BEM VINDOS

sábado, 30 de outubro de 2010

JOGOS DA 32ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO NESTE SÁBADO

VITÓRIA     4   X   2     VASCO

Com o simples objetivo de escapar da Segunda Divisão em 2011, o Vitória cumpriu o seu papel neste sábado. Atuando no Estádio Barradão, o clube baiano venceu o Vasco pelo placar de 4 a 2 e conseguiu a reabilitação no Campeonato Brasileiro. O duelo ficou marcado pela fraca atuação do goleiro Fernando Prass, que falhou em dois gols do time da casa.
O resultado positivo deixa o Vitória com 37 pontos na tabela de classificação. O clube de Salvador ainda segue na parte de baixo da tabela, mas poderá terminar a 32ª rodada fora da degola, caso o Atlético-MG não vença o Botafogo. Por outro lado, o Vasco fica com 42 tentos somados.
Gols do Vitória: Adaílton, Elkeson, Neto Coruja, e Junior.
Gols do Vasco: Nunes e Fumagalli.

INTERNACIONAL     1   X   1     SANTOS


Em uma partida muito aberta no Beira-Rio, Internacional e Santos ficaram no empate por 1 a 1 e seguiram distantes da liderança do Campeonato Brasileiro. O jogo foi marcado por um gol santista anulado de forma polêmica ainda no primeiro tempo, quando Nei afastou uma bola que pareceu ter ultrapassado totalmente a linha. Zé Eduardo abriu o placar para os paulistas com um golaço, mas Leandro Damião deixou tudo igual.
Com as duas equipes já classificadas para a Copa Libertadores de 2011 - o time gaúcho é o atual campeão do torneio continental, enquanto o clube da Vila Belmiro venceu a Copa do Brasil neste ano - só a briga pelo título interessa a ambos. As duas equipes aparecem agora com 49 pontos, oito a menos que o líder Fluminense.

GRÊMIO PRUDENTE     0   X   2     CRUZEIRO
 
Sem apresentar um grande futebol e com um segundo tempo apagado, o Cruzeiro fez o necessário para bater o Grêmio Prudente por 2 a 0, neste sábado, e encostar na liderança do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Léo e o atacante Robert marcaram os gols da vitória antes do intervalo, e a equipe celeste só administrou a vantagem na etapa final.
Com o resultado, o time de Belo Horizonte chegou a 57 pontos - mesmo número do líder Fluminense, que leva a melhor no saldo de gols. O Corinthians é o terceiro colocado, com 54. Já o Prudente se afundou ainda mais na lanterna da competição, com apenas 24 pontos, e está praticamente rebaixado.

PALMEIRAS     3   X   2     GOIÁS
 
O Palmeiras lançou nesta semana o novo terceiro uniforme para a próxima temporada. E, dentro de campo neste sábado, a vestimenta transformou o clube de Palestra Itália, que carregava consigo a pressão de três jogos sem vitória. Atuando na Arena Barueri, os comandados de Luiz Felipe Scolari derrotaram o Goiás pelo placar de 3 a 2 e mantiveram o sonho da classificação à Copa Libertadores da próxima temporada.
O resultado em Barueri deixou o Palmeiras, que ainda segue na disputa da Copa Sul-Americana, competição que dará ao campeão uma vaga na Libertadores, com 47 pontos, apenas quatro atrás do Botafogo. Em contrapartida ao time alviverde paulista, o clube de Goiânia se complicou ainda mais no Campeonato Brasileiro. Estacionado com 31 pontos, Goiás caiu à penúltima colocação, quatro tentos atrás do Guarani, primeiro adversário fora da zona da degola.

AVAÍ     1   X   0     GUARANI
 
O Avaí fez seu papel dentro de casa e venceu o Guarani neste sábado, por 1 a 0, em um confronto direto de equipes que brigam contra o rebaixamento. Eltinho fez o gol que deu à equipe catarinense fôlego extra para escapar da queda à Série B na reta final do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, a equipe da Ressacada chegou a 33 pontos e subiu para a 18ª colocação - dois pontos atrás do próprio Guarani, que é o primeiro time fora da zona da degola.

ATLÉTICO-MG     0   X   2     BOTAFOGO
 
O Atlético-MG se complicou novamente na disputa para evitar o rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, atuando dentro de casa, a equipe mineira acabou derrotada pelo Botafogo por 2 a 0 e retornou à zona da degola após sair da região mais indesejada da tabela na última semana. Edno e Loco Abreu, nos instantes finais, definiram o triunfo do time de Joel Santana.
O resultado positivo fora de casa fez o Botafogo subir para a quarta colocação, em virtude do empate por 1 a 1 entre Internacional e Santos, que entraram em campo também neste sábado. O clube carioca chegou aos 51 pontos e se credenciou a uma das quatro vagas do Brasileiro (caso nenhum time nacional vença a Copa Sul-Americana).
Por outro lado, o Atlético Mineiro permaneceu com 34 pontos ao final da 32ª rodada da Série A. O clube de Belo Horizonte caiu à 17ª colocação e voltou à zona do rebaixamento, depois de embalar um bom momento após vencer o líder e arquirrival Cruzeiro na última semana.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO


AS NOVIDADES DO MANO

Neymar e Ronaldinho Gaúcho foram as principais novidades na lista de Mano Menezes para a Seleção Brasileira que, em 17 de novembro, enfrenta a Argentina em Doha, no Catar. Além da dupla, Mano também chamou o gremista Douglas, único estreante desta convocação.
O amistoso contra a Argentina fecha a temporada 2010 da Seleção Brasileira, que após o Mundial teve outras três convocações com Mano Menezes: Estados Unidos, que enfrentou em agosto, jornada de treinos em Barcelona, em setembro, e Irã e Ucrânia no mês de outubro.
Para o próximo ano, há dois jogos confirmados: contra a França, em Paris no dia 9 de fevereiro, e diante da Alemanha, em Stuttgart no dia 10 de agosto.

