BEM VINDOS

terça-feira, 17 de maio de 2011

DESTAQUE DO XV, ATACANTE ADILSON VIVE EXPECTATIVA DE ACERTO COM PALMEIRAS

O Palmeiras continua em busca de revelações do futebol nacional para a sequência da temporada 2011. Destaque do XV de Piracicaba na campanha da Série A-2 do Campeonato Paulista, o atacante Adilson está nos planos do clube de Palestra Itália e demonstra ansiedade pela definição do futuro.

"A gente fica na expectativa. Acho que nesta semana teremos uma definição", disse o jogador, em entrevista ao diário A Tribuna, de Piracicaba.

Adilson disputou a segunda divisão do Campeonato Paulista emprestado ao XV de Piracicaba. Os direitos do atleta pertencem ao Noroeste - o vínculo com o time de Bauru é válido até dezembro. No entanto, o centroavante é agenciado pelo ex-atacante Fabinho, que carrega ótima relação com o técnico Luiz Felipe Scolari, com quem trabalhou no Grêmio nos anos 90.

Em contato com a reportagem no início da tarde desta terça-feira, a diretoria do Noroeste assegura que ainda aguarda uma oferta oficial do Palmeiras. Enquanto isso, Adilson comemora o interesse de Scolari desde o amistoso entre XV de Piracicaba e Palmeiras, disputado durante a pré-temporada de janeiro.

"Recebi muitos elogios do Felipão. Desde aquela oportunidade, eles estão de olho em mim", confirmou.

O Palmeiras também observa outros interessados no futebol de Adilson para a disputa das diferentes divisões do Campeonato Brasileiro. América-MG e São Caetano já fizeram ofertas ao atleta.

Nesta semana, o Palmeiras já adquiriu um reforço sem grande expressão no futebol nacional. O lateral direito Paulo Henrique, de 21 anos, iniciou na manhã desta terça-feira os treinos na Academia de Futebol. O atleta foi revelado pela Ferroviária e participou da campanha do rebaixamento do Paraná Clube para a segunda divisão do Campeonato Paranaense.

EM MARATONA, SANTOS TENTA CUIDAR DO EMOCIONAL PARA LIBERTADORES

Muricy Ramalho procura conversar com os atletas e espera superação do time em confronto com o Once Caldas

Muricy conversa com a comissão técnica em treino

no Paec (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)

Há mais de um mês em sequência de decisões, os corpos dos atletas santistas começam a reclamar. Dividido até o último domingo entre o Campeonato Paulista e a Libertadores, a equipe alvinegra nem teve muito tempo para desfrutar do título estadual. Às 22h desta quarta-feira, no Pacaembu, o Peixe decide uma vaga para as semifinais do torneio continental contra o Once Caldas. Por isso, o time trata de cuidar um pouco da cabeça para enfrentar mais um teste emocional.

- Conversei com eles que ganhamos (o Paulista), mas passou. E tanto jogador quanto comissão técnica, para se manterem, têm de ganhar sempre. Não podemos nos acomodar. A parte mental faz toda a diferença agora. Como se treina pouco, a diferença está no psicológico. Quem está em time de ponta tem de querer ganhar sempre – afirmou o técnico Muricy Ramalho.

Desde que assumiu o time, no mês passado, Muricy teve 11 partidas como comandante do Santos. Nove delas foram em caráter decisivo, seja pelo Paulistão, seja pela Libertadores. A pressão emocional é sentida pelos jogadores, segundo o lateral-esquerdo Léo. Mas, como o time vive um bom momento, o atleta acredita que a equipe precisa se superar para se manter no torneio continental, apesar do cansaço.

- É estressante. Acabamos o jogo com o Corinthians, na primeira final do Paulista, e já partimos para Manizales, para o jogo com o Once Caldas. Depois tivemos o título. Comemora no domingo e na segunda estressa de novo. Mas só grandes jogadores de grandes clubes passam por isso. Todos queriam estar no nosso lugar.

O Santos venceu o primeiro jogo com o Once Caldas, disputado na Colômbia, por 1 a 0. No Pacaembu, o Peixe pode empatar por qualquer placar que ainda assim avança à semifinal da Libertadores. Em caso de vitória colombiana por 1 a 0, a decisão vai para os pênaltis.

