Cerca de oito horas após desistir publicamente de contratar Ronaldinho Gaúcho, o Palmeiras anunciou no fim da tarde deste domingo a assinatura de um pré-contrato com o atacante Maikon Leite, que voltou ao Santos neste início de ano após passar oito meses no Atlético-PR por empréstimo.
Maikon Leite já estava na mira do Palmeiras desde o fim do ano passado, mas o Flamengo parecia estar mais próximo de um acerto com o atacante
O jogador, porém, não chegará ao clube alviverde agora. Maikon, de 22 anos, tem contrato com o Santos até 23 de junho deste ano, e só a partir de então estará disponível para vestir a camisa do Palmeiras. O grande trunfo do clube, porém, é não ter que pagar nenhuma multa rescisória ao Santos, já que a lei permite que os jogadores assinem pré-contratos a partir do momento que faltarem seis meses para o fim de seus acordos vigentes.
O anúncio, além de tentar amenizar a frustração dos torcedores que esperavam a chegada de Gaúcho, alivia a pressão que o Palmeiras vinha sofrendo por ser o único time grande de São Paulo e o único da elite do Campeonato Brasileiro - com exceção do Inter - a não ter contratado nenhum reforço sequer para 2011.
Chama atenção o fato de que o Flamengo, que ‘venceu’ o Palmeiras na disputa por Ronaldinho Gaúcho e deve oficializar a contratação do pentacampeão nos próximos dias, era justamente um dos clubes mais empenhados em contar com Maikon Leite.
Revelado pelo Santo André, Maikon chegou ao Santos em 2008 e era apontado como uma das novas joias da Vila Belmiro, mas sofreu duas lesões muito graves, uma em agosto de 2008 e outra em junho de 2009, que comprometeram sua passagem pelo clube alvinegro. Recuperado, o atacante voltou aos gramados em janeiro de 2010, mas não se firmou no Santos e foi emprestado ao Atlético-PR. No time rubro-negro, teve grande desempenho e foi um dos destaques da equipe no Campeonato Brasileiro.