Confira a lista de Mano para enfrentar a Argentina:

GOLEIROS:

Victor (Grêmio)

Jefferson (Botafogo)

Neto (Atlético-PR)

LATERAIS:

Daniel Alves (Barcelona)

Rafael (Manchester United)

André Santos (Fenerbahce)

Adriano Correia (Barcelona)

ZAGUEIROS:

Thiago Silva (Milan)

David Luiz (Benfica)

Réver (Atlético-MG)

Alex (Chelsea

MEIO-CAMPISTAS:

Sandro (Tottenham)

Lucas (Liverpool)

Ramires (Chelsea)

Jucilei (Corinthians)

Douglas (Grêmio)

Elias (Corinthians)

Ronaldinho (Milan)

ATACANTES:

Neymar (Santos)

Alexandre Pato (Milan)

Robinho (Milan)

Coutinho (Inter de Milão)

André (Dínamo de Kiev)

32ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO NESTA QUINTA-FEIRA

SÃO PAULO     2   X   1     ATLÉTICO-PR

O principal objetivo do São Paulo no restante do Campeonato Brasileiro, é garantir a vaga na Copa Libertadores da América. E esse é um sonho que pode estar próximo. A equipe paulista derrotou o Atlético-PR por 2 a 1, nesta quinta-feira, chegando a 47 pontos e entrando de vez na briga pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro da Série A. Gols de Ricardo Oliveira e Miranda, pelo São Paulo e Guerrón pelo lado do Atlético-PR.
O São Paulo está na sétima colocação, ultrapassando justamente o Atlético-PR, que aparece em oitavo. Os paulistas tem um ponto a menos que Santos, Internacional e Botafogo, sendo que os dois primeiros já estão garantidos na Libertadores. A partida foi disputada na Arena Barueri, uma vez que o Morumbi será usado para o show da banda Black Eyed Peas, no próximo dia 4.
De quebra, o São Paulo garantiu a festa de Rogério Ceni. O goleiro completou contra o Atlético-PR 700 partidas como capitão da equipe paulista. Ele já tem mais de 900 jogos com a camisa do time tricolor.

FLUMINENSE     2   X   0     GRÊMIO


O Fluminense criou pouco, mas contou com uma atuação decisiva de Darío Conca para bater o Grêmio por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Engenhão, e se manter na liderança do Campeonato Brasileiro. O argentino fez os dois gols e derrubou uma série invicta de nove jogos da equipe gaúcha na competição.
Com o resultado, o time das Laranjeiras chegou a 57 pontos, três a mais que Corinthians e Cruzeiro. Já o Grêmio parou nos 47 pontos e caiu para a nona posição na tabela.

ATLÉTICO-GO     1   X   1     CEARÁ
 
O Ceará empatou por 1 a 1 com o Atlético-GO, nesta quinta-feira, no Estádio Serra Dourada, e pôs fim a uma sequência de três vitórias do time goiano. O primeiro gol saiu dos pés de Marcão, ainda no primeiro tempo, enquanto que Michel, em uma falha do goleiro Márcio, empatou para o time cearense.
Com o resultado, o time do técnico René Simões chegou aos 36 pontos e pode retornar a zona do rebaixamento ainda nesta rodada. O Vitória pega o Vasco no próximo sábado e ultrapassa o Atlético-GO em caso de vitória. O Ceará, por sua vez, passou a somar 43 e se mantém vivo na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 32ª RODADA

FLAMENGO     1   X   1     CORINTHIANS



O Corinthians veio ao Engenhão nesta quarta-feira determinado a assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, mas terá que se contentar com o segundo lugar. A equipe paulista abriu o placar com Ronaldo, mas sofreu o empate e ficou no 1 a 1 com o Flamengo. O time carioca buscou a igualdade no segundo tempo, e fica na 13ª colocação da tabela.
Diogo marcou o gol da equipe carioca.

COPA SUL-AMERICANA

ATLÉTICO-MG     1   X   1     PALMEIRAS

A disputa por uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana ficou para o confronto de São Paulo. Atlético-MG e Palmeiras empataram por 1 a 1 nesta quarta-feira, atuando em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais, no jogo de ida das quartas de final do torneio continental. A partida contou com uma série de decisões discutíveis da arbitragem, que voltou atrás em um pênalti para o Palmeiras e marcou penalidade polêmica para os anfitriões.
Pensando em se distanciar da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o técnico Dorival Junior sacou os principais atletas do time titular nesta quarta. Obina e Diego Souza iniciaram a partida no banco de reservas, entrando no segundo tempo. Esse estratagema foi empregado no confronto com o Santa Fe, em que o Atlético-MG conseguiu a classificação às quartas.
Já o Palmeiras foi a campo com aquilo que tem de melhor. Valdivia e Kleber estiveram entre os titulares, mas o chileno foi obrigado a deixar o jogo por problemas físicos ainda no primeiro tempo. A equipe paulista abriu o placar no segundo tempo, com Kleber, aos 9min. O empate saiu com o atacante Obina, aos 30min.

