BEM VINDOS

sábado, 4 de dezembro de 2010

HOMENAGEM DA SEMANA

RAFAEL MARTINIANO DE MIRANDA MOURA


Nacionalidade ~~► Brasil
Data de Nascimento ~~► 23 / 05 / 1983 (27 anos)
Naturalidade ~~► Belo Horizonte (MG) - Brasil
Posição ~~► Atacante
Altura ~~► 189 cm
Peso ~~► 85 kg
Clube ~~► Goiás

Iniciou na categoria de base do Cruzeiro em 1991, e em 92 foi para o Atlético-MG – dos 9 aos 16 anos. No ano de 1999 assinou seu primeiro contrato profissional no Villa Nova-MG com 16 anos. Três anos depois, retornou ao Atlético Mineiro, atuou como juniores, conquistando vários títulos, incluindo um torneio internacional disputado na Croácia, sendo dele a artilharia. Conquistou o título brasileiro de seleção estadual sub 20 com o técnico Ney Franco. Paralelamente ao futebol de campo, durante três anos, jogou futsal pelo Minas Tênis Clube, em que foi tricampeão e artilheiro dos campeonatos. Em 2004, no Atlético Mineiro fez apenas um jogo no profissional contra o Vitória, no mesmo ano foi transferido para o próprio Vitória, sendo contratado para ser reserva de Edílson (Capetinha) e Obina.
No início do ano de 2005 fraturou o pé, passou por cirurgia e ficou 10 meses parado. No final do mesmo ano, foi para o Paysandu (Pará) e já na sua estreia contra o Botafogo marcou gol; o treinador na época, Carlos Alberto Torres, o efetivou então como titular da camisa 11, tendo uma média de gols de 11 gols em 14 partidas, o que chamou a atenção do Corinthians, que o contratou para o ano seguinte.

Na equipe, dirigida pelo técnico Antônio Lopes, Rafael estava cotado para ser o reserva do time para a posição, mas impressionou nos treinos e estreou fazendo gol contra o Noroeste, em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 2006. Nos primeiros jogos marcou três gols, e logo, por sua garra e aspecto físico, ganhou o carinhoso apelido de "He-Man".
Em 2007 transferiu-se para o Fluminense, junto com o seu ex-companheiro do Corinthians, Carlos Alberto e foi campeão da edição daquele ano da Copa do Brasil; no segundo semestre foi emprestado para o clube francês FC Lorient, onde fez um contrato de um ano. Na sua chegada, no entanto, logo na primeira semana de treinamento teve uma contusão e ficou seis meses afastado. No seu retorno fez dois jogos e marcou um gol.
Em 19 de julho de 2008 assinou com o Atlético Paranaense. No mesmo ano, fez o seu papel e ajudou o time a escapar do rebaixamento no campeonato brasileiro. Em 2009, ainda no Atlético-PR, foi campeão paranaense e premiado como o craque do Campeonato Paranaense, artilheiro com 14 gols. No campeonato brasileiro daquele ano teve problemas com a diretoria do clube e acabou afastado juntamente com mais quatro jogadores. Transferiu-se para o Goiás Esporte Clube, onde tem contrato até 31 de dezembro de 2010, e ajudou o clube a conquistar uma vaga inédita na final da Copa Sulamericana.

FONTE: Wikipédia