FIGUEIRENSE 2 X 0 ATLÉTICO-PR
Em casa, Figueirense derrota o Atlético-PR e sobe na tabela
Jogadores do Figueirense comemoram a vitória sobre o Atlético-PR, por 2 a 0, no Orlando Scarpelli
Foto: Eduardo Valente/ Mafalda Press/Futura Press
Jogando um primeiro tempo arrasador, o Figueirense não tomou conhecimento do adversário e derrotou a equipe do Atlético-PR na tarde deste domingo, no Estádio Orlando Scarpelli, por 2 a 0, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro e afundou o rival ainda mais na zona do rebaixamento para a Série B.
Com o resultado, o Figueirense agora chega a 10 pontos e ocupa, de forma momentânea, a quarta posição do Brasileiro, ficando assim na zona de classificação para a Libertadores de 2011. Enquanto que o Atlético-PR, com mais essa derrota, segue na 19ª posição, com apenas um ponto ganho em cinco jogos.
O próximo confronto do Figueirense no Campeonato Brasileiro será no Rio Grande do Sul, no próximo domingo, diante do Internacional, no Estádio do Beira-Rio, às 18h30. Já o Atlético-PR recebe o time do Bahia, na Arena da Baixada, no sábado, também às 18h30.
CEARÁ 0 X 2 SÃO PAULO
Lucas faz golaço em "despedida", e São Paulo bate Ceará
Rogério Ceni teve grande atuação e defendeu um pênalti no primeiro tempo
Foto: L.C. Moreira/Futura Press
Com um golaço de Lucas em sua "despedida" do São Paulo antes da Copa América, o time alcançou, neste domingo, uma expressiva marca: tem o melhor início de Campeonato Brasileiro desde que a competição passou a ser disputada em sistema de pontos corridos, em 2003. Ao fazer 2 a 0 fora de casa, contra o Ceará, chegou à quinta vitória consecutiva, mantendo a liderança isolada e batendo as séries de quatro triunfos anotadas por Fluminense, em 2005, e Internacional, em 2009.
O resultado deixa o São Paulo mais tranquilo para as próximas rodadas, quando não poderá contar com seu principal jogador, convocado pela Seleção Brasileira. Lucas vai para a Argentina disputar a Copa América, e se despediu com mais um golaço. Neste domingo, a equipe ainda teve sete desfalques: Miranda, Rhodolfo, Fernandinho, Dagoberto, Ilsinho, Henrique Miranda e Willian José. O time lidera o Brasileiro com 15 pontos e 100% de aproveitamento.
A marca apenas confirma o São Paulo como clube que melhor se adaptou aos pontos corridos. Nos últimos oito anos, conquistou três títulos (2006, 2007 e 2008) e ficou com vaga para a Copa Libertadores em seis oportunidades. Líder absoluto, com 15 pontos, o time volta a campo no próximo domingo para testar a invencibilidade contra o Corinthians, às 16h (de Brasília) do domingo, no Pacaembu.
Já o Ceará mantém a má fase depois de surpreender e chegar à semifinal da Copa do Brasil. Em cinco jogos, venceu apenas um e empatou outro. Conquistou apenas quatro pontos, de 15 disputados, e beira a zona de rebaixamento.
GRÊMIO 1 X 1 VASCO
Grêmio perde pênalti, mas consegue empate com Vasco em casa
Fernando Prass defendeu um pênalti cobrado por Gabriel
Foto: Agência Lance
Grêmio e Vasco empataram por 1 a 1, neste domingo, no Estádio Olímpico, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Na primeira partida em que o Vasco atuou com seus titulares no Nacional, a equipe saiu na frente do marcador já na parte final da partida, mas permitiu o empate ao Grêmio, que, inclusive, perdeu um pênalti na etapa incial.
O time de Renato Gaúcho começou melhor a partida e, inclusive, teve um pênalti desperdiçado por Gabriel, mas logo o jogo passou a ficar truncado e foi para o intervalo com o 0 a 0 no placar. O segundo tempo seguiu com o mesmo panorama, até Bernardo arriscar de longe e abrir o placar. Porém, na sequência, o Grêmio empatou com Roberson e decretou a igualdade.
FLAMENGO 0 X 0 BOTAFOGO
Com dez, Flamengo segura Botafogo e mantém tabu com empate
Elkeson carrega a bola enquanto é observado por Léo Moura e Willians
Foto: Fábio Borges/Vipcomm/Divulgação
O Botafogo tentou, pressionou e arriscou, mas não conseguiu derrotar o Flamengo neste domingo. Atuando no Engenhão, a equipe alvinegra teve um atleta a mais desde os 23min do primeiro tempo, quando Bottinelli foi expulso, mas parou na defesa rival e empatou por 0 a 0. Para o Fla, ficou a alegria de manter um tabu de 11 anos sobre o rival. A última vitória botafoguense no clássico em jogos de Campeonato Brasileiro ocorreu em 7 de outubro de 2000, um 3 a 1.
De quebra, a dupla carioca construiu o primeiro jogo sem gols da edição 2011 da Série A. A torcida presente ao Engenhão viu um jogo equilibrado no primeiro tempo, apesar da inferioridade numérica do Flamengo. No intervalo, após mudanças dos dois treinadores, o Botafogo passou a controlar a partida.