GOIÁS     2   X   2     AVAÍ

Com um gol de Rafael Moura no último minuto, o Goiás empatou por 2 a 2 com o Avaí nesta quarta-feira, no Serra Dourada, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. No lance decisivo, os jogadores da equipe catarinense reclamaram muito de um toque de mão do atacante adversário.
Com o resultado, a equipe de Florianópolis pode até empatar por 1 a 1 no jogo de volta, marcado para o dia 11 de novembro, na Ressacada. Davi e Marcelinho fizeram os gols dos catarinenses, enquanto Rafael Moura marcou os dois dos anfitriões.

domingo, 24 de outubro de 2010

31ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

GUARANI     0   X   1     ATLÉTICO-GO

Atlético-GO manteve sua reação no Campeonato Brasileiro e bateu o Guarani por 1 a 0 neste sábado, em pleno Brinco de Ouro, em Campinas. Foi a terceira vitóriaseguida do time do técnico René Simões, que antes já havia batido o Corinthians no Pacaembu e o Vasco no Serra Dourada.
Com o resultado, os goianos respiram na briga contra o rebaixamento, ultrapassando o rival alviverde e o Vitória na tabela para assumir a 14ª colocação, a quatro da zona da degola. Já a equipe paulista tem a mesma pontuação, mas cai para 15º e convive de vez com o fantasma do descenso.

BOTAFOGO     1   X   0     VITÓRIA
 
Os triunfos enfim voltaram ao caminho do Botafogo. A equipe carioca recebeu o Vitória no Engenhão e venceu por 1 a 0, encerrando longa sequência de oito empates. Além disso, o time do técnico Joel Santana reaviva o sonho por uma vaga na Copa Libertadores com o triunfo deste sábado.
O Botafogo dorme em quinto na tabela do Campeonato Brasileiro, dentro da zona de classificados para o torneio sul-americano, uma vez que o quarto posicionado Santos já tem vaga na competição. Já o Vitória segue ameaçado, próximo à zona do rebaixamento. Os baianos estão na 16ª colocação, com 34 pontos.

CORINTHIANS     1   X   0     PALMEIRAS
 
Após sete jogos, enfim o Corinthians volta a vencer no Campeonato Brasileiro. E justamente no clássico com o Palmeiras, vencido por 1 a 0 neste domingo no Pacaembu, na estreia de Tite no comando alvinegro. De quebra, a equipe do Parque São Jorge encerrou uma sequência de sete partidas sem derrotas do rival alviverde (olhem o número 7 outra vez!). O último revés ocorreu no jogo com o São Paulo, também no Pacaembu. Bruno César fez o único gol da partida.
O Corinthians chega aos 53 pontos, colocando pressão no Cruzeiro, que enfrenta o Atlético-MG ainda neste domingo. O time também contou com o tropeço do Fluminense, que empatou com Atlético-PR na Arena da Baixada. Já o Palmeiras fica no meio da tabela, com 44 pontos, mas distante da briga por uma vaga na Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro.
O jogo contou com a presença de Mano Menezes, ex-técnico do Corinthians e atual comandante da Seleção Brasileira, nos camarotes do Pacaembu. O treinador acompanha as principais partidas do Brasileiro para observar jogadores passíveis de convocação.

GOIÁS     1   X   0     AVAÍ

Jogando no Serra Dourada, o Goiás conquistou um importante resultado na briga para escapar do descenso à Série B. O time da casa derrotou o Avaí por 1 a 0 neste domingo, em confronto de times que estão na zona do rebaixamento. O gol solitário foi marcado por Bernardo, convertendo pênalti ainda no primeiro tempo.
As duas equipes voltam a se enfrentar já na quarta-feira, novamente no Serra Dourada, em confronto válido pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. O jogo decisivo por uma vaga na semifinal será disputado na Ressacada, em 11 de novembro.
O resultado deixa o Goiás com 31 pontos na 18ª colocação, distante três da primeira equipe fora da zona do rebaixamento, o Vitória. Já o Avaí segue com 30 pontos, agora na 19ª posição.


ATLÉTICO-PR     2   X   2     FLUMINENSE
 
 
 
 
O Fluminense ficou duas vezes em desvantagem no marcador, mas arrancou um empate por 2 a 2 com o Atlético-PR neste domingo, na Arena da Baixada. Washington marcou contra, mas Marquinho deixou tudo igual para os visitantes. No fim do jogo, Wagner Diniz deixou o seu e Conca, cobrando pênalti, evitou o revés tricolor.
Com o resultado, a equipe do técnico Muricy Ramalho soma seu quinto jogo sem vitória na competição, mas ainda assim assume a liderança provisória, com 54 pontos, mesmo número que o Cruzeiro, que enfrenta o Atlético-MG em clássico ainda neste domingo. O Atlético-PR é o sétimo colocado, com 47 pontos.

