BEM VINDOS

domingo, 28 de novembro de 2010

PENÚLTIMA RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2010: FLUMINENSE COM UMA MÃO NA TAÇA

CORINTHIANS     2   X   0     VASCO

Ficou para a última rodada a decisão do título do Campeonato Brasileiro de 2010. Neste domingo, em jogo pela 37ª e penúltima rodada da competição, o Corinthians fez sua parte e derrotou o Vasco por 2 a 0 no Estádio do Pacaembu, com gols de Bruno César e Danilo. Porém, se manteve na vice-liderança da competição, atrás do Fluminense e com o Cruzeiro ainda em seus calcanhares, já que os três times venceram.
O Fluminense saiu atrás, mas fez 2 a 1 no Palmeiras - agora, com 68 pontos e 19 vitórias, depende apenas de si para ser campeão. O Corinthians, por sua vez, tem um ponto a menos e o mesmo número de vitórias, podendo ser campeão se os cariocas não vencerem. E o Cruzeiro, que tem 66 e as mesmas 19 vitórias, torce por derrota tricolor e no máximo por um empate alvinegro para poder pensar em conquistar seu segundo título.
O jogo teve grande atuação dos laterais Alessandro e Roberto Carlos, além de uma homenagem especial ao zagueiro William - o capitão corintiano anunciou sua aposentadoria neste domingo e fez aquele que deve ser seu último jogo no Pacaembu. Em compensação, o Vasco (que permaneceu com 46 pontos) fez um jogo pouco ofensivo, dependendo muito das bolas que chegavam a Carlos Alberto.

FLAMENGO     1   X   2     CRUZEIRO

O Flamengo perdeu por 2 a 1 de virada neste domingo para o Cruzeiro, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, mas mesmo assim escapou do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Diego Maurício abriu o placar para os donos da casa, mas Roger e Thiago Ribeiro fizeram para os visitantes.
Com o resultado, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo cai para a 15ª colocação, com 43 pontos, à frente de Atlético-GO e Vitória, ambos com 41. Porém, como goianos e baianos duelam na última rodada, os cariocas perderão, no máximo, uma posição no Nacional. Já o Cruzeiro fica em terceiro, com 66 e remotas chances de título - precisa torcer contra Fluminense, líder com 68, e Corinthians, com 67.

PALMEIRAS     1   X   2     FLUMINENSE
 
Uma vitória no Engenhão contra o agora já rebaixado Guarani é o que separa o Fluminense do segundo título do Campeonato Brasileiro de sua história. Neste domingo, os tricolores foram maioria na Arena Barueri e, com uma atuação razoavelmente segura, venceram o Palmeiras, de virada, por 2 a 1. Dinei assustou o Flu e os próprios palmeirenses, que clamavam por uma derrota, ao abrir o marcador já com 4min. Com paciência e perdendo muitas oportunidades, o Fluminense remontou graças a Carlinhos e Tartá, que marcaria o gol salvador.
Quase 12 mil torcedores, e boa parte tricolores, foram até Barueri para acompanhar o jogo que poderia dar até o título para o Fluminense. O Palmeiras teve competência defensiva, sobretudo Deola, mas pareceu assustado com a pressão para não vencer que vinha de sua própria arquibancada. Mesmo sem 100% de sua inspiração, o Flu teve força e o protagonismo das ações, aproximando Muricy Ramalho de seu quarto título do Brasileiro.
A uma rodada do fim, o Fluminense é o líder isolado da Série A com 68 pontos. De nada adiantou o Corinthians bater o Vasco e chegar até 67. Nem o Cruzeiro virar diante do Flamengo e ir até 66 pontos. O Flu depende apenas de suas próprias forças para ficar com o título. Derrotado pelos tricolores, o Palmeiras é o décimo com 50 pontos e pegará os cruzeirenses, fora de casa, no próximo domingo.

CEARÁ     1   X   1     ATLÉTICO-PR
 
A uma rodada do final do Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR deixou a disputa por uma vaga à Copa Libertadores. Neste domingo, o clube ficou no empate por 1 a 1 com o Ceará, em Fortaleza, e acabou eliminado matematicamente da briga pela competição sul-americana, em virtude das vitórias de Botafogo e Grêmio, quinto e quarto classificados no torneio, respectivamente.
Depois de um início com muita marcação de ambas as parte, o Furacão conseguiu abrir o placar aos 36min do primeiro tempo, com Rafael Santos, que desviou de cabeça cobrança de falta de Paulinho. O time cearense empatou aos 43min, com Magno Alves cruzando e contando com a ajuda de Manoel, que desviou no caminho.
Na próxima rodada, o Ceará vai ao Rio de Janeiro, onde encerra sua participação na competição no domingo, diante do Vasco da Gama, no Estádio de São Januário. Já o Atlético Paranaense recebe o Avaí, que luta contra o rebaixamento, no mesmo dia, na Arena da Baixada, em Curitiba.

