BEM VINDOS

domingo, 5 de dezembro de 2010

FLUZÃO, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010


Um dia especial para todos os tricolores, assim ficará marcada a data de 05/12/2010. A festa foi completa para o Fluminense: Torcida lotando o Engenhão e fazendo mais uma festa inigualável, time se empenhando e dando a vida pelo resultado positivo, vitória por 1x0 sobre o Guarani com um gol de Emerson e o Tricampeonato garantido para mais uma vez a taça do Campeonato Brasileiro pudesse enfeitar o lugar mais belo que já frequentou, as Laranjeiras.
Ao entrar em campo, o time de guerreiros foi recepcionado por um mosaico que ocupava toda a extensão das arquibancadas do Engenhão com os dizeres “Juntos pelo tri” e os anos dos demais títulos brasileiros do Fluminense, 1970 e 1984. A cena emocionou os jogadores do Flu, que apesar do calor forte que fazia no Rio de Janeiro, tentaram desde o início da partida mostrar o porque de tanta confiança por parte da torcida.
O Flu teve o início da sua partida antes dos outros dois adversários. Às 17h08 a bola começou a rolar no Engenhão, sendo que apenas três minutos depois as partidas de Corinthians e Cruzeiro tiveram seus inícios.
No primeiro tempo, o Guarani fez uma marcação individual nos jogadores do Fluminense, principalmente quando o tricolor tentava chegar ao ataque pelas laterais. Mariano e Carlinhos pareciam não conseguir progredir por conta de terem sempre um homem na marcação e um na sobra. Ainda assim, as principais jogadas de ataque do Fluzão saiam de seus pés, quando se deslocavam para chegar ao fundo.
Em um primeiro tempo nervoso, muitos cartões amarelos e faltas para parar as jogadas acabaram sendo o destaque. Porém, Muricy parecia não estar gostando da movimentação e cobrava este fundamento a todo momento de seus jogadores.
Na segunda etapa, o gol tinha que sair para que o Flu pudesse ter mais tranquilidade na luta pelo título. Já que o necessário era o gol, nada melhor que contar com mais um artilheiro nato no ataque. Como o destino parece conspirar a favor de quem se merece, Washington entrou aos 11’ no lugar de Julio Cesar com dores nas pernas.
Não demorou muito para que o gol do Fluzão saísse depois da mudança feita por Muricy. Seis minutos depois da entrada de Washington, Carlinhos chegou ao fundo se livrando da marcação de dois jogadores do Guarani e cruzou para área, onde estava exatamente o Coração Valente. Ele ainda tentou colocar para o gol, mas um zagueiro no meio do caminho acabou desviando e a bola sobrou para Emerson, sozinho e já sem o goleiro, empurrar para balançar a rede de seu xará goleiro do Guarani.
Após o gol, o Fluzão continuou sua pressão, tentando marcar o segundo gol, que daria mais tranquilidade ao time. Mesmo com o gol não saindo, e como o Guarani não conseguia chegar perto da meta de Berna para ameaçar o goleiro tricolor, aos 47 minutos, em sua despedida, o árbitro Carlos Eugênio Simon apitou o fim da partida.
Como queria desde o início da disputa, a torcida pôde soltar um grito abafado no peito desde que começou o Brasileirão. TRICAMPEÃO, TRICAMPEÃO, O FLUMINENSE É TRICAMPEÃO! VIBRE E COMEMORE MUITO TORCEDOR TRICOLOR, POIS ESTE TÍTULO É DE TODOS VOCÊS!

FLUMINENSE ~~► CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010

FLUMINENSE     1   X   0     GUARANI

Foi sofrido, mas deu Fluminense. Neste domingo, o time tricolor teve trabalho para vencer uma remendada equipe do Guarani por 1 a 0, no Engenhão, e comemorou o título do Campeonato Brasileiro depois de 26 anos de jejum. O herói da conquista foi Emerson, que marcou aos 16min do segundo tempo após os donos da casa mostrarem muito nervosismo e dificuldades para criar chances em campo, apesar do apoio da arquibancada lotadas.
Além do atacante, o meia Conca, mais uma vez o cérebro da equipe, e o técnico Muricy Ramalho, que recusou convite da Seleção Brasileira para seguir no comando tricolor, são outros símbolos da conquista do clube carioca, que liderou 23 das 38 rodadas do torneio nacional e termina a campanha com 71 pontos, dois de vantagem para o Cruzeiro, vice após bater o Palmeiras por 2 a 1, e três acima do Corinthians, que só empatou com o Goiás nesta última rodada.

CRUZEIRO     2   X   1     PALMEIRAS

O Cruzeiro venceu os reservas do Palmeiras por 2 a 1 de virada na Arena do Jacaré, neste domingo, e terminou o Campeonato Brasileiro como vice-campeão. O time mineiro foi a 69 pontos e ultrapassou o Corinthians, que só empatou por 1 a 1 com o Goiás e ficou com 68. O Fluminense foi campeão após vencer o Guarani por 1 a 0 e ir a 71.
Mesmo sem objetivos no torneio, os jovens alviverdes demonstraram raça em campo. No primeiro tempo, chegaram a dominar as ações por alguns instantes. Destaque para o goleiro Bruno, autor de grandes defesas. O gol palmeirense foi de Rivaldo.
O Cruzeiro, em compensação, foi instável em campo. O time do técnico Cuca demonstrou bom futebol apenas no início do primeiro e do segundo tempo. Ainda assim, obteve o êxito com gols de Henrique e Wallysson, este aos 46min do segundo tempo.

