BEM VINDOS

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BRASIL APROVEITA SUPERIORIDADE, BATE 1º GRANDE COM MANO E É CAMPEÃO

Lucas e Neymar brilharam na noite desta quarta-feira com dois gols contra a Argentina

Foto: Marcelo Seabra/Futura Press
O Brasil de Mano Menezes enfim venceu um grande do futebol. Nesta quarta-feira, em um Estádio do Mangueirão eufórico com a presença principalmente de Neymar, a Seleção derrotou a Argentina por 2 a 0 em Belém e, além de conquistar o título do Superclássico das Américas, deu ao treinador fôlego para a sequência do seu trabalho que até a partida de hoje não contava com nenhuma vitória contra um grande centro futebolístico. Lucas e Neymar definiram a vitória brasileira no segundo tempo.

O fim da sina refletida na queda para o sétimo lugar do ranking da Fifa veio em um clássico esvaziado pelas estrelas dos dois países que atuam na Europa. Em campo, a superioridade econômica do futebol brasileiro, que permite a manutenção de jogadores promissores e realidades, prevaleceu diante de um rival muito enfraquecido. Nenhum jogador que atua na Argentina foi convocado para as Eliminatórias, enquanto que o Brasil tem as presenças constantes de Lucas, Ronaldinho, Neymar, entre outros.

E foram justamente as jovens estrelas que desequilibraram a partida. Escalado pela primeira vez como titular, Lucas mudou o time brasileiro, com verticalidade e objetividade que compensaram o excesso de individualismo em algumas jogadas. Além de marcar o primeiro gol aos 11min, criou as melhores chances e protagonizou um jogo definido aos 29 min do segundo tempo, quando Neymar fez o segundo e matou a Argentina.

A superioridade foi brasileira durante os 90 minutos. Bruno Cortês se destacou com uma atuação segura na defesa e evolvente no ataque, a defesa apresentou segurança e Borges teve mobilidade apesar de não aparecer muito. Ronaldinho destoou com uma atuação regular. Pela Argentina, as presenças de Bolatti, Guiñazú e Montillo, chamados de última hora para melhorar uma equipe de nível técnico baixo, pouco mudaram o time.

Como havia empatado por 0 a 0 no jogo de ida, em Córdoba, o Brasil conquistou assim o seu oitavo título do confronto, antes chamado de Copa Roca e agora renomeado de Superclássico das Américas. Os brasileiros ficaram com o troféu em 1914, 1922, 1945, 1957, 1960, 1963 e 1976, enquanto a Argentina levou a melhor em três oportunidades (1923, 1939 e 1940). Além disso, o título foi dividido entre os dois países em 1971.

A festa ficou completa com uma torcida empolgada desde o Hino Nacional, cantado até o final mesmo com a interrupção da música na metade. A cidade ainda confirmou, por meio do placar eletrônico, que receberá a Copa América de 2015 depois de ser preterida entre as sedes da Copa do Mundo de 2014.

Lucas muda cara do Brasil

O Brasil entrou em campo com quatro mudanças em relação ao jogo em Córdoba, mas uma em especial mudou totalmente a cara da Seleção e do jogo. Lucas foi o jogador mais participativo do primeiro tempo e, ao mesmo tempo em que abusou de jogadas individuais em alguns momentos, em outros criou oportunidades, deu outra movimentação ao time e ajudou o primeiro tempo a ser muito mais agitado do que toda a partida na Argentina.

Ao todo, Lucas tentou seis dribles, acertou quatro e errou dois. Sofreu com faltas não marcadas e criou a melhor chance brasileira, aos 37min, ao passar no meio de dois argentinos e deixar Borges livre para um cruzamento que passou a centímetros do pé de Neymar.

Borges, aliás, parecia um pouco ansioso com a pressão de ser o substituto de Leandro Damião com a camisa 9 verde e amarela. O atacante do Santos, apesar de não contar com a sorte na maioria dos lances brasileiros, até que mantinha boa movimentação no setor ofensivo, mas esbarrava em seu próprio posicionamento em algumas jogadas.

Seu companheiro de clube Neymar, por sua vez, infernizou a defesa argentina. Deu um drible da vaca (meia-lua) em Papa, o mesmo que levou uma lambreta em Leandro Damião em Córdoba, mas foi menos objetivo que Lucas. A cada toque na bola os gritos femininos se sobressaiam no estádio lotado, ainda mais quando aos 12min exigiu boa defesa de Orion.

Com o Brasil mais solto em campo, mas com a Argentina mais firme na marcação, a bola parada surgiu como opção para tirar o zero do placar. Mas Ronaldinho não estava inspirado. Errou três tentativas, duas por muito, e ainda deixou o primeiro tempo com dores na virilha após outro arremate falho, desta vez de fora da área.

