Neymar foi o melhor jogador brasileiro posicionado na lista dos melhores do ano
Principal destaque do futebol brasileiro na última temporada, Neymar não conseguiu atingir o público mundial de uma grande forma. Presente na cerimônia de gala da Fifa nesta segunda-feira, quando recebeu o prêmio de gol mais bonito da temporada, o craque santista terminou a eleição de melhor jogador do mundo somente na décima posição, sendo o melhor representante do país pentacampeão mundial no pleito da entidade máxima da modalidade.
Somente um capitão, de pouca expressividade no futebol, votou em Neymar como o melhor jogador do mundo: o jogador Nahayo, de Burundi, 140º seleção do mundo. Um jornalista de Cambodja, 170ª equipe do ranking mundial da Fifa, também colocou o atacante em primeiro. No grupo dos dez principais atletas do mundo, o camisa 11 santista terminou com 1,12% dos votos computados.
O nono lugar, logo acima de Neymar, ficou com o goleiro Iker Casillas, campeão da Copa do Rei da Espanha em 2011 pelo Real Madrid. A oitava colocação acabou com o camaronês Samuel Eto'o, que atualmente defende o Anzhi Makhachkala, da Rússia.
Campeões da Copa América com o Uruguai em julho do ano passado, Diego Forlán, autor de dois gols na decisão contra o Paraguai, e Luis Suárez, principal destaque da competição na Argentina, terminaram na sétima e sexta colocações, respectivamente.
Logo abaixo de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Xavi, dois jogadores que apareceram na seleção ideal da FifPro: o meio-campista Andrés Iniesta, finalista no ano passado, quando marcou o gol que assegurou o título da Copa do Mundo de 2010 para a Espanha, acabou com o quarto posto; Wayne Rooney, do Manchester United, foi o quinto.
Confira os dez primeiros da lista:
1: Lionel Messi (Barcelona/Argentina) - 47,88%
2: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Portugal) - 21,60
3: Xavi (Barcelona/Espanha) - 9,23%
4: Andrés Iniesta (Barcelona/Espanha) - 6,01%
5: Wayne Rooney (Manchester United/Inglaterra) - 2,31%
6: Luis Suárez (Liverpool/Uruguai) - 1,48%
7: Diego Forlán (Inter de Milão/Uruguai) - 1,43%
8: Samuel Eto'o (Anzhi Makhachkala/Camarões) - 1,34%
9: Iker Casillas (Real Madrid/Espanha) - 1,29%
10: Neymar (Santos/Brasil) - 1,12%
FONTE: www.terra.com.br