BEM VINDOS

sábado, 28 de maio de 2011

LUCAS MARCA NO FIM E SALVA SÃO PAULO DE EMPATE COM FIGUEIRENSE

Se não fosse Lucas...

Em jogo de baixo nível técnico, coube ao garoto Lucas salvar o São Paulo de um insosso empate sem gols com o Figueirense. Na noite deste sábado, o camisa 7 marcou aos 47min do segundo tempo um belo gol de fora da área e decretou a vitória por 1 a 0 no Morumbi, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado por o São Paulo na segunda colocação da tabela, com seis pontos. Já o Figueirense, com três, está na décima posição. Na próxima rodada, o time tricolor visita o Atlético-MG na Arena do Jacaré, jogo que será disputado no domingo, às 18h30. Já os catarinenses fazem nova partida às 21h de sábado, desta vez em casa, contra o Atlético-GO.

O técnico Paulo César Carpegiani promoveu várias mudanças em relação ao time que derrotou o Fluminense fora de casa na estreia do Brasileiro. Fernandinho veio a campo ao lado de Dagoberto no ataque, enquanto Lucas voltou ao meio de campo.

Na defesa, Rhodolfo se recuperou de lesão e formou dupla com Xandão. Rogério Ceni era dúvida para a partida deste sábado, mas veio campo em seu 99º jogo seguido como titular do São Paulo.

Após reclamar de não ter tempo para jogar, Rivaldo entrou no intervalo do jogo, mas pouco produziu nos 45 minutos em campo. O veterano conseguiu poucas jogadas e abusou nos erros de passe.

BRASILEIRÃO: SANTOS SOFRE PRIMEIRA DERROTA COM MURICY

BOTAFOGO     1   X   0     SANTOS

Botafogo vence e impõe primeira derrota de Muricy no Santos

Saiu dos pés de Fábio Ferreira a primeira vitória do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2011. Após derrota para o Palmeiras por 1 a 0 na estreia, a equipe carioca superou o Santos no Engenhão pelo mesmo placar na noite deste sábado. O time paulista atuou com uma escalação reserva, uma vez que está na semifinal da Copa Libertadores, e viu a primeira derrota de Muricy Ramalho. Na quarta-feira, os alvinegros paulistas enfrentam o Cerro Porteño no Paraguai por uma vaga na decisão sul-americana.

Com o resultado, o Botafogo aparece na décima posição da tabela da Série A. Já o Santos, que viu uma série de 15 jogos sem perder cair por terra, é o 12º colocado.

Em semana que anunciou importantes reforços, os meio-campistas Renato e Elkeson, o Botafogo contou com a estreia do último, ex-jogador do Vitória. Ele atuou avançado, auxiliando Alex no ataque - Herrera e Loco Abreu seguem cumprindo suspensão por expulsão na Copa do Brasil.

Já o Santos exibiu seu time reserva, em função da Copa Libertadores, em um 3-5-2. O meio de campo foi formado por Rodrigo Possebon, Charles e Alan Patrick, enquanto Pará e Alex Sandro foram os alas. No ataque, Keirrison e Tiago Alves se encarregaram de dar trabalho à defesa botafoguense.


AVAÍ     1   X   3     ATLÉTICO-MG

"Torres Gêmeas" definem vitória do Atlético-MG e mantêm Avaí em queda

Leonardo Silva (centro) marcou dois gols para garantir a vitória do Atlético-MG

Foto: Cristiano Andujar/Futura Press

Apelidados de "Torres Gêmeas" no Atlético-MG, os zagueiros Leonardo Silva e Réver usaram sua altura para definir mais uma vitória da equipe pelo Campeonato Brasileiro. Os dois balançaram as redes na noite deste sábado para garantir o 3 a 1 sobre o Avaí em plena Ressacada, em Florianópolis, mantendo o time catarinense em franca decadência após a eliminação na Copa do Brasil.

Os dois jogadores têm 1,92m de altura, estatura que foi mais do que suficiente para vencer os defensores do Avaí nas jogadas de bola parada. Leonardo Silva fez dois gols, aos 15min do primeiro tempo e 22min do segundo tempo. Réver balançou as redes aos 3min da etapa final. A virada garante a segunda vitória do time mineiro no Campeonato Brasileiro.

Já o Avaí perde novamente a chance de se reerguer após a eliminação na semifinal da Copa do Brasil, diante do Vasco. Já são quatro reveses da equipe, que também não foi bem no Estadual, ficando fora da decisão. Além do empate com o Vasco fora de casa e a derrota na Ressacada, o Avaí estreou no Brasileiro sendo goleado por 4 a 0 para o Flamengo. Neste sábado, a torcida celeste protestou muito contra o técnico Silas.


