BEM VINDOS

sábado, 22 de outubro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO: FIGUEIRENSE FAZ DO PALMEIRAS MAIS UMA VÍTIMA

AMÉRICA-MG     2   X   2     GRÊMIO

América-MG empata com Grêmio no fim, mas segue na lanterna 

América-MG marcou gol de empate contra o Grêmio aos 42min do segundo tempo

Foto: Luiz Costa / Hoje em Dia/Futura Press

O Grêmio virou para cima do América-MG neste sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, mas tomou o empate por 2 a 2 nos minutos finais e perdeu boa chance de somar três pontos importantes no Campeonato Brasileiro da Série A. O time mineiro, mesmo com o resultado obtido nos últimos instantes da partida, segue na lanterna e com chances cada vez mais remotas de escapar do rebaixamento. O duelo foi válido pela 31ª rodada da competição.

O resultado manteve a equipe mineira na lanterna do Campeonato Brasileiro, agora com 25 pontos. O clube de Belo Horizonte precisará de uma boa sequência de vitórias para escapar do rebaixamento, já que está a sete pontos do Ceará, primeiro time fora da zona da degola, mas que tem um jogo a menos que os mineiros. O próximo compromisso é contra o Coritiba, no domingo, 30 de outubro, no Couto Pereira, às 18h (de Brasília).

O Grêmio, por sua vez, perdeu boa chance de encostar no grupo de cima da Série A que disputa vaga na Copa Libertadores. O time gaúcho chegou aos 43 pontos e, na nona colocação, tem sete pontos a menos que o Fluminense, quinto lugar e por enquanto última equipe que se classificaria ao torneio continental. Os gremistas encaram o Flamengo também no domingo, mas às 16h, no Estádio Olímpico.


AVAÍ     3   X   2     BOTAFOGO

Avaí garante vitória no final e afasta Botafogo da ponta

Cléverson marcou um gol de bicicleta na vitória do Avaí sobre o Botafogo por 3 a 2, no Estádio da Ressacada

Foto: Cristiano Andujar/Futura Press

O Avaí venceu o Botafogo por 3 a 2, no Estádio da Ressacada, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe da casa começou perdendo, com gol de Loco Abreu, mas conseguiu a virada ainda no primeiro tempo com gols de Robinho e Cléverson, marcando em uma linda bicicleta. Porém, o Botafogo chegou ao empate no segundo tempo, com gol de Renato. Mesmo pressionando, o Botafogo acabou tomando o terceiro no fim do jogo, com Robert aproveitando rebote de Jefferson.

Com o resultado, o Botafogo perde a chance de assumir, pelo menos provisoriamente, a liderança do campeonato. A equipe fica com 52 pontos e está na terceira posição. O Avaí, que chegou a 29 pontos, deu um grande passo na luta contra o rebaixamento, subindo para a 18ª posição e colocando pressão em cima das outras equipes que também lutam para não cair para a Série B.


FLUMINENSE     0   X   2     ATLÉTICO-MG

Atlético-MG vence Flu e empurra Cruzeiro para a zona do descenso

O meia Daniel Carvalho marcou o primeiro gol da vitória do Atlético-MG contra o Fluminense, por 2 a 0

Foto: Fernando Soutello/Agif/Gazeta Press

Em pleno Engenhão, o Atlético-MG venceu o Fluminense por 2 a 0, gols de Daniel Carvalho e André, e saiu momentaneamente da zona do rebaixamento, empurrando o rival Cruzeiro para a 17ª posição. Com a vitória, o clube mineiro chegou a 33 pontos e subiu para o 15º lugar. Já o time carioca continua em 5º, com 50 pontos.

Apesar da vitória, caso o Cruzeiro e o Ceará vençam neste domingo, o Atlético-MG volta a estar entre os quatro últimos. Na próxima rodada, o Fluminense viaja até o nordeste para enfrentar o Ceará, no sábado. Já o clube mineiro recebe o Palmeiras no domingo.


PALMEIRAS     1   X   2     FIGUEIRENSE

Figueirense bate Palmeiras, faz mais uma vítima fora, e sonha com G-4

 Figueirense faz grande campanha fora de casa no Brasileiro

Foto: Edson Lopes Jr/Terra

O Figueirense chegou ao décimo jogo de invencibilidade no Brasileiro e fez mais uma vítima fora de casa. O surpreendente time do técnico Jorginho venceu o Palmeiras por 2 a 1, no Estádio do Canindé, neste sábado, pela 31ª rodada da torneio, com gols de Wellington Nem e Júlio César. No último lance, Ricardo Bueno descontou.

