Por JJ MARIANO
Nos últimos tempos temos acompanhado diversas trocas de farpas entre o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, e do Corinthians, Andrés Sanches.
As trocas de “elogios” são constantes. Na última briguinha Juvenal chamou Andrés de analfabeto, que rebateu insinuando que o comandante tricolor tenha sido corrupto quando subprefeito da Penha, na capital paulista numa transação de construção e venda de casas populares naquele local.
Agora eu pergunto: Será que todos sabem o verdadeiro motivo das rusgas entre os dois mandatários desses gigantes do futebol brasileiro?
Simples, um queria ter o que o outro tem. Isso mesmo! O maior sonho do tricolor na era Juvenal é ter uma torcida tão grande quanto ou maior que a do Timão e o maior sonho do Corinthians na era Andrés é ter uma estrutura maior ou igual a do São Paulo.
Queiram ou não, os dois trabalham a todo vapor para alcançar esses objetivos, e estão conseguindo. A torcida tricolor cresce a passos largos e enquanto isso a estrutura do alvinegro aumenta de forma grandiosa. Juvenal está popularizando o São Paulo no sentido pejorativo da palavra: o torcedor são-paulino está se tornando um sofredor, o clube não ganha título, perde dinheiro com negociações erradas de jogadores e lava roupa suja na imprensa, mas o número de torcedores aumenta cada vez mais.
Do outro lado Andrés elitiza o seu clube e por conseqüência seu torcedor. Contratou Ronaldo Fenômeno e usou muito bem esse nome com ações de marketing, desviou o foco da imprensa dos problemas do clube e iniciou as obras do tão sonhado estádio e ainda conseguiu fazê-lo sede da abertura da Copa de 2014, tirando a possibilidade de o São Paulo ter esse jogo no Morumbi, e assim atrai investimentos e melhora ainda mais a estrutura do seu clube.
Sem questionar para qual dos clubes é mais vantajosa essa guerra de vaidades, os dois estão atingindo suas metas e vão continuar brigando pela vitrine, mas no final de tudo, quando os flashes se apagam eles bebem da mesma água nos salões acarpetados dos bastidores do futebol.
Twitter: @JJMARIANO1
Facebook: Jair Julio Mariano