BEM VINDOS

quinta-feira, 3 de março de 2011

LIBERTADORES: GRÊMIO BATE PERUANOS E VOLTA À LIDERANÇA

GRÊMIO     2   X   0     LEÓN DE HUÁNUCO-PER
ANDRÉ LIMA FAZ A FESTA COM O PRIMEIRO GOL DO TIME GAÚCHO

Foto: AFP

Derrotado pelo Junior Barranquilla, na Colômbia, no segundo jogo da fase de grupos da Copa Libertadores da América, o Grêmio teve um reencontro com sua torcida e com as vitórias. Nesta quinta-feira, o time gaúcho, assim como na estreia diante do Oriente Petrolero-BOL, não teve dificuldades para derrotar o León de Huánuco-PER, e venceu por 2 a 0.

Com um gol em cada tempo, a dupla de ataque gremista garantiu o triunfo. Aos 41min da primeira etapa, André Lima aproveitou cobrança de falta de Douglas e cabeceou para as redes. Logo no início do tempo complementar, aos 9min, Borges converteu pênalti sofrido pelo mesmo André Lima e definiu o marcador.

Com o resultado, o Grêmio sobe para os seis e, com um jogo a mais que o Junior Barranquilla, assume liderança do Grupo 2 da Libertadores. O León de Huánuco, por sua vez, permanece com três pontos, na terceira posição.

Na próxima rodada do grupo, as duas equipes voltam a se enfrentar, desdes vez no Peru, na terça-feira, dia 15 de março.

MANO CONVOCA LUCAS, JONAS E TITULARES DE DUNGA

VOLTAS DE MAICON, ELANO E LÚCIO JUNTO COM OS NOVATOS LUCAS E JONAS FORAM AS MAIORES SURPRESAS DA LISTA DE MANO MENEZES
Foto: EFE//Getty Images

O técnico Mano Menezes anunciou, no início da tarde desta quinta-feira, a lista dos convocados que defenderão a Seleção Brasileira no amistoso contra a Escócia, marcado para 27 de março, no Emirates Stadium, em Londres. As novidades são as presenças de Lucas, do São Paulo, Henrique, do Cruzeiro, e Jonas, do Valência, além da volta do santista Elano, do zagueiro Lúcio e do lateral Maicon, ambos da Inter de Milão.

Lucas chega à Seleção principal depois de se destacar ao lado de Neymar na conquista do Sul-Americano Sub-20, que garantiu vaga à Olimpíada de 2012, em Londres. O jogador do São Paulo manteve bom desempenho no Campeonato Paulista e foi chamado, assim como o craque santista.

Depois de promover a volta do goleiro Julio César, no último amistoso, contra a França, Mano chama mais jogadores que foram titulares sob o comando de Dunga na Copa do Mundo de 2010: Elano volta, calcado em suas boas atuações pelo Santos, além de Maicon e Lúcio, destaques defensivos da Inter de Milão.

Por outro lado, Mano deixa fora da lista o atacante Robinho, do Milan, atleta que havia sido convocado para todos os jogos desde que assumiu o cargo, além de Ronaldinho, que recentemente conquistou a Taça Guanabara com o Flamengo e que havia sido chamado para o amistoso contra a Argentina.

Outra ausência é o volante Hernanes, da Lazio, que foi expulso no duelo com os franceses. Do futebol europeu, a novidade é o atacante Jonas, que recentemente deixou o Grêmio para defender o Valencia, da Espanha, clube pelo qual já balançou as redes.

Contra a Escócia, a Seleção Brasileira tenta quebrar série de duas derrotas seguidas, em amistosos contra Argentina e França, por 1 a 0. Para isso, volta ao Emirates Stadium, local onde já atuou quatro vezes, com bom retrospecto: três vitórias, contra Argentina, Suécia e Itália, e uma derrota, para Portugal.


Confira a lista completa:

GOLEIROS:

Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)
Júlio Cesar (Inter de Milão)

LATERAIS:

Daniel Alves (Barcelona)
André Santos (Fenerbahce)
Maicon (Inter de Milão)
Marcelo (Real Madrid)

ZAGUEIROS:

Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Lúcio (Inter de Milão)
Luisão (Benfica)

VOLANTES:

Henrique (Cruzeiro)
Lucas (Liverpool)
Sandro (Tottenham)
Elias (Atlético de Madrid)
Ramires (Chelsea)

MEIAS:

Lucas (São Paulo)
Elano (Santos)
Jadson (Shakhtar Donetsk)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen)

ATACANTES:

Jonas (Valencia)
Alexandre Pato (Milan)
Neymar (Santos)
Nilmar (Villarreal)

PALMEIRAS ADMITE QUE FERNANDÃO FOI COGITADO PARA O ATAQUE

FERNANDÃO FOI COGITADO PELO PALMEIRAS

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

 Atrás de um camisa 9, o Palmeiras cogitou tentar a contratação de Fernandão, hoje no São Paulo. O atacante, que se recupera de lesão, não vem tendo muitas oportunidades com o técnico Paulo César Carpegiani. O que chamou a atenção de Felipão.