 
CEARÁ     2   X   0     SÃO PAULO
 
O Ceará venceu o São Paulo por 2 a 0 neste domingo, no Estádio Castelão, e impôs a primeira derrota do time tricolor sob o comando do técnico Paulo César Carpegiani (até então, o treinador ostentava três vitórias em três jogos).
Geraldo e Diego Sacoman marcaram para os alvinegros, que já não perdem há seis rodadas no Campeonato Brasileiro e se firmam na zona de classificação à Copa Sul-Americana de 2011, com 42 pontos. Já a equipe paulista permanece com 44 e vê a vaga na Libertadores mais distante.
Com Fernandão de volta ao time titular, no lugar de Dagoberto, poupado após tomar um remédio sem avisar os médicos, o São Paulo conseguiu suportar a pressão inicial do Ceará e chegou até a marcar aos 13min, mas a arbitragem viu impedimento de Ricardo Oliveira. E os donos da casa não demoraram para tomar o controle da partida.

GRÊMIO     2   X   2     INTERNACIONAL

O emocionante clássico disputado no Olímpico neste domingo terminou com empate por 2 a 2. Jogando em casa, o Grêmio abriu o placar e esteve em vantagem por duas vezes, mas, em inferioridade numérica, cedeu a igualdade ao Internacional no final do segundo tempo, que fez seu último tento nos minutos finais do jogo.
Caso vencesse o arquirrival, o Grêmio assumiria a quarta colocação do Campeonato Brasileiro, entrando definitivamente na briga pelo título da competição. Com o empate, o time do técnico Renato Gaúcho é o oitavo, com 47 pontos. Já o Inter está na quinta posição, com um ponto a mais.
André Lima abriu o placar ainda no primeiro tempo, e deu o passe para o segundo gol gremista, feito por Fábio Santos. Alecsandro e D'Alessandro marcaram para o Inter.

CRUZEIRO     3   X   4     ATLÉTICO-MG


 
 
Com direito a uma atuação de gala do atacante Obina, autor de três gols, o Atlético-MG venceu um eletrizante clássico contra o Cruzeiro por 4 a 3 neste domingo, em Uberlândia, e deixou a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro após 21 rodadas.
De quebra, a equipe alvinegra ainda calou o Estádio Parque do Sabiá, lotado de torcedores do time celeste, mandante da partida, e tirou o arquirrival da liderança do torneio. Enquanto a equipe do técnico Dorival Júnior sobe para o 16º lugar, com 34 pontos, ultrapassando o Vitória, o de Cuca permanece com 54 e vê o Fluminense assumir a ponta no saldo de gols.

SANTOS     2   X   3     GRÊMIO PRUDENTE
 
O Santos deveria reunir a torcida neste domingo na Vila Belmiro para comemorar os 70 anos do Pelé, ídolo máximo do clube e do futebol brasileiro, que fez aniversário no dia 23. Quem não concordou com a festa foi o Grêmio Prudente, que derrotou o time da casa por 3 a 2 de virada, contando com falhas da defesa alvinegra e superando a inferioridade numérica - terminou o jogo com dois expulsos.
Neymar, que usou a camisa 70, esteve em dia apagado, chegando a perder um pênalti. Os gols do Santos foram marcados por Keirrison e Durval, ainda no primeiro tempo. A virada saiu depois do intervalo, com Gilmar e Wesley (duas vezes).
A vitória não é suficiente para tirar o Prudente da lanterna do Campeonato Brasileiro. O time do interior tem 24 pontos na última colocação da tabela, longe de deixar a zona do rebaixamento. Já o Santos é o quarto do torneio, ainda na briga pelo título, com 48 pontos.

VASCO     1   X   1     FLAMENGO
 
Em clássico nervoso disputado no Estádio do Engenhão, o Flamengo empatou por 1 a 1 com o Vasco na noite deste domingo e manteve sua invencibilidade sob comando de Vanderlei Luxemburgo em quatro jogos no Campeonato Brasileiro.
Cesinha abriu o placar para a equipe cruzmaltina aos 27min do primeiro tempo, mas Dedé foi expulso aos 19min da etapa final e o time não conseguiu segurar a vantagem. Aos 35min, Renato deixou tudo igual.
Com o resultado, o Vasco chega a 42 pontos e fecha o final de semana na 12ª colocação do torneio nacional, uma à frente do arquirrival, que soma 38. O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira, quando recebe o Corinthians. Um dia depois, o time do técnico PC gusmão vai ao Barradão encarar o Vitória.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

70 ANOS DE PELÉ

Edison Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé (Três Corações, 21 de outubro de 1940), é um ex-futebolista que atuava como meia-atacante.
Pelé é considerado como o maior jogador da história do futebol, tendo fama internacional na condição de futebolista. Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século". A FIFA também o elegeu, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores como o Jogador de Futebol do Século XX.


