BEM VINDOS

domingo, 1 de abril de 2012

17º RODADA DO CAMPEONATO PAULISTA: SÃO PAULO GOLEIA ITUANO DE VIRADA

PORTUGUESA     0   X   2     SANTOS

Garotos resolvem, Santos vence Portuguesa e assume terceiro lugar

Rafael Caldeira, um dos três zagueiros do Santos reserva, celebra gol no Canindé

Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

Sem nenhum titular em campo, o Santos contou com o poder de decisão de três garotos para superar a Portuguesa por 2 a 0, neste domingo, no Canindé. Rafael Caldeira e Dimba, após bela jogada de Felipe Anderson, marcaram para a equipe santista superar o rival em clássico paulista de pouco bom futebol. O resultado é importante para as pretensões do time de Muricy Ramalho em busca do tricampeonato estadual.

O Santos saltou para terceiro colocado e agora, à frente do Palmeiras, tem 36 pontos. A Portuguesa, com 17 pontos e acima da zona de rebaixamento, mantém uma pequena possibilidade de queda para as duas rodadas finais da primeira fase.

A partida realizada no Canindé teve menos de 4 mil pagantes e um futebol de doer a vista de quem acompanhou o clássico entre Portuguesa e Santos. Principalmente na etapa inicial, sobraram erros dos dois lados e até mesmo Elano, um dos maiores salários do elenco santista, não foi bem. Com estocadas eficientes no segundo tempo, o Santos fez dois gols e resolveu a parada da melhor forma possível.

Na próxima quarta, o Santos vai ao Beira-Rio para enfrentar o Internacional e, eventualmente, confirmar a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. Muricy Ramalho, para este jogo, não tem nenhum desfalque. No próximo domingo, visita o São Caetano no ABC Paulista e depois encerra a primeira fase na Vila Belmiro contra o Catanduvense.


OESTE     0   X   3     CORINTHIANS
Liedson desencanta, marca dois, e Corinthians vence Oeste
Liedson anotou dois gols e teve participação decisiva na vitória corintiana

Foto: Fernando Calzzani/Gazeta Press

A tarde deste domingo, dia 1º de abril, serviu para desencantar duas peças fundamentais no pentacampeonato brasileiro do Corinthians, especialmente Liedson. O centroavante marcou dois gols, os primeiros do ano, e teve participação fundamental na vitória do clube do Parque São Jorge por 3 a 0 sobre o Oeste, em confronto disputado no Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente. Além do camisa 9, o atacante Willian, que chegou até a ser preterido do banco de reservas, balançou as redes.

Com os tentos anotados por duas das principais peças do time de Tite no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Corinthians alcançou os 40 pontos no Estadual e se aproximou de terminar, no mínimo, na vice-liderança da competição - manteve os quatro pontos de vantagem em relação ao Santos, terceiro colocado. Já o Oeste permanece com apenas 19 pontos, e segue ainda ameaçado pela zona do rebaixamento.
Depois do compromisso deste domingo no calor de Presidente Prudente, o Corinthians terá uma rara semana para trabalhar. A equipe comandada por Tite volta a campo somente no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando terá pela frente o Paulista, no Estádio do Pacaembu. Já o Oeste encara no próximo sábado, às 18h30, o Bragantino.


ITUANO     2   X     4   SÃO PAULO
São Paulo acorda no 2º tempo, faz 4 e vira contra o Ituano

Rhodolfo comemora gol

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

Após sofrer dois gols e virar o primeiro tempo sofrendo revés por 2 a 0 para o Ituano, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, o São Paulo parecia praticamente liquidado na partida. Mas só parecia. A equipe do técnico Emerson Leão acordou, voltou para a etapa final com tudo, virou o jogo e concluiu um espetacular triunfo de virada por 4 a 2, se mantendo na liderança.

Foi a nona vitória seguida da equipe tricolor na temporada, uma sequência de triunfos que dá ao clube do Morumbi cada vez mais o status de favorito para a conquista da competição estadual. A equipe também não perde há 12 jogos.

Com 40 pontos e no topo do Estadual, o São Paulo volta a campo pelo Campeonato Paulista no próximo sábado, quando terá pela frente a sensação do campeonato, o Mogi Mirim, na Arena Barueri, às 18h30 (de Brasília). O Ituano, já sem chances de classificação às oitavas de final, por sua vez, irá enfrentar o Mirassol no mesmo dia e horário, também no Novelli Júnior, em Itu.


