BEM VINDOS

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ELANO, O CARRASCO DO SÃO PAULO

Em dez jogos contra o Tricolor, meia venceu oito e perdeu apenas dois

Elano tem um ótimo retrospecto contra o São Paulo

(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)

Se tem um jogador que pode ser chamado de carrasco tricolor, esse alguém é Elano. Desde sua primeira passagem pela Vila Belmiro, o meia coleciona vitórias sobre o rival, adversário deste sábado pela semifinal do Campeonato Paulista. Em dez jogos até aqui, são oito vitórias e apenas duas derrotas.

Os confrontos contra o São Paulo tiveram início no Brasileirão de 2001. Na ocasião, o Peixe venceu por 1 a 0.

No ano seguinte, o primeiro tropeço. Em jogo polêmico no Morumbi, onde Diego comemorou gol sobre o símbolo do Tricolor, derrota por 3 a 2. O troco, no entanto, não demorou a acontecer. Um mês depois, os dois times se reencontraram nas quartas de final do Brasileiro. E o Peixe, que foi para o mata-mata com a oitava vaga, atropelou o rival, líder da fase de classificação: triunfos por 3 a 1, em casa, e 2 a 1, fora.

Em 2003, também pelo campeonato nacional, outras duas vitórias: 3 a 2 no primeiro turno e 2 a 1 no segundo.


Ano / competição Resultado

2001 - Brasileirão Santos 1 x 0 São Paulo

2002 - Brasileirão São Paulo 3 x 2 Santos

2002 - Brasileirão Santos 3 x 1 São Paulo

2002 - Brasileirão São Paulo 1 x 2 Santos

2003 - Brasileirão Santos 3 x 2 São Paulo

2003 - Brasileirão São Paulo 1 x 2 Santos

2004 - Brasileirão Santos 2 x 1 São Paulo

2004 - Sul-Americana Santos 1 x 0 São Paulo

2004 - Brasileirão São Paulo 1 x 0 Santos

2011 - Paulistão Santos 2 x 0 São Paulo

O último ano de Elano no clube antes de ser negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, foi repleto de clássicos San-São. Além dos jogos pelo Brasileirão, os times se encontraram na Copa Sul-Americana. Priorizando o título nacional, Vanderlei Luxemburgo poupou seus principais jogadores na competição. Mesmo assim, conseguiu a vaga. Na Vila, vitória por 1 a 0, com gol do camisa 7. Na partida de volta, empate por um gol. Elano, porém, não chegou a entrar em campo.

No Campeonato Brasileiro de 2004, uma vitória para cada lado (Santos 2 a 1 no turno e São Paulo 1 a 0 no returno). Coincidentemente, a segunda derrota do meia contra o Tricolor também não fez falta. Assim como em 2002, o Peixe perdeu quando podia e, meses depois, se sagrou campeão.

Por fim, em 2011, Elano decidiu voltar ao país. E logo em seu primeiro mês como jogador do Santos, reencontro com o time do Morumbi. Resultado: gol e vitória por 2 a 0.

Neste sábado, no Morumbi, ele tentará mostrar que, mesmo após sete anos de Europa, as coisas continuam iguais no San-São.

ALVO DO SÃO PAULO, FORLÁN RECEBE PROPOSTA DO BESIKTAS

São Paulo terá concorrência de clubes europeus por Forlán

Foto: EFE

Melhor jogador da última Copa do Mundo, o meia-atacante Diego Forlán não vive boa fase no Atlético de Madri, e a possibilidade de uma transferência ao término da temporada é grande. Depois que o jogador teve o seu nome especulado como futuro reforço do São Paulo, fato que foi negado pelo diretoria tricolor, o Besiktas, da Turquia, saiu na frente na negociação e já realizou uma proposta oficial.

"Fizemos uma oferta ao Atlético, de acordo com a nossa situação econômica. Se a equipe aceitar as nossas condições, poderemos concretizar a contratação", disse o diretor do Besiktas, Serdar Adali, em entrevista ao jornal Às.

