BEM VINDOS

domingo, 21 de agosto de 2011

COMPLEMENTO DA 18ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO COM MUITOS EMPATES

INTERNACIONAL     2   X   2     FLAMENGO

Damião faz de bicicleta, "ofusca" Ronaldinho e dá empate ao Inter

Com golaço de Damião, Inter busca empate contra Flamengo

Foto: Edu Andrade/Gazeta Press

Ronaldinho Gaúcho era o protagonista da partida deste domingo no Beira-Rio até os 30min do segundo tempo, quando o Flamengo vencia o Internacional por 2 a 1 e poderia ter feito o terceiro se Deivid não perdesse um gol incrível na pequena área. Leandro Damião, até então apagado, apareceu para marcar um golaço de bicicleta aos 34min e ajudou o time gaúcho, com um homem a menos, a buscar um empate por 2 a 2 e aumentar a série sem vitórias dos cariocas nesta 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ronaldinho, que não enfrentava o Inter desde a final do Mundial de Clubes de 2006 quando vestia a camisa azul e grená do Barcelona, abriu o placar de falta aos 25min para o Fla. O Inter, que perdeu Guiñazú expulso, voltou mais ofensivo para o segundo tempo e chegou a igualar com Índio aos 6min da etapa final, mas o atacante Jael tratou de encaminhar os rubro-negros à vitória após sair do banco e desempatar aos 15min. Damião, então, deu números finais ao marcador e um ponto aos anfitriões ao finalizar de bicicleta, depois de levantamento de Dellatorre aos 32min.

O empate fez com que o Flamengo acumulasse a terceira partida consecutiva sem vitórias, sendo dois empates (contra Figueirense e Inter, ambos por 2 a 2) e uma derrota, por 4 a 1, para o Atlético-GO. Além disso, o time rubro-negro desperdiçou a chance de chegar aos mesmos 37 pontos do líder Corinthians: ficou com 35, ainda no segundo lugar.

Enquanto isso, o Internacional aumentou sua série invicta no Brasileiro para quatro jogos, mas se distanciou da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores da América. A equipe gaúcha de Dorival Júnior chegou aos 27 pontos e ficou com quatro a menos que o Botafogo, quinto com 31.


SÃO PAULO     1   X   1     PALMEIRAS

São Paulo e Palmeiras ficam no empate e aumentam jejum

Dagoberto toca por cobertura após driblar Leandro Amaro e marca um golaço para o São Paulo

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Ruim para os dois. Em clássico disputado neste domingo, no Morumbi, São Paulo e Palmeiras ficaram no empate por 1 a 1, aumentaram seus jejuns de vitórias e desperdiçaram a chance de reduzirem a diferença para os líderes do Campeonato Brasileiro.

Contando a Copa Sul-Americana, o time alviverde soma seu sexto jogo seguido sem triunfo e chega a 29 pontos, ainda na sexta posição do torneio nacional. A equipe tricolor, por sua vez, não vence há quatro partidas, e aparece em terceiro, com 34 pontos, três a menos que o líder Corinthians, que perdeu para o Figueirense na abertura da rodada.

Serve de consolo para os são-paulinos a manutenção de um longo tabu. Desde o dia 20 de março de 2002, o time da casa não sabe o que é perder para os palmeirenses no Morumbi. De la para cá, foram 18 partidas, com 11 vitórias para os anfitriões e sete empates.

Diante de um público pequeno na fria tarde na capital paulista, Dagoberto abriu o placar para o time tricolor com um golaço no primeiro tempo, mas Henrique empatou de cabeça no segundo.

No próximo domingo, as duas equipes terão um novo clássico pela frente. O São Paulo encara o Santos na Vila Belmiro, enquanto o Palmeiras pega o Corinthians em Presidente Prudente. Os dois jogos valem pela última rodada do primeiro turno do Brasileiro.