GUARATINGUETÁ     2   X   1     PONTE PRETA
Guaratinguetá quebra jejum, vence Ponte e se fortalece contra queda

O Guaratinguetá conseguiu na noite deste domingo quebrar um jejum de seis partidas sem vitórias no Campeonato Paulista. Contando com o apoio do torcedor no Estádio Dario Rodrigues Leite, a equipe derrotou a Ponte Preta pelo placar de 2 a 1, de virada, e se fortaleceu na briga para evitar o rebaixamento à Série A2. O volante Rocha e o atacante Lúcio Flávio asseguraram a vitória do time da casa; João Paulo marcou para o clube campineiro.

A vitória depois de um período de mais de um mês voltou a colocar o Guaratinguetá na disputa pela sobrevivência na elite do futebol paulista. O time chegou aos 14 pontos e se igualou ao XV de Piracicaba, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Por outro lado, a Ponte Preta, classificada às quartas de final em virtude da vitória do Bragantino, que fechou o G8, permanece com 28 pontos, mas agora ocupa a oitava posição, a última da região de classificação à fase de mata-mata.

Embalado pela vitória deste domingo, o Guaratinguetá volta a campo somente no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), quando terá pela frente o lanterna Comercial. A Ponte Preta, antes de pensar no XV de Piracicaba, encara na quinta-feira o Atlético-GO, no primeiro duelo pela segunda fase da Copa do Brasil.


BRAGANTINO     2   X   0     SÃO CAETANO

Bragantino vence São Caetano e garante vaga nas quartas

O Bragantino venceu o São Caetano por 2 a 0, dentro de casa. Com o resultado, a equipe de Bragança foi a 29 pontos, em sétimo lugar, e garantiu uma vaga nas quartas de final do torneio. Já o time do ABC Paulista se manteve com 19 pontos, na 13ª posição, e não tem mais chances matemáticas de se classificar à próxima fase.

O Bragantino fez valer o mando de campo e a melhor colocação na tabela, sendo mais eficiente durante toda a partida. Quem abriu o placar foi o vice-artilheiro do torneio, Giancarlo, de cabeça, aos 20min, marcando seu 12 gol.

O segundo gol só foi sair aos 9min do segundo tempo, com o zagueiro André Astorga. A partir daí, os anfitriões dosaram o jogo, e deixaram o Estádio Nabi Abi Chedid sob aplausos da torcida, contente pela classificação.

Às 18h30 do próximo sábado, o Bragantino recebe o Oeste no próprio Nabi Abi Chedid. No dia seguinte, também às 18h30, o São Caetano visita o Santos na Vila Belmiro.


CATANDUVENSE     1   X   2     GUARANI

 Guarani resolve no primeiro tempo e complica Catanduvense

O Guarani precisou apenas do primeiro tempo para construir sua vantagem na partida deste domingo e superar o Catanduvense em mais uma rodada válida pelo Campeonato Paulista. Jogando no estádio do adversário, o Bugre teve forças para definir o duelo nos 45 minutos iniciais e apenas administrou o resultado no restante do confronto para sela o triunfo por 2 a 1.
Já o Catanduvense entrou na zona do rebaixamento após a vitória do XV de Piracicaba sobre o Comercial, no último sábado. Com 13 pontos, a equipe ocupa a 17ª posição no torneio e manteve a esperança do Comercial em permanecer na elite do Paulista acesa por mais uma rodada.


LINENSE     1   X   3     BOTAFOGO-SP

Botafogo-SP vence de virada e mantém esperança de permanecer na elite

O Botafogo-SP manteve as esperanças de evitar o rebaixamento à Série A2 do Campeonato Paulista neste domingo. Jogando em Lins, a equipe de Ribeirão Preto venceu de virada por 3 a 1 e ainda acabou com qualquer esperança do Linense de avançar às quartas de final da competição.
Mesmo com o triunfo, o Botafogo continua na zona de rebaixamento do Estadual com 13 pontos, mas apenas um atrás do XV de Piracicaba, primeiro time fora da zona de degola. Já o Linense soma 19 pontos e não pode mais alcançar Bragantino e Ponte Preta, que têm 28.

Com chances de ser rebaixado na próxima rodada, o Botafogo-SP terá pela frente o virtual rebaixado Catanduvense, no domingo, às 18h30 (de Brasília), em Catanduva. Já o Linense visita a ainda ameaçada Portuguesa no Estádio do Canindé no sábado, às 18h30 (de Brasília).

