BEM VINDOS

quinta-feira, 9 de junho de 2011

EM FINAL DRAMÁTICA, VASCO CONQUISTA COPA DO BRASIL E COROA REAÇÕES

Vasco marcou duas vezes fora de casa, conteve a pressão do Coritiba e comemorou o título

Foto: Fábio Borges/Fotocom/Divulgação

Com mais uma boa atuação fora de casa e um falha improvável do goleiro Edson Bastos, o Vasco conquistou, nesta quarta-feira, o título da Copa do Brasil. No Estádio Couto Pereira, a equipe foi derrotada por por 3 a 2 mas, com a vitória por 1 a 0 obtida em São Januário, garantiu o título inédito, confirmando a reação de uma equipe que, no começo do ano, não dava qualquer indício de sucesso para 2011.

O Vasco está de novo no topo, depois de ser humilhado por times de menor expressão no Campeonato Carioca e viver grave crise. Mais: o time volta ao topo depois de disputar a Série B de 2009. Desde então, a torcida esperava esse engrandecimento que parecia jamais chegar. Trata-se do primeiro título de primeira divisão desde 2003, quando foi campeão carioca.

Depois de dez anos, o Vasco garante vaga para a Copa de Libertadores - a última disputada foi em 2001, por conta do título da Copa João Havelange em 2000. Isso só foi possível pelo desempenho como visitante: longe de São Januário, o time garantiu a classificação contra Comercial-MS, Náutico e Avaí, além de encaminhar a vaga contra o Atlético-PR. Já o Coritiba, perde chance de encerrar jejum de 26 anos - em 1985, venceu o Brasileiro, seu último título nacional.

O Vasco tem batido na trave na Copa do Brasil desde 2006, quando ficou com o vice-campeonato ao perder a decisão para o Flamengo. Fez boas campanhas em 2008 e 2009, mas acabou eliminado na semifinal. A conquista também é relevante para o técnico Ricardo Gomes, que chegou ao clube depois de passagem sem brilho pelo São Paulo e acrescenta ao currículo sua primeira taça nacional.

"Foi uma vitória com cara de Vasco da Gama", afirmou o presidente do clube, Roberto Dinamite, ex-jogador e ídolo da torcida, que agora consegue a primeira conquista de expressão em sua administração.

TIME DE VOLANTES FUNCIONA, SÃO PAULO VENCE ATLÉTICO-MG E ASSUME LIDERANÇA

Casemiro comemora o único gol da partida em Sete Lagoas

Foto: Juliana Flister/VIPCOMM/Divulgação

O esquema defensivo do São Paulo montado por Paulo César Carpegiani no Campeonato Brasileiro surte efeito até aqui. Nesta quarta-feira, a equipe manteve o 100% de aproveitamento e assumiu a liderança da competição ao derrotar o ex-ponteiro Atlético-MG por 1 a 0, na Arena do Jacaré, na partida que encerrou a terceira rodada.

O único tento da partida foi marcado em jogada de dois volantes dos quatro que formam o meio-campo. Wellington fez a jogada e tocou para Casemiro chutar colocado no canto de Renan Ribeiro, marcando um belo gol, aos 21min do primeiro tempo.

A partida teve um gosto especial para dois jogadores. O goleiro Rogério Ceni alcançou na partida desta quarta-ferira a centésima partida consecutiva no gol do São Paulo. O recorde pertence a Suli, aqueiro na década de 1960 com 107 jogos em sequencia.

É também a primeira vez que Richarlyson enfrenta o ex-clube. Em quatro anos e meio no Morumbi, o volante conquistou três campeonatos brasileiros (2006, 2007 e 2008), além do título mundial de 2005. Apesar da raça demonstrada em campo, o jogador sempre foi perseguido pela torcida.

O São Paulo se tornou a única com 100% de aproveitamento com o triunfo e alcançou os nove pontos. Líder até o início da rodada, o Atlético caiu para o quarto lugar, com seis pontos. Agora restam apenas três invictos no Brasileiro: São Paulo, Corinthians e Palmeiras, que completam o G-4 com sete pontos.

O São Paulo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no sábado. A equipe paulista recebe o Grêmio no Estádio do Morumbi, às 18h30 (de Brasília). O time mineiro joga no domingo contra o Bahia, às 16h (de Brasília), no Estádio do Pituaçu, em Salvador.