BEM VINDOS

domingo, 7 de agosto de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO: SANTOS ENFIM VENCE UMA E VASCO É GOLEADO

SANTOS     1   X   0     CEARÁ

Com gol do "fotógrafo" Borges, Santos bate Ceará e volta a vencer

Borges comemorou o primeiro gol do Santos tirando foto da torcida em São Paulo

Foto: Ivan Pacheco/Terra

O Santos conseguiu superar neste domingo a série de três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro e deixou, provisoriamente, a zona de rebaixamento da competição. No Pacaembu, e desfalcado do suspenso atacante Neymar, o time  venceu o Ceará por 1 a 0 pela 15ª rodada e viu Borges inovar na comemoração do gol do triunfo: o camisa 9 pediu emprestada uma câmera a um fotógrafo na beira do campo e clicou imagens da torcida alvinegra.

Único homem de frente no esquema 4-5-1 do Santos, que contou com os estreantes Leandro Silva e Henrique, Borges garantiu a vitória santista aos 31min do primeiro tempo. Lançado por Elano, Arouca invadiu a área do Ceará pela direita e bateu cruzado; Diego espalmou, e o camisa 9 apareceu na pequena área para empurrar às redes e festejar seu oitavo gol na competição nacional - apenas um a menos que o flamenguista Ronaldinho, artilheiro com nove.

Com três jogos a menos que a maioria das partidas no Brasileiro, o Santos chegou neste domingo aos 14 pontos ganhos e deixou, provisoriamente, a 18ª colocação da tabela e subiu para a 16ª, mas ainda depende dos jogos das 18h30 para manter a posição. Já o Ceará, estacionado com 18 e agora há três jogos sem vencer, segue em 12º.

Antes de Borges definir a vitória santista, a equipe de Muricy já controlava a partida, mas encontrava dificuldades para conseguir se livrar da apertada marcação do Ceará. Até o camisa 9 abrir o marcador, a melhor oportunidade do time mandante no Pacaembu havia saído dos pés do criticado Elano, em cobrança de falta defendida por Diego.

Depois do gol de Borges, o Santos repetiu uma boa jogada pelo lado direito do gramado, por onde Elano passou a atuar como lateral após a troca de Leandro Silva por Diogo. O camisa 8 tocou de letra para Arouca, que cruzou rasteiro na pequena área para Paulo Henrique Ganso. O camisa 10, porém, pegou muito mal na bola e jogou por cima do travessão, desperdiçando uma ótima oportunidade aos 39min.

O segundo tempo foi mais equilibrado no Pacaembu, e logo de cara duas boas oportunidades foram criadas. Primeiro foi o Ceará, que arriscou de longe e levou perigo ao gol de Rafael a 1min; em seguida, Elano municiou Borges, que finalizou contra o corpo do zagueiro Fabrício e assustou Diego. Não demorou muito para Elano arriscar um belo chute a gol e obrigar o arqueiro visitante a fazer uma bela defesa.

Em uma segunda etapa marcada por bastantes disputas pela bola no meio de campo e poucas jogadas de efetivo perigo, o Santos soube se segurar no gramado - ainda mais depois de Muricy sacar Borges para colocar o zagueiro Bruno Aguiar - e comemorar o quarto resultado positivo na competição.


INTERNACIONAL     3   X   2     CRUZEIRO

D'Alessandro brilha, Inter bate Cruzeiro e volta a vencer
D'Alessandro brilhou na vitória do Internacional sobre o Cruzeiro neste domingo

Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm/Divulgação

Depois de quatro partidas sem vitória, incluindo os duelos com Barcelona e Milan na Copa Audi, o Internacional reencontrou o resultado positivo. Na tarde desta quarta-feira, no Estádio Beira-Rio, o clube comandado interinamente por Osmar Loss derrotou o Cruzeiro pelo placar de 3 a 2, em confronto válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o triunfo deve-se muito à atuação do meia argentino Andrés D'Alessandro, autor de um gol e de uma assistência no duelo.