Nascido na cidade mineira de Três Corações, filho de Celeste e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol no sul de Minas Gerais, conhecido como Dondinho, Pelé desde criança manifestou a vontade de ser jogador de futebol como o pai.
O apelido com que se tornou conhecido originou-se de um episódio relacionado a um goleiro, colega de Dondinho. Em 1943, o pai de Pelé jogava no time mineiro do São Lourenço. Pelé, com apenas tinha três anos, ficou impressionado com as defesas do goleiro da equipe e gritava: "Defende Bilé". As pessoas próximas começaram a chamá-lo de "Bilé", mas as crianças entenderam o apelido como "Pelé".
Em 1945, a família mudou-se para Bauru, interior de São Paulo. Com dez anos Pelé já jogava em um time infanto-juvenis como o Canto do Rio, Ameriquinha e Baquinhos. O pai então o estimulou a montar o seu próprio time: chamou-o Sete de Setembro. Para adquirir material, como bolas e uniformes, os garotos do time chegaram a vender produtos em entrada de cinema e praças. Pelé trabalhava como engraxate.
Descoberto aos 11 anos pelo jogador Waldemar de Brito, foi convidado a jogar no Bauru Atlético Clube. O mesmo Waldemar o apresentou à Vila Belmiro no dia 8 de agosto de 1956 dizendo: "Esse menino vai ser o melhor jogador de futebol do mundo". Assim começou a carreira de Pelé no Santos F.C., estreando em uma partida amistosa cujo resultado foi Santos 7 x 1Corinthians de Santo André (com um gol de Pelé).
Aos 16 anos, participou de um torneio de quatro equipes européias e brasileiras. O time em que atuou foi um combinado do Santos e do Vasco da Gama e, em uma das partidas, Pelé fez três gols.
Sua consagração veio na Copa do Mundo da Suécia, em 1958, quando o Brasil foi pela primeira vez campeão mundial. Pelé marcou seis gols. Na Copa do Chile, em 1962, Pelé sofreu uma distensão muscular no jogo contra a Tchecoslováquia e deu adeus ao torneio, deixando Garrincha brilhar.
Pelé participou ainda da Copa de 1966, na Inglaterra, e da Copa de 1970 no México, quando a seleção trouxe para o Brasil a taça Jules Rimet. Apelidado de "O Rei" pela imprensa francesa, em 1961, criou e aperfeiçoou jogadas que encantaram o mundo: o chute a gol do meio do campo, a tabela nas pernas do adversário, o drible sem bola no goleiro, a paradinha na cobrança do pênalti.
Em 1966, Pelé casou-se com Rosemeri Cholbi, com quem teve três filhos: Kelly Cristina, Edson (Edinho) e Jennifer. Em 1969, em meio a guerra civil no Congo Belga, as forças rivais declararam uma trégua para que Pelé e o time do Santos F.C. transitassem em segurança entre Kinshasa e Brazzaville.

Marco

O milésimo gol foi marcado em 19 de novembro de 1969, às 23h11, em sua 909º partida, Vasco da Gama 1 x 2 Santos. Ao ser cercado pelos repórteres, Pelé disse: "Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas". Pelé vestiu uma camisa de número 1000 e deu a volta olímpica no Maracanã.
Pelé participou de 115 partidas pela seleção brasileira (92 oficiais), marcando 103 gols. O último jogo pela seleção foi no Maracanã, em 18 de julho de 1971, Brasil 2 x 2 Iugoslávia.
Professor de Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (Universidade Metropolitana de Santos), fez a última partida pelo Santos em 3 de outubro de 1974: Santos 2x0 Ponte Preta.
Transferiu-se para o New York Cosmos em 1975, fechando a maior transação do futebol até o fim dos anos 1970 (US$ 7 milhões). A última partida pelo time americano foi: New York Cosmos 2 x 1 Santos, no Giants Stadium (Nova York), em 1 de outubro de 1977. Pelé atuou um tempo por cada equipe. Sua despedida definitiva do futebol deu-se aos 37 anos.
No início dos anos 1990, reconheceu duas filhas fora do seu casamento: Flávia Kurtz e Sandra Regina. Em 1994 casou-se com a psicóloga Assíria Lemos, com quem teve os gêmeos Joshua e Celeste.

Depois que pendurou as chuteiras número 39, Pelé se tornou embaixador para Ecologia e Meio ambiente (ONU 1992), embaixador da Boa Vontade (UNESCO 1993), embaixador para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco 1994) e durante o governo de Fernando Henrique Cardoso foi Ministro dos Esportes do Brasil de 1995 a 1998.
Pelé recebeu, em 1997, o título de Sir-Cavaleiro Honorário do Império Britânico, das mãos da Rainha Elizabeth 2ª. O título de Maior Futebolista do Século veio em 1999, pela Unicef, na Áustria, e seguiram-se muitos outros.
Em 2000, na conturbada eleição de Melhor Jogador do Século da FIFA, Pelé foi aclamado como o melhor de todos os tempos, à frente do craque argentino Diego Maradona.
Além de jogador de futebol, Pelé gravou CDs e participou em 10 filmes.

A CAMISA 10

Depois de Pelé, a camisa 10 passou a ser vestida pelo melhor jogador do time, tanto no Brasil quanto no exterior. No time do Santos e no do Cosmos de Nova York, ele utilizava esse número por ser o meia-esquerda. Em sua estreia na Seleção Brasileira, Pelé atuou com a camisa de número 9, a camisa de número 10 ele só começou a utilizar a partir do Mundial de 1958, cuja distribuição da numeração se deu de forma aleatória por um membro da Fifa, posto que, a delegação brasileira havia deixado de fornecer aos organizadores daquele mundial a numeração dos atletas.