ATLÉTICO-MG     3   X   1     GOIÁS
 
A angústia da torcida do Atlético-MG está finalmente acabada. Neste domingo, o time obteve uma vitória tranquila sobre os reservas do Goiás, por 3 a 1, na Arena do Jacaré, e afastou qualquer possibilidade matemática de rebaixamento com uma rodada de antecedência. Diego Souza, Renan Oliveira e Diego Tardelli marcaram os gols do alívio, enquanto Éverton Santos descontou.
O resultado levou a equipe do técnico Dorival Júnior a 45 pontos - quatro a mais que o Vitória, primeiro time da zona de rebaixamento, faltando apenas uma rodada para o fim da competição. O Goiás, com 32 pontos e na vice-lanterna, já iniciou a rodada rebaixado e foca todas as suas atenções na disputa da final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente (ARG).

BOTAFOGO     3   X   1     GRÊMIO PRUDENTE
 
O Botafogo segue firme na briga pela "quarta" vaga do Campeonato Brasileiro à Copa Libertadores da América de 2011. Atuando no Estádio Engenhão, o clube carioca derrotou o lanterna, e já rebaixado, Grêmio Prudente pelo placar de 3 a 1 e se manteve na perseguição ao Grêmio, que terminou a 37ª rodada da competição no quarto posto da tabela - o 4º lugar irá ao torneio continental caso o Goiás não seja campeão da Sul-Americana.
Em quinto lugar com 59 pontos, o Botafogo vai encarar o Grêmio, no Olímpico, rival direto e que tem 60. Para a equipe de General Severiano, só o triunfo fora interessa. Por outro lado, o Prudente permanece com 28 tentos somados e terminará na lanterna.

GUARANI     0   X   3     GRÊMIO
 
A briga pela quarta vaga do Campeonato Brasileiro ficou para a última rodada. Neste domingo, o Grêmio visitou o Guarani e venceu por 3 a 0, contando com gols de André Lima, Jonas e Diego Clementino. O resultado mantém os gaúchos em quarto, com 60, um a mais que o Botafogo, justamente o adversário da partida final e único rival na briga pela vaga.
Para o Guarani, ficou a dor do rebaixamento à Série B. O time de Campinas termina o torneio na 18ª colocação, não podendo mais deixar esta colocação. São 37 pontos em 37 jogos no campeonato. A equipe de Vagner Mancini fez a pior campanha do segundo turno, conseguindo somente 11 pontos.
O Grêmio encerra sua participação no Brasileiro contra o Botafogo no Olímpico. Os gaúchos terão ainda que esperar a final da Copa Sul-Americana, entre Goiás e Independiente, para saber se conseguiram vaga à Copa Libertadores - em caso de título goiano, a quarta vaga deixará de existir. Já o Guarani enfrenta o Fluminense no Engenhão.

INTERNACIONAL     1   X   1     VITÓRIA
 
Em preparação para o Mundial de Clubes, o Internacional escalou seu time titular neste domingo para pegar o Vitória, que luta para fugir do rebaixamento. Porém, não passou de um empate por 1 a 1 no Beira-Rio, placar que manteve a equipe rubro-negra com sérios riscos de cair para a Série B. Adaílton abriu o placar para os visitantes, mas Rafael Sobis deixou tudo igual.
O resultado levou o Vitória a 41 pontos, ainda dentro da zona do rebaixamento, na 16ª posição. O time baiano vai definir seu destino na Série A na última rodada em um confronto direto, contra o Atlético-GO (que também tem 41 pontos), em casa. Já o Inter, com 55 pontos, não tem mais objetivos na competição nacional.

AVAÍ     3   X   2     SANTOS

Com uma grande atuação do meia Caio, autor de três gols, o Avaí bateu o Santos de virada por 3 a 2 no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, neste domingo, e garantiu a sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time catarinense subiu para a 14ª colocação com 43 pontos, à frente de Flamengo, com o mesmo número de tentos, e Atlético-GO e Vitória, ambos com 41 - goianos e baianos duelam na última rodada. Enquanto isso, o Santos, sem chances de cair ou de título, permanece na sétima posição, com 55 pontos.

ATLÉTICO-GO     1   X   1     SÃO PAULO
 
Na briga para fugir do rebaixamento, o Atlético-GO recebeu um São Paulo repleto de reservas, mas não conseguiu a vitória. As equipes empataram por 1 a 1 no Serra Dourada, em resultado que ainda deixa a equipe da casa ameaçada na última rodada. Os gols da partida foram marcados por Rogério Ceni (seu 93º na carreira) e Elias, todos no segundo tempo.
Na última rodada, o Atlético-GO viaja ao Barradão para enfrentar o Vitória em confronto decisivo pelo rebaixamento. Já o time tricolor encerra sua melancólica participação no Brasileiro no Morumbi, recebendo o Atlético-MG.
O São Paulo veio a Goiânia com uma coleção de desfalques. Miranda, Rodrigo Souto, Dagoberto, Fernandão, Ricardo Oliveira e Fernandinho ficaram fora por lesão. Já Richarlyson, Xandão e Ilsinho desfalcaram por suspensão. Desta maneira, Paulo César Carpegiani montou o time com uma linha de quatro na defesa formada por Jean, Alex Silva, Renato Silva e Samuel. Na frente, Marlos, Lucas e Lucas Gaúcho foram responsáveis por buscar o gol.