Com 47 pontos, na oitava colocação, o clube alvinegro está a apenas três pontos do Fluminense, que conquistaria vaga para a Libertadores no momento. São Paulo e Internacional ainda podem pontuar no complemento da rodada e embolar mais a briga pela vaga.

O Palmeiras junta-se a Grêmio, Santos, Cruzeiro, Corinthians e Atlético-MG, que também perderam para o Figueirense jogando em seus estádios.

Em situação oposta na tabela, a equipe alviverde completa seis jogos sem vitórias na Série A, em queda livre na tabela. Após a semana em que Felipão confirmou a postura de não querer contar com o atacante Kleber no elenco, os paulistas terminam o sábado na 13ª colocação, com 41 pontos, mostrando muitas limitações.

O Figueirense devolveu o resultado do primeiro turno, quando foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0, no Orlando Scarpell. Mostrando mais organização durante todo o jogo, os catarinenses conquistaram a vitória com gols de Wellington Nem, aos 10min do primeiro tempo, e Júlio César, aos 30min da etapa final.


VILA BELMIRO, CASA DO SANTOS, COMPLETA HOJE 95 ANOS

Estádio passou por diversas reformas até chegar ao estado que se encontra hoje
Foto: Diego Garcia/Especial para Terra

Um dos mais lendários palcos do futebol brasileiro faz aniversário neste sábado. A Vila Belmiro, estádio do Santos, completa 95 anos de fundação, com muita história para contar. De Pelé a Neymar, a casa do time paulista é motivo de orgulho para o torcedor santista, que vê no estádio um caldeirão, e é tida como motivo de temor dos adversários da equipe, pela atmosfera que lhe cerca.

A ideia de fazer o seu próprio estádio, surgiu no clube pela dificuldade para receber jogos no começo de sua trajetória, pois o campo da Avenida Ana Costa, onde hoje está a Igreja Coração de Maria, também era utilizado por outras agremiações da cidade.

Sendo assim, o Santos passou a buscar um terreno, onde pudesse erguer o seu estádio e mandar as suas partidas. Em uma Assembléia Geral, foi aprovada a compra de um terreno de 16.500 metros quadrados, no bairro da Vila Belmiro - mais tarde, apesar do nome do estádio ser Urbano Caldeira, o nome do bairro onde fica localizado o campo se tornou referência para o local, tanto nacional quanto internacionalmente.

O primeiro jogo que o Santos realizou na Vila Belmiro foi contra o Clube Atlético Ypiranga, vitória por 2 a 1, no dia 22 de outubro de 1916. Adolpho Millon Jr, sócio-fundador do clube, foi o autor do primeiro gol da Vila Belmiro, com Jarbas tendo sido o responsável pelo segundo tento anotado.

Depois disso, o estádio viu as transformações passadas pelo Santos durante a sua história. Na Vila, os santistas tiveram a oportunidade de ver ídolos como o Rei Pelé, maior atleta de futebol de todos os tempos, desfilar todo o seu talento.

O campo também recebeu gerações como a campeão paulista de 1978, dos primeiros Meninos da Vila, comandados por Pita e Juary, passando pelo time campeão brasileiro de 2002, com Diego e Robinho, até a atual, que venceu a Copa Libertadores da América deste ano, liderada por Paulo Henrique Ganso e Neymar.

O alvinegro praiano também conquistou inúmeros títulos na Vila que, com o passar dos anos, viu a sua capacidade ser reduzida para 15.800 espectadores. Apesar disso, o estádio segue recebendo duelos importantes, como foi diante do Corinthians, na vitória por 2 a 1, que deu a equipe o título paulista deste ano.

Vale destacar ainda que, na história, o Santos disputou 2.068 partidas na sua casa. Com a força de sua torcida, o time venceu 1.315 vezes, empatou 404 e foi derrotado em 349 jogos. Ao todo, os santistas já balançaram as redes rivais em 5.304 oportunidades no estádio e sofreram 2.518 gols no mesmo local.