"Colocamos na mesa dez nomes. O Fernandão está no São Paulo, tem contrato, mas não está atuando. Houve o nome dele, mas não tem nada de concreto. Acho que o São Paulo não tem a intensão de negociá-lo. Nem chegamos a sondá-lo, mas esteve na relação de nomes", admitiu o presidente Arnaldo Tirone, à Rádio Globo.

"O Luiz Felipe (Scolari) gosta do Fernandão, mas ele é jogador do São Paulo, é um sonho", completou.

Procurado, o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, descartou a possibilidade de negociação. "Fernandão é um jogador importantíssimo, que tem contrato conosco até o final do ano (31 de dezembro). Temos muita necessidade de sua permanência, são quatro campeonatos no ano. Para nós, é importante que continue no clube", disse.

Além do são-paulino, Alecsandro, do Internacional, também foi cogitado pelo Palmeiras. Porém, o alto salário do atacante foi empecilho. A solução deverá, portanto, ser menos badalada.

"Tem outro em negociação que não podemos divulgar. O Fernandão foi uma da opções, faz alguns dias que cogitamos, mas tem outro que estamos estudando. É um jogador mais novo, não é contratação definitiva. Precisamos ir tentando uma solução para o ataque. O que tiver disponível e atender o elenco vamos tentar contratar, nas condições que o Palmeiras puder pagar", disse. Ricardo Bueno, do Atlético-MG, é uma das opções estudadas pelo Palmeiras.

LIBERTADORES: SANTOS CEDE EMPATE NO FINAL DO JOGO. FLUMINENSE PERDE E FICA DISTANTE DA CLASSIFICAÇÃO

SANTOS     1   X   1     CERRO PORTEÑO

CERRO PORTEÑO FAZ A FESTA COM EMPATE COM GOSTO DE VITÓRIA NA VILA BELMIRO

Foto: EFE

Depois de três anos, o Santos voltou a atuar na Vila Belmiro em uma partida de Copa Libertadores da América e decepcionou os quase 7 mil torcedores que foram ao estádio. Nesta quarta-feira, o time alvinegro controlou as ações durante todo o jogo, mas, aos 45min do segundo tempo, em cobrança de pênalti, sofreu o gol e ficou no empate por 1 a 1 com o Cerro Porteño, na segunda partida do Grupo 5 da Copa Libertadores da América.

Melhor durante todo o primeiro tempo, o Santos abriu o placar aos 10min da etapa complementar. Zé Eduardo recebeu belo passe de Diogo e, ao driblar o goleiro Diego Barreto, foi derrubado. O juiz marcou pênalti, convertido pelo experiente Elano. Entretanto, outro pênalti decretaria a sorte santista na partida. Aos 45min do segundo tempo, Edu Dracena cometeu falta da área no atacante Nanni, que cobrou e definiu o marcador na Vila.

Com o resultado, o Santos sobe para os dois pontos e fica na terceira posição do grupo, fora da zona de classificação para as oitavas de final. O Cerro, por sua vez, comemora muito o resultado, que mantém a equipe na liderança, com quatro pontos. O Colo Colo, do Chile, com três é o segundo, enquanto o Deportivo Táchira, da Venezuela, tem um ponto e segura a lanterna.

O time alvinegro volta a jogar pela Libertadores somente no dia 16, quando enfrenta o Colo Colo, no Chile. No dia 10, o Cerro recebe o Táchira, e terá a chance de manter a liderança do grupo.

 
AMÉRICA-MEX     1   X   0     FLUMINENSE

A DERROTA PARA O AMÉRICA-MEX APROXIMOU O FLUMINENSE DO VEXAME DE CAIR NA ETAPA DE GRUPOS

Foto: EFE

A situação do atual campeão brasileiro na Copa Libertadores tornou-se ainda mais complicada após a noite desta quarta-feira. Atuando fora de casa, na altitude da Cidade do México, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o América-MEX e se distanciou ainda mais das chances de classificação às oitavas de final da competição mais importante do continente sul-americano.

O resultado no México estacionou a equipe comandada por Muricy Ramalho com apenas dois pontos, após três jogos disputados. A pontuação baixa já afasta o representante carioca, até mesmo, da segunda vaga no Grupo 3, ocupada pelo América, que alcançou os seis tentos depois de bater o time tricolor em casa.