Com menos posse de bola do que o rival, a Argentina preocupou-se mais em defender do que em arriscar. Quando aparecia no ataque, explorava o lado direito brasileiro, por onde Danilo mais uma vez esteve inseguro. A melhor chance veio em uma falta alçada na área que terminou com uma cabeçada à direita de Jefferson. Montillo e Guiñazú, chamados apenas para este jogo, pouco apareceram e Canteros teve uma atuação segura e destacada à frente da zaga.

Arrancada de Lucas, firulas de Neymar e show

O Brasil voltou com a mesma postura no segundo tempo e foi para cima da Argentina ainda no início da etapa complementar. Logo no minuto inicial, o lateral-direito Danilo ensaiou "jogada santista" pela direita, ao tabelar com Neymar, passar pela marcação e alçar bola na cabeça de Borges, mas Órion se antecipou e praticou a defesa.

Na sequência, a Seleção manteve o domínio do toque de bola em busca de espaços no setor defensivo argentino, e justamente assim chegou ao gol: após uma linda triangulação que começou no meio de campo. Cortês tocou para Borges, que ajeitou para Danilo dar uma espetacular enfiada de bola para Lucas. O são-paulino correu mais que a zaga, avançou com a bola e bateu com firmeza, no canto direito de Órion.

A partir daí, o Brasil tomou gosto pelo jogo. Neymar rebolava, dava drible da vaca e passava o pé em cima da bola diante de dois ou três marcadores, Ronaldinho arriscava uma finta mais ousada no meio de campo e Bruno Cortês deixava Guiñazu no chão em jogada individual pela lateral. E, dos pés do botafoguense quase a Seleção ampliou, mas ninguém apareceu para desviar seu chute cruzado, aos 18min.

O excesso de firulas do Brasil, aliás, rendeu o primeiro cartão amarelo da partida para a Argentina, aos 25min. Desábato irritou-se com as inúmeras brincadeiras de Neymar com a bola - no lance em questão, por exemplo, o santista pedalou e tentou novo drible da vaca - e deu-lhe um carrinho por trás. Em seguida, ainda reclamou de maneira efusiva com o uruguaio Jorge Larrionda.

O show brasileiro renderia o segundo gol instantes depois. Cortês, que fazia partida excepcional, puxou contra-ataque sozinho, penetrou o sistema defensivo argentino e deu bela enfiada de bola nos pés de Diego Souza. O vascaíno, que tinha acabado de entrar na vaga de Lucas, viu Neymar passar no meio da área por trás da marcação, tocou rasteiro e apenas assistiu ao camisa 11 desviar para o fundo das redes.

A partir daí, Mano mandou Fred a campo, trocou o consagrado Cortês por Kléber e a Seleção só passou a administrar a posse de bola nos minutos finais. Empolgada, a torcida paraense fazia a "ola" e festejava de maneira empolgante no Mangueirão, apenas aguardando o apito final do árbitro que rendeu ao técnico Mano Menezes seu primeiro triunfo diante de um grande centro de futebol do planeta. E, é claro, o título da Copa Roca no Superclássico das Américas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COM QUATRO SANTISTAS NA SELEÇÃO, IBSON DESTACA TORCIDA ESPECIAL POR BORGES

Na Seleção, Borges tem apoio do elenco santista. Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação

NA SELEÇÃO, BORGES TEM APOIO DO ELENCO SANTISTA

Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação

No Santos, quatro jogadores estão servindo à Seleção Brasileira para o jogo contra a Argentina, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Mangueirão. Mas, segundo o volante Ibson, a maior torcida dentro do próprio elenco santista é por uma boa atuação do centroavante Borges, artilheiro do Campeonato Brasileiro, diante do tradicional rival do futebol brasileiro.

Além de Borges, o goleiro Rafael, o lateral direito Danilo e o atacante também foram convocados para a segunda partida do Superclássico das Américas - o primeiro duelo terminou empatado, 0 a 0, há duas semanas, em Córdoba.

Porém, como os outros três atletas já foram convocados pelo técnico Mano Menezes anteriormente, e o artilheiro do Brasileiro, com 19 gols, está pela primeira vez na Seleção, a torcida por Borges é mais forte no clube.

"Esperamos que ele possa ir bem. Estamos torcendo bastante não só pelo Borges como pelos nossos outros companheiros que estão lá mas, realmente, nós ficamos muito contentes pelo Borges. A convocação dele foi merecida, justa. Ele vinha marcando muitos gols e nos ajudando bastante no campeonato. Agora, esperamos ele possa jogar bem e a Seleção possa sair vitoriosa desse clássico, que é o mais importante", disse Ibson.