GOIÁS     1   X   1     CORINTHIANS
 
O Corinthians terminou o ano em que completa seu centenário sem conquistas. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o time paulista visitou o Goiás neste domingo e apenas empatou por 1 a 1, vendo o Fluminense conseguir seu segundo título nacional da história após derrotar o Guarani por 1 a 0, com gol de Emerson. Os gols do jogo foram feitos por Felipe Amorim e Dentinho.
O empate deixa o Corinthians na terceira colocação da tabela, encerrando o torneio com 68 pontos. Ultrapassado pelo Cruzeiro, que derrotou o Palmeiras de virada por 2 a 1, time paulista terá que disputar uma fase eliminatória para entrar na fase de grupos da Copa Libertadores de 2011.
O Corinthians veio a campo com seu time ideal, contando com Ronaldo no ataque e o meio de campo formado por Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César. Na defesa, William fez seu último jogo como profissional, uma vez que anunciou sua aposentadoria a partir do fim da temporada. Já o Goiás, que disputa a final da Copa Sul-Americana, veio com um time reserva e repleto de garotos.

GRÊMIO     3   X   0     BOTAFOGO
 
A decisão do quarto lugar do Campeonato Brasileiro coroou a reação espetacular do Grêmio no segundo turno da competição, sob o comando de Renato Gaúcho. Neste domingo, no Olímpico, o time tricolor passou sem grandes dificuldades pelo Botafogo, por 3 a 0, com gols de André Lima, Jonas e Douglas; agora, a equipe fica na torcida contra o Goiás na final da Copa Sul-Americana, na próxima quarta-feira, para ter chances de jogar a Copa Libertadores no ano que vem.
O resultado manteve o Grêmio em quarto lugar, com 63 pontos, mas a colocação só renderá uma vaga na principal competição do continente se o Independiente (ARG) reverter a vantagem de 2 a 0 conquistada pelo Goiás na decisão da Sul-Americana. Caso contrário, a quinta vaga brasileira irá para a equipe do Centro-Oeste. Já o Botafogo, com a derrota, encerrou sua participação em sexto, com 59 pontos.

VITÓRIA     0   X   0     ATLÉTICO-GO
 
O Vitória precisava de um triunfo simples sobre o Atlético-GO na rodada final do Campeonato Brasileiro, em casa, para escapar do rebaixamento. Porém, a equipe parou na forte marcação do time de René Simões, ficou no empate por 0 a 0 e caiu para a Série B diante de sua torcida, que lotou o Barradão. A queda adia por mais um ano a realização do clássico baiano em torneios nacionais - o Bahia subiu à primeira divisão em 2010.
O resultado manteve o Vitória na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento, junto a Guarani, Goiás e Grêmio Prudente. O time de Salvador chegou a 42 pontos com o empate - mesmo número do Atlético-GO, que supera o rival no número de vitórias (11 a 9).

SANTOS    0   X   0     FLAMENGO
 
Neymar pediu para jogar contra o Flamengo neste domingo, na Vila Belmiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, para tentar quebrar o recorde de gols em uma temporada com a camisa do Santos após a "Era Pelé". Porém, as equipes ficaram no 0 a 0 em um campo encharcado e a revelação santista não conseguiu superar a marca de Serginho Chulapa - o ex-atacante marcou 45 gols em 1983, enquanto o garoto parou nos 43 em 2010.
Com o resultado, o Santos - que já estava garantido na Copa Libertadores do ano que vem, por ter sido campeão da Copa do Brasil - encerrou a sua participação no Brasileiro como oitavo colocado, com 56 pontos. Já o time rubro-negro fez 44 pontos, conseguiu buscar a 14° colocação e uma vaga na próxima Copa Sul-Americana

SÃO PAULO     4   X   0     ATLÉTICO-MG
 
O São Paulo encerra seu ano sem títulos, mas ao menos com uma bonita vitória para homenagear jogadores que foram emblemáticos nos últimos anos. Jogando no Morumbi, o time paulista goleou o Atlético-MG por 4 a 0, na despedida de Jorge Wagner, que atuará no futebol japonês. Outro que disse adeus foi Richarlyson, que não atuou por estar suspenso.
O time paulista encerra o Brasileiro na nona colocação, com 55 pontos. Já o Atlético-MG conseguiu a vaga na Copa Sul-Americana, uma vez que o Flamengo apenas empatou sem gols com o Santos.

VASCO     2   X   0     CEARÁ
 



Jogando em São Januário, o Vasco encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro com uma vitória por 2 a 0 sobre o Ceará neste domingo. Os gols foram marcados por Dedé e Bruno Paulo, e deixam o time carioca na 11ª colocação da tabela, com 49 pontos. Já os cearenses terminam o torneio com dois pontos a menos, em 12º.

 
ATLÉTICO-PR     1   X   0     AVAÍ
 
Sem pretensões no torneio, Atlético-PR e Avaí se enfrentaram na Arena da Baixada, e o time da casa saiu vitorioso com um gol de Paulo Baier, o décimo do meia no Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o clube paranaense terminou o torneio na quinta colocação e fez sua melhor campanha desde 2004, quando brigou pelo título com o Santos.
Na ocasião, o time rubro-negro ficou com o vice-campeonato. No ano seguinte, foi sexto e, daí em diante, não fez mais nenhuma campanha honrosa. De 2006 a 2009, a melhor posição do Atlético-PR foi um 12º lugar em 2007.
Desta vez, graças a uma arrancada iniciada por Paulo César Carpeggiani e continuada por Sérgio Soares, a equipe rubro-negra fez 60 pontos e, graças à derrota do Botafogo, ficou em quinto.
Já o Avaí fica na 15ª colocação e não consegue vaga na Copa Sul-Americana. Com 43 pontos, ele ficou um abaixo do Flamengo, último classificado ao torneio continental caso o Goiás não seja campeão da edição deste ano.