Para avançar à etapa seguinte, o Fluminense precisará conseguir um resultado que ainda não obteve no torneio: a vitória. Quatro tentos atrás do América, o time de Muricy Ramalho precisará de três triunfos, em três jogos, para não depender de nenhum outro resultado da chave; no entanto, a missão é complicada.

O Fluminense volta a campo pela Libertadores somente no próximo dia 23, quando terá pela frente o próprio América. Além de precisar obrigatoriamente bater os mexicanos na próxima jornada, a equipe de Muricy Ramalho precisará do resultado positivo também nas rodadas finais, contra o Nacional, no Uruguai, e contra o líder Argentinos Juniors, em Buenos Aires.

Enquanto não convive novamente com a pressão e a obrigação da vitória nos próximos jogos da Copa Libertadores, o Fluminense tentará melhorar o ambiente interno neste sábado, quando terá pela frente o Resende, em duelo que marcará a estreia das duas equipes na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.

COPA DO BRASIL: NOITE COM GOLEADAS DE PALMEIRAS E ATLÉTICO-MG

PALMEIRAS     5   X   1     COMERCIAL-PI

ADRIANO FEZ QUATRO GOLS NA VITÓRIA DO PALMEIRAS

A grande reclamação no Palmeiras nas últimas semanas é a ausência de um goleador, para converter as várias chances criadas. Nesta quarta-feira, contra o Comercial-PI, Adriano "Michael Jackson" mostrou que pode cumprir este papel. O atacante marcou quatro vezes no Pacaembu e levou o time alviverde ao triunfo por 5 a 1 e à classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, sendo que os gols só saíram depois que a equipe de Teresina teve dois jogadores expulsos.

O Palmeiras precisava ao menos do empate para garantir a classificação. No jogo de ida, no Piauí, o time paulista vencia por 2 a 0 até os últimos minutos, quando cedeu gol que levou a decisão a São Paulo. Na próxima fase, os alviverdes enfrentam o Uberaba, que despachou o Santa Helena.

Apesar do placar elástico, a atuação do Palmeiras no Pacaembu não foi para animar a torcida. Sem Kleber, substituído nos primeiros minutos após lesão, o time teve dificuldades para criar boas oportunidades. Para complicar a situação ainda mais, Valdivia perdeu pênalti.

Somente quando o Comercial estava com apenas nove jogadores - Rafael e Evandro foram expulsos - que o Palmeiras iniciou sua goleada. Adriano aproveitou os espaços da defesa adversária para fazer seu show, com Gabriel Silva completando o placar.

O SHOW DO MICHAEL JACKSON

Adriano, o "Michael Jackson", marcou seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras há uma semana, justamente contra o Comercial. Quatro dias depois, impediu a derrota palmeirense no confronto com o São Paulo. Por conta dessa sequência, se tornou a maior novidade de Luiz Felipe Scolari no reencontro com a equipe piauiense, no Pacaembu. Felipão repetiu os outros 10 titulares do clássico, mas sacou Luan para a entrada de Adriano. A julgar pelo desempenho do atacante nos primeiros 45 minutos, o treinador deve ter se arrependido. Mas, pelo que ocorreu na etapa final, com quatro gols do camisa 9, certamente se satisfez.

Apenas na primeira etapa, Adriano perdeu quatro ocasiões claras de gol. Foi o retrato de um Palmeiras com boa movimentação e sedento em marcar, mas que esbarrou na pontaria ruim e na competência do Comercial em se defender. Por conta da mudança no time, Felipão também trocou o sistema de jogo palmeirense. O seu habitual 4-2-3-1 se transformou num tradicional 4-4-2, com dois volantes, dois meias (Tinga pela direita e Valdívia pela esquerda) e dois atacantes. Os adversários piauienses se defenderam com uma linha de quatro defensores, três homens de marcação e apenas o meia Isael encostando em Zé Rodrigues e Tony, os mais adiantados.

Em 45 minutos, o Palmeiras teve 19 finalizações contra apenas uma do Comercial, que ficou preso na defesa e se segurou como pode. De cara, com 10 segundos, uma jogada ensaiada do ataque palmeirense assustou, e Kleber repentinamente apareceu de frente para o gol, mas errou o alvo. Aos 6min, Tinga tabelou com Valdivia, que recebeu bonito passe e quase fez - no rebote, Adriano perdeu. Em seguida, Marcos Assunção bateu escanteio e novamente Adriano, livre na pequena área, escorou para fora.

Sob o ritmo da bola parada de Assunção, o Palmeiras tentou mais duas vezes: na primeira, Neto defendeu, e a segunda passaria perigosamente por cima. Aos 24min, Adriano perderia outro gol: em linda arrancada, Cicinho foi até a linha de fundo e passou para o Michael Jackson, que errou o alvo bem marcado. No minuto seguinte, os palmeirenses, que se cansavam de perder gol, também perderam Kleber. Com dores na coxa, ele deixou o campo lesionado para a entrada de Luan.

