BEM VINDOS

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CARTA ABERTA A MAURO BETING

Por Sandra Cristina


Era pra ser um e-mail, mas...

"Olá Mauro!

Tudo bem?

Parte da história que vou contar aqui você já sabe, bem resumidamente, mas sabe.

Aos 11 anos de idade comecei a ajudar meu padrasto num bar, o qual ele tem até hoje. Ficava lá por causa dos doces, refrigerantes... Sabe como criança é né? Mas essa minha ajuda passou a ficar mais séria em Janeiro de 1992, quando o filho mais velho do meu padrasto faleceu num acidente.

Dramas à parte, fiquei nesse bar por cerca de 15/16 anos. E eu odiei cada dia de todos esses anos. Sem exagero!

que me ajudava a "sair" um pouco daquela vidinha era o Rádio.

Até que um dia, sem querer (ou não) vi uma foto do então goleiro do São Paulo Futebol Clube, o Zetti. Confesso que seus olhos azuis me chamaram atenção para ler a matéria, que relatava a boa fase do atleta no clube paulista e da possibilidade dele defender a meta da Seleção Brasileira, na Copa de 1994.

Tornar-me São-Paulina não foi difícil. O Tricolor ganhava tudo nessa época, e o goleiro sempre em evidência devido as eliminatórias em 93, com o tal chá e tudo mais.

Organizei três fichários com matérias de jornais, revistas e tudo que encontrava sobre o Zetti. Estavam completamente recheados de notícias, no maior capricho. Não sei por que um dia D. Maria, minha Mãe, os jogou fora... Acho que foi um dos dias em que mais chorei na vida!

Nesse meio tempo, ao descobrir que gostava de futebol, passei a ouvir também. Até hoje prefiro o rádio à TV. Descobri esse prazer ouvindo o Milton Neves e um cara que ao final dos jogos dava as notas aos jogadores. Mesmo sem entender nada de futebol, me divertia ouvindo os dois. Mas ficava brava quando esse cara chato não dava 10 pro Zetti. Que ousadia!

Com o tempo fui percebendo que a chatice fazia parte do trabalho de um comentarista  (imparcial seria melhor, mas eu desconhecia o termo, e te chamava de chato mesmo!).

E foi assim que me encantei com o futebol, ou com o jornalismo esportivo.
Foi ouvindo as "Miltonlices" do Milton e você não dando 10 EM TODOS OS JOGOS pro Zetti, que escapei de uma provável depressão.

Eram vocês que me faziam rir, que faziam com que eu "saísse" do mundinho horrível em que construí e vivia sozinha.

Quando percebi, vocês haviam me tirado do abismo. Não fiz questão de entender o por quê, nem pensava nisso. Fato é que, Zetti, Milton Neves e Mauro Beting, de certa forma e sem saberem, salvaram a minha vida!

Nascia em mim o sonho de um dia conhecê-los pessoalmente.

Conforme fui tendo contato com a tecnologia, coisa muito recente, ter contato com esses ídolos, meus ídolos, foi inevitável. Era questão de tempo.

Em Outubro de 2010, num Edifício da Avenida Paulista, na Agência Terceiro Tempo, conheci aquele que costumo chamar de Lenda: Milton Neves. Foi incrível!
E ainda mantenho um certo contato com o Jornalista que muitos outros jornalistas famosos gostariam de ao menos conhecer pessoalmente! O Milton é 10!
Semanas antes desse encontro, falei com ele por telefone. Falei direitinho, nem gaguejei. Mas, ao desligar o telefone, deixei que as lágrimas rolassem.

