BEM VINDOS

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

LEÃO BUSCA VAGA NA LIBERTADORES PARA CONSEGUIR RENOVAÇÃO

Leão acredita que São Paulo pode fazer boa sequência para conquistar vaga na Libertadores

Foto: Aloísio Mauricio/Terra

Com contrato com o São Paulo até o final do Campeonato Brasileiro, Emerson Leão se esforça para não mostrar nenhum desconforto com o tempo curto para atingir seu objetivo: classificar o time para a Libertadores de 2012. A diretoria já avisou que só negociará uma renovação em dezembro, e o técnico busca a classificação como argumento para permanecer no clube.

"O amanhã não está me contando porque tenho coisas para fazer antes do amanhã", disse o chefe, que se recusa a traçar qualquer projeção para o futuro dele ou até do clube neste momento. "Penso no hoje. E o meu hoje se chama Atlético-PR", afirmou, citando o adversário do jogo desta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), em Curitiba.

Evitar previsões, contudo, não significa que falta confiança ao treinador, que ainda considera a chance de ser campeão brasileiro, mesmo com a equipe em sétimo lugar e oito pontos atrás dos líderes, faltando quatro rodadas para o fim da competição.

O ex-goleiro foi derrotado pelo Libertad, do Paraguai, e eliminado da Copa Sul-americana logo em sua estreia nesta passagem pelo clube. Mas, desde então, manteve convicção de que era possível ter 100% de aproveitamento mesmo nas sete rodadas que lhe restavam no Brasileiro.

Depois do revés em Assunção, a equipe empatou com o Vasco, perdeu do Bahia e, enfim, venceu a primeira com Leão em seu retorno ao time do Morumbi, diante do Avaí, no último sábado. Nesta quarta-feira, em Curitiba, ele busca uma inédita vitória na Arena da Baixada. Até hoje, foram 13 jogos, com cinco empates e oito derrotas são-paulinas.

Mesmo assim, o tabu não assusta o treinador. "Meu objetivo é orientar para o jogo, não para o passado. Primeiro vem a performance, depois o resultado. Estamos com vários tabus para quebrar neste jogo. O primeiro é a vitória. O resto, não interessa nada", afirmou.

Leão quer que a partida no Paraná seja somente o ponto inicial de uma sequência de vitórias, só assim a equipe pode manter a esperança de buscar por vaga na Libertadores. "Às vezes, você acha impossível chegar àquela linha traçada. Mas trabalha e a ultrapassa sem perceber", disse.

NEYMAR NEGA SER 3º DO MUNDO E BRINCA: "SANTOS PODERIA JOGAR LIGA DOS CAMPEÕES"

Para Neymar, seria um "prazer" enfrentar "extraterrestres" do Barcelona na final do Mundial de Clubes

Foto: Guilherme Dionízio/Futura Press

A avaliação de Muricy Ramalho segundo a qual Neymar é atualmente o terceiro melhor jogador do mundo não é compartilhada pelo atleta. Em entrevista à revista francesa France Football, o atacante se mostrou modesto e falou sobre o sonho de disputar a Liga dos Campeões da Europa, brincando ao afirmar que o Santos poderia participar da competição.

Concordando com o técnico, Neymar se disse inferior ao argentino Lionel Messi, que de acordo com o brasileiro continua o melhor do mundo, e ao português Cristiano Ronaldo, o segundo. Questionado se seria o terceiro, o jogador do Santos negou, embora não tenha indicado quem também estaria acima de seu nível.

Cauteloso, ele afirmou apenas que "estar entre os 23 nominados já é maravilhoso" - em referência à lista dos atletas que concorrem à Bola de Ouro, prêmio de melhor do planeta distribuído em conjunto entre a Fifa e a France Football.

Na mesma entrevista, Neymar agradeceu ao interesse de Real Madrid e Barcelona em sua contratação e admitiu o sonho de atuar na Europa, mas ratificou que "no momento" sua escolha é "ficar no Santos". Na semana passada, ele anunciou a renovação do contrato com o clube alvinegro até agosto de 2014.

Seu principal objetivo no continente é participar da Liga dos Campeões, "o melhor torneio do mundo", conforme definiu o brasileiro. Ele disse que acompanha bastante a competição e que "jogar contra equipes de França, Inglaterra, Alemanha dá prestígio". E completou apontando que gostaria que o Santos também disputasse o evento.

Neymar comentou ainda sobre a Seleção Brasileira e admitiu que a equipe foi mal na Copa América de 2011, quando acabou eliminada nos pênaltis nas quartas de final pelo Paraguai. No entanto, o atacante avaliou que os jogadores "aprenderam muito (a partir) daquela derrota". Ele já está de olho no Mundial de 2014, mas antes, em 2012, o foco se voltará para "ganhar o ouro olímpico, o único título que falta" ao País