Apesar de não falar sobre os valores oferecidos ao Atlético, o dirigente turco admitiu que o preço de mercado do jogador uruguaio não é viável para os cofres do Besiktas.

"O custo dele é de 12 milhões de euros (R$ 28 milhões), e ele cobra 4,5 milhões (R$ 10,5 milhões) por ano. Nessas condições, a contratação seria uma utopia", declarou Adali.

Além do clube turco, as especulações dão conta que o Banfica, de Portugal, e o Manchester United, da Inglaterra, também tem interesse em contar com o meia-atacante uruguaio.

SÃO-PAULINOS DIVERGEM QUANTO À ESCALAÇÃO DE NEYMAR E GANSO

Ilsinho vê mais facilidade com a ausência da dupla; Marlos vê time mais atento com estrelas santistas em campo

Ilsinho espera que Santos poupe Neymar e Ganso da semifinal do Paulista, neste sábado; rivais tem jogo decisivo pela Libertadores, na próxima terça. Foto: Fernando Borges/Terra
Foto: Fernando Borges/Terra

Com o afunilamento de datas do calendário brasileiro na reta final do Paulista e do mata-mata da Libertadores, existe a possibilidade de o São Paulo pegar um Santos enfraquecido no clássico pela semifinal do Campeonato Paulista, neste sábado, às 16h (de Brasília), no Estádio do Morumbi. O jogo será realizado apenas três dias antes de os santistas enfrentarem o América, na cidade mexicana de Querétaro (a 221 km da Cidade do México), na próxima terça, pelas oitavas da Libertadores.

Questionados se a ausência de Neymar e Ganso, principais estrelas do time comandado pelo técnico Muricy Ramalho, seria benéfica e facilitaria a missão do time tricolor, os meias Marlos e Ilsinho mostraram opiniões contrárias. Para o camisa 11, a presença dos habilidosos santistas pode fazer com que a equipe são-paulina entre mais ligada em campo e, dessa forma, possa render mais em campo.

"Se jogar os dois (Neymar e Ganso) é até melhor, pois vamos ter que ter mais atenção e marcar melhor para depois ir pra cima deles", analisa.

Já seu companheiro Ilsinho não parece concordar muito com essa análise e vê a vida mais fácil com as estrelas poupadas no clássico. Porém, ressaltando a qualidade de todo o elenco do rival. "Se os dois pudessem ficar de fora, seria melhor ainda. Mas o jogador que entra pode entrar motivado e pode ser que jogue até mais que os titulares", opina o camisa 77.

Após a vitória do time tricolor contra o Goiás, nesta última quarta, que ratificou a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil para encarar o Avaí, os titulares da partida foram ao CT da Barra Funda apenas para realizar um trabalho de recuperação muscular, já visando o clássico decisivo. Já os reservas e os jogadores não utilizados por Carpegiani foram a campo e treinaram normalmente com bola.

"É PARA QUEM SABE!" - LIEDSON SOBRE O CHUTE NO VÁCUO DE VALDIVIA

Atacante do Corinthians não vê lance como provocação e diz que não teria tanta habilidade para repeti-lo. Domingo, Levezinho e Mago se enfrentam

(Foto: Ernesto Rodrigues / Agência Estado)

O chute no vácuo do chileno Valdivia, do Palmeiras, ganhou a reprova de alguns defensores do Corinthians, mas teve também a aprovação de um atacante. Para Liedson, artilheiro do Campeonato Paulista, com 11 gols, o lance mostra a habilidade do jogador e não pode ser visto como um ato de provocação.

- Particularmente, acho que é uma qualidade. Não é fácil fazer. É para quem sabe. Eu não entendo como provocação. É a característica do jogador. Cada um faz aquilo que sabe. Eu mesmo não tenho tanta habilidade – afirmou.

Na semana passada, Valdivia utilizou o lance diversas vezes durante a vitória por 1 a 0 sobre o Santo André, no Pacaembu, pelas oitavas de final da Copa do Brasil (assista ao vídeo abaixo). A atitude irritou o zagueiro Anderson, do Ramalhão, que foi expulso por cometer falta violenta sobre o Mago e reclamou publicamente da jogada.

