BEM VINDOS

quarta-feira, 11 de maio de 2011

MELHOR TÉCNICO DO TIMÃO DESDE 2005, TITE BUSCA TÍTULO PARA COROAS TRABALHO

Nos últimos seis anos, apenas Márcio Bittencourt teve retrospecto melhor que o do atual treinador. Mano Menezes teve desempenho igual

Tite e Mano Menezes: os melhores desde 2005

(Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Tite perdeu o Campeonato Brasileiro do ano passado e viu o Corinthians ser eliminado de forma vexatória ainda na primeira fase da Libertadores da América deste ano. Motivos de sobra para a diretoria resolver trocá-lo por outro. Poderia até ter sido assim, não fosse seu excelente retrospecto. O melhor desde 2005.

- Eu já comandei o Corinthians em 32 jogos. Estou indo para o 33º. É tempo suficiente para uma avaliação. E o título pode servir para confirmar a melhor campanha dos últimos anos. Servirá para carimbar. É sinal da competência do trabalho – declarou o comandante da equipe alvinegra.

Nessa segunda passagem pelo Timão, o técnico comandou a equipe em 32 jogos até aqui, com 17 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas. O desempenho, então, é de 64,5%, o mesmo de Mano Menezes, campeão paulista e da Copa do Brasil e que trocou o clube pela Seleção Brasileira em julho do ano passado.

Os dois só perdem para Márcio Bittencourt, que de maio a setembro de 2005 teve 72,2% de aproveitamento no comando do Alvinegro. Mesmo assim, ele não resistiu no cargo, foi demitido e deu lugar a Antonio Lopes (58,5%). Mais tarde, este seria campeão brasileiro com o time liderado pelo argentino Carlitos Tevez.

O título pode servir para confirmar a melhor campanha dos últimos anos. Servirá para carimbar"TiteOutros nove profissionais comandaram o Corinthians de lá para cá. E nenhum teve retrospecto melhor que o de Tite e Mano Menezes. Foram eles, na ordem: Ademar Braga (46,6%), Geninho (21,2%), Leão (57,2%), Carpegiani (39%), José Augusto (28%), Nelsinho (33,3%), Adilson Batista (49%) e Fábio Carille (16,6%).

- Eu não gosto de falar em sorte. Para mim o que importa é competência no trabalho. E também não existe esse negócio de que treino é treino e jogo é jogo. Eu vejo tudo como a mesma coisa, é uma sequência – finalizou Tite.

Neste domingo, Tite terá a oportunidade de conquistar seu primeiro título pelo Corinthians. Depois de o Timão empatar por 0 a 0 com o Santos, no Pacaembu, o desafio agora é na Vila Belmiro, domingo, às 16h. Quem vencer é campeão. E uma nova igualdade leva a decisão da taça para as penalidades máximas.

DE VOLTA À EQUIPE, LUCAS REJEITA RÓTULO DE ESTRELA NO SÃO PAULO

Meia retorna ao time depois de quatro partidas fora, por conta de lesão, e afirma que ainda não é o principal atleta do Tricolor

(Foto: Ag. Estado)

Nas entrevistas do São Paulo, não é raro alguém falar da importância de Lucas e badalá-lo como o “craque do time”, como fez o zagueiro Xandão. Em campo, mesmo sendo tão jovem – ele tem somente 18 anos – o meia veste a camisa 7 do São Paulo e é sempre apontado pelos rivais como a maior arma do time. Mas Lucas, que volta nesta quinta-feira ao time – contra o Avaí, pelo segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil –, rejeita qualquer rótulo de estrela.

Depois de quatro partidas sem jogar, Lucas se recuperou de uma lesão no músculo adutor da coxa direita e está novamente à disposição do técnico Paulo César Carpegiani – além dele, Rhodolfo e Fernandinho também voltam depois de contusão. E no jogo da Ressacada, o jovem são-paulino é apontado pelos próprios companheiros como peça fundamental na equipe.

- Acho que ele é intocável. É um jogador que faz a diferença em campo, não só pelas jogadas individuais. Ele também ajuda na marcação – afirmou o zagueiro Xandão.