INTERNACIONAL     0   X   1     CEARÁ

Em reencontro com Inter, Iarley marca, e Ceará vence no Beira-Rio

Um dos grandes destaques da conquista do Internacional no Mundial de 2006, após uma épica vitória por 1 a 0 sobre o Barcelona, foi responsável pela primeira derrota do clube no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Ceará, em pleno Beira-Rio, contou com um gol de Iarley para superar a equipe comandada por Paulo Roberto Falcão por 1 a 0, em confronto válido pela segunda rodada da Série A.

O revés dentro de casa, em plena estreia dentro de casa na competição, mantém o Internacional com somente um ponto na competição, fruto do empate por 1 a 1 contra o Santos na semana passada.

Por outro lado, o Ceará, eliminado nas semifinais da Copa do Brasil pelo Coritiba na última quarta-feira, se recupera do resultado negativo na estreia do Brasileiro contra o Vasco e conquista, no Rio Grande do Sul, a primeira vitória na elite do futebol nacional.

Ainda abatido pela eliminação na Copa do Brasil, o Ceará atuou de uma forma madura no Estádio do Beira-Rio. Bem posicionado defensivamente, o time nordestino aproveitou a experiência e senso de oportunismo de Iarley, homenageado pelo clube colorado antes do compromisso deste sábado, para vencer pela primeira vez no Brasileiro.

42 BRASILEIROS JÁ LEVARAM A LIGA DOS CAMPEÕES

Daniel Alves celebra título do Barcelona; Anderson marca pênalti em disputa da final de 2008

Anderson Daniel Alves. Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Estar entre os melhores do futebol europeu é uma sensação que só 42 jogadores brasileiros já experimentaram. Neste sábado, Maxwell e Adriano entraram para a lista com o título conquistado pelo Barcelona) diante do Manchester United no Estádio de Wembley, em Londres.

Também presente no time do Barcelona, Daniel Alves levou o título em 2009. Antes, apenas dez brasileiros venceram a Liga dos Campeões duas vezes: Canário (Real Madrid), Didi (Real Madrid), Jair da Costa (Inter de Milão), Roberto Carlos (Real Madrid), Sávio (Real Madrid), Deco (Porto/Barcelona), Thiago Motta (Barcelona/Inter), Sylvinho (Barcelona), Dida (Milan) e Serginho (Milan).

Só sete representantes do País marcaram em uma final de Liga dos Campeões. Em 62/63, Mazzola, conhecido como Altafini entre os italianos, fez os dois do Milan na final diante do Benfica de Eusébio. Dois anos depois, Jair da Rosa Pinto fez o único da Inter de Milão na final contra o mesmo rival português.

Se passaram 22 anos até o Brasil ter novamente um campeão europeu, e Juary tratou de marcar na decisão - foi dele o gol do título do Porto sobre o Bayern de Munique. Em 2002, Lúcio fez para o Bayer Leverkusen, derrotado pelo Real Madrid por 2 a 1. Deco e Carlos Alberto fizeram para o Porto, em 2004: 3 a 0 sobre o Monaco.

Belletti, assim como Mazzola, Jair e Juary, fez o gol da vitória: saindo do banco, o brasileiro marcou contra o Arsenal em 2006 e assegurou o título para o Barcelona. Nesta temporada, porém, coube ao argentino Lionel Messi e aos espanhóis David Villa e Pedro Rodriguez construir o título.

Todos os brasileiros campeões da Liga dos Campeões:

2010/11: Daniel Alves, Maxwell e Adriano (Barcelona)
2009/10: Lúcio, T. Motta, J.Cesar e Maicon (Inter de Milão)
2008/09: Sylvinho e Daniel Alves (Barcelona)
2007/08: Anderson (Manchester United)
2006/07: Cafu, Dida, Kaká, Ricardo Oliveira e Serginho (Milan)
2005/06: Belletti, Deco, Edmílson, T. Motta, Ronaldinho e Sylvinho (Barcelona)
2003/04: Bruno Morais, C. Alberto, Deco, Derlei e Maciel (Porto)
2002/03: Dida, Rivaldo, Roque Júnior e Serginho (Milan)
2001/02: Flávio Conceição, Roberto Carlos e Sávio (Real Madrid)
2000/01: Élber e Paulo Sérgio (Bayern de Munique)
1999/00: Roberto Carlos e Sávio (Real Madrid)
1997/98: Roberto Carlos, Sávio e Julio Cesar (Real Madrid)
1996/97: Julio Cesar (Borussia Dortmund)
1986/87: Casagrande, Celso, Elói, Juary e Paulo Ricardo (Porto)
1964/65: Jair da Costa (Inter de Milão)
1963/64: Jair da Costa (Inter de Milão)
1962/63: Dino Sani e Mazzola (Milan)
1959/60: Canário e Didi (Real Madrid)
1958/59: Canário e Didi (Real Madrid)