FONTES: UOL Educação/Wikipédia

DAGOBERTO TOMA REMÉDIO PROIBIDO E DEVE FICAR FORA CONTRA O CEARÁ


O atacante Dagoberto foi afastado do treino com o restante do elenco do São Paulo na manhã desta sexta-feira, e deve ficar fora do jogo contra o Ceará, domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O departamento médico do clube ainda está decidindo se o atleta será liberado para a partida, mas a tendência é que o atleta não seja aproveitado.
Dagoberto sofreu uma forte gripe no início da semana e chegou a ficar fora do treino de terça-feira. Por isso, o jogador tomou por conta própria um medicamento, que não teve o nome anunciado pelos são-paulinos. O remédio é proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada), mas o departamento médico ainda não sabe se a substância ainda seria detectada no domingo.
"Como ele usou, só estamos vendo o tempo que leva para a substância não surtir mais efeito, mas existe uma possibilidade razoável de ele não viajar para Fortaleza", explicou José Sanchez. "Acho que ele não quis incomodar, e aí acabou não consultando. Então, deve ter tomado a medicação por alguma outra indicação", completou.
O médico não especificou em que dia o jogador tomou a medicação. Ele, no entanto, assumiu a responsabilidade pela atitude do jogador, mesmo afirmando que os jogadores são orientados a não ingerir qualquer substância sem orientação. "Eu que tenho de monitorar isso, e acabamos criando um problemão para a equipe, pois sabemos da importância do Dagoberto para nosso time", disse.
Sem o atacante, Paulo César Carpegiani realizou um coletivo em outro gramado no CT da Barra Funda. Assim, Fernandão assumiu a condição de titular, ao lado de Ricardo Oliveira.
O São Paulo treinou com Rogério Ceni; Renato Silva, Xandão, Miranda e Diogo; Rodrigo Souto, Carlinhos Paraíba, Lucas e Fernandinho; Fernandão e Ricardo Oliveira.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

COPA SUL-AMERICANA

AVAÍ     3   X   1    EMELEC

O Brasil tem seu quarto representante nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O Avaí derrotou o Emelec na Ressacada nesta quinta-feira por 3 a 1, garantindo sua presença na próxima fase do torneio. A equipe catarinense sofreu gol nos primeiros minutos da partida, mas conseguiu emocionante virada após o intervalo, marcando três gols em menos de seis minutos.
Na partida de ida, no Equador, o Avaí havia sido derrotado por 2 a 1, e conseguiu exatamente o resultado necessário para avançar sem precisar passar pela disputa de pênaltis. Na próxima fase, o time de Florianópolis enfrenta o Goiás, que passou pelos uruguaios do Peñarol.

COPA SUL-AMERICANA


SANTA FE     1   X   0     ATLÉTICO-MG

Atuando com a equipe cheia de reservas, o Atlético-MG aguentou a pressão do Independiente Santa Fe e garantiu sua classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana. A equipe brasileira foi derrotada por 1 a 0 nesta quarta-feira em jogo realizado na Colômbia, mas obteve sua passagem à próxima fase uma vez que venceu o jogo de ida por 2 a 0.
O Atlético-MG enfrenta na próxima fase o Palmeiras, que eliminou o Universitario de Sucre também nesta quarta. A equipe alviverde venceu por 3 a 1, assegurando com tranquilidade sua classificação.
Para o jogo desta quarta, os mineiros não contaram com seus principais atletas, que ficaram em Belo Horizonte preparando-se para o clássico com o Cruzeiro, no domingo, em Uberlândia, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Nem mesmo o técnico Dorival Junior esteve com a delegação atleticana, que contou com apenas 14 jogadores.

PALMEIRAS     3   X   1     UNIVERSITARIO DE SUCRE
 
Após conquistar a vantagem de 1 a 0 no jogo de ida, na Bolívia, o Palmeiras definiu nesta quarta-feira o confronto das oitavas de final da Copa Sul-Americana com uma nova vitória sobre o Universitario de Sucre, por 3 a 1, na Arena Barueri. Todos os gols da partida foram marcados de cabeça: Kleber, Luan e Danilo anotaram pelo time da casa, enquanto Cirillo descontou.
Com o resultado, a equipe de Luiz Felipe Scolari - que dominou amplamente o confronto contra os bolivianos - enfrentará outro brasileiro nas quartas: o Atlético-MG, que perdeu do Santa Fe por 1 a 0 fora de casa, mas se classificou graças ao triunfo por 2 a 0 na ida, em Sete Lagoas.

A TORRE DE ILUMINAÇÃO APAGOU DUAS VEZES... MAS NÃ APAGOU A VITÓRIA DO VERDÃO


Problemas com uma torre de iluminação na Arena Barueri fizeram com que a partida entre Palmeiras e Universitario de Sucre, válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, fosse paralisada no início do segundo tempo. As luzes demoraram para se reacender e o jogo ficou suspenso por 30 minutos.
A mesma torre já havia apagado durante o intervalo da partida, mas voltou a funcionar antes que o árbitro paraguaio Antonio Arias ordenasse o reinício do jogo. Por isso, o primeiro incidente não atrapalhou o andamento do confronto.

