BEM VINDOS

quinta-feira, 26 de maio de 2011

RÁPIDAS DE BOTAFOGO E FLAMENGO

Botafogo acerta a contratação de meia, que assina por 3 anos

O Botafogo de Futebol e Regatas acertou a contratação do meia Renato, que estava no Sevilla, da Espanha. O jogador, destaque no Santos e na Seleção Brasileira, assinou contrato por 3 anos e chega ao Brasil na próxima semana, quando será definida a data de sua apresentação.

Renato assina contrato de três anos

(Crédito: Arquivo Pessoal)

Confira a ficha do jogador:

Nome: Renato Dirnei Florêncio Santos
Nascimento: 15/05/1979, em Santa Mercedes (SP)
Altura e Peso: 1,77m e 71kg
Clubes: Guarani, Santos e Sevilla
Títulos: Campeonato Brasileiro 2002 e 2004 (Santos); Copa da Uefa 2005-2006 e 2006-2007, Copa do Rei 2006-2007 e 2009-2010, Supercopa Européia 2006 e Supercopa da Espanha 2007 (Sevilla); Copa América 2004 e Copa das Confederações 2005 (Seleção Brasileira)


Luxa faz coletivo e orienta jogadores para jogo contra o Bahia

Treinador mostrou como ataque do Tricolor baiano deve se portar no confronto de domingo, em PituaçuAutor: Por Equipe do Site Oficial

Luxa participou bastante do treino do Flamengo, que voltou a trabalhar na tarde desta quinta-feira, em Vargem Grande. O técnico comandou um coletivo e orientou bastante seus jogadores, mostrando como se posiciona o ataque do Bahia, adversário de domingo.

O treinador escalou o time titular com Felipe, Galhardo, Welington, David Braz e Egídio; Fernando, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley.
Em determinado momento do treino, Luxemburgo pediu uma maior participação do time, não só no posicionamento no campo, mas falando, orientando os companheiros.

"Eu não vou jogar. Quero ouvir a voz de vocês", pediu o treinador.


PALMEIRAS: PATRIK RETORNA AOS TREINOS E LINCOLN E WELLINGTON TRABALHAM COM BOLA

Wellington Paulista voltou a treinar com bola nesta quinta-feira

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

A tarde desta quinta-feira (26) foi de novidades na Academia de Futebol. O meia-atacante Patrik, que não treinava desde a reapresentação na última terça-feira (24), melhorou de uma conjuntivite e fez atividades físicas e de movimentação com o auxiliar de preparação física, Marco Aurélio Schiavo. No treino desta sexta-feira, Patrik treinará normalmente com o restante do grupo e deverá ser liberado para enfrentar o Cruzeiro.

Já o meia Lincoln e o atacante Wellington Paulista fizeram uma introdução aos treinos com bola com o auxiliar Fernando Miranda e também treinaram fisicamente. Os dois, no entanto, estão fora do jogo contra o Cruzeiro. Dos atletas que estavam no departamento médico, continuam ausentes para a segunda rodada do Campeonato Brasileiro o lateral-esquerdo Rivaldo e o meia Valdivia, que fizeram fortalecimento muscular e fisioterapia.

O elenco palmeirense treinou em dois períodos nesta quinta-feira (26). Pela manhã, os atletas realizaram quase duas horas de finalizações, cruzamentos e trabalhos específicos para defensores, meias e atacantes. No período da tarde, o preparador físico Anselmo Sbragia realizou uma atividade mais leve de movimentação e um descontraído treino de futevôlei. Os jogadores foram divididos em quatro equipes e foi campeã a que teve maior número de vitórias.

ALVO DO CORINTHIANS, GOLEIRO RENAN PODE SER CONTRATADO PELO BENFICA

Clube português faria uma proposta de 1,5 milhões de euros pelo jogador

Fábio Castro/Agif/Gazeta Press

Renan foi destaque na boa campanha do Avaí na Copa do Brasil, eliminando times como Botafogo e São Paulo

Mais um jogador que estaria nos planos do Corinthians pode fechar com outro clube. O goleiro Renan, do Avaí, está na mira do Benfica, de Portugal. De acordo com o jornal português A Bola, o interesse foi confirmado pelo diretor de futebol do time catarinense, Mauro Galvão.

- Existe o interesse, que foi manifestado devido ao desempenho do guarda-redes. Ainda não é concreto, mas aquilo que sabemos é que existe o interesse.

Renan tem contrato com o Avaí até 2012, e já recebeu sondagens também de outras equipes do Brasil, como o São Paulo. A proposta do Benfica seria de 1,5 milhões de euros. Mauro Galvão não confirmou o valor, mas disse que a proposta é boa.

- Acho que é uma boa proposta, mas ainda não temos nada de concreto.

Renan esteve em campo na eliminação do Avaí para o Vasco, nesta quarta (25), pela semifinal da Copa do Brasil. O time catarinense foi derrotado por 2 a 0, jogando em casa.

SÃO PAULO: LUIS FABIANO É A ESPERANÇA PARA MELHORAR HISTÓRICO DE "RECONTRATADOS"

 Atacante está em sua terceira passagem pelo clube e ainda busca afirmação com títulos

(Foto: Miguel Schincariol)

Com a saída de Alex Silva, cai sobre Luis Fabiano a chance de quebrar o estigma de que jogador "recontratado" pelo clube recentemente não vinga.

Ainda sem data para voltar a jogar, o atacante terá quatro anos de contrato pela frente para concluir a devida missão. Ele se recupera de uma cirurgia realizada em um tendão da coxa direita localizado próximo ao joelho. A lesão aconteceu quando defendia o Sevilla (ESP).

Luis Fabiano terá a oportunidade de repetir os feitos de Müller, Leonardo e Raí, por exemplo, jogadores que voltaram ao clube após uma primeira passagem e foram importantes em grandes títulos (veja mais detalhes abaixo).

Curiosamente, essa não é a primeira vez que o Fabiano retorna ao clube depois de já ter desfilado seus gols em outra passagem. Em 2001, voltou após um curto período no Rennes (FRA), clube pelo qual, aliás, já havia atuado em 2000.

Agora ele terá a caminhada para construir sua própria história pelo São Paulo, já que, nos quatro anos das passagens citadas, conquistou apenas o Torneio Rio-São Paulo em 2001, considerado pouco pelo reconhecimento dado pela torcida.

Luis Fabiano custou cerca de R$ 17 milhões e o São Paulo tem um prazo de quatro anos para quitar o valor com o Sevilla. Essa foi a contratação mais cara da história do clube.

Voltaram e deram certo

Rodrigo

Zagueiro, passou pelo clube em 2004 e 2005, sem conquistar títulos, mas depois retornou em 2008 e sagrou-se campeão brasileiro. Despediu-se em 2009 depois de altos e baixos. Foi o último “recontratado” com certo êxito.

Raí

Conquistou todos os títulos possíveis entre 1987 e 1993, anos de sua primeira passagem, e voltou em 1998 para encerrar a carreira pelo clube após período na França. E, logo em sua reestreia, na segunda partida da final do Paulistão-98, marcou um gol e deu uma assistência na conquista do título sobre o Corinthians. Ainda conquistou o Paulistão em 2000, ano em que pendurou as chuteiras.

Leonardo

Ao todo foram três passagens pelo clube: 1990-91/93-94 e 2001. Participou ativamente da conquista do Mundial em 93. Também venceu Paulistão e Brasileiro em 1991 e Supercopa e Recopa Sul-Americana em 1993.

Müller

Também teve três passagens: 1984-88/91-94 e 1996. Um dos maiores vencedores da história do clube, conquistou tudo entre 1991 e 1994. Em 96, a última passagem foi rápida.

PRAGMÁTICO, SANTOS BATE CERRO E FICA A UM EMPATE DA DECISÃO

SANTOS     1   X   0     CERRO PORTEÑO

Capitão Edu Dracena foi o autor do gol da importante vitória santista

Foto: Fernando Borges/Terra

O Santos está a um empate da quarta final da Copa Libertadores em sua história. Diante do Cerro Porteño, na noite desta quarta-feira, a equipe santista teve dificuldades, mas conseguiu o que mais precisava: vencer por 1 a 0 e garantir vantagem para o jogo de volta. Edu Dracena, em jogada toda construída por Neymar, foi o herói para os pouco mais de 31 mil torcedores que foram ao Pacaembu.

Um desses torcedores, inclusive, muito especial: Robinho, de férias no Milan. Ao lado do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, ele levou sorte para o Santos. Acompanhou o jogo das tribunas, vibrou como santista que é e foi para casa feliz. Com um empate no Paraguai, a geração de Neymar repete 2003 e também chega à decisão continental.

Santos e Cerro Porteño se reencontram já na próxima quarta-feira, em Assunção, capital paraguaia. O palco do jogo que define o finalista ainda não está definido, mas a maior possibilidade é que ocorra no tradicional Defensores del Chaco. O Estádio Ola Azulgrana, mais acanhado, corre por fora. Nesta quinta-feira, Vélez Sarsfield e Peñarol abrem a outra semifinal em território uruguaio.

Com um futebol pragmático e de poucos riscos, o Santos jogou fiel ao retrato de seu treinador. Bem marcado na primeira etapa, o time santista esbarrou em suas dificuldades para articular, mas chegou ao gol por conta de jogada de Neymar e finalização de Edu Dracena, fazendo as vezes de centroavante. No segundo tempo, Rafael praticamente não trabalhou, e manteve o incrível número da defesa santista com Muricy: só cinco gols sofridos em 14 jogos.

Primeiro tempo: capitão garante vantagem em jogo duro

Dificuldades e algo com o qual o Santos não está habituado: criar poucas oportunidades. Essa foi a marca do primeiro tempo contra o Cerro Porteño, no Pacaembu, em que os santistas não sobraram, mas souberam conquistar uma vantagem providencial. Graças a Edu Dracena e, mais uma vez, Neymar, o arquiteto do gol isolado da etapa inicial.

Parte das limitações para chegar ao gol adversário apareceram por conta da escalação, já que Muricy Ramalho, sem tantas opções, optou por três volantes no meio-campo: Arouca, Adriano e Danilo, que foi incumbido de atuar mais à frente para auxiliar Elano na armação. Ainda sem Jonathan e especialmente Paulo Henrique Ganso, o Santos não chegou tantas vezes ao gol do Cerro Porteño, que compactou seus homens de meio e surpreendentemente não teve o centroavante Nanni. De última hora, o treinador argentino Astrada optou por Bareiro.

A rigor, foram quatro as chances de gol do Santos, que chegou pela primeira vez aos 15min. Neymar serviu Léo, que esbarrou na boa intervenção do goleiro Barreto em lance cara a cara. O time da casa só chegaria de novo graças à pontaria afiada de Elano. Em falta de longe, aos 28min, ele soltou a bomba e a bola passou rente ao travessão.

Em um jogo extremamente tenso, o Santos ainda se enervou por conta da atuação infeliz do árbitro uruguaio Jorge Larrionda, marcado pela falha no jogo entre Alemanha e Inglaterra na última Copa do Mundo. Invertendo faltas e sem coibir a violência do time da casa, dificultou o trabalho dos santistas. Outro que atrapalha o Santos nos últimos tempos é Zé Eduardo, com agora 13 partidas de jejum. Aos 34min, Durval recolheu bola na área e passou por elevação para Danilo. Zé se antecipou e acabou batendo por cima.

Quando aparentava conquistar apenas um empate, o Santos conseguiu sua jogada mais inspirada em 45 minutos e o gol que precisava. Elano tramou na entrada da área com Neymar, que disparou pela esquerda, passou por dois marcadores e cruzou na pequena área. Edu Dracena, quase na risca, escorou para dentro mesmo cercado por marcadores. Aos 43min, era o lance que o Pacaembu precisava para soltar o grito de gol.

Na base do abafa, o Cerro ainda fez Rafael dar sua contribuição para a vitória parcial. Julio dos Santos alçou na área, Benítez desviou bem e o goleiro santista pegou com os pés, assegurando a tranquilidade para o segundo tempo.

Segundo tempo: na raça, Santos conserva a vantagem

Santos e Cerro Porteño seguiram em toada similar após o intervalo. Em um jogo competitivo e de poucas oportunidades, os paraguaios é que tentaram assumir as rédeas da partida em busca de um valioso gol como visitante. Os santistas, com cautela, sabiam da importância de preservar o 1 a 0 para o jogo de volta em Assunção.

Só com 15min é que pintou a primeira chance de gol do segundo tempo, mas a maré ruim pareceu pesar contra Zé Eduardo. Com inteligência, o Santos abriu a defesa do Cerro e, da direita, Elano cruzou seco rente ao chão. De carrinho, Zé Love ficou a centímetros de alcançar a bola embaixo do travessão.

Trocando passes em frente a área do Santos, o Cerro era bem controlado pela marcação santista. Tanto que só aos 26min uma finalização do time visitante ameaçou Rafael. Da entrada da área, Julio dos Santos chutou firme, mas por cima. Em seguida, Neymar respondeu de forma similar, com bom arremate de longe.

Nos minutos finais, o Cerro se mexeu para tentar empatar, mas Burgos, Niñez e nem o centroavante Nanni, homem de sete gols na Libertadores, conseguiram marcar. No último lance do jogo, Alan Patrick desperdiçou uma chance inacreditável. Da esquerda, Neymar avançou e centrou para Alan, que perdeu da entrada da pequena área, parado por Barreto. E o Santos confirmou importante vantagem para tentar confirmar sua vaga na decisão.

COPA DO BRASIL: SENSAÇÃO DO 1º SEMESTRE, CORITIBA VAI À FINAL COM VASCO

CORITIBA 1 X 0 CEARÁ

Anderson Aquino marcou belo gol e deu a vaga ao Coritiba para a decisão da Copa do Brasil

Foto: Robertson Luz/Gazeta Press

O Coritiba fez valer novamente o fator casa para ir à final da Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. Após o empate sem gols em Fortaleza na semana passada, o clube alviverde que chamou a atenção ao longo deste primeiro semestre de 2011 derrotou nesta quarta-feira o Ceará por 1 a 0, com um belo gol do atacante Anderson Aquino, e decidirá o torneio nacional com o Vasco.

Apesar de pressionar bastante durante o primeiro tempo, o Coritiba só conseguiu definir a classificação no início do segundo tempo. Aos 5min, após jogada indidual, Anderson Aquino acertou um belo chute colocado da entrada da área e selou a classificação do time comandado por Marcelo Oliveira

O Coritiba agora enfrentará o Vasco na final. O time carioca, que empatou por 1 a 1 no jogo de ida em São Januário, derrotou o Avaí por 2 a 0 em Florianópolis, também nesta quarta.

A primeira partida decisiva Copa do Brasil está marcada para o dia 1º de junho, na próxima quarta-feira. O segundo jogo será realizado sete dias depois, e os mandos de campos serão definidos a partir de um sorteio na CBF.

 
AVAÍ 0 X 2 VASCO

Vascaínos garantiram a vitória com gols e grande atuação no primeiro tempo

Foto: PETRA MAFALDA / Mafalda Press/Gazeta Press

Cinco anos depois de ser derrotado pelo Flamengo e terminar com o vice-campeonato da Copa do Brasil, o Vasco volta a brigar efetivamente pelo título da competição. Eliminado na semifinal em 2008 e 2009, a equipe superou esta crucial fase com vitória por 2 a 0 sobre o Avaí na noite desta quarta-feira, na Ressacada, em Florianópolis, se garantindo como finalista da edição 2011 e candidato à disputa da Copa Libertadores 2012.

O adversário da final será o Coritiba, grande destaque brasileiro no primeiro semestre e que eliminou o Ceará na outra semifinal, nesta quarta-feira. O primeiro jogo será disputado na próxima quarta-feira, com mando de campo a ser definido por sorteio na CBF. Ambos os times nunca conseguiram um título de Copa do Brasil. O Vasco não ergue uma taça de primeira divisão desde 2003, quando foi campeão carioca - em 2009, conquistou a Série B do Brasileiro.

O time manteve sua característica de jogar melhor fora de casa na Copa do Brasil. Em São Januário, na última quarta-feira, arrancou empate por 1 a 1 nos acréscimos, com gol de pênalti. Desta vez, a vantagem do empate sem gols era do Avaí. Mas o time se impôs, dominou, e venceu com um gol contra de Revson em cruzamento de Felipe e outro de Diego Souza, aproveitando contra-ataque.