BEM VINDOS

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ELANO, O CARRASCO DO SÃO PAULO

Em dez jogos contra o Tricolor, meia venceu oito e perdeu apenas dois

Elano tem um ótimo retrospecto contra o São Paulo

(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)

Se tem um jogador que pode ser chamado de carrasco tricolor, esse alguém é Elano. Desde sua primeira passagem pela Vila Belmiro, o meia coleciona vitórias sobre o rival, adversário deste sábado pela semifinal do Campeonato Paulista. Em dez jogos até aqui, são oito vitórias e apenas duas derrotas.

Os confrontos contra o São Paulo tiveram início no Brasileirão de 2001. Na ocasião, o Peixe venceu por 1 a 0.

No ano seguinte, o primeiro tropeço. Em jogo polêmico no Morumbi, onde Diego comemorou gol sobre o símbolo do Tricolor, derrota por 3 a 2. O troco, no entanto, não demorou a acontecer. Um mês depois, os dois times se reencontraram nas quartas de final do Brasileiro. E o Peixe, que foi para o mata-mata com a oitava vaga, atropelou o rival, líder da fase de classificação: triunfos por 3 a 1, em casa, e 2 a 1, fora.

Em 2003, também pelo campeonato nacional, outras duas vitórias: 3 a 2 no primeiro turno e 2 a 1 no segundo.


Ano / competição Resultado

2001 - Brasileirão Santos 1 x 0 São Paulo

2002 - Brasileirão São Paulo 3 x 2 Santos

2002 - Brasileirão Santos 3 x 1 São Paulo

2002 - Brasileirão São Paulo 1 x 2 Santos

2003 - Brasileirão Santos 3 x 2 São Paulo

2003 - Brasileirão São Paulo 1 x 2 Santos

2004 - Brasileirão Santos 2 x 1 São Paulo

2004 - Sul-Americana Santos 1 x 0 São Paulo

2004 - Brasileirão São Paulo 1 x 0 Santos

2011 - Paulistão Santos 2 x 0 São Paulo

O último ano de Elano no clube antes de ser negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, foi repleto de clássicos San-São. Além dos jogos pelo Brasileirão, os times se encontraram na Copa Sul-Americana. Priorizando o título nacional, Vanderlei Luxemburgo poupou seus principais jogadores na competição. Mesmo assim, conseguiu a vaga. Na Vila, vitória por 1 a 0, com gol do camisa 7. Na partida de volta, empate por um gol. Elano, porém, não chegou a entrar em campo.

No Campeonato Brasileiro de 2004, uma vitória para cada lado (Santos 2 a 1 no turno e São Paulo 1 a 0 no returno). Coincidentemente, a segunda derrota do meia contra o Tricolor também não fez falta. Assim como em 2002, o Peixe perdeu quando podia e, meses depois, se sagrou campeão.

Por fim, em 2011, Elano decidiu voltar ao país. E logo em seu primeiro mês como jogador do Santos, reencontro com o time do Morumbi. Resultado: gol e vitória por 2 a 0.

Neste sábado, no Morumbi, ele tentará mostrar que, mesmo após sete anos de Europa, as coisas continuam iguais no San-São.

0 comentários:

Postar um comentário