BEM VINDOS

quarta-feira, 30 de março de 2011

CONFIRA AS OPÇÕES DE TITE PARA ARMAR O CORINTHIANS COM ADRIANO

Por Bruno Wincker

Um 4-3-3 ousado e dois estilos de 4-4-2 são esquemas prováveis. Uma coisa é certa: Liedson não perde lugar

 Adriano só poderá estrear pelo Corinthians no dia 22 de maio, na abertura do Campeonato Brasileiro contra o Grêmio, em Porto Alegre. Mas, até lá, o técnico Tite terá de quebrar a cabeça para montar um time no qual o atacante seja escalado.

 Em entrevista ao iG, Tite disse que, em 26 jogos pelo clube, já teve de montar três equipes diferentes. Com Adriano, ele terá a necessidade de readaptar sua equipe a um novo estilo.

 Após a Libertadores e a chegada de Liedson, o Corinthians passou a jogar com dois meias (primeiramente Ramírez e Danilo). Apesar das vitórias, o esquema não convenceu o treinador, que optou por ter Morais centralizado no meio-campo ofensivo, com Jorge Henrique mais recuado e a dupla Dentinho/Liedson mais à frente.

 Tite dificilmente abrirá mão de Adriano e Liedson se ambos estiverem em boas condições físicas. E nesta hora, três opções se escancaram como as mais plausíveis para serem utilizadas (veja abaixo).


 Na primeira opção, Tite poderia resgatar o esquema que teve sucesso com Ronaldo em 2009. O “Imperador” jogaria centralizado na linha de ataque com Liedson de um lado e Jorge Henrique ou Dentinho do outro.

 A segunda, um pouco mais conservadora, não teria Dentinho. Jorge Henrique comporia o meio campo ao lado de Morais. Na frente, Liedson e Adriano formariam a dupla de ataque.

 A terceira opção resgataria outra formação que Tite utilizou nos seus primeiros jogos ao final de 2010. O meio campo seria formado no formato losango. Dentinho e Jorge Henrique deixariam a equipe. Ramirez entraria para atuar ao lado de Paulinho, com Morais mais adiantado.

 Na terça-feira, Tite comentou sobre as possibilidades que se abrem, mas preferiu afirmar que esperará para ver Adriano em campo antes de decidir o que fazer. “Grandes equipes são feitas com diferentes estilos. Em um determinado jogo será importante ter um pivô, bom na bola área. É uma formação que vai se fazer necessária também”, disse.

 O treinador voltou a dizer que poderá escalar Liedson e Adriano sem perder a potencialidade de nenhum dos dois. “Podem jogar juntos? Podem. Mas minha primeira preocupação hoje é o campeonato paulista”, disse Tite, ciente de que Adriano, ainda em recuperação de uma cirurgia no ombro no Rio de Janeiro, só estará definitivamente nos treinos do Corinthians na segunda metade de abril.

LUIS ÁLVARO DESCARTA SAÍDA DE NEYMAR PARA O CHELSEA NO MEIO DO ANO

Presidente do Santos disse que já convenceu Neymar de que a melhor escolha no momento é permanecer no Brasil

Foto: Divulgação/Mowa Press

O presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, garantiu nesta terça-feira que Neymar permanecerá na Vila Belmiro. A bela exibição do atacante pela seleção brasileira, no último domingo, diante da Escócia, encantou os donos do Chelsea, que voltaram a cogitar a contratação do jogador. O mandatário alvinegro, porém, afirmou que já convenceu Neymar de que a melhor escolha no momento é permanecer no Brasil.

“Jogar na Inglaterra não é a mesma coisa que jogar na Vila Belmiro. É muito pior pelo clima, pelas características do futebol às quais ele não está acostumado. Mostramos que, na medida em que ele se consagra como uma referência de jogador que representa o estilo do futebol brasileiro, audacioso, moleque, driblador, efetivo, pra frente, ele vai se transformar num personagem da história do futebol brasileiro”, disse Luis Álvaro Ribeiro, em entrevista à Rádio Estadão ESPN.

De acordo com o jornal inglês “The Sun”, o presidente do Chelsea, Roman Abramovich, gostaria que Neymar fosse o substituto de Didier Drogba e estaria disposto a oferecer 30 milhões de libras (cerca de R$ 80 milhões) para contratar o “novo Garrincha”.

Apesar de ter recusado uma proposta do Chelsea no ano passado, Neymar já afirmou que não fechou as portas para o clube inglês e deixou claro o interesse em jogar fora do Brasil no futuro. Entretanto, para Luis Álvaro, o atacante pode brilhar mesmo jogando em território nacional.

“Ele vai receber um reconhecimento internacional, talvez eleito o melhor jogador do mundo jogando no Brasil, feito que só aconteceu uma vez no passado, na época do Pelé. A chance é de ouro”, comentou.