COM NOVO SHOW, BARCELONA ARRASA MANCHESTER E VENCE 4º TÍTULO EUROPEU

Messi marcou no segundo tempo e encaminhou Barcelona para mais um título europeu

Lionel Messi arriscou de fora da área, venceu Van der Sar e recolocou o Barcelona em vantagem no marcador no Estádio de Wembley. Foto: AP
Foto: AP

Melhor jogador do mundo nos últimos dois anos, o argentino Lionel Messi demonstrou neste sábado porque cada vez mais marca seu nome na história. No estádio de Wembley, em Londres, o camisa 10 liderou o Barcelona na vitória por 3 a 1 que garantiu o quarto título da Liga dos Campeões da equipe catalã em sua história. O atacante fez o segundo tento dos espanhóis, sendo que Pedro e David Villa completaram o marcador - Rooney descontou para os ingleses.

Após bom começo do Manchester United, o Barcelona demonstrou porque é o melhor time do mundo dominando o adversário nos minutos seguintes. Com seu excelente toque de bola, o time catalão envolveu o time britânico e destrinchou sua elogiada defesa. O badalado zagueiro Nemanja Vidic teve atuação insegura, estragando aquele que foi o último jogo do goleiro Edwin Van der Sar como profissional.

Com o título do Barcelona, a Espanha é agora o país com mais conquistas europeias. São 13 (nove do Real Madrid e quatro da equipe catalã), superando a Itália (12 títulos) e Inglaterra (11). Para o Manchester, fica a tristeza do segundo vice na Liga dos Campeões, sendo que a primeira derrota foi o revés contra o mesmo Barcelona na temporada 2008/09.

O título que iniciou a coleção europeia dos catalães saiu na temporada 1991/92, contra a Sampdoria. Os dois títulos seguintes saíram contra equipes inglesas, Arsenal e Manchester, em 2005/06 e 2008/09.

A escalação do Barcelona veio com uma surpresa. O capitão Carles Puyol, que sofreu com lesões durante a temporada, ficou como opção no banco, passando a tarja para Xavi Hernández. Desta forma, a zaga foi formada por Gerard Piqué e Javier Mascherano, atuando recuado. Na lateral esquerda, Abidal surgiu entre os titulares.

Já o Manchester não inovou em seu time. O forte meio campo foi composto por Valencia, Carrick, Giggs e Park, a mesma formação que derrotou o Chelsea em Stamford Bridge nas quartas de final. Os únicos brasileiros entre os titulares de ambas as equipes foram atletas da lateral direita: Rafael pelo Manchester e Daniel Alves com o Barcelona.

INTERNACIONAL: CHELSEA AUMENTA PROPOSTA PARA CONTRATAR NEYMAR

Com uma proposta ainda mais tentadora, o Chelsea pretende convencer o Santos a liberar Neymar. Para assegurar a contratação do jogador brasileiro, o jornal inglês "The Sun" garante que Roman Abramovich se envolverá nas negociações, estando disposto a falar pessoalmente com o internacional brasileiro.

Em julho do ano passado, o Chelsea ofereceu aproximadamente 20 milhões de euros na primeira tentativa (quase R$ 46 milhões). Ainda de acordo com informações do "The Sun", o clube londrino está, agora, acenando com 26,5 milhões de euros (cerca de R$ 55 milhões) para contar com os dribles da maior promessa do futebol brasileiro.

Após recusar a primeira proposta dos ingleses, a diretoria do clube paulista afirmou que a única chance de Neymar sair do Santos é com o pagamento integral do valor da multa rescisória: 35 milhões de euros (quase R$ 80 milhões).

MARLOS E JORGE HENRIQUE ESTARIAM NA MIRA DO FLUMINENSE

Diretoria do atual campeão nacional busca um meia e um atacante de velocidade para reforçar o elenco

No planejamento traçado pela diretoria do Fluminense para o Campeonato Brasileiro, uma meta foi estabelecida: a contratação de um meia e de um atacante de velocidade, que possa jogar pelos lados. Dois nomes são vistos com bons olhos pelo clube: o apoiador Marlos, do São Paulo, e o atacante Jorge Henrique, do Corinthians.
 
Vipcomm

O primeiro se tornou opção quando passou a ser pouco aproveitado pelo técnico Paulo César Carpegiani. A diretoria nega o interesse e garante que só buscará jogadores que estejam dentro de uma realidade financeira mais restrita.

– Queremos alguém jovem, para compor o elenco, mas temos de manter sempre os pés no chão. Assim trabalharemos – disse o vice de futebol.

Apesar do interesse embrionário, ainda não foi feita proposta pelo jogador. O mesmo cabe para Jorge Henrique. O atacante tem sido utilizado como moeda de troca do Corinthians e Celso Barros, presidente da Unimed, admira seu futebol.

Já em relação à defesa, a diretoria considera o setor fechado para a disputa do Campeonato Brasileiro.