ATLÉTICO-GO     1   X   0     GRÊMIO

Com gol no fim, Atlético-GO bate Grêmio e dá sequência à boa fase

Com um gol de Diogo Campos aos 45min do segundo tempo, o Atlético-GO venceu o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro

Foto: Agência Lance

Com um gol de Diogo Campos aos 45min do segundo tempo, o Atlético-GO venceu o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o time goiano conquistou sua terceira vitória consecutiva no Nacional (antes havia derrotado Santos e Flamengo), chegou a 22 pontos e se afastou da zona de rebaixamento.

Por outro lado, o Grêmio sofreu seu segundo revés seguido (havia sido derrotado pelo Ceará na rodada passada) e, com 18 pontos, segue perto da zona perigosa.

Após um primeiro tempo sem emoção, o jogo passou a ser mais emocionante na segunda etapa, e, após a expulsão de Rafael Marques, o time da casa se arriscou mais no ataque. Porém, foi só nos acréscimos que a equipe goiana conseguiu a vitória.


AVAÍ     0   X   0     CORITIBA

Em jogo sem brilho, Avaí e Coritiba ficam no empate na Ressacada

Jogadores demonstraram muita entrega, mas pouca qualidade no duelo

Foto: Agência Lance

Em um jogo de nível técnico fraco, Avaí e Coritiba ficaram no empate por 0 a 0, neste domingo, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.

O resultado freia a ascensão da equipe paranaense que vinha de duas vitórias seguidas (Atlético-MG e Santos) e a mantém na zona intermediária da tabela, com 25 pontos. Já os catarinenses, que chegaram ao quarto jogo sem vitória, seguem em situação complicada, na vice-lanterna, com apenas 14 pontos.

Na sequência da competiçao, as duas equipes terão clássicos pela frente. O Avaí medirá forças com o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília). Enquanto o Coritiba duelará com o Atlético-PR, no sábado, às 18 horas (de Brasília)

Interino no cargo de treinador do Avaí, já que Gallo foi demitido após a derrota para o Vasco, Edson Neguinho fez seis mudanças na equipe titular. Se no duelo com os cariocas, o clube catarinense entrou em campo com três zagueiros, no duelo deste domingo a formação escolhida foi o 4-4-2.

Na equipe visitante, o técnico Marcelo Olvieira, com os desfalques de Léo Gago, Rafinha e Bill, que receberam o terceiro cartão amarelo na vitória diante do Santos, promoveu as entradas de Éverton Ribeiro, Marcos Aurélio e Leonardo. Com isso, o esquema 4-4-2 deu lugar ao 4-3-3.


VASCO     1   X   1     FLUMINENSE

Aniversariante, Vasco empata com Flu e perde chance de ser 2º

Um dos destaques do Vasco no clássico, Éder Luis cerca Carlinhos

Foto: Caio Amy/Photocamera/Divulgação

No dia do aniversário de 113 anos, o Vasco teve a oportunidade de dar de presente a vice-liderança do Campeonato Brasileiro à torcida. No entanto, o empate por 1 a 1 com o Fluminense, na noite deste domingo, no Engenhão, impediu a subida cruz-maltina na tabela.

Com o resultado, a equipe do técnico Ricardo Gomes segue na quarta posição, com 34 pontos, atrás de São Paulo (34, mas melhor saldo), Flamengo (35) e Corinthians (37). Já o time tricolor soma 25 e está em nono após empatar pela primeira vez na competição.

Diante de um pequeno público no Engenhão, Vasco e Fluminense fizeram clássico equilibrado na maior parte do tempo. Juninho Pernambucano, de pênalti, abriu o placar aos 36min do primeiro tempo, mas Rafael Moura, de cabeça, empatou aos 15min da etapa final.

BAHIA     1   X   2     SANTOS

Kardec marca, Santos volta a vencer e deixa zona de rebaixamento

Kardec desempatou no final e deu a vitória ao Santos contra o Bahia

Foto: Eduardo Martins/A Tarde/Futura Press

O atacante Alan Kardec marcou no final, e o Santos conseguiu, enfim, deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro no encerramento da 18ª rodada. Neste domingo, o jogador recém-contratado saiu do banco de reservas para desempatar a partida em Pituaçu com o Bahia e definir o triunfo por 2 a 1, quebrando uma série negativa da equipe paulista, que venceu seu primeiro jogo como visitante.