CAMPEONATO PAULISTA: PALMEIRAS PERDE PARA O MIRASSOL, QUE SONHA COM VAGA À FASE DE MATA-MATA

PALMEIRAS     0   X   1     MIRASSOL

Sem Assunção e Valdivia, Palmeiras vacila e cai em casa para Mirassol

Barcos lamenta chance perdida na noite deste sábado no Pacaembu

Foto: Fernando Borges/Terra

Desfalcado de Marcos Assunção e Valdivia, o Palmeiras sofreu na noite deste sábado, no Estádio do Pacaembu. Sem a dupla, a equipe de Palestra Itália acabou surpreendida e foi derrotada pelo placar de 1 a 0 pelo Mirassol, que voltou a sonhar com uma vaga à fase de mata-mata do Campeonato Paulista em virtude do resultado positivo conquistado em São Paulo. O atacante Preto, em um arremate com categoria sobre Deola, definiu o placar do confronto, válido pela 17ª rodada.

Derrotado pela segunda vez nos últimos três jogos (perdeu também para o Corinthians, em 25 de março), o Palmeiras, primeiro clube grande a perder como mandante em um duelo contra um interiorano, permanece estacionado com 35 pontos, dois a menos do que o próprio arquirrival e o São Paulo, principais candidatos à liderança ao final da fase de classificação. Já o Mirassol, com a vitória, chegou aos 21 pontos e diminuiu para cinco a distância do Bragantino, atualmente o oitavo colocado.

Antes de pensar nas duas rodadas finais da fase de classificação do Campeonato Paulista, o Palmeiras terá pela frente a Copa do Brasil. O time comandado por Luiz Felipe Scolari encara na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), o Horizonte, em duelo pela segunda fase da competição nacional. Já o Mirassol, que ainda sonha com uma das oito vagas às quartas de final, volta a campo somente no próximo sábado, às 18h30, quando terá pela frente o Ituano.


MOGI MIRIM     3   X   1     PAULISTA

Mogi Mirim vence Paulista e assume quarta colocação

Dentro de casa, o Mogi Mirim deu fim às esperanças do Paulista de Jundiaí, que foi derrotado por 3 a 1 e desperdiçou sua última chance de classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista. Surpresa da competição, o dono da casa alcançou a nona partida sem perder e assumiu provisoriamente o quarto lugar, a duas rodadas do fim da primeira fase.

Com gols marcados por Roni, Felipe e Val - desta vez o artilheiro Hernane, com 14 gols, passou em branco -, o Mogi Mirim superou a retranca dos visitantes, que chegaram a marcar um golaço com Richely, mas não conseguiram igualar o placar e só lamentam a queda de rendimento apresentada no meio da competição. A equipe de Luiz Carlos Martins agora briga apenas por vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, competição para a qual a de Guto Ferreira já está classificado.

Na próxima rodada, a penúltima do Paulista, ambos têm confronto contra times grandes. Enquanto o time de Jundiaí recebe o Corinthians para cumprir tabela no Jaime Cintra, o classificado Mogi Mirim visita o São Paulo na Arena Barueri.


VX DE PIRACICABA     2   X   1     COMERCIAL-SP

XV vence, sai da zona da degola e praticamente rebaixa Comercial-SP

O XV de Piracicaba conseguiu deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Paulista neste sábado. Em jogo válido pela 17ª rodada, a equipe reagiu em quatro minutos após sair perdendo e derrotou o Comercial por 2 a 1, no Estádio Barão de Serra Negra. Elionar Bombinha abriu o marcador para o time visitante, mas Ricardinho e Adilson viraram o marcador.
A vitória tira a equipe de Piracicaba da zona da degola do Estadual com 14 pontos, um a mais que o Catanduvense, que joga no domingo contra o já classificado às quartas de final Guarani. O XV torce para que o adversário direto não vença a equipe campineira para terminar a rodada em 16º lugar da classificação.

Se o resultado ajudou o XV a respirar na tabela, a derrota praticamente condenou o Comercial a voltar à Série A2 na próxima temporada. Com apenas oito pontos conquistados em 17 partidas, a equipe de Ribeirão Preto precisa vencer as suas duas últimas partidas e torcer para que o próprio XV de Piracicaba e o Catanduvense não somem mais pontos, além de tirar um grande saldo de gols.
A equipe da casa recuou na etapa final e o Comercial tentou reagir para tentar a improvável permanência na elite do futebol paulista. Diego Acosta acertou o travessão em cabeceio e o goleiro Gilson salvou após finalização de Leandro Camilo. Porém, o XV de Piracicaba conquistou a importante vitória para muita festa do pouco mais de três mil torcedores que acompanharam o jogo.