BEM VINDOS

domingo, 5 de junho de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO: DOMINGO DE ESTREIA E DESPEDIDA

FLAMENGO     1   X   1     CORINTHIANS

No adeus de Pet, Corinthiae liderans empata com Flamengo

Titular desde a saída de Dentinho, Willian marcou pela primeira vez no Brasileiro depois de ótima jogada do estrelante Weldinho

Foto: Getty Images

No dia em que grande público rubro-negro foi até o Engenhão para acompanhar o adeus de Petkovic, Corinthians e Flamengo ficaram no 1 a 1 depois de jogo bastante movimentado. Com o resultado deste domingo, é a equipe paulista que tem melhor situação no Campeonato Brasileiro.

Com sete pontos, o Corinthians é o líder da Série A com sete pontos, mesmo número do Palmeiras, que fica atrás por conta do saldo de gols. São Paulo e Atlético-MG têm seis e fecham a rodada em confronto direto na próxima quarta-feira, podendo um deles assumir a ponta de forma isolada. O Flamengo tem cinco e ocupa a nona colocação.

Petkovic, o personagem da tarde de domingo, jogou por 45 minutos de forma discreta, sem comprometer e sem também causar algum dano à defesa do Corinthians, que foi superior na etapa inicial e mereceu sair na frente em gol de Willian. Renato Abreu, cobrando falta, empatou ainda antes do intervalo, e o Fla, apesar do melhor jogo no segundo tempo, ficou no 1 a 1.

Além de marcar o reencontro de Felipe e Emerson Sheik com seus antigos clubes, a partida ficará lembrada por estreias e não apenas pelo adeus de Petkovic. Pelo Corinthians, debutaram Weldinho, de boa atuação na lateral direita, Edenílson e o próprio Emerson. No lado rubro-negro, Junior Cesar, ex-São Paulo, entrou nos instantes finais na lateral esquerda.


GRÊMIO     2   X   0     BAHIA

Viçosa faz 2, Grêmio vence mais uma e mantém jejum do Bahia

Com dois gols de Júnior Viçosa (esq), Grêmio bateu o Bahia neste domingo no Estádio Olímpico

Foto: Agência Lance

Com ótima atuação do centroavante Júnior Viçosa, o Grêmio bateu o Bahia por 2 a 0 neste domingo, no Estádio Olímpico, e alcançou sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro. O resultado, além de embalar a equipe de Renato Gaúcho, mantém a equipe de René Simões sem vitórias na elite do futebol nacional em 2011.

Viçosa anotou os dois gols da vitória do time gaúcho ainda no primeiro tempo - o primeiro após cruzamento de Mário Fernandes, e o segundo com um passe açucarado de Lins. Já o Bahia, que dependeu demais de jogadas individuais dos atacantes Souza e Jobson, não mostrou bom futebol e teve no lateral esquerdo Ávine seu jogador mais perigoso.

Agora, o Grêmio soma seis pontos em três rodadas no Brasileiro. A equipe tentará o terceiro triunfo seguido na próxima rodada contra o São Paulo, no Morumbi. Já o Bahia buscará a primeira vitória na competição em casa, no Estádio de Pitauçu, diante do Atlético-MG.


CORITIBA     5   X   1     VASCO
Antes de decisão, Coritiba goleia Vasco com início arrasador

Ausência na decisão da Copa do Brasil, Anderson Aquino compensou ao marcar três gols neste domingo

Foto: Agência Lance

Bastaram 19 minutos de partida para os reservas do Coritiba golearem os suplentes do Vasco por 5 a 1, neste domingo, no Estádio Couto Pereira, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Os times atuaram sem a força máxima porque decidem a Copa do Brasil na quarta-feira, novamente na capital paranaense.

Suspenso da partida decisiva da Copa do Brasil por ter recebido o terceiro cartão amarelo na última quarta-feira, Anderson Aquino foi o grande destaque da partida. O meia-atacante marcou três gols, aos 9min, aos 14min e aos 19min ainda do primeiro tempo. O meia Tcheco abriu a vitória logo aos 2min.

Já no segundo tempo, Maranhão ampliou a vantagem do Coritiba na partida aos 19min. Três minutos depois, Elton dominou na entrada da pequena área para descontar a grande desvantagem vascaína no início da partida.

Líder da competição no começo da rodada, o Vasco sofreu a primeira derrota no Brasileiro e caiu provisoriamente para o sétimo lugar, com seis pontos. Já o time paranaense somou os três primeiros pontos e subiram para o 12º lugar com o triunfo.

Coritiba e Vasco colocam fim à maratona de partidas na quarta-feira, quando se enfrentam pela segunda decisão da Copa do Brasil. O time carioca leva vantagem pois ganhou em São Januário por 1 a 0 ,com gol de Alecsandro. Agora, joga por um empate ou uma derrota por um gol de diferença (a partir de 2 a 1) no Couto Pereira, às 21h50 (de Brasília). Já os donos da casa precisam vencer por dois gols de vantagem. Se a equipe alviverde ganhar por 1 a 0, a decisão será nos pênaltis.


SANTOS     3   X   1     AVAÍ

Borges brilha em estreia, e Santos bate Avaí com facilidade

Borges estreou com dois gols pelo Santos

Foto: Agência Lance

Foram apenas sete minutos de bola rolando até o estreante Borges deixar sua marca pela primeira vez com a camisa do Santos. Com um gol no início de cada tempo, o camisa 9 foi fundamental para a vitória alvinegra por 3 a 1 neste domingo, contra o Avaí, na Vila Belmiro - a primeira dos comandados de Muricy Ramalho no Campeonato Brasileiro.

O outro gol santista foi marcado pelo jovem Rychely, já nos acréscimos. Os catarinenses, que descontaram no final com Maurício Alves, somam três derrotas em três rodadas na competição.

Com quatro pontos ganhos, o Santos tentará embalar na próxima rodada contra o Cruzeiro, fora de casa. Já o time de Silas busca seus primeiros pontos na Ressacada, diante do América-MG. As duas partidas acontecem no próximo sábado.

Na partida deste domingo, o time paulista foi bastante superior durante todo o confronto, dominando a posse de bola, enquanto o Avaí só foi testar o goleiro Rafael no final do segundo tempo. O Santos recuou no final e permitiu um gol do time visitante, mas praticamente não teve a vitória ameaçada na partida.


AMÉRICA-MG     2   X   4     INTERNACIONAL
 
Inter aproveita falhas do América-MG e vence a 1ª no Brasileiro

Destaque da partida com dois gols, Oscar recebe abraços de companheiros

Foto: Mazão Ramires/Futura Press

Considerado um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro, o Internacional demorou três rodadas para conseguir o primeiro triunfo na competição. Neste domingo, a equipe gaúcha derrotou o América-MG por 4 a 2, no Estádio Morenão, em Campo Grande.

A vantagem foi conquistada menos de dez minutos. Oscar aproveitou cruzamento de Cavenaghi para abrir o marcador aos 13min do primeiro tempo. Dois minutos depois, D'Alessandro ampliou a vantagem. Aos 21min, Oscar aproveitou falha de Gabriel, que já havia errado no primeiro tento, para marcar o terceiro do Inter.

Na etapa final, Rodriguinho descontou com um belo gol, aos 10min. Porém, aos 14min, o argentino Cavenaghi completou bela jogada de Zé Roberto para o fundo das redes, ampliando o marcador no Morenão. Aos 38min, Alessandro descontou e colocou números finais ao marcador.

Com a vitória, o Internacional termina a rodada na décima colocação com quatro pontos. Na próxima rodada, o time gaúcho recebe o Palmeiras no domingo, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio.

Já o América permanece com três pontos, mas agora em 16º lugar, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento. O próximo desafio do time será contra o Avaí, no sábado, às 18h30 (de Brasília), na Arena do Jacaré.

BRASILEIRÃO: SANTOS, CORINTHIANS E GRÊMIO

Ainda sem vencer no Brasileiro, Santos recebe o Avaí na Vila

O Santos recebe o Avaí, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Como o primeiro jogo da decisão da Copa Libertadores da América, contra o Peñarol, só acontece no dia 15, a equipe quer aproveitar o descanso, embalar na Série A, para, enfim, alcançar a primeira vitória no torneio.

Com um empate e uma derrota no campeonato, o técnico Muricy Ramalho sabe que o Santos não pode deixar de somar pontos neste início de Brasileiro, principalmente para quem pensa em chegar ao final do torneio almejando o título.

"Não tem essa de deixar uma competição para trás. Todo campeonato é importante. E temos um jogo importante pelo Brasileiro. Por isso, temos que esquecer um pouco a Libertadores e buscar a vitória sobre o Avaí. Vamos respeitá-los, mas precisamos ganhar a partida", afirmou Muricy.

Por isso, a tendência é que o treinador escale a maior parte dos titulares diante dos catarinenses. Muricy Ramalho não deve dar descanso aos jogadores neste domingo.

Se o Santos busca a primeira vitória no Brasileiro deste ano, o Avaí vive uma situação ainda pior na competição. Com duas derrotas nas duas primeiras rodadas, para Flamengo e Atlético-MG, os catarinenses tentam surpreender os santistas para marcar os seus primeiros pontos dentro do torneio.


Tite quer manter aproveitamento de 100% no Brasileiro

A vitória de virada sobre o Grêmio, em pleno Olímpico, serviu de lição para o Corinthians. Para a partida deste domingo, contra o Flamengo, a segunda fora de casa no Campeonato Brasileiro, a equipe paulista vai ao Engenhão sabendo que vai se deparar com semelhante dificuldade.

"O Grêmio jogou com pressão adiantada, afogando nossa saída de bola, não deixando trocarmos três passes, querendo decidir o jogo no início", lembrou Tite. "No Brasileiro, ninguém vai ficar lá atrás (na defesa) especulando. Salvo uma ou outra situação, todos vão agredir e procurar o resultado".

Em Porto Alegre, mesmo depois de sair atrás no marcador, o Corinthians manteve a tranquilidade para sair de campo vitorioso, sob comando do atacante Liedson - que cavou um pênalti e marcou um golaço. A ordem para o jogo no Rio de Janeiro é a mesma: não entrar em desespero.

"Tem que ter maturidade de ter posse de bola, jogar. Tem que ter volume, criar oportunidade. E também ter um sistema defensivo forte, mas não ficar só se defendendo", pregou Tite.

Invictos, Flamengo e Corinthians duelam a partir das 16 horas (de Brasília) deste domingo.


Grêmio do técnico Renato Gaúcho quer voltar a vencer dentro do Estádio Olímpico

Já se passaram quase dois meses da última vitória gremista dentro do Olímpico. Foi em abril, no dia 7, sobre o Junior de Barranquilla. Desde então, o time de Renato Gaúcho atuou três vezes como mandante, sempre sendo derrotado. O jejum concede uma importância maior ao jogo contra o Bahia, neste domingo. O confronto das 16h (de Brasília), válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, além de poder colocar o time mais perto da ponta da tabela, tem como objetivo voltar a vencer diante do seu torcedor.

Ser derrotado sob seus domínios foi doloroso. A primeira derrota ocorreu para o Universidad Católica, pela Libertadores. Depois, o torcedor viu o Campeonato Gaúcho ser conquistado pelo maior rival. Na sequência, novo revés, agora na estreia do Brasileiro diante do Corinthians. Porém, o ambiente não é de tristezas no Olímpico.

A semana foi de sorrisos, primeiro por causa da vitória sobre o Atlético-PR (1 a 0), depois pela chegada de reforços e a antecipação da janela de transferências. Esse é o ânimo que dá gás para vencer em casa após quase dois meses.

"Temos a obrigação de vencer em casa. Conhecemos o gramado, temos o torcedor nos apoiando. Temos uma maneira de jogar aqui que é sempre pressionando o adversário. Temos sempre que buscar a vitória", comentou o meio-campista Douglas.

O time gaúcho é o sétimo colocado, com três pontos, enquanto o adversário desta tarde é o 14º.