PEÑAROL     3   X   2     GOIÁS
O Goiás sofreu, mas avançou nesta quarta-feira às quartas de final da Copa Sul-Americana após perder por 3 a 2 do Peñarol, no Estádio Centenário, em Montevidéu. No jogo de ida, no Serra Dourada, o time alviverde havia aberto vantagem ao vencer pelo placar mínimo.
A classificação esmeraldina teve uma pitada de dramaticidade. Rafael Moura fez um golaço e colocou os visitantes na frente aos 16min do primeiro tempo. No entanto, Corujo, aos 37min, e Marcelo Sosa, aos 42min, viraram o jogo para os uruguaios.
No entanto, o Goiás aproveitou espaços na defesa do rival e, com Carlos Alberto, empatou aos 32min. Martinuccio colocou os donos da casa novamente em vantagem aos 39min, em chute de longe, mas o representante brasileiro conseguiu se segurar e evitou mais um gol que implicaria na eliminação.
Nas quartas de final da Copa Sul-Americana, o time esmeraldino, que briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, enfrentará o vencedor do duelo entre Avaí e Emelec, do Equador, que fazem o jogo de volta nesta quinta-feira, na Ressacada.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CONMEBOL CONFIRMA VOLTA DO G-4 AO CAMPEONATO BRASILEIRO

A Conmebol voltou atrás nesta segunda-feira e devolveu ao Campeonato Brasileiro sua quarta vaga à Copa Libertadores. A entidade havia definido que o torneio nacional classificaria somente três times depois que o título da Copa Sul-Americana também passou a dar vaga à competição continental, mas desistiu de sua decisão.
Segundo a assessoria da CBF, porém, a quarta vaga via Campeonato Brasileiro não é uma certeza. Caso uma equipe do país vença a Copa Sul-Americana, o torneio nacional perde novamente o G-4. Avaí, Goiás, Palmeiras e Atlético-MG estão na briga pela competição sul-americana e podem garantir presença na Libertadores 2011.
A nova decisão ocorreu após reunião realizada nesta segunda-feira na sede da Conmebol, no Paraguai. No encontro, representantes dos países sul-americanos discutiram a distribuição das vagas, e optaram por retornar ao modelo antigo. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, intercedeu em nome do Brasil.
Caso o Brasileiro terminasse hoje, Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Atlético-PR estariam classificados à próxima edição do torneio sul-americano. Santos e Internacional, atuais quarto e quinto colocados, já estão garantidos por serem respectivamente campeões da Copa do Brasil e da última Libertadores.
Antes da decisão desta segunda-feira, o Brasil perderia sua vaga justamente devido ao título do Inter. A Conmebol tinha considerado que o país da equipe que venceu a Libertadores perderia uma vaga via competição nacional.

domingo, 17 de outubro de 2010

30ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO NESTE DOMINGO

GRÊMIO     2   X   1     CRUZEIRO

O Grêmio deu uma ajuda preciosa ao Fluminense. Jogando no Estádio Olímpico neste domingo, em partida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time do técnico Renato Gaúcho venceu o líder Cruzeiro de virada por 2 a 1, impedindo a disparada dos mineiros na liderança da competição nacional.
Com o resultado, os cruzeirenses seguem na primeira colocação - porém, com 54 pontos, o time ainda pode ser superado pelo Fluminense, que tem 52 e joga ainda pela rodada contra o Botafogo. O Grêmio, por sua vez, tem 46 pontos e ocupa provisoriamente o sétimo lugar do torneio.
A partida foi marcada por uma arbitragem bastante acionada - foram três gols anulados, sendo dois do Grêmio. Porém, mesmo em desvantagem no placar, o time conseguiu crescer em momentos fundamentais e garantiu sua 12ª vitória em 30 rodadas.

GUARANI     0   X   0     CORINTHIANS
 
A volta de Ronaldo ao Corinthians não resultou em gols. O camisa 9 até conseguiu balançar as redes por duas vezes no empate por 0 a 0 contra o Guarani, neste domingo, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, mas os dois lances foram anulados pela arbitragem. Com isso, o time alvinegro completou sua sétima partida sem vitória e pode perder o terceiro lugar na tabela do Campeonato Brasileiro para o Santos.
O resultado deixou a equipe do Parque São Jorge com 50 pontos, quatro atrás do líder Cruzeiro e somente dois à frente dos santistas, que ainda enfrentam o São Paulo em clássico neste domingo. Já o time de Campinas chegou a 35 pontos, ainda próximo da zona do rebaixamento.