Adjetivos como o “intocável”, porém, são dispensados pelo camisa 7 do Tricolor. Apesar da passagem pela Seleção Brasileira principal, título do Sul-Americano Sub-20 e o bom momento que vive com o São Paulo, ele não quer saber de carregar esse peso. Pelo menos não agora.

- Sempre falo que não sou o principal jogador, apenas contribuo com a minha parcela. Se o time não foi bem sem mim, acontece. O Fernandinho também fazia falta porque estava entrosado. Quando se perde uma peça isso é sentido. Que sabe um dia eu serei esse principal, mas hoje não sou – disse Lucas, que não esteve na queda da equipe para o Santos, na semifinal do Campeonato Paulista.

Depois de ter sofrido fora de campo acompanhando apenas pela televisão os jogos da equipe, Lucas espera aproveitar o jogo contra o Avaí. Na primeira partida, o São Paulo venceu por 1 a 0, no Morumbi. Um empate por qualquer placar garante o Tricolor na próxima fase da Copa do Brasil.

- Ficar fora é complicado, ainda mais de partidas decisivas. Fiquei torcendo, mas acontece (resultado ruim). Estou feliz e volto para ajudar o grupo.

SEM GANSO, SANTOS ESTREIA NAS QUARTAS CONTRA ONCE CALDAS

Elano vai enfrentar o Once Caldas nesta noite em Manizales na Colômbia

Foto: Ricardo Saibun/Santos FC

Desfalcado de Paulo Henrique Ganso, que vai ficar cerca de 45 dias longe dos gramados por conta de uma lesão no músculo reto anterior da coxa direita, o Santos encara o Once Caldas (COL), nesta quarta-feira, às 21h50, pela primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores. O jogo tem transmissão ao vivo do BandSports, Rádio Bandeirantes. Acompanhe lance a lance no eBand.

Para o lugar do camisa 10, Muricy Ramalho deve optar por manter o esquema com um losango no meio. Antes da primeira final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, ele chegou a treinar o time sem Zé Eduardo. Alex Sandro, provável titular, entraria na vaga de Ganso.

Assim, o meio seria formado por Adriano como primeiro volante - no lugar do também lesionado Arouca -, Danilo pela direita, Alex Sandro pela esquerda e Elano mais à frente.

O Santos encarou 12 horas de viagem para chegar a Manizales, na Colômbia. “Temos a responsabilidade de ser o único brasileiro na Libertadores. Passamos por muitas dificuldades, mas vai ser um bom jogo”, disse Léo na chegada à Colômbia.

Once Caldas

Além de estar nas quartas de final da Libertadores, o Once Caldas é líder do Campeonato Colombiano. Porém, o clube passa por uma séria crise financeira. Já são três meses de salários atrasados aos jogadores e seis para o treinador. O prazo para uma solução, condicionada a uma possível greve, é até o dia 15. Se não receberem, podem nem vir para Santos.

O Once Caldas, que já venceu o Santos duas vezes em Manizales, espera um bom resultado diante do Peixe. “Estamos em uma fase em que qualquer um pode ganhar. Existem muitas equipes boas e todas com as mesmas opções. Reconhecemos que o Santos é um grande time, com grandes jogadores como Elano, Neymar, Zé Eduardo, Danilo, entre outros. Mas temos condições de vencer”, disse o treinador Juan Carlos Osório.

O Once Caldas não poderá contar com Carlos Carbonero, expulso contra o Cruzeiro. Elkin Calle é dúvida por um choque durante os treinamentos da equipe.

FICHA TÉCNICA:

ONCE CALDAS:

Luis Martínez, Yedinson Palacios, Diego Amaya, Alexis Henríquez e Luis Núñez; Hárrison Henao, Alexánder Mejía, Jhon Freddy Pajoy e Félix Micolta; Dayro Moreno e Wason Rentería. Técnico: Juan Carlos Osorio.

SANTOS:

Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Danilo, Alex Sandro e Elano; Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Muricy Ramalho.