CORINTHIANS JÁ NÃO CONTA COM DENTINHO E BRUNO CÉSAR PARA O BRASILEIRO


O diretor-adjunto de futebol do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, confirmou nesta terça-feira que a equipe alvinegra já não conta mais com Dentinho. O jogador nem se reapresentou com o restante do grupo e já programa viagem para a Ucrânia, onde deve fechar com o Shakhtar Donetsk.

"O Dentinho está liberado para viajar e fazer exames médicos. Dando tudo certo, vai ser concretizada a negociação", explicou Duílio, que confirmou também que Bruno César não joga mais pelo clube, uma vez que tem contrato já assinado com o Benfica.

Com a redução do elenco, o Corinthians vai atrás de jogadores que cheguem para ser titulares. Para o lugar de Bruno César veio Alex, que já foi apresentado nesta terça-feira. Mas o meia só pode atuar a partir de agosto, quando abrir a janela de transferências internacionais.

Ainda tentando suprir a saída de Elias, o Corinthians vai à Itália atrás de reforços. Seedorf, do Milan, e Fábio Simplício, da Roma, são pretendidos. Sobre o holandês, Duílio garantiu que o Corinthians já fez sua proposta e agora aguarda uma decisão do jogador. A respeito do volante brasileiro, revelou que o clube tem concorrência. "Não é fácil. Estamos aguardando. Ele quer voltar, mas interessa a outros clubes. Estamos vendo os números".

No ataque, a ideia era ter Gilberto desde o começo do Brasileirão e depois correr atrás de reforços de mais renome, mas o Corinthians perdeu o atacante, que foi para o Beira-Rio.

"Nem foi chapéu do Inter. Foi uma falta de palavra do jogador, que não veio. A gente fica chateado com esse tipo de gente no futebol", reclamou o dirigente corintiano, que revelou a dificuldade em negociar com o Dynamo de Kiev a contratação de André: "A informação é de que eles não querem emprestar o jogador e só pensam em venda", lamentou.

INTER ATRAVESSA CORINTHIANS E CONTRATA ARTILHEIRO DO SANTA CRUZ

Após ser dado como reforço certo do Corinthians, Gilberto assinou com o Internacional

Foto: Agência Lance

O atacante Gilberto, artilheiro do campeão pernambucano Santa Cruz no último Estadual com 21 gols, frustrou os planos do Corinthians. Depois de acertar com o clube paulista e chegar a ser anunciado pelo presidente Andrés Sanchez, o atleta recebeu uma proposta mais alta do Internacional e já assinou contrato com o clube gaúcho, segundo afirmou o empresário do jogador, Luiz Ferreira.

O próprio empresário disse que não estava ciente das negociações com o Internacional, que conversou diretamente com o pai do jogador e com os diretores do Santa Cruz, sem sequer negociar com o atleta antes.

"Eu fui pego de surpresa com o acerto com o Inter. Ontem (segunda-feira), houve uma reunião na sede do Santa Cruz com o pai do Gilberto, o presidente (Antônio Luiz Neto) e a diretoria do Santa e dois representantes do Internacional. Já acertaram tudo ali", afirmou Ferreira nesta terça-feira.

Segundo o empresário, a intenção de Gilberto, inicialmente, era realmente acertar com o Corinthians - tanto que já estava com passagem marcada para São Paulo. Contudo, o Internacional fez uma proposta maior para o Santa Cruz, que acabou liberando o jogador para o time gaúcho.

"Estava tudo acertado com o Corinthians, ele (Gilberto) estava com a viagem para São Paulo marcada para hoje (terça-feira), chegaríamos às 9h45, mas o Santa Cruz optou pela proposta maior. O Inter chegou com mais dinheiro e levou a liberação. A decisão foi inteira do presidente", declarou.

"Eu não participei de nada disto. Só soube da notícia depois que já estava acertado. Foi tudo feito pelo Santa e pelo pai do atleta", contou o agente. "Eu já até me retratei com o pessoal do Corinthians, pois eu tinha dado minha palavra", completou.

