Coritiba vira na Vila e empurra Santos para zona do rebaixamento
Jogadores do Coritiba comemoram virada na Vila
Foto: Leandro Amaral/Futura Press
Em duelo de dois times que foram sensações do futebol brasileiro no primeiro semestre, o Santos perdeu por 3 a 2, de virada, para o Coritiba, nesta quarta-feira, jogando na na Vila Belmiro. Com o resultado, a equipe do técnico Muricy Ramalho, atual campeã da Libertadores, termina a noite em 17º, com 15 pontos, na zona do rebaixamento.
Apesar de, na 17ª rodada do torneio, terem dois jogos a menos que a maioria dos clubes, os santistas não conseguem se livrar da incômoda situação de brigar para não cair e as estatísticas preocupam. São duas derrotas seguidas no Brasileiro - após revés contra o Atlético-GO na última rodada -, e apenas duas vitórias nos últimos oito jogos. Na Vila Belmiro, foram duas derrotas (para Flamengo e Coritiba) e um empate (contra o Corinthains) nas três partidas mais recentes.
Como consolo, Borges, autor de dois gols no jogo, chegou ao seu décimo no campeonato e assumiu a artilharia isolada, ultrapassando Ronaldinho, que, suspenso, não jogará nesta quinta-feira. Na oportunidade que teve para marcar seu terceiro na partida, o atacante desperdiçou um pênalti.
Para o Coritiba marcaram Jeci, Marcos Aurélio e Leo Gago. Os paranaenses, que venceram pela segunda vez fora de casa na competição e agora ocupam a nona colocação, com 24 pontos, ainda reclamam a não marcação de um pênalti em que Leonardo teria sido derrubado por Rafael.
ATLÉTICO-MG 2 X 3 CORINTHIANS
Tite mexe bem, Corinthians vira sobre Atlético-MG e segue na ponta
O Corinthians voltou a vencer depois de três rodadas e assegurou a liderança do Brasileiro
Foto: Pedro Vilela/Futura Press
Dois tempos distintos: o primeiro, apático; o segundo, ótimo. Com tal roteiro, escrito principalmente por causa da ousadia do técnico Tite depois do intervalo, o Corinthians, enfim, voltou a vencer depois de três rodadas de Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, a equipe do Parque São Jorge derrotou, de virada, o Atlético-MG pelo placar de 3 a 2, no Estádio Lamegão, em Ipatinga, e assegurou a liderança do Campeonato Brasileiro.
Depois de sair atrás do placar e conseguir um ótimo resultado, o Corinthians joga a pressão para o vice-líder Flamengo, que enfrenta nesta quinta-feira o Atlético-GO. Com 37 pontos somados ao final desta 17ª rodada, a equipe paulista abriu três em relação ao clube carioca, que precisa do resultado positivo para se manter colado ao rival. Já o Atlético-MG, por outro lado, segue na parte baixa da tabela, estacionado com 15 pontos na 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento.
Ainda líder do Campeonato Brasileiro apesar dos tropeços nas últimas semanas, o Corinthians buscou impor o estilo cadenciado de jogo, mas não conseguiu por conta da velocidade com a qual o Atlético-MG atuou durante a primeira etapa. Marcando forte e buscando os contra-ataques, o clube mineiro conseguiu abrir dois gols de vantagem, aproveitando falhas paulistas. Dudu Cearense, sozinho dentro da área, fez 1 a 0 aos 13min; enquanto aos 27min, Guilherme, depois de pênalti infantil cometido por Jorge Henrique, sacramentou o resultado no Estádio Lamegão.
O Corinthians se transformou no segundo tempo. Ousado, Tite tirou o lateral direito Alessandro e colocou em campo Emerson. Com mais um atacante e Jorge Henrique deslocado para a lateral esquerda - Welder foi para a direita com a substituição -, o time do Parque São Jorge reagiu em apenas 8min. Aos 4min, o próprio Emerson descontou. Quatro minutos depois, o camisa 11 sofreu pênalti que Alex cobrou para empatar. Na jogada, Réver ainda acabou expulso pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique.
Com a vantagem numérica, o Corinthians tomou conta do jogo em Ipatinga. Mais ofensivo, o clube do Parque São Jorge controlou o confronto, especialmente por conta do abatimento do Atlético-MG. Assim, com tempo e espaço, a equipe paulista obteve a virada. Emerson, principal jogador em campo, desviou cruzamento do "lateral esquerdo" Jorge Henrique na direção de Liedson, que dominou e finalizou com tranquilidade para modificar o marcador.
INTERNACIONAL 1 X 0 BOTAFOGO
Com gol de Damião, Inter bate Botafogo na estreia de Dorival
Com gol de Leandro Damião, Internacional faz 1 a 0 e vence Botafogo no Estádio do Beira-Rio
Foto: Lucas Uebel/Gazeta Press
Recém-contratado, o técnico Dorival Júnior estreou com o pé direito no Internacional. Nesta quarta-feira, em seu primeiro jogo à frente da equipe, o treinador comandou os colorados na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, em compromisso no Estádio do Beira-Rio e válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado frustrou os planos do time do Rio de Janeiro, que poderia ir a 31 pontos e se aproximar dos líderes caso vencesse. Derrotados em Porto Alegre, os botafoguenses permaneceram com 28 pontos e se mantiveram na quinta colocação - ainda na zona de classificação para a Libertadores, já que o Vasco é terceiro. O Inter é sétimo, com 26.
Em um primeiro tempo de poucas emoções, foi o Botafogo quem chegou mais perto de abrir o placar. Após cobrança de falta para a área aos 16min, Alexssander apareceu atrás da zaga e desviou de cabeça - a bola entrou, mas a arbitragem assinalou impedimento.
O Inter tentava controlar a partida, mas só foi criar com perigo pela primeira vez aos 34min: D'Alessandro levantou na área pela direita, Leandro Damião arrumou de cabeça e Jô, mais alto que marcação, testou firme para o gol - Jefferson espalmou para fora e evitou o gol. Dez minutos depois, Leandro Damião driblou a marcação e arriscou da entrada da área, mas parou novamente no goleiro.
Após o intervalo, o time de Dorival Júnior passou a pressionar e foi premiado. Aos 10min, D'Alessandro cobrou falta pela esquerda e obrigou Jefferson a trabalhar. Mais tarde, porém, o goleiro não conseguiu evitar o gol de Leandro Damião: o atacante aproveitou o cruzamento pela esquerda aos 12min e, após desvio de Jô, cabeceou desmarcado para marcar.
Com vantagem, o time gaúcho passou a apertar e quase fez 2 a 0 aos 15min, em chute de Nei pela direita que passou perto do gol. O Botafogo, porém, acordou e tentou responder. Primeiro, com forte chute de Alexssander aos 29min que acertou a trave esquerda do goleiro Muriel. Depois, aos 33min, em cabeçada de Fábio Ferreira que passou rente ao travessão.
O Inter ainda teve a chance de ampliar aos 42min, mas Jefferson defendeu a cabeçada à queima-roupa de Rodrigo Moledo.