Confirmado como titular do ataque da Seleção Brasileira, ao lado de Neymar, diante da Argentina, Borges terá a chance de provar ao técnico Mano Menezes que, mesmo prestes a completar 31 anos de idade - no dia 5 de outubro -, ainda tem espaço no time para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada em território nacional.

MANCANDO, ADRIANO BUSCA MELHOR ESTABILIDADE ATÉ ESTREIA PLANEJADA

Mancando vez ou outra, Adriano segue sua recuperação em ritmo forte

Foto: Mauro Horita/Agif/Gazeta Press

O atacante Adriano ainda não está totalmente confiante em relação ao tornozelo esquerdo, operado em abril. O jogador do Corinthians se pega mancando vez ou outra, o que é normal, segundo o fisioterapeuta do clube, Bruno Mazziotti. Mas antes da estreia, na data planejada (em 9 de outubro, contra o Atlético-GO, no Pacaembu) ou não, esse pequeno problema será corrigido.

Mesmo antes de romper o tendão calcâneo (ou de Aquiles), o atleta já manquitolava por ter uma perna minimamente menor do que a outra, mas a falta da estabilidade ideal após a ruptura do tendão o faz puxar ainda mais a perna esquerda. "Isso está mais exacerbado em função da lesão, por ele estar em fase de reabilitação. Essa mancadinha ainda vai persistir um pouco enquanto ele estiver ganhando estabilidade na articulação do tornozelo esquerdo", disse Mazziotti.

Nas atividades que realiza à frente da imprensa, no CT Joaquim Grava, Adriano não demonstra essa dificuldade publicamente. O atacante a deixou à vista no domingo passado, quando desceu do ônibus da delegação corintiana, no Pacaembu, para assistir das cadeiras numeradas à vitória por 1 a 0 sobre o Bahia. Ele manca porque sua propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação) ainda não está finamente apurada.

Paralelamente aos exercícios de propriocepção e força, comandados pela fisioterapia, Adriano realiza trabalhos funcionais sob orientação da preparação física: ele simula a marcação, gira sobre algum zagueiro, finaliza a gol e exercita todos os demais fundamentos de um pivô, os quais costuma fazer em campo. A estreia continua oficialmente programada para 9 de outubro, diante do Atlético-GO, mas se o atacante não estiver totalmente apto, não haverá dúvida em adiá-la.

"Estou muito à vontade quanto a questão de data (de estreia). O Adriano vai estrear quando ele estiver se sentindo bem, quando estiver seguro. Vamos trabalhar forte em relação ao que foi programado, mas o que vai determinar o dia realmente é a situação dele, se ele estará confiante para fazer isso. Temos obrigação de entender que se deve oferecer o menor risco possível. Uma eventual lesão muscular poderia tirá-lo de jogo pelo resto do ano", concluiu o fisioterapeuta.

CRITICADO, VALDIVIA TEM APROVEITAMENTO BOM E VIRA ESPERANÇA CONTRA CRISE

Valdívia se torna, mais uma vez, a esperança do time do Palmeiras no Brasileiro

Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

O chileno Valdivia recebe críticas no Palmeiras pela falta de sequência de jogos no clube. Apesar da ausência em mais da metade das partidas do time na temporada, o meio-campista apresenta um bom aproveitamento nos compromissos em que defendeu o Palmeiras.

Dos 56 jogos do clube em 2011, Valdivia participou de apenas 21, mas com um retrospecto positivo, já que perdeu somente duas vezes no tempo normal (contra Fluminense e Vasco, ambos no Campeonato Brasileiro). Nos outros duelos, o chileno venceu 13 e empatou seis.

Ou seja, o aproveitamento do jogador nesta temporada é de 71,4%. Os números do chileno são maiores que o geral do Palmeiras no ano, que teve uma média de 62,5% nos 56 jogos.

Por isso, mesmo ausente da equipe na maior parte do ano, Valdivia se transforma na principal esperança do Palmeiras contra a crise instaurada neste momento. O meia voltou aos treinos com o grupo na terça-feira e deve ser a novidade na escalação para o confronto com o América-MG, sábado, no Canindé.

Nos 21 jogos que disputou na temporada, Valdivia foi titular em 20 (entrou no decorrer contra o Grêmio-SP), mas marcou apenas três gols. Além disso, fez quatro assistências e teve participação em outros três tentos.

As lesões musculares e as convocações para a Seleção Chilena atrapalharam a sequência do atleta com a camisa alviverde. No início de 2011, Valdivia ainda era atormentado pela fibrose na