ATLÉTICO-GO     2   X   0     VASCO
 
O Atlético-GO, enfim, conseguiu deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, em partida pela 30ª rodada, o time do técnico René Simões derrotou o Vasco por 2 a 0 no Estádio Serra Dourada, graças a gols no segundo tempo marcados pelo experiente Anaílson, ex-São Caetano, e pelo goleiro Márcio, e encontrou ar para respirar um pouco mais aliviado na classificação do torneio.
Com o resultado, o time de Goiás chegou aos 32 pontos em 30 jogos e chegou temporariamente ao 15º lugar - o time, porém, pode ser superado apenas pelo Vitória, que joga ainda neste domingo contra o lanterna Grêmio Prudente. O Vasco, por sua vez, segue com 41 pontos, no meio da tabela.
A partida, com futebol escasso no primeiro tempo, não contou com a presença do técnico Paulo César Gusmão no banco do Vasco - com uma virose, o treinador foi vetado pelo departamento médico do time e foi substituído por Acácio. Em compensação, ao menos um jogador da equipe teve motivos para comemorar: Fernando Prass, que completou cem jogos no Vasco e entrou em campo com uma camisa comemorativa.

VITÓRIA     2   X   0     GRÊMIO PRUDENTE
 
 
 
 
O Vitória terminou a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro mais uma vez fora da zona de rebaixamento. Neste domingo, jogando no Estádio do Barradão, o agora time do técnico Antônio Lopes derrotou o Grêmio Prudente por 2 a 0 e conseguiu escapar por mais algum tempo das últimas colocações. Gols de Viáfara, de pênalti, e Júnior.
Com o resultado, o time baiano chegou aos 34 pontos e se garantiu na 15ª posição - pior para o Atlético-MG, que venceu horas antes, mas ficou pouco tempo a salvo. O lanterna Grêmio Prudente, por sua vez, segue cada vez mais perseguido pelo fantasma da Série B, com 21 pontos.




ATLÉTICO-MG     2   X   0     AVAÍ

Contando com um grande apoio da torcida, o Atlético-MG conseguiu vencer a "decisão" diante do Avaí. Na tarde deste domingo, o clube alvinegro bateu os catarinenses por 2 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Apesar do triunfo, o resultado não foi o suficiente para tirar o time do técnico Dorival Júnior da zona de risco da Série A, já que o Vitória venceu o Grêmio Prudente por 2 a 0, em casa, e soma 34 pontos, contra 31 do Atlético-MG. Por outro lado, o Avaí entrou na zona mais indesejada da tabela ao ficar com 30 tentos somados.
A partida, cercada de expectativas pelas duas equipes viverem uma péssima situação no Campeonato Brasileiro, competição a qual brigam para evitar o rebaixamento, começou movimentada, com o Atlético Mineiro buscando a pressão sobre a defesa catarinense, fazendo valer o mando de campo.

FLUMINENSE     0   X   0     BOTAFOGO
O Fluminense perdeu uma chance que pode não voltar a ter neste Campeonato Brasileiro. Dependendo apenas de si para reassumir a liderança da competição, o time do técnico Muricy Ramalho ficou no empate por 0 a 0 com o Botafogo, em partida no Estádio do Engenhão válida pela 30ª rodada do torneio nacional.
Agora com 53 pontos, o time tricolor poderia ter assumido o primeiro lugar com 55 pontos caso vencesse - o Cruzeiro, que segue líder, perdeu para o Grêmio e permaneceu com 54. O Botafogo, por sua vez, não foge de sua série sem vitórias e vai aos 45 pontos, ficando na oitava colocação.
Do lado botafoguense, o empate também teve sabor amargo para o uruguaio Loco Abreu. O camisa 13 comemorou 34 anos neste domingo, e contou com muito apoio da torcida nas arquibancadas. Porém, passou em branco e não pode se dar um presente

SÃO PAULO     4   X   3     SANTOS
 
Em clássico emocionante no Morumbi, o São Paulo bateu o Santos por 4 a 3, com um gol no último minuto de Jean e um homem a menos após a expulsão de Richarlyson. O jogo foi aberto e teve cinco gols antes dos 20min da primeira etapa: Alan Patrick e Zé Eduardo marcaram pelo time da Vila Belmiro, enquanto Dagoberto (duas vezes) e Pará (contra) fizeram para os donos da casa. Na segunda etapa, Neymar fez de pênalti.
O resultado levou a equipe tricolor a 44 pontos, a seis pontos da zona de classificação para a Copa Libertadores. Já o Santos parou nos 48 e perdeu a chance de roubar do Corinthians a terceira colocação. O líder ainda é o Cruzeiro, com 54 pontos.
O técnico Paulo César Carpegiani escalou o time tricolor com praticamente quatro atacantes: Lucas pela direita, Fernandinho pela esquerda e Dagoberto encostando em Ricardo Oliveira pelo meio. Porém, todos voltavam para ajudar na marcação. O Santos veio em uma formação parecida, com Danilo na direita, Alan Patrick no meio e Neymar ao lado de Zé Eduardo mais à frente, caindo pela esquerda.

PALMEIRAS     1   X   1     CEARÁ
 
Sem Kleber e Valdivia, suspensos (o chileno também sofre de lesão muscular), o Palmeiras não passou de um empate por 1 a 1 diante do Ceará, neste domingo, em Barueri, e teve sua ascensão no Campeonato Brasileiro brecada. Marcos Assunção voltou a brilhar com um golaço de falta, mas Geraldo, de pênalti, deixou tudo igual na segunda etapa.
O resultado levou o time paulista a 44 pontos, na nona colocação, a seis pontos da zona de classificação para a Copa Libertadores. Já o Ceará tem 39 pontos e aparece no 12º lugar.