tentaria um efeito suspensivo, preterido para evitar um possível "desgaste" com a Conmebol.
Durante a partida, o time ainda desperdiçou inúmeras oportunidades de ganhar os primeiros três pontos na competição, principalmente com Neymar. Elano ainda acertou uma bola no travessão.
LANÚS 1 X 1 FLAMENGO
Com retranca, Flamengo cede empate ao Lanús na Argentina
Flamengo entrou com escalação defensiva e deu trabalho para o Lanús
Foto: AP
Por pouco o Flamengo não conseguiu sucesso em sua estratégia na Copa Libertadores, nesta quarta-feira. O time carioca foi para a Argentina disposto apenas a se defender e ainda teve a vitória nas mãos. Mas o Lanús conseguiu superar a retranca e empatou por 1 a 1 na estreia dos times na fase de grupos.
Escalado com um meio-campo cauteloso, com três volantes de marcação (Aírton, Maldonado e Willians) e apenas Renato Abreu na criação, o Flamengo ficou recuado em campo e sofreu pressão desde o começo do jogo. O Lanús perdeu chances claras de gol e o time carioca soube aproveitar uma das poucas chances que teve: Léo Moura, único destaque flamenguista no primeiro tempo, fez seu gol aos 45min.
A pressão do Lanús diminuiu no segundo tempo, mas o time argentino conseguiu fazer seu gol exatamente quando o Flamengo ameaçava dominar o jogo. César Carranza saiu do banco de reservas para decretar o empate no segundo tempo. O time carioca ainda melhorou por causa da entrada de Botinelli, mas não conseguiu mudar o placar.
Com o empate, Lanús e Flamengo somaram o primeiro ponto no Grupo B. O líder da chave agora é o Emelec, que venceu o Olimpia na estreia e é o próximo adversário do time brasileiro na Libertadores.
DEPORTIVO TACHIRA 1 X 1 CORINTHIANS
Ralf marca nos acréscimos e salva Corinthians de derrota em estreia
O Corinthians buscou o empate no último lance da partida contra o Táchira
Foto: AP
O volante Ralf salvou o Corinthians na noite desta quarta-feira. Com um gol marcado pelo meio-campista no último lance da partida, o time do Parque São Jorge ficou no empate por 1 a 1 com o Deportivo Táchira, em partida disputada na cidade de San Cristóbal, na estreia dos dois clubes na edição 2012 da Copa Libertadores da América. Herrera marcou o tento dos venezuelanos no duelo válido pela primeira rodada.
A torcida venezuelana terminou o jogo reclamando de um gol anulado de Chourio, em lance duvidoso em que a arbitragem marcou impedimento, aos 17min do segundo tempo. Àquela altura, os donos da casa venciam por 1 a 0, em tento anotado pelo artilheiro Herrera ainda no primeiro tempo, após trapalhada de Chicão e Julio Cesar.
Com o resultado, a liderança do Grupo 6 fica só com o mexicano Cruz Azul, que estreou vencendo o Nacional (Paraguai) por 2 a 1 mesmo jogando fora de seus domínios. O Táchira encara os ponteiros na terça-feira, no México.
O Corinthians só volta a campo pela Libertadores no dia 7 de março, quando recebe o Nacional no Pacaembu. Até lá, as atenções estarão voltadas para o Campeonato Paulista. O próximo desafio pela competição estadual está marcado para sábado, contra o São Caetano, no Anacleto Campanella - apenas reservas serão escalados.