BEM VINDOS

domingo, 11 de setembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO: SÃO PAULO PERDE PARA O GRÊMIO E MANTÉM CORINTHIANS NA LIDERANÇA

CEARÁ     1   X   1     ATLÉTICO-GO

Ceará vacila, cede empate e segue sem vencer Atlético-GO

Osvaldo (caído), do Ceará, pediu pênalti na entrada de Ernandes dentro da área

Foto: LCMoreira/Futura Press

Na história do Campeonato Brasileiro da Série A, o Ceará jamais havia derrotado o Atlético-GO (foram duas derrotas e dois empates). Neste domingo, esteve muito perto de quebrar o tabu no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Egídio abriu para os cearenses num cruzamento despretensioso, mas os goianos alcançaram o empate aos 42 min do segundo tempo com Felipe (1 a 1). Resultado ruim para o Ceará, que não consegue se distanciar da zona de rebaixamento.

Os dois times voltam a campo no sábado, às 18h, pela 24ª rodada do Brasileiro. O Ceará encara o São Paulo no Morumbi, enquanto o Atlético-GO recebe o Atlético-MG no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.


PALMEIRAS     0   X   3     INTERNACIONAL

Damião faz 3, Inter vence Palmeiras no contra-ataque e encosta no G-4
Damião marcou os três gols da vitória do Inter

Foto: Fernando Borges/Terra

Com três gols de Leandro Damião, o Inter derrotou o Palmeiras por 3 a 0, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e se firma como candidato a uma vaga para a próxima Copa Libertadores. O time colorado consegue a segunda vitória consecutiva na competição e chega aos 35 pontos na tabela, a apenas dois do Fluminense, quinto colocado, que se classificaria para a competição sul-americana no momento.

Já o Palmeiras, que foi melhor durante toda a partida e pecou pelo excesso de erros de finalização, viu os gaúchos mostrarem eficiência nos contra-ataques e amarga jejum de quatro jogos sem vencer no torneio, desde a vitória no clássico contra o Corinthians. A má sequência distancia os comandados de Felipão da ponta: a equipe termina o jogo como oitava colocada, com 34 pontos.


CORITIBA     5   X   0     BOTAFOGO

No Couto Pereira, Coritiba faz 5 e quebra série do Botafogo
Émerson marca o primeiro gol do Coritiba em goleada sobre o Botafogo

Foto: Agência Lance

O Coritiba recebeu o Botafogo neste domingo no Couto Pereira e quebrou a série de quatro vitórias consecutivas do clube alvinegro. Em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time paranaense dominou a partida, massacrou no segundo tempo e venceu por 5 a 0.

Com campanha bastante irregular, o Coritiba vai a 32 pontos ganhos, na 9ª colocação. O Botafogo, embora com um jogo menos, vai a 40 pontos, na quarta posição.

Embora bastante desfalcado, o Coritiba não teve problemas para se impor em seu estádio, onde faz boa campanha como mandante - já são cinco jogos sem derrota em Curitiba -, e venceu com gols de Émerson, Marcos Aurélio, Bill, Rafinha e Everton Costa.

O Botafogo não perdia no Brasileiro desde 17 de agosto, para o Internacional - na última rodada, goleou o Ceará por 4 a 0 no Engenhão.


FIGUEIRENSE     1   X   1     VASCO

Vasco fica no empate com Figueirense e deixa de assumir a ponta
Em jogo decidido nos primeiros minutos, Figueirense e Vasco ficaram no empate em Florianópolis

Foto: Cristiano Andujar/Futura Press

O Vasco da Gama empatou por 1 a 1 com o Figueirense, neste domingo, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Jogando em casa, o Figueirense partiu para cima do clube carioca, querendo acabar com a sequência de dois jogos sem vitória. Explorando a improvisação do volante Jumar na lateral esquerda, o técnico Jorginho pediu para Wellington Nem cair por aquele lado.

Logo aos 4min a pressão deu certo. Elias cobrou falta, a zaga afastou mal e Wellington Nem, livre, empurrou para o fundo das redes, marcando o quinto gol dele na competição.

O Vasco teve a primeira chance aos 13min. O lateral Fágner cruzou e o defensor Roger Carvalho desviou, exigindo uma bela defesa de Wilson para impedir o gol contra. Três minutos depois novamente Fágner subiu ao ataque e chutou cruzado. A bola entrou direto e colocou a igualdade no placar.

O ímpeto dos dois times diminuiu com o decorrer do primeiro tempo. Em lances polêmicos, o auxiliar Altemir Hausmann, do Rio Grande do Sul, anulou dois gols do Vasco, marcados por Élton e Diego Souza, respectivamente.

Com o resultado, o Vasco chegou a 42 pontos e assume a segunda colocação. Já o Figueirense, a três jogos sem ganhar, caiu para décimo, com 31 pontos.


FLUMINENSE     1   X   0     CORINTHIANS

Fred marca, Flu bate instável Corinthians e alcança série inédita

Atacante marcou em cobrança de falta e garantiu a quarta vitória seguida do Fluminense

Foto: Dhavid Normando/Photocamera/Divulgação

Aos poucos, o Fluminense do técnico Abel Braga vai se acertando no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, em partida no Estádio do Engenhão pela 23ª rodada do torneio, a equipe carioca derrotou o Corinthians por 1 a 0, com gol do atacante Fred, e chegou à quarta vitória consecutiva, estabelecendo sua melhor sequência de resultados no torneio.