Mais uma vez, o astro Ronaldinho teve atuação apagada no Engenhão, ameaçando somente na bola parada. Outra opção ofensiva do Flamengo, o meia Thiago Neves, também fez pouco. O jogador se despediu da equipe pelas próximas semanas, uma vez que viaja para defender a Seleção Brasileira na Copa América.
O quarto empate do Fla em cinco jogos deixa a ainda invicta equipe na nona posição da tabela, com sete pontos. Já o time alvinegro é o quinto colocado, com oito pontos, perto do G-4 do Campeonato Brasileiro.
PALMEIRAS 5 X 0 AVAÍ
Pupilo de Felipão brilha, Palmeiras massacra Avaí e assume 2º lugar
O meia Lincoln anotou o primeiro gol do Palmeiras, após dividida com o lateral George Lucas dentro da área
Foto: Fernando Borges/Terra
Contestado e vaiado pela torcida palmeirense, o atacante Luan sempre recebeu o alento de Luiz Felipe Scolari, que defendia ferrenhamente o jogador. Tratado com carinho e muito respeito pelo treinador, o jogador respondeu aos questionamentos com louvor neste domingo. Com dois gols do camisa 21, o Palmeiras massacrou o Avaí por 5 a 0, no Estádio do Canindé, e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Kleber, também por duas vezes, e Lincoln fecharam o marcador da goleada do time alviverde diante dos catarinenses.
Beneficiado pela folga do Corinthians neste final de semana - o clube de Parque São Jorge teve o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, adiado para 10 de agosto, por conta da participação do time praiano na decisão da Copa Libertadores na próxima quarta-feira -, o Palmeiras assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro com a goleada deste domingo. O time comandado por Luiz Felipe Scolari chegou aos 11 pontos e ultrapassou o arquirrival na segunda colocação.
Em contrapartida ao time verde, o Avaí sofre para fugir das últimas colocações. Com a derrota na estreia, o técnico Alexandre Gallo viu a equipe se manter na última posição da tabela de classificação, com apenas um ponto somado. O time catarinense, em virtude do péssimo início de Série A, já trabalhará com dispensas nos próximos dias, com o objetivo de melhorar o calvário do clube na elite do futebol brasileiro.
ATLÉTICO-MG 2 X 2 ATLÉTICO-GO
Em jogo de falhas de goleiros, Atlético-MG empata e fica perto do G-4
Kléber comete erro infantil, e Inter cede empate a Coritiba
Marcão aproveitou rebote para abrir o placar para o Atlético-GO no primeiro tempo
Foto: Douglas Magno/Gazeta Press
Em um jogo marcado por falhas de ambos os goleiros, o Atlético-MG arrancou empate por 2 a 2 com o Atlético-GO na noite deste domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time mineiro deixa a zona de classificação para a Copa Libertadores, mas permanece na quinta colocação, em boas condições de se recuperar.
O time goiano saiu na frente com gol de Marcão aos 30min do primeiro tempo, mas viu o Atlético-MG em uma falha de Márcio, que saiu mal do gol, perdeu o tempo de bola e permitiu a Magno Alves cruzar para o gol de empate de Renan Oliveira. Pouco depois, foi Renan Ribeiro, do Atlético-MG, que vacilou: não conseguiu segurar chute de Vitor Junior. Guilherme decretou o empate, aos 39min.
O Atlético-MG chegou a brigar pela liderança do Brasileiro, mas depois de três tropeços seguidos, deixa pela primeira vez o G-4 - estreou na competição com duas vitorias, mas perdeu para São Paulo e empatou com Bahia. O prejuízo só não foi maior porque, com oito pontos, está perto do quarto colocado Figueirense, que soma 10. Já o Atlético-GO perde a chance de encostar no G-4, e agora é 8º colocado, com sete pontos.
CORITIBA 1 X 1 INTERNACIONAL
Kléber comete erro infantil, e Inter cede empate a Coritiba
O empate manteve as duas equipes na parte de baixo da tabela
Foto: Robertson Luz/Gazeta Press
Um erro infantil do lateral esquerdo impediu o Internacional de conseguir a segunda vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro, e o goleiro Muriel de deixar o Estádio Couto Pereira consagrado. Com uma falha, que resultou em um pênalti, seguido por gol de Davi, o Coritiba buscou o empate por 1 a 1 diante do campeão gaúcho, e minou a ascensão do time gaúcho na competição nacional.
Diante do Coritiba, embora Glaydson tenha aberto o placar com um golaço aos 4min do segundo tempo, Muriel foi o protagonista: fez uma defesa espetacular e defendeu o pênalti cobrado por Davi. Entretanto, no rebote, o meia conseguiu a finalização ao ser mais rápido que a defesa adversária.
E a penalidade máxima que resultou no gol paranaense ocorreu por conta de um domínio errado do experiente lateral esquerdo Kleber dentro da área. Bill aproveitou a falha, e precisou ser parado pelo rival para não balançar as redes.
A igualdade fora de casa impede o Internacional de se aproximar da ponta de cima da tabela. O clube comandado por Paulo Roberto Falcão soma seis pontos, após cinco rodadas, e ocupa a modesta 12ª colocação. Já o Coritiba, vice-campeão da Copa do Brasil, sofre ainda mais: é 16º classificado, com somente quatro pontos.
FONTE: www.terra.com.br