BEM VINDOS

sábado, 20 de agosto de 2011

SÃO PAULO DEFENDE TABU DE NOVE ANOS CONTRA PALMEIRAS

Palmeiras não vence São Paulo no Morumbi há nove anos

Foto: AFP

Dono da oitava pior campanha como mandante no Campeonato Brasileiro ao lado de Internacional, Cruzeiro e Santos, o São Paulo tem um fator a favor para sonhar em melhorar o número neste domingo. O time não perde para o Palmeiras no Morumbi há nove anos. É o maior tabu da história entre as equipes no estádio, de acordo com estatísticas fornecidas pelo clube tricolor.

A última vitória do clube alviverde em um clássico disputado no Morumbi ocorreu em 20 de março de 2002. O triunfo por 4 a 2, válido pela primeira fase do Torneio Rio-São Paulo daquele ano, ficou marcado por um golaço do meia Alex, hoje no Fenerbahce, da Turquia, que aplicou chapéus no zagueiro Emerson e no goleiro Rogério Ceni antes de escorar para as redes.

Desde então, 17 partidas entre os arquirrivais foram disputadas na arena. Os anfitriões venceram 11 vezes e empataram as outras seis. A última delas ocorreu no único encontro entre os clubes nesta temporada, em 27 de fevereiro, pela primeira fase do Campeonato Paulista. O clássico começou atrasado por conta de uma forte chuva que alagou o gramado. Fernandinho abriu o placar para os donos da casa e, na sequência, a força elétrica do estádio falhou. Após nova paralisação, no segundo tempo, Alex Silva, atualmente no Flamengo, foi expulso e Adriano Michael Jackson, agora no futebol chinês, estabeleceu o 1 a 1.

Igualdade que o time alviverde não conseguiu no último Campeonato Brasileiro. Pela competição em 2010, perdeu por 1 a 0 no Morumbi, com gol de Fernandão, e por 2 a 0 no Pacaembu, quando Fernandão, novamente, e Lucas balançaram as redes.

Pela liga nacional, o Palmeiras não vence o arquirrival desde quando aplicou 3 a 1 em Presidente Prudente, em 24 de setembro de 2006. Como visitante no Morumbi pelo Brasileirão, o última vitória foi por 1 a 0, em 6 de outubro de 2001, com gol do centroavante Tuta.

Contra a esperança alviverde de quebrar o jejum no Morumbi, está a péssima campanha da equipe fora de casa neste Campeonato Brasileiro. Somente oito dos 20 clubes que disputam a Série A se deram pior que o Palmeiras na condição de visitante. Os comandados de Luiz Felipe Scolari venceram apenas o Figueirense, empatando outros quatro jogos e perdendo três.