O defensor ganhou o apoio de alguns corintianos no início da semana que antecede o clássico, marcado para as 16h de domingo, no Pacaembu, pelas semifinais do Paulistão. O lateral-esquerdo Fábio Santos considerou um lance desnecessário e disse que não sabe qual reação teria se fosse a “vítima” da vez. Já o zagueiro Leandro Castán duvidou se o chileno repetiria o lance se a partida estivesse 0 a 0.


Polêmica à parte, Liedson pede atenção com toda a equipe do Palmeiras e não apenas com Valdivia. O Verdão se destacou na primeira fase também pela precisão nos lances de bolas paradas, com o volante Marcos Assunção. Mas não é só isso que Liedson está de olho.

- O Palmeiras tem grandes jogadores, tanto na bola parada quanto em lance normal. Temos que nos preocupar com todo o grupo. O conjunto é forte – finalizou o Levezinho.

LIBERTADORES: GANSO RESOLVE JOGO MORNO, E SANTOS LEVA VANTAGEM MÍNIMA PARA O MÉXICO

Ganso marcou após receber passe de Neymar e, agora, Santos joga pelo empate no México

Foto: AFP

Em uma partida de pouca emoção, uma finalização certeira de Paulo Henrique Ganso decretou a vitória do Santos na ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Sob os olhos de Pelé, que pela primeira vez em 2011 compareceu à Vila Belmiro, o meia camisa 10 marcou de fora da área e ajudou o time de Muricy Ramalho a vencer o América-MEX por 1 a 0, levando a vantagem do empate para o duelo de volta, na próxima terça.

Pelé, presença ilustre na Vila Belmiro preenchida por 11.417 pagantes na noite desta quarta, viu Ganso anotar o único gol do confronto desta quarta aos 38min da etapa inicial. Após assistência de Neymar, o atual camisa 10 santista bateu de fora da área e assegurou a quarta vitória consecutiva dos comandados de Muricy Ramalho no torneio continental.

Agora, o Santos pode jogar por um empate ou até por uma derrota por um gol de diferença (desde que balance as redes no México) para se classificar às quartas de final da Libertadores. O duelo de volta está marcado para terça-feira, na Corregidora de Querétaro (o Estádio Azteca, que costuma receber as partidas do América, será usado para o show do U2 na Cidade do México).

Se eliminar o América e passar às quartas de final, o Santos poderá topar com outro brasileiro nas quartas de final: o Cruzeiro, que também nesta quarta superou o Once Caldas por 2 a 1, na Colômbia,e obteve uma vantagem confortável para decidir a classificação em Sete Lagoas.

O Santos, agora, volta suas atenções para tentar chegar à decisão do Campeonato Paulista. No sábado, a equipe de Muricy Ramalho tem pela frente o São Paulo, às 16 horas, no Morumbi, na partida única da semifinal estadual.


ONCE CALDAS     1   X   2     CRUZEIRO
Jogadores do Cruzeiro comemoram importante vitória na Colômbia

Foto: AP

O jogo em Manizales começou complicado para o Cruzeiro, nesta quarta-feira. Com o Once Caldas melhor durante a maior parte da partida, a equipe mineira contou com gols de Wallyson e Ortigoza para sair do Estádio Palogrande com a vitória por 2 a 1, na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Com o resultado, o melhor time da primeira fase da competição pode empatar no jogo de volta que vai acontecer na próxima quarta-feira em Sete Lagoas, às 21h50 (de Brasília). Já o Once Caldas precisa ganhar do invicto Cruzeiro por dois gols de diferença para permanecer na competição.

Nas quartas de final a equipe mineira, se avançar, pode ter um duelo brasileiro, pois encara o vencedor do confronto entre Santos e América-MEX. No jogo que aconteceu na Vila Belmiro, o time paulista ganhou por 1 a 0 e também joga por um empate no México.

O destaque da partida foi o atacante reserva paraguaio Ortigoza, que entrou na etapa final no lugar do estreante Brandão. O jogador deu o passe para o primeiro gol de Wallyson e fez o segundo. No final Núñez descontou para os donos da casa.