Vaiado pela torcida durante o confronto, depois de errar um passe que vetou um contra-ataque do Inter, D'Alessandro comandou o ritmo do time de Osmar Loss e brilhou diante do Cruzeiro. O argentino bateu o pênalti com categoria, empatando o jogo ainda no primeiro tempo, e acertou um lindo cruzamento para Damião marcar o terceiro. Depois do ótimo passe, desabafou: fez gestos para o setor das sociais no Beira-Rio. A reação encantou a torcida, que aplaudiu o camisa 10 no momento em que ele acabou substituído pelo volante João Paulo.

Com a recuperação na temporada, o Internacional volta a pensar em brigar por uma vaga à próxima edição da Copa Libertadores da América. O time colorado chegou aos 22 pontos e subiu para a sexta colocação. Em contrapartida, o Cruzeiro segue em má fase. Sob o comando de Joel Santana, o clube de Belo Horizonte acumulou o quarto revés seguido, e se mantém com 18 pontos.


ATLÉTICO-PR     1   X   1     CORINTHIANS

Alex marca, mas Corinthians empata com Atlético-PR e deixa a ponta

Alex fez seu primeiro gol com a camisa do Corinthians

Foto: Giuliano Gomes/Gazeta Press

O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Neste domingo, em Curitiba, em jogo válido pela 15ª rodada, o Corinthians empatou com o Atlético-PR por 1 a 1 e viu o Flamengo assumir a ponta da tabela por sua vitória sobre o Coritiba no último sábado. A equipe alvinegra tem 32 pontos na segunda colocação, um a menos que os cariocas. Já o time do Paraná está na incômoda 19ª posição, com 12 pontos.

O empate interrompeu a série de duas vitórias do Atlético-PR, que busca reagir após fraco início de campeonato. No péssimo gramado da Arena da Baixada, a equipe da casa viu um primeiro tempo equilibrado, em que Cléber Santana abriu o placar com um gol de pênalti. Depois do intervalo, também em penalidade, Alex igualou com seu primeiro tento com a camisa alvinegra.

Vindo da sequência positiva, o Atlético-PR manteve a base que fez 3 a 0 fora de casa no Atlético-GO. Novamente Devid, Cléber Santana, Kléberson e Marcinho formaram o meio de campo, com Madson auxiliando Morro Garcia no ataque.

Já o Corinthians sofreu duas mudanças. O goleiro Danilo Fernandes substituiu o barrado Renan, enquanto Alex tornou-se titular de última hora, substituindo o centroavante Emerson que sentiu um torcicolo e iniciou o jogo no banco. O meia formou uma linha de armadores com Danilo e Jorge Henrique, contando também com a presença do atacante Willian.


AMÉRICA-MG     3   X   0     FLUMINENSE

Lanterna, América-MG faz 3 no Flu e vence depois de 13 rodadas
América-MG abriu o placar do jogo com um gol de Rodriguinho

Foto: Agência Lance

Depois de 13 rodadas, o América-MG, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro, Jogando na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), a equipe mandante derrotou o Fluminense por 3 a 0, neste domingo, pela 15ª rodada do Nacional. A partida ainda marcou a estreia do técnico Givanildo Oliveira no comando do time mineiro.

Atual campeão brasileiro, o Fluminense vinha de uma boa fase (sofreu apenas um gol e marcou sete nos últimos quatro jogos, sendo três vitórias e uma derrota), porém, após fazer uma fraca partida tanto defensiva quanto ofensivamente caiu diante do América-MG, que mesmo com a vitória tranquila não deixou a zona de rebaixamento da competição.

Com 21 pontos, o time carioca está no meio da tabela. Com dez pontos a menos, o América-MG, que não vencia desde a primeira rodada, segue como último colocado.


BOTAFOGO     4   X   0     VASCO

Com benção de Zagallo, Loco Abreu faz 2 e Botafogo massacra Vasco

Eficiente, o Botafogo derrotou o rival neste domingo e se reabilitou no Brasileiro

Foto: Getty Images

Na semana em que Mário Jorge Lobo Zagallo completará 80 anos, o Botafogo se recuperou com estilo no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, com a benção do ex-jogador, que compareceu ao Estádio do Engenhão, o time de General Severiano venceu o clássico contra o Vasco por 4 a 0, com dois gols do ídolo Loco Abreu, e se aproximou da zona de classificação à Copa Libertadores da América. Além do uruguaio, o zagueiro Antônio Carlos e o atacante argentino Herrera também balançaram as redes.

Com a vitória conquistada diante do rival, o Botafogo chegou aos 25 pontos, se manteve na sexta colocação e diminuiu a distância para apenas dois em relação ao Palmeiras, quinto classificado e último time da região da Libertadores. Em contrapartida, o Vasco, já assegurado no torneio sul-americano por conta do título da Copa do Brasil, segue com 27, no quarto posto da tabela.

Antes mesmo de a bola rolar no clássico estadual, o torcedor que compareceu na noite deste domingo no Engenhão encarou o primeiro momento de emoção no pontapé inicial. Prestes a comemorar o 80º aniversário na próxima terça-feira, o ex-jogador da Seleção Brasileira Zagallo foi homenageado pela data e rolou a bola no gramado. Emocionado, caminhou pelo gramado até o grande circulo e tocou para Loco Abreu, recebendo aplausos do público presente. O sistema de som do estádio ainda anunciou que a entrada do setor Oeste receberá uma estátua com a imagem do antigo atleta.

Ovacionado por jogadores como Alecsandro, Renato, Herrera, Felipe e o próprio Loco Abreu, que fizeram questão de cumprimenta-lo, o tetracampeão mundial (esteve nas conquistas de 1958 e 1962, como jogador, 1970, como técnico, e 1994, como auxiliar de Carlos Alberto Parreira) recebeu o carinho dos torcedores, que o receberam sob os gritos de ¿uh, Velho Lobo¿.

E sob a benção do ex-jogador do Botafogo, o clube de General Severiano massacrou o rival durante o primeiro tempo. Rápido e eficiente, o time comandado por Caio Junior abriu três gols de vantagem. Antônio Carlos, aos 10min, abriu o placar no Engenhão. Loco Abreu, que carrega consigo o folclórico número 13 adotado por Zagallo, definiu o jogo ao estufar as redes vascaínas aos 27min e aos 40min.


AVAÍ     1   X   2     SÃO PAULO 

Cícero decide, São Paulo vence de virada e complica Avaí
Jogadores do São Paulo comemoram gol com Cícero na Ressacada

Foto: Agência Lance

Pouco a pouco o São Paulo busca manter uma regularidade no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, jogando em Florianópolis, o time paulista derrotou de virada o Avaí por 2 a 1, conseguindo seu segundo triunfo consecutivo na competição. O resultado mantém a equipe do Morumbi na terceira colocação, mas a distância para o segundo colocado Corinthians é menor - os tricolores possuem 31 pontos, um a menos que os rivais. Já o time catarinense está na 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com 13 pontos.

Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Atlético-PR no Morumbi, partida que será disputada no sábado, às 18h30. Ao mesmo tempo, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, o Avaí recebe o Cruzeiro.

O resultado manteve a sina de visitante indigesto do São Paulo. Esta é a sexta vitória fora de casa da equipe paulista, que foi derrotado longe do Morumbi somente duas vezes. Já o Avaí segue com desempenho ruim na Ressacada. O resultado deste domingo foi a quarta derrota - os catarinenses possuem somente uma vitória em seu estádio, contra o Corinthians, na 13ª rodada.

O São Paulo veio a Florianópolis com muitos problemas em sua escalação. Rhodolfo contou com a companhia do estreante João Filipe na defesa, zagueiro que foi anunciado como atleta do clube na última sexta-feira. Entre as opções para o setor, o time paulista não teve Xandão, Luiz Eduardo e Rodrigo Caio, lesionados, e Bruno Uvini, que está com a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20.

Outra mudança promovida por Adilson Batista foi a saída do veterano Rivaldo, que, poupado, ficou em São Paulo. Com isso, Cícero fez seu primeiro jogo como titular. Na lateral direita, Jean retornou ao time, uma vez que o paraguaio Ivan Piris está suspenso por expulsão na vitória sobre o Bahia, na última rodada.

BAHIA     2   X   1     ATLÉTICO-GO

Bahia vence Atlético-GO e supera "trauma" de jogar em casa

Bahia superou o Atlético-GO por 2 a 1, no Pituaçu

Foto: Angelo Pontes/Agif/Gazeta Press

O Bahia venceu o Atlético-GO por 2 a 1, neste domingo, no Estádio do Pituaçu, em partida válida pela 15ª da Série A do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o time tricolor conseguiu a sua segunda vitória seguida jogando em seus domínios e, com 18 pontos, se afastou da zona de rebaixamento.

Com o resultado, o time baiano, que havia empatado quatro partidas e perdido uma vez atuando em casa neste Brasileiro, conseguiu uma sequência de duas vitórias seguidas jogando em seus domínios. Na 13ª rodada, o Bahia já havia vencido o Figueirense por 3 a 1.

Por outro lado, o Atlético-GO terá que amargar a zona de rebaixamento. A equipe visitante estacionou nos 13 pontos e terminou a rodada na 17ª colocação.

FIGUEIRENSE APROVEITA MÁ FASE DO ATLÉTICO-MG E VENCE 1ª FORA

Atlético-MG perde para o Figueirense por 2 a 1
Elias marcou duas vezes para o Figueirense, que conquistou a primeira vitória fora de casa no Brasileiro ao superar o combalido Atlético-MG por 2 a 1, no Ipatingão

O Figueirense conseguiu neste sábado sua primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro. Diante de um fragilizado Atlético-MG nesta 15ª rodada, o time catarinense contou com dois gols do meia Elias no primeiro tempo no Ipatingão para conseguir um triunfo por 2 a 1, subir na tabela de classificação e ampliar a crise da equipe de Dorival Júnior, deixando a torcida ainda mais revoltada.

Depois de conseguir apenas dois empates nas seis partidas que havia realizado como visitante na competição, o Figueirense não se importou com o momento conturbado que vive o Atlético-MG. Elias deixou os visitantes no Ipatingão perto da vitória ao marcar aos 8min e aos 45min do primeiro tempo. Dudu Cearense, de cabeça, chegou a dar esperanças aos mineiros ao descontar com 2min da etapa final, mas a equipe anfitriã não teve forças para buscar sequer o empate.

O resultado fez com que o Figueirense alcançasse os 22 pontos no Brasileiro e terminasse o sábado na provisória sétima colocação da tabela. Já o Atlético-MG, que recentemente venceu apenas Fluminense e América-MG, seguiu com 15 pontos e ameaçado pela zona de rebaixamento, terminando o dia estacionado em 13º.

Diante de um Atlético-MG que entrou em campo em um esquema 3-5-2, o Figueirense controlou o primeiro tempo de partida. O primeiro gol do Ipatingão, porém, foi originado a partir de uma falha de Werley, que deu condições para que Héber chegasse à linha de fundo e cruzasse para a área. Elias, completamente livre, acertou um belo chute de primeira, e Giovanni não conseguiu fazer a defesa.

Apático, o time mineiro viu o setor defensivo sofrer nova "pane" nos últimos instantes do primeiro tempo. Melhor para Elias, que recebeu bom passe de Júlio César na área e finalizou no canto de Giovanni para ampliar a vantagem do Figueirense.

As sonoras vaias da torcida mineira no intervalo parece que tiveram efeito imediato ao Atlético-MG. Dorival fez três mudanças para o início do segundo tempo (Dudu Cearense, Wesley e Neto Berola entraram no lugar de Werley, Serginho e Giovanni Augusto) e dois minutos depois viu o resultado: Dudu Cearense descontou, de cabeça, depois de cobrança de falta de Richarlyson na área.

Apesar de ter ido com tudo para o ataque em busca do empate nos minutos seguintes, o Atlético-MG voltou a encontrar dificuldades de explorar as jogadas ofensivas no final do jogo - especialmente depois de ficar com um homem a menos: Dudu Cearense, lesionado, não teve condições de seguir em campo e abandonou a paritda. Coube ao Figueirense cadenciar a partida até o apito final do árbitro e comemorar o triunfo.