Palestra na OAB - São Caetano do Sul - Outubro/2010

Em Março deste ano foi a vez de conhecer o MAGO da Palavras: Mauro Beting. Já dentro do estúdio do Jogo Aberto, vi "todo mundo", me diverti... mas faltava alguém! 
Não aguentei e perguntei por você pro Gustavinho, que imediatamente entrou em contato contigo. Até sabia que estava na RB, mas eu queria te conhecer. Nunca vou me esquecer da forma carinhosa como você me recepcionou, da forma como entrou no estúdio, correndo para entrar no ar ...e meio curioso pra saber quem era a tal "Sandra Cristina". Não chorei, mas sempre fico trêmula nos eventos em que vou lhe prestigiar. As fotos que eu mesma tento tirar são provas disso! rs

Noite de Autógrafos - Saraiva - Shopping Morumbi

Bom, já me dava por satisfeita em conhecer os dois ícones do Jornalismo esportivo que tanto admiro. O Zetti seria sonhar demais!

Eis que você me faz aquele convite para acompanhar a gravação de um RESENHA. Não tive a intenção de ser chata e estragar a surpresa, mas juro por DEUS: convite seu para o RESENHA? Só poderia ser com o Zetti! Comecei a chorar na hora em que li a mensagem. Estava prestes a conhecer o Zetti!!! Sabe o significado disso pra mim? Nem eu mesma sabia!

Chega o grande dia: ansiosa para conhecer o ídolo e muito feliz por rever o ídolo que se tornara um Amigo, se me permite.

Me segurei, não chorei! Tive um delay emocional... e quando o RESENHA que assisti sendo gravado foi ao ar, me desmanchei em lágrimas. Um filme passou em minha memória: o goleiro do São Paulo, visto por acaso num Jornal, a primeira vez que ouvi a voz do Milton Neves no Rádio e as primeiras vezes em que te ouvia também...

Academia FECHANDO O GOL - Setembro 2012

O Zetti é 10, viu!!! rs

Enfim, Mauro, vou te agradecer sempre por este momento!

Precisei conhecer todos vocês para livrar-me de um peso que carregava, por condenar e julgar o passado que tive. Não condeno meus pais por nada. Pela simplicidade e humildade de ambos, tudo estava bem comigo, mas eu tinha meus "grilos"... Quem não os tem?

Com um simples ato, pela sua simplicidade, você me ajudou a captar um detalhe: e se em 1993 eu não tivesse sintonizado a tal rádio para ouvir o Milton, ouvir você dando nota 9 pro Zetti...?

Claro que já me perguntei isso, mas sempre parei no SE... 
Não existe "e se"... DEUS coloca em nossos caminhos as pessoas certas... na hora certa!

Você é nota 10! Sempre!

OBRIGADA!!!

4 comentários:

  1. Comovente o depoimento da Sandra. Ela mostra tambem que tem bom gosto, porque virou admiradora de dois craques do jornalismo esportivo, Miltão e Mauro Beting. O São Paulo, nem tanto. Mas ninguem é perfeito, ne nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahah....
      Obrigada, Marcondes!
      Garanto que sou mais fiel ao "Miltismo" e ao "Maurismo"!
      E ao "Zetismo", claro! rs

      Excluir
    2. Antonio Carlos Sandoval Catta-Preta26 de setembro de 2012 às 20:34

      Parabéns, Sandra! A vóz do coração tem uma tonalidade sublime. Palavras que se escrevem com o coração são sagradas, encantam, emocionam...
      Milton é 10, Mauro é 10, Zetti é 10. E você também é 10!

      Excluir
  2. Sandra e amigos do blog!
    Passei aqui para desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Que a saúde e a paz estejam presentes em todos os dias de 2013. Boas Festas!

    Fé e acreditar sempre é o lema, por isso: "Não desistam dos seus sonhos... lutem sempre". Fiquem com Deus!!!

    Cordialmente,

    Marcelo Santos
    http://bolaodoslotequeiros.blogspot.com.br

    Obs: Estou procurando parcerias para o meu blog, como faço para se tornar um dos parceiros e ter o link do meu blog na sua página? Se possível pode retornar no e-mail: bolaodoslotequeiros@yahoo.com.br
    O meu blog em menos de 3 semanas já recebeu mais de 2.300 visitas. Ele é destinando aos apostadores da Loteca (antiga Loteria Esportiva).

    ResponderExcluir