Neymar, de pênalti, deixou o Santos em vantagem diante do Bahia logo aos 3min de jogo, mas os anfitriões buscaram o empate ainda no primeiro tempo, aos 30min, com Júnior. Em uma partida bastante agitada, com três bolas na trave (duas delas do Bahia), Kardec saiu do banco de reservas no segundo tempo no lugar de Borges para definir o jogo aos 36min.

Após três jogos seguidos sem comemorar uma vitória, o Santos chegou neste domingo aos 18 pontos com 16 jogos e saiu da amarga 17ª colocação, pulando para 15º. Já o Bahia, que agora acumula três jogos sem triunfar, manteve sua má campanha como mandante: são nove jogos e apenas dois resultados positivos, com cinco empates e agora duas derrotas.

ATLÉTICO-PR     2   X   2     AMÉRICA-MG

Atlético-PR cede empate ao América-MG e volta à zona do rebaixamento

Time de Renato Gaúcho termina a rodada na 17ª colocação

Foto: Giuliano Gomes/Gazeta Press

O Atlético-PR abriu dois gols de vantagem, mas cedeu o empate por 2 a 2 ao América-MG, na Arena da Baiaxada, neste domingo, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o tropeço, o time rubro-negro chega a 17 pontos, cai para a 17ª colocação e volta a integrar o grupo dos quatro últimos colocados na competição.

Após ficar na lanterna durante algumas rodadas, a equipe paranaense conseguiu reagir e saiu da zona de rebaixamento. Porém, com o empate deste domingo, somado a vitória do Santos sobre o Bahia, o Atlético-PR volta a figurar nas últimas posições do campeonato.

Já o América-MG, apesar da grande reação na partida deste domingo, chega a 13 pontos e segue como lanterna do Nacional.

Após um começo fulminante, o time paranaense abriu o placar logo nos primeiros instantes da partida. Jogando melhor, a equipe da casa ampliou a vantagem na metade da etapa inicial, e apesar de sofrer um gol na sequência, não teve problemas para manter a vitória ao longo do primeiro tempo. Na etapa final, o Atlético-PR voltou melhor, mas conforme a partida se aproximava do fim, diminuiu o ritmo e acabou cedendo o empate ao América-MG.

IMAGENS DO TÍTULO DA SELEÇÃO DO BRASIL SUB-20

Brasil ergue o troféu do Mundial Sub-20 depois de derrotar Portugal por 3 a 2, na prorrogação, com três gols do meia Oscar; dirigida por Ney Franco, Seleção alcançou o penta no torneio / Foto: AP

Jogadores da Seleção exibem a camisa 6, do lateral esquerdo Alex Sandro, que se contundiu ao longo da competição / Foto: EFE 
Capitão do Brasil Sub-20, Bruno Uvini recebeu a taça do Mundial das mãos dos presidentes Juan Manuel Santos, da Colômbia, e Joseph Blatter, da Fifa / Foto: EFE 
Dudu entrou no segundo tempo e comemora o título exibindo a bandeira brasileira no gramado do El Campín, em Bogotá, na Colômbia / Foto: EFE

OSCAR FAZ 3, BRASIL BATE PORTUGAL NA PRORROGAÇÃO E É PENTA NO SUB-20

Oscar brilha e comanda conquista do penta do Brasil

Revelado pelo São Paulo e atualmente no Inter, o meia Oscar foi o craque da partida, com três gols para a Seleção

Foto: AP

Com exibição de gala Oscar, autor de três gols, o Brasil venceu Portugal por 3 a 2 na madrugada deste domingo, no Estádio El Campín, em Bogotá (Colômbia), e conquistou pela quinta vez na história o título do Mundial Sub-20. O meia marcou duas vezes no tempo normal e o tento decisivo na prorrogação.

