Tema sugerido por: Sérgio Libanori
Eu Sérgio Libanori, sou totalmente contrário ao campeonato disputado por "Pontos Corridos". Numa fase classificatória, tudo bem. Mas, campeonato que se preze, deve cultivar a emoção dos confrontos diretos nos famosos e emocionantes "Mata-Mata". A Copa do Mundo de Seleções, O Campeonato Mundial Interclubes, A Liga dos Campeões da Europa e a Copa Libertadores da América (principais campeonatos de Seleções e Clubes do mundo, são decididos no "Mata-Mata"). Vejo jornalistas esportivos experientes afirmarem que são favoráveis ao campeonato disputado por pontos corridos porque é a única forma precisa de determinar quem é o melhor time do campeonato.
Eu discordo disso, o campeonato por pontos corridos é longo, arrastado e, muitas vezes , decidido por antecipação, tirando todo o brilho da competição. E o pior, não tem uma final. Deixo para você, querido amigo Raul e demais leitores, e para os defensores do campeonato por pontos corridos uma pergunta? Todos concordamos que o Barcelona é o melhor time do mundo atualmente e que o Santos Futebol Clube é o melhor time da América do Sul. Então porque o Barcelona não é o Líder do Campeonato Espanhol (disputado por pontos corridos) e o Santos não liderou o último Campeonato Brasileiro e este Campeonato Paulista (ambos disputados por pontos corridos???)
Comentário do Raul Uchôa:
"Gosto das duas formas de disputa, cada uma possui sua característica e emoção. O Brasil está se adaptando a forma dos pontos corridos, que com certeza premia com o título a melhor equipe. Queremos sempre um temperinho a mais, uma grande final. Gostaria de lembrar que nos pontos corridos cada jogo é uma final."
E como resolver esse problema?
Na minha opinião o Brasil deveria igualar seu calendário com o da Europa, disputando na mesma época o Campeonato Brasileiro de pontos corrido e a Copa do Brasil no estilo mata-mata. Assim não sentiríamos falta das famosas e faladas finais. Quando ao Calendário sul americano, a Copa Libertadores da América e a Copa Sulamericana deveriam ser disputadas também na mesma época e no primeiro semestre, evitando que o mesmo Clube disputasse as duas competições.
Dessa maneira deixaríamos nosso calendário do futebol mais enxuto. Os Clubes brasileiros deixariam de perder jogadores no meio da temporada e ainda sobraria tempo para as excursões realizadas mundo a fora. Levando os nomes dos times brasileiros e do Brasil para outros países, fazendo lembrar o Santos de Pelé que viajou o mundo todo levando a Marca Santos.
E VOCÊ LEITOR? QUAL A MELHOR FORMA DE RESOLVER ESSE "PROBLEMA"?
Siga no Twitter ~~► @CDraul