O Corinthians segue líder, com 43 pontos, mas apenas porque se beneficiou do empate do Vasco por 1 a 1 com o Figueirense fora de casa - a equipe carioca foi a 42 e segue em segundo lugar. O Fluminense, por sua vez, chega a 37 pontos e ocupa temporariamente o quinto lugar - porém, entra no G-4 da Libertadores, já que os vascaínos seguem entre os líderes.

O time paulista segue sua irregularidade nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Nos sete jogos anteriores ao do realizado neste domingo, o time manteve um indesejado equilíbrio: foram três vitórias, um empate e três derrotas. Com 47,6% de aproveitamento dos pontos neste período, o time só permaneceu detentor da liderança graças aos tropeços rivais.

 
ATLÉTICO-MG     2   X   0     BAHIA

Atlético-MG vence, respira e empurra Bahia para zona de risco
Magno Alves marca os dois gols na vitória do Atlético-MG sobre o Bahia

Foto: Pedro Vilela/Gazeta Press

O Atlético-MG venceu o Bahia neste domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e deixou a zona do rebaixamento. Com dois gols de Magno Alves, o clube alvinegro venceu o time tricolor por 2 a 0 mesmo jogando mal no primeiro tempo, em jogo válido pela 23ª rodada co Campeonato Brasileiro.

O triunfo deixa o Atlético-MG com 24 pontos ganhos, na 16ª colocação, passando justamente o Bahia, que tem a mesma quantidade de pontos - perde no número de vitórias - e está em 17º na tabela. Avaí e o lanterna América-MG completam a zona de rebaixamento à Série B.

Esta é a segunda derrota do técnico Joel Santana no comando do Bahia. O treinador estreou na última quarta-feira, quando viu o Grêmio vencer por 2 a 1.

Em partida morna, que teve baixo nível técnico, a torcida atleticana pegou no pé de Mancini e Serginho.


GRÊMIO     1   X   0     SÃO PAULO

Grêmio passa pelo São Paulo, embala e mantém Corinthians na ponta
Tricolores se enfrentaram no Olímpico

Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM/Divulgação

O Grêmio frustrou as pretensões do São Paulo de assumir a liderança do Brasileiro e, com uma vitória de 1 a 0, no Olímpico, alcançou o terceiro triunfo consecutivo no torneio. A última derrota dos gaúchos foi justamente contra o Corinthians, equipe que se favoreceu do resultado para se manter na primeira colcoação.

Ameaçados pelo rebaixamento durante o primeiro turno, os gremistas respiram na tabela e chegam aos 30 pontos, na 12ª colocação. Os são-paulinos, por sua vez, não aproveitam uma rodada em que nenhum dos concorrentos diretos pela ponta venceu e terminam a noite na terceira colocação, com 41 pontos.

Douglas foi o autor do único gol do confronto, que foi dominado pelos donos da casa na maior parte. Apesar de alguns lances de ataque, os comandados de Adilson Batista fizeram um jogo ruim e não confirmaram o bom retrospecto da equipe fora de casa no Brasileiro.


FLAMENGO     1   X   2     ATLÉTICO-PR

Guerrón desequilibra, Atlético-PR vence e Fla aumenta jejum

Em partida eficiente, o Atlético-PR foi até Macaé e venceu o Flamengo por 2 a 1, deixando a vice-lanterna da competição e aumentando a crise do clube carioca, que não vence no Campeonato Brasileiro há 8 jogos.

Mesmo com a forte marcação o Flamengo teve suas chances, principalmente nas bolas paradas. Renato Abreu, aos 4min, chutou forte no travessão. Posteriormente Ronaldinho cobrou escanteio fechado exigindo uma bela defesa de Renan Rocha, salvando o gol olímpico.

Com a necessidade da vitória, o Flamengo deixava espaços lá atrás e a defesa, contestada pelos constantes erros, não conseguia segurar as investidas paranaenses. Aos 39min, Guerrón fez linda jogada pela esquerda, entrou na área e rolou a bola; Heracles chutou de esquerda no canto, sem chance para Felipe, abrindo o placar. No fim do primeiro tempo o torcedor flamenguista vaiou o time.

Para a etapa complementar o Flamengo alterou duas vezes. Vanderlei Luxemburgo tirou Deivid e Luiz Philipe e colocou Jael e Negueba, respectivamente. Mas antes dessas alterações surtirem efeito, Guerrón deu um drible desconcertante, por debaixo das pernas, em Welinton e deu uma cavadinha na saída do goleiro, ampliando o marcador no primeiro minuto do segundo tempo.

Pouco inspirado com a bola no pé, o Flamengo teve que abusar das bolas paradas, levando perigo com as cobranças venenosas de Ronaldinho. Aos 19min, em cobrança de escanteio do meia, Thiago Neves cabeceou com força, mas Deivid salvou em cima da linha. Aos 24min, o protagonista Guerrón deu uma entrada dura, e como já tinha cartão amarelo, foi expulso.

Sem o seu puxador de contra-ataque e com um jogador a menos, o Atlético-PR se retrancou e deixou a reação carioca ainda mais difícil. Porém, em novo escanteio, Ronaldinho cruzou, Diego Maurício ajeitou com a mão e Welinton fuzilou com o pé esquerdo, aos 39min, alterando o placar.

Com o resultado, o Flamengo cai para a sexta posição, com 36 pontos, enquanto o Atlético sobe para 18º, com 22 pontos. Na próxima rodada o Flamengo enfrenta o Botafogo, enquanto o Atlético recebe o Figueirense na Arena da Baixada.