O empresário de Neymar, Wagner Ribeiro, já havia tranquilizado a torcida santista durante o programa “De Bate e Pronto” desta terça-feira, do BandSports, e garantido a permanência do atleta na Vila até os Jogos Olímpicos de 2012.

THIAGO HELENO NEGA BOICOTE NO TIMÃO E QUEBRA ATÉ TABU NO VERDÃO

Pela primeira vez desde 2004, um zagueiro do Palmeiras fez dois gols no mesmo jogo. E quem quebrou o tabu de sete anos foi um jogador culpado por muitos corintianos pela perda do Campeonato Brasileiro de 2010, mas que hoje é apontado como um dos melhores do Brasil na posição por Luiz Felipe Scolari: Thiago Heleno.

O defensor marcou duas vezes contra o Bragantino, repetindo o que Nen fez contra a Ponte Preta em 2004 em uma vitória também por 3 a 0. Uma mudança fundamental para quem foi apontado como afastado do elenco corintiano - rumores diziam que os atletas boicotaram Thiago, indicado por Adilson Batista, para demitir o treinador, o que o zagueiro nega.

"Não fui sacaneado. A carreira do jogador tem altos e baixos. Não fui feliz. Quando eu ia estrear, peguei infecção intestinal e fiquei quase 25 dias sem treinar nem fazer nada, dificultou para eu mostrar meu futebol. E o time vinha em um momento difícil, com derrotas", lembrou o jogador.

O zagueiro só quer saber de deixar o pouco tempo que passou no Parque São Jorge para trás. E desfrutar da boa fase que vive no Verdão. "Tenho que esquecer (o que aconteceu no Corinthians), mas foi um aprendizado para ser feliz como estou sendo agora", admitiu Thiago Heleno.

A ordem é aproveitar o momento que teve até gol de falta para desencantar no novo clube. "É difícil zagueiro fazer gol, ainda mais dois. Já fico feliz pela defesa, que tem o objetivo de não tomar gol, e posso ajudar fazendo gol", celebrou o camisa 4.

"Sempre falei que cheguei para trabalhar, mostrar meu trabalho e poder me impor. Não posso parar. Espero ter a confiança do Felipão sempre para poder ajudar o Palmeiras de alguma forma", encerrou o defensor.

SÃO PAULO ENCARA "RESSACA" APÓS MEGA FESTA NO MORUMBI E DESAFIA SANTA CRUZ

Ceni viajou para Recife logo após evento. Rivaldo enfrenta seu ex-clube pela 1ª vez

O São Paulo preparou mega evento para Luis Fabiano e Rogério Ceni, terça, no Morumbi, cutucou o Corinthians, mas em nenhum momento o assunto Copa do Brasil foi lembrado. Em meio à folia causada pela apresentação do Fabuloso à véspera do compromisso pelo torneio nacional, o time paulista viajou a Recife para enfrentar o Santa Cruz nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio Arruda.

O também homenageado, Rogério Ceni seguiu para Pernambuco tão logo acabaram as festividades no Morumbi. Fora da Libertadores após sete temporadas, o São Paulo traça a Copa do Brasil como principal meta neste primeiro semestre.

A novidade para o encontro frente ao time nordestino é o meia Rivaldo, que treinou entre os titulares na terça e deve ser aproveitado com Lucas no setor de criação no meio-campo. Aos 38 anos, o jogador pela primeira vez atuará contra a equipe que o revelou, no começo dos anos 90.

“Será interessante poder voltar a jogar no Arruda. Minha família é apaixonada pelo Santa Cruz. Eu sou torcedor do Santa. Mas sou profissional. Acredito que o estádio estará lotado para apoiar o Santa. Mas neste jogo eu defenderei o São Paulo”, conta Rivaldo.

Ausente na vitória do São Paulo sobre o Corinthians, 2 a 1, em Barueri, Lucas se reapresentou ao clube após defender a seleção brasileira e está confirmado para o jogo no Recife.

Contratado por quatro temporadas, Luis Fabiano terá de adiar sua reestréia. Ele se recupera de lesão no joelho e acredita que em 15 dias consegue atuar pelo clube.

“Estou ansioso. Não vejo a hora de voltar a jogar. Mas posso dizer que estou bem melhor fisicamente”, comentou.

Vitória do São Paulo ou do Santa Cruz por dois ou mais gols de diferença nesta quarta elimina a partida de volta.


Provável escalação do Santa Cruz:

Tiago Cardoso; Jackson, Thiago Matias, Leandro Souza e Renatinho; Jeovânio, Cleber Goiano, Natan e Têti; Landu e Gilberto

Provável escalação do São Paulo:

Rogério Ceni; Rhodolfo, Miranda, Alex Silva e Juan; Rodrigo Souto, Carlinhos Paraíba, Lucas e Rivaldo; Fernandinho e Dagoberto.