Não faltaram motivos para a conquista da Seleção ser ainda mais especial. Serviu de "vingança" contra os portugueses, que haviam vencido o País nos pênaltis na final da edição de 1991 do torneio e seguem com apenas duas conquistas, e ainda apagou a frustração pelo vice na edição passada - derrota na final contra Gana, no Egito, em 2009.

Além disso, a equipe comandada pelo técnico Ney Franco fecha a competição com o melhor ataque e como a única a ter vazado Portugal. O atacante Henrique, que esteve apagado na final, terminou como artilheiro, com cinco gols, ao lado do espanhol Alvaro Vazquez, e ainda ganhou da Fifa o prêmio de melhor jogador do torneio.

No tempo normal, Oscar abriu o placar para o Brasil logo aos 4min de jogo, mas Alex deixou tudo igual na sequência. Portugal virou aos 13min do segundo tempo através de Nelson Oliveira, mas Oscar novamente, aos 32min, empatou a partida. Oscar, aos 5min do segundo tempo da prorrogação, definiu o penta (1983, 1985, 1993, 2003 e 2011).

A Argentina segue como a maior vencedora da história, com seis conquistas. Em 2013, o Mundial Sub-20 será disputado na Turquia.

A final

Após uma linda festa de encerramento do torneio, o jogo começou em ritmo acelerado. E, para delírio da torcida brasileira, bastaram quatro minutos para a até então intransponível defesa lusitana ser vazada pela primeira vez no campeonato: Oscar cobrou falta da direita e Sérgio Oliveira desviou para a própria meta: 1 a 0 - a arbitragem deu o gol para o meia do Internacional.

Sob olhares do técnico da Seleção principal, Mano Menezes, presente em uma tribuna do estádio colombiano, e debaixo de chuva, os garotos do Brasil não conseguiram segurar a vantagem por muito tempo. Aos 8min, Nelson Oliveira avançou pela direita e cruzou para Alex, livre, deixar tudo igual.

O jogo seguiu movimentado após os dois gols. Aos 10min, a equipe verde-amarela, de novo na bola aérea, quase fez o segundo em lance polêmico. Roderick tentou cortar lançamento na área e só não marcou contra porque o goleiro Mika se esticou todo e defendeu no ângulo - a arbitragem não considerou que a bola entrou, apesar da reclamação brasileira.

Diante de bela festa da torcida colombiana, que não economizou nas "olas" e mostrou preferência pelo representante sul-americano da decisão, as duas seleções diminuíram o ritmo, mas ainda criaram boas chances até o intervalo. Nelson Oliveira tentou duas vezes e errou o alvo do lado português, enquanto Juan, em lindo chute da intermediária, quase surpreendeu o goleiro Mika.

O Brasil voltou para a etapa final com duas alterações: Guilherme Negueba entrou na vaga de Willian José, enquanto Allan substituiu Gabriel Silva. Mas quem marcou foi Portugal. Nelson Oliveira escapou fácil da marcação brasileira pela direita e chutou. Gabriel falhou no lance e viu a bola estufar as redes aos 13min.

Em desvantagem, Ney Franco não demorou para gastar sua última alteração: Philippe Coutinho, mais uma vez apagado, deu lugar a Dudu. O Brasil, porém, não pressionava com muita ênfase e apenas assustava em chutes de longe. Já a torcida resolveu "virar a casaca" e gritou "olé" enquanto os lusitanos trocavam passes.

Para piorar, a seleção portuguesa assustou em contra-ataques, explorando principalmente a habilidade de Nelson Oliveira, que infernizou o lado esquerdo da defesa brasileira. Em uma das jogadas, aos 27min, o atacante se livrou da marcação e chutou para boa defesa de Gabriel.

Mas foi justamente quando menos se esperava que a Seleção encontrou forças e buscou o empate. Dudu fez bela jogada individual e chutou cruzado. Mika conseguiu espalmar, mas Oscar aproveitou o rebote e fez seu segundo no jogo aos 32min. A equipe canarinho foi até mais perigosa que o rival a partir daí, mas não evitou a prorrogação, disputada em clima de tensão, com lances ríspidos e chances de gol.