Antes do confronto decisivo, Cruzeiro e Once Caldas voltam a campo no fim de semana. O time mineiro tem a partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro contra o América-TO. Na ida, a equipe goleou em Teófilo Otoni por 8 a 1. Já a equipe de Manizales enfrenta o Junior de Barranquilla pelo Campeonato Colombiano.

COPA DO BRASIL: NA VOLTA AO MORUMBI,SÃO PAULO VENCE GOIÁS E AVANÇA

Dagoberto voltou a marcar e decidiu classificação são-paulina ainda no primeiro tempo

Foto: Fernando Borges/Terra

O São Paulo cumpriu com o protocolo e carimbou seu passaporte para as quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, em sua volta ao Estádio do Morumbi, o time treinado por Paulo César Carpegiani venceu o Goiás por 1 a 0, e mesmo jogando sob chuva durante quase 90 minutos, passou de fase na competição nacional.

Sem o lesionado Lucas, o São Paulo repetiu a escalação do jogo de ida. Em relação ao time que derrotou a Portuguesa no último domingo, em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista, a única mudança foi a saída do contundido Rodrigo Souto, que deu lugar a Alex Silva, este voltando de lesão.

Novamente Ilsinho e Marlos ficaram responsáveis pela criação do São Paulo, com Dagoberto sendo o atacante centralizado. Com o retorno de Alex Silva, o time voltou a ter três zagueiros em campo. Havia a expectativa de que Luís Fabiano fizesse sua reestreia nesta quarta-feira, mas Paulo César Carpegiani preferiu que o centroavante tivesse mais tempo de treinos.

No primeiro jogo diante da equipe esmeraldina, disputado no Estádio Serra Dourada, o São Paulo já havia vencido por 1 a 0. Com esta nova vitória, os são-paulinos avançaram para o duelo diante do Avaí nas quartas - a CBF ainda divulgará datas e locais das partidas.

A última partida do São Paulo no Morumbi antes desta quarta ocorreu em 13 de março, vitória por 3 a 0 pelo Campeonato Paulista. Desde então, shows de U2, Shakira e Iron Maiden afastaram o time de sua casa - Arena Barueri e Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira receberam a equipe tricolor neste período. As apresentações castigaram o gramado, que apresentou falhas visíveis neste retorno.


Sem sustos, Fla supera desfalques, bate Horizonte e evita zebra Grêmio Prudente 1  x  2 Ceará / Vasco 0  x  0 Náutico

O Flamengo não sofreu sustos e obteve a classificação mesmo com os desfalques de Ronaldinho e Léo Moura

Foto: LC Moreira/Futura Press

As ausências de Ronaldinho e Léo Moura pouco foram sentidas pelo time do Flamengo na noite desta quarta-feira. Mesmo sem os dois principais jogadores da equipe, o clube comandado pelo técnico Wanderley Luxemburgo derrotou o Horizonte, do Ceará, por 3 a 0, e assegurou a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. O jovem lateral direito Galhardo, o atacante Deivid e o meio-campista Willians evitaram a surpresa e balançaram as redes no Estádio Domingão.

Depois de empatar por 1 a 1 no Engenhão, o Flamengo entrou em campo na cidade de Horizonte com a obrigação de evitar um vexame no torneio nacional, mesmo sem contar com Ronaldinho e Léo Moura, lesionados e vetados pelo departamento médico. E, rapidamente, o clube da Gávea abriu o caminho para a classificação: aos 8min, Galhardo tentou um cruzamento e contou com uma falha enorme do goleiro Alex, que empurrou a bola para as redes.

O gol desmontou a empolgação do time cearense. Tendo pela frente um adversário abatido, o Flamengo aproveitou e construiu um triunfo sem sustos no Ceará. Logo aos 3min do segundo tempo, Thiago Neves fez grande jogada e rolou para Deivid completar, sem goleiro, para as redes rivais. Aos 35min, Willians arrancou da intermediária, driblou três marcadores, tirou o goleiro e completou a vitória. Golaço.


OUTROS RESULTADOS: