BEM VINDOS

sexta-feira, 6 de maio de 2011

SEM MEDO DA VILA BELMIRO: "PRIMEIRO JOGO DAS FINAIS NÃO É DECISIVO" (TITE)

Técnico diz que Santos não tem vantagem por fazer segundo duelo em casa

(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Tite quer tirar das costas dos jogadores do Corinthians a obrigação de construir um bom resultado contra o Santos, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, pela primeira partida das finais da Copa do Brasil. Sem temer a Vila Belmiro, o treinador usa exemplos do passado para mostrar que é possível conquistar o título longe do apoio da Fiel.

O técnico recorda do triunfo alvinegro no Paulistão de 2009. Na ocasião, o Corinthians venceu o Santos por 3 a 1, no litoral, em grande atuação de Ronaldo. O empate por 1 a 1 no segundo duelo, na capital, sacramentou a conquista. Em 2001, dirigindo o Grêmio, Tite ficou no 2 a 2 contra o Timão, no estádio Olímpico, mas levantou a taça com 3 a 1, no Morumbi.

- São 180 minutos decisivos. Se pegarmos todos os campeonatos, todos mostram que o conjunto da obra que pesa. Às vezes, você faz o resultado na casa do adversário. Em 2009, o Corinthians foi lá e venceu. Com o Grêmio, fui campeão fazendo o segundo jogo em São Paulo. Se puder, leva uma vantagem no primeiro jogo, mas não vejo como decisivo – afirmou.

De acordo com o regulamento do Campeonato Paulista, nenhum dos finalistas tem a vantagem do empate. O Santos ganhou o direito de fazer o confronto final na Vila Belmiro por ter conquistado mais pontos na soma das fases anteriores.

Nas semifinais, o Timão pegou o Palmeiras, no Pacaembu, como visitante por ter uma quantidade menor de torcedores nas arquibancadas (cerca de dois mil). Mesmo assim, avançou nas penalidades depois do empate por 1 a 1 no tempo normal.

- Não consigo ver vantagem nenhuma. Se a equipe estiver preparada e madura, vai ter o mesmo padrão dentro ou fora de casa – completou.

CEARÁ SURPREENDE, DERRUBA SÉRIE INVICTA DO FLA E LEVA VANTAGEM

Ceará encerrou a série invicta do Flamengo em 2011 e pode até perder por 1 a 0 no jogo de volta para se classificar às semifinais da Copa do Brasil

Foto: Fernando Soutello/Gazeta Press

A invencibilidade flamenguista em 2011 terminou nesta quinta-feira. Mesmo embalado pelo título carioca conquistado no domingo de forma antecipada e atuando diante da torcida, o time de Vanderlei Luxemburgo caiu diante do Ceará, no Engenhão, por 2 a 1, e ficou em situação bastante delicada nas quartas de final da Copa do Brasil.

O primeiro gol do Ceará saiu aos 43min do primeiro tempo, em falta cobrada pelo atacante Marcelo Nicácio, que no ano passado foi dispensado do Atlético-MG pelo próprio Luxemburgo.

No segundo tempo, o time alvinegro resistiu à pressão do Flamengo e ampliou com Geraldo, aos 21min. Wanderley, que saiu do banco, mostrou estrela para desviar cruzamento aos 30min e descontar a favor do time rubro-negro.

O Flamengo, que não perdia desde a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, há 26 jogos, agora precisará reagir na semana que vem, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Um empate ou uma vitória por 1 a 0 classifica o Ceará.

Quem passar do confronto se encontrará nas semifinais provavelmente com o Coritiba, que nesta quinta humilhou o Palmeiras, em casa, ao aplicar uma goleada por 6 a 0.