A coisa só não ficou realmente pior para o Palmeiras graças a um erro da arbitragem. Em bola enfiada, Zé Rodrigues apareceu livre diante de Deola e fez o gol com facilidade. A condição do atacante do Comercial era legal, com poucos centímetros atrás da linha de defesa, mas Márcio Chagas da Silva, do Rio Grande do Sul, anulou. No último terço da primeira etapa, ainda houve tempo para o Palmeiras perder mais três gols. Adriano recebeu de Luan em boas condições na grande área, mas perdeu. Depois, Danilo acertou a travessão de fora da área, e Luan também desperdiçou no fim dos 45min.

O Palmeiras voltou do intervalo atrás do gol que lhe daria total tranquilidade para seguir na Copa do Brasil, mas não foi tão fácil. No reinício, Adriano recebeu em velocidade e, dentro da grande área, foi desarmado por Rafael - a arbitragem assinalou pênalti e expulsou o zagueiro. Valdivia teve o gol a sua frente, mas o goleiro Neto foi buscar a cobrança. Aos 11min, após boa jogada de Luan pela direita, Adriano subiu livre de cabeça na entrada da grande área, mas errou o alvo novamente.

Depois de expulsar Rafael, Márcio Chagas da Silva também mandou o meia Evandro para o chuveiro na sequencia. O juiz, porém, cometeu uma trapalhada, e só deu amarelo para o jogador. Então, foi advertido por Rodrigo Braghetto, o quarto árbitro, e aí sim expulsou. Contra nove adversários, o Palmeiras teve muitos espaços, deslanchou e Adriano "Michael Jackson" fez história, marcando quatro gols.

O primeiro, aos 16min: na base da raça, o Palmeiras entrou na área tocando e dividindo, e Adriano só tocou na saída do goleiro Neto. Logo depois, aos 20min, Marcos Assunção bateu falta da direita, e mais uma vez o "Michael Jackson" marcou, agora de cabeça. Mesmo com nove jogadores, o Comercial conseguiu seu gol de honra: livre na grande área, Binha recebeu diante de Deola e não perdoou.

O placar e o desempenho do Palmeiras irritavam os poucos mais de três mil torcedores que foram ao Pacaembu, mas os jogadores do time da casa resolveram forçar o ritmo. Então, o terceiro gol de Adriano saiu com 32min: Patrik cruzou da direita e o camisa 9 fez. Não perca a conta: aos 34min, adivinha quem marcou? Em bola que veio da esquerda, Adriano de novo usou a cabeça e ampliou.

Depois de Patrik perder boa oportunidade, o Palmeiras fez o quinto, e por pouco não foi de Adriano. Em bola tocada em profundidade, o camisa 9 chutou e, no rebote de Neto, Gabriel Silva ampliou aos 37min. O "Michael Jackson" ainda ficaria muito perto de anotar cinco gols, mas terminou mesmo com quatro. Aos 40min, ele foi lançado e marcou em condições legais - em novo erro da arbitragem, o gol seria anulado.

 
ATLÉTICO-MG     8   X   1     IAPE
 
RENAN OLIVEIRA MARCOU DUAS VEZES E FOI UM DOS DESTAQUES DA GOLEADA ATLETICANA

Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia/Gazeta Press

O Atlético-MG confirmou na noite desta quarta-feira o favoritismo e avançou à segunda fase da Copa do Brasil. Contando com o apoio da torcida na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, a equipe de Dorival Júnior aplicou uma goleada por 8 a 1 sobre o Iape, do Maranhão, e evitou o vexame de ser eliminado precocemente para um time desconhecido na competição de mata-mata com uma goleada histórica.

Depois de vencer por 3 a 2 fora de casa o primeiro duelo, o Atlético-MG entrou em campo tranquilo, embora não tenha eliminado o desconhecido adversário na estreia. Sem a obrigação de vencer, o time mineiro passeou com facilidade e terá pela frente na próxima fase o Grêmio Prudente, que eliminou o Iraty.

Diante de um desconhecido adversário, o Atlético Mineiro abusou da melhor qualidade técnica e construiu um resultado expressivo. Diante dos maranhenses, Renan Oliveira e Jobson brilharam ao marcar dois tentos cada um. Ricardinho, Neto Berola, Toró e Diego Tardelli completaram o massacre. Por outro lado, Róbson anotou o gol de honra do Iape.

Classificado na Copa do Brasil, o Atlético Mineiro concentra as atenções novamente no Campeonato Mineiro. No domingo, às 16h (de Brasília), o clube alvinegro terá pela frente o Ipatinga, fora de casa, em duelo válido pela sexta rodada da competição.