Portugal chegou perto de marcar aos 6min do primeiro tempo, quando Caetano recebeu ótimo lançamento nas costas de defesa e saiu na cara de Gabriel. O português tentou marcar com um toque sutil de cobertura, mas viu o goleiro brasileiro defender. Já aos 15min, Danilo chutou forte, Mika bateu roupa e conseguiu se recuperar antes que o rival aproveitasse o rebote.

No segundo tempo, o jogo ia em ritmo lento até que a estrela de Oscar brilhou mais uma vez. Só o meia explicará se quis cruzar ou chutar direto para o gol. O que interessa para os brasileiros é que a bola alçada pelo atleta foi caprichosamente no ângulo e encobriu Mika. Era o terceiro gol de Oscar na decisão, algo inédito na história dos Mundiais. Era o gol do penta do Brasil.

CAMPEONATO BRASILEIRO: FIGUEIRENSE BATE O LÍDER CORINTHIANS E SONHA COM LIBERTADORES

CORINTHIANS     0   X   2     FIGUEIRENSE

Vitória sobre líder faz Figueirense sonhar com Libertadores

Figueirense fez 2 a 0 no Corinthians no Pacaembu

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

A vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians encheu o elenco do Figueirense de confiança para a sequência do Campeonato Brasileiro. Depois do triunfo no Estádio do Pacaembu na noite deste sábado, o zagueiro Edson Silva avisou que sonha até em chegar à zona de classificação para a Copa Libertadores da América.

"Foi uma coisa muito boa. Nosso time não vinha com uma sequência boa fora de casa e nada melhor do que conseguir a vitória. A equipe foi unida e um resultado como esse dá para fazer pensar em algo grande, quem sabe até em chegar à Libertadores no fim do ano", afirmou.

Diante do Corinthians, o Figueirense conquistou seu segundo triunfo como visitante no Campeonato Brasileiro (antes, havia vencido o Atlético-MG). Com o resultado, a equipe de Florianópolis aparece na oitava posição, com 26 pontos, mas pode perder o posto no complemento da rodada, neste domingo.

"Nós conseguimos impor nosso ritmo. O Corinthians teve mais posse de bola, mas jogamos no contra-ataque para levar os três pontos. É difícil jogar contra o líder do campeonato aqui, com a torcida deles apoiando, e alcançamos o resultado importante", finalizou Edson silva.


CRUZEIRO     1   X   0     CEARÁ

Cruzeiro sofre contra Ceará, mas vence com gol de pênalti
Com o resultado, o Cruzeiro chega a 24 pontos e passa o Ceará, que estaciona nos 22

Foto: Agência Lance

O Cruzeiro não teve vida fácil neste sábado, em partida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG): a equipe mineira viu o Ceará jogar melhor durante boa parte do duelo, mas, mesmo assim, conseguiu sair com a vitória por 1 a 0, graças a um pênalti convertido pelo argentino Montillo.

O resultado, porém, não altera muita coisa na classificação, já que ambos os times seguem no parte intermediária da tabela. Com 24 pontos, o clube mineiro passa o Ceará, que estaciona nos 22.
Logo aos 5min da etapa inicial, o Cruzeiro quase abriu o marcador. Roger cruzou na área e Ortigoza, sozinho, cabeceou para fora, levando perigo à meta adversária.

O Ceará respondeu em seguida, quando Thiago Humberto finalizou da entrada da área e a bola acertou o travessão do gol defendido por Fábio. Aos 11min, o mesmo Thiago Humberto chutou de longe e o goleiro adversário espalmou pela linha de fundo.

Em um jogo fraco tecnicamente e de poucas chances de gol, o time visitante foi melhor durante a primeira etapa, mesmo sem apresentar um grande futebol. O primeiro tempo só teria mais duas chances de perigo e elas viriam já na parte final.

Na volta para o segundo tempo, o time cearense seguiu melhor no duelo, porém, passou a pressionar o adversário. A equipe visitante chegou a balançar a rede com Marcelo Nicácio, mas a arbitragem já havia paralisado o lance, marcando uma irregularidade.

No entanto, mesmo com o domínio do time visitante, foi o Cruzeiro quem inaugurou o marcador. Aos 25min, Wellington Paulista caiu em disputa com Anderson Luís e o árbitro assinalou o pênalti, gerando reclamações dos cearenses. Montillo converteu a cobrança, cobrando no canto esquerdo.

Atrás no placar, a equipe cearense não conseguiu manter a mesma força que havia apresentado durante boa parte do jogo. Assim, o Cruzeiro não teve problemas para assegurar o placar de 1 a 0 até o apito final.

Nos acréscimos da partida, Joel Santana ainda foi expulso da partida, após ficar irritado e jogar sua famosa prancheta no chão.


BOTAFOGO     3   X   1     ATLÉTICO-MG

Botafogo vence, pressiona G-4 e aumenta crise do Atlético-MG

Elkeson abriu o placar, Felipe Menezes marcou os outros dois, e o Botafogo derrotou o Atlético-MG por 3 a 1 neste sábado, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, aumentando a crise do time mineiro de Cuca

Foto: Getty Images

O Botafogo seguiu a tônica de suas últimas partidas no Engenhão, viu o ataque resolver mais uma vez e comemorou a nona vitória da equipe no Campeonato Brasileiro. O time carioca não deu chances para o Atlético-MG, venceu por 3 a 1 e deixou os mineiros comandados por Cuca em uma situação bastante delicada: agora já são sete partidas consecutivas sem vitória.

O time comandado por Caio Júnior contou com um gol de Elkeson e dois de Felipe Menezes (André descontou para os visitantes) e defendeu a quinta colocação da tabela e chegou aos 31 pontos, encostando na zona dos quatro melhores colocados da competição: São Paulo e Vasco, que ocupam respectivamente as terceira e quarta posições, possuem 33 e entram em campo neste domingo, na conclusão da rodada.

Por outro lado, o Atlético-MG seguiu afundado na zona do rebaixamento e mergulhado em uma longa crise. Agora, são sete partidas sem vitórias (seis delas pelo Campeonato Brasileiro), tendo conquistado apenas um empate nesse período. Resultado: Cuca, que ainda não venceu como comandante atleticano, vê seu time na antepenúltima colocação da tabela, com somente 15 pontos.

Neste sábado, Elkeson e Felipe Menezes se destacaram na partida, especialmente no primeiro tempo. A dupla começou a mostrar entrosamento logo nos primeiros minutos de jogo, quando o camisa 10 tocou para Elkeson, mas teve um chute defendido por Renan Ribeiro.

Mais tarde, porém, Elkeson não desperdiçou quando teve uma segunda chance: após cruzamento da direita, o camisa 9 do Botafogo subiu sozinho na área atleticana e cabeceou para as redes, abrindo o placar aos 16min. Os visitantes, sem objetividade, ainda viram Felipe Menezes receber de Elkeson e arriscar da entrada da área, ampliando para 2 a 0 aos 34min.

Cuca tentou recuperar o Atlético-MG na partida trocando Mancini e Richarlyson por Triguinho e André, mas acabou sofrendo o terceiro gol rapidamente. Depois de pressionar bastante nos primeiros minutos da segunda etapa, Felipe Menezes anotou seu segundo gol na partida e deixou os cariocas com confortável vantagem.

O gol de honra do Atlético-MG saiu nos acréscimos do segundo tempo, em jogada criada por dois jogadores que começaram na reserva: o meia Daniel Carvalho cruzou na área e André chutou firme no alto, sem chances para Jefferson.

Antes, porém, Botafogo e Atlético-MG ficarão frente a frente novamente nesta terça-feira, no Engenhão, pelo jogo de volta da Copa Sul-Americana. Após vencer os mineiros por 2 a 1 fora de casa na partida de ida, o time de Caio Júnior joga por um empate no segundo confronto para seguir adiante no torneio sul-americano.