BEM VINDOS

terça-feira, 5 de julho de 2011

COM PRÉ-CONTRATO ASSINADO, PALMEIRAS AGUARDA POR MARTINUCCIO

Vínculo tem validade por três anos e multa milionária em caso de rescisão. Presidente aguarda chegada do argentino para selar acordo definitivo

Martinuccio, do Peñarol, tenta sair da marcação do santista Adriano, na final da Libertadores (AP)

O atacante argentino Alejandro Martinuccio, do Peñarol-URU, está muito próximo de ser anunciado como novo reforço do Palmeiras. Um pré-contrato assinado pelo jogador já está nas mãos do clube e é válido por três anos. Seu atual vínculo com o Peñarol termina em 31 de julho, mas o Verdão espera contar com ele antes do fechamento da janela de transferências, no próximo dia 20. Para se proteger, o clube utilizou a mesma medida da contratação de Maikon Leite: uma multa altíssima para evitar problemas. No caso de Martinuccio, tal multa está na casa dos R$ 50 milhões.

- Existe isso, sim (pré-contrato e multa), então vamos aguardar. Sempre sou otimista, mas vamos esperar o jogador chegar aqui antes de confirmar qualquer coisa – afirmou o presidente Arnaldo Tirone, ao Globoesporte.com.

O clube já se acertou com o grupo de empresários que é dono dos direitos econômicos de Martinuccio. O Peñarol diz que tem prioridade na aquisição de tais direitos, mas já não conta mais com ele para a sequência da temporada. O argentino deixou o Uruguai nos últimos dias e não foi mais encontrado. Por lá, a notícia é de que o atacante se apresenta no dia 2 de agosto ao Verdão.

O Palmeiras crê que não terá problemas em apresentar o atacante em agosto, após o fechamento da janela, pois Martinuccio estaria sem contrato com o Peñarol e a transferência não seria considerada internacional. Para que ele venha antes, o Verdão teria de pagar uma compensação ao clube uruguaio.

O fato é que o acordo existe e só será quebrado mediante pagamento da multa. Outros clubes interessados, como o Fluminense, ainda acreditam na contratação de Martinuccio. Italianos, como o Catania, viram o negócio esfriar. A tendência é que o destaque do Peñarol na Libertadores vista mesmo a camisa alviverde.

Maikon Leite, apresentado há cerca de dez dias, assinou pré-contrato semelhante no início do ano. O valor para a quebra do acordo chegava aos R$ 136 milhões para o mercado internacional.

SANTOS FICA ENTRE OS DEZ MELHORES CLUBES DO MUNDO DA IFFHS

Conquista da Libertadores da América deixou o Santos entre os dez melhores times do mundo

Foto: Fernando Borges/Terra

O tricampeonato da Libertadores colocou o Santos entre os dez melhores times do mundo segundo o ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês). Com 236 pontos, na nona posição, o time paulista é o brasileiro melhor colocado e está a frente de clubes como Chelsea, da Inglaterra, e Milan, da Itália.

A lista, que compreende o período de julho de 2010 a julho de 2011, tem o Barcelona, possível adversário do Santos no Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão, no primeiro lugar.

Com o título sul-americano, o Santos subiu quatro posições em relação ao último ranking. Depois do time de Neymar, o melhor brasileiro é o Internacional, em 12° lugar. Os maiores rivais do Santos estão muito abaixo do time na lista. O Palmeiras é o 53º colocado, o São Paulo o 121° e o Corinthians o 140°.

A IFFHS usa os resultados dos últimos 12 meses como critério para formular seu ranking. Porém, cada país tem um peso para seus resultados. O Brasil, ao lado de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Argentina, faz parte do grupo mais forte, de peso 4. Entretanto, os campeonatos estaduais não são computados, o que deixa os brasileiros em desvantagem.

Confira os dez melhores time do mundo:

1º Barcelona, da Espanha - 317,02 pontos
2º Real Madrid, da Espanha - 307,03 pontos
3º Porto, de Portugal - 291,54 pontos
4º Manchester United, da Inglaterra - 285,05 pontos
5º Manchester City, da Inglaterra - 254,06 pontos
6º Villareal, da Espanha - 250,07 pontos
7º Inter de Milão, da Itália - 246,08 pontos
8º Vélez Sarsfield, da Argentina - 239,09 pontos
9º Santos, do Brasil - 236,010 pontos
10ºDínamo de Kiev, da Ucrânia - 222,5 pontos