O jogador já havia dado entrevistas como jogador do Corinthians, o que chateou ainda mais Ferreira. "Ele era jogador do Corinthians até às 17h de segunda. Depois, o pessoal do Inter veio falar com o presidente e depois das 19h eu não consegui mais falar com o Gilberto", afirmou.

Nesta segunda, o jogador foi eleito para a seleção do Campeonato Pernambucano, do qual foi campeão com o Santa Cruz. Segundo o empresário, a assinatura do contrato com o Internacional aconteceu durante a festa. "Ele já assinou o contrato, foi durante a festa. Eu nem fui à festa, porque estava triste", lamentou.

A expectativa é que Gilberto embarque para Porto Alegre ainda nesta terça-feira e se apresente no Internacional no máximo nesta quarta.

EM MEIO À CRISE, CENI E LUCAS SE CALAM MESMO COM TROFÉUS NAS MÃOS

Nem os troféus que receberam da Federação Paulista de Futebol (FPF) pelo desempenho no Estadual motivaram Rogério Ceni e Lucas a falar em meio à crise que se instalou no São Paulo. Enquanto o clube tenta acalmar os ânimos anunciando a paz e a permanência de Rivaldo e Paulo César Carpegiani, os dois principais atletas do elenco se afastam dos holofotes.

Cercado por seguranças, Lucas ignora mão estendida na primeira festa em que recebe prêmios na carreira

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Na noite dessa segunda-feira, Lucas, eleito a revelação no primeiro Paulistão de sua vida e como membro do meio-campo ideal do torneio, chegou como um astro. Em automóvel de luz, fez parte de uma 'carreata' que tinha também o santista Neymar e Wagner Ribeiro, empresário de ambos, e pouco olhou para jornalistas e torcedores que se espremiam nas grades.

Envolvido por mais seguranças até do que Neymar, o camisa 7 do Tricolor tinha uma garota ao seu lado e só atendeu a pedidos de um trio de humoristas do Pânico na TV, um deles vestido de Neymar. Respondeu às brincadeiras sorrindo, negando inclusive que a acompanhante da noite era sua namorada.

Após a leve entrevista, Lucas fingiu que não ouviu os insistentes pedidos por uma declaração sobre a situação do clube ou até pelo fato de, após se frustrar no sonho de ser eleito a revelação do último Campeonato Brasileiro, enfim levar troféus para casa. Entrou na casa de shows alugada para a festa até mais rápido do que Neymar.

Rogério Ceni fez o mesmo. O goleiro, que levou o prêmio de melhor na sua posição, foi o último jogador a chegar. Seguranças do São Paulo já estavam prontos para recepcioná-lo e tomar posse de seu carro para estacioná-lo. O capitão desembarcou sozinho e apressou-se, dizendo que só receberia a homenagem e iria embora antes do fim da festa.

Aos presentes, fez um curto discurso no palco. "Quero agradecer à Federação Paulista, aos meus companheiros, e parabenizar o Santos. Temos que reconhecer o trabalho destes meninos, que com todos os méritos conquistaram o título, como a melhor equipe da competição. Devemos reconhecer a vitória de nossos rivais. Ao Muricy, grande companheiro, também parabéns. Aos são-paulinos, tentaremos no ano que vem. Faremos o possível para melhorar", prometeu.
 
Rogério Ceni chega com esquema armado para entrar e sair rapidamente da premiação sem dar entrevistas

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Não havia nenhum dos principais dirigentes do clube na casa de shows. O boicote à festa promovida pela FPF é uma tradição do clube, que não esconde ser desafeto da entidade estadual, principalmente de seu presidente, Marco Polo Del Nero, inimigo declarado desde dezembro de 2008.

Rogério Ceni seguiu estritamente o exemplo de seus superiores. O último atleta a chegar foi também um dos primeiros a sair, em mobilização que obrigou um segurança a se esforçar para estacionar seu carro em um local pequeno, mas protegido por um portão de ferro, totalmente à prova do assédio ao goleiro.

O trio de humoristas, único a ouvir Lucas, passou toda a festa em frente ao portão, que não é a entrada principal da casa de shows, à espera de uma declaração do ídolo são-paulino. Foi prontamente ignorado, mesmo com um deles fantasiado de Muricy Ramalho, ex-treinador e declarado amigo do arqueiro.

Ao entrar no veículo, Rogério Ceni só teve paciência para esperar que eles e os jornalistas que o aguardavam se afastassem para ele poder dirigir seu carro para longe da festa. O capitão e atleta que há mais tempo trabalha no Tricolor apenas se manifestou sobre a situação atual do time em Florianópolis, depois da derrota por 3 a 1 para o Avaí.

COM SAÍDA DE DANILO, T. HELENO ACEITA SER LÍDER DA DEFESA PALMEIRENSE

Thiago Heleno se diz pronto para assumir a liderança da defesa do Palmeiras

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

O Palmeiras terá mudanças em seu elenco na campanha do Campeonato Brasileiro. No mês que vem, a equipe irá amargar a saída de um líder da zaga: Danilo, que já assinou contrato para defender a Udinese, da Itália. Desta forma, o clube clama por uma nova referência. Thiago Heleno coloca-se à disposição para exercer a função.

"Eu estou pronto, estou aqui para ajudar o Palmeiras. Com a saída do Danilo, chega uma hora que você precisa assumir responsabilidades", afirma o defensor.

No Palmeiras, Thiago Heleno conseguiu uma reviravolta na carreira. Ao ser contratado no início do ano, sofreu uma chuva de críticas pelo futebol ruim apresentado em 2010 com a camisa do rival Corinthians. O jogador foi considerado um dos responsáveis pelo fracasso do clube alvinegro no Campeonato Brasileiro. Mas ele conseguiu uma rápida adaptação ao esquema do técnico Luiz Felipe Scolari no Palestra Itália.

Aliás, alguns torcedores chegaram a sentir falta de Thiago Heleno no desastre palmeirense contra o Coritiba, no confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O jogador não atuou na derrota por 6 a 0 porque cumpria suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

"Foi muito difícil perder esta partida, mas não julgo o que poderia ocorrer com a minha presença em campo, poderia até ser pior", despista Thiago Heleno.

A saída de Danilo ainda deve trazer um novo companheiro de zaga a Thiago Heleno. Henrique, que pertence ao Barcelona e defendeu o Racing Santander nas últimas duas temporadas do futebol espanhol, é o favorito para chegar por empréstimo. Pessoas próximas à diretoria alviverde asseguram que a negociação está avançada.

"É claro que precisamos de reforços, mas nosso grupo é forte e teremos totais condições de brigar pelo título", projeta Thiago Heleno, evitando especulações sobre contratações.

IMPRENSA TURCA ASSEGURA RETORNO DE CRISTIAN AO CORINTHIANS

Cristian é velho sonho do Corinthians para a temporada 2011

Foto: AFP

Cristian, um dos grandes ídolos recentes da torcida do Corinthians, pode retornar ao clube para a disputa do Campeonato Brasileiro. De acordo com a imprensa da Turquia, país no qual o jogador atua pelo Fenerbahce, os corintianos já entraram em contato com o atleta e com o clube para repatriar o volante.

De acordo com sites como o Fotospor, Spor Sabah, Eurosport e o Gazetevan, o volante dará adeus à Turquia para retornar ao Corinthians em breve. O clube paulista pagaria cerca de 3,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 8,1 milhões). Quando vendeu Cristian ao time turco, o time corintiano recebeu cerca de 6 milhões de euros (R$ 14 milhões).

Não é a primeira vez que Cristian é especulado no Corinthians. No início do ano, ele chegou a ser dado como reforço certo pelo clube paulista, mas depois não conseguiu a liberação do Fenerbahce e acabou tendo seus planos de voltar ao clube frustrados.

O Corinthians contratou Cristian pela primeira vez durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2008, quando o jogador, vindo do Flamengo, chegou e assumiu a condição de titular, marcando, inclusive, gols importantes na competição, como na partida que garantiu o título do alvinegro.

A idolatria da torcida ao camisa 6, no entanto, veio em 2009. Naquela temporada, Cristian foi muito bem no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil. Um gol importante marcado contra o São Paulo, na semifinal Estadual, aumentou ainda mais o moral do volante, que deixou o Parque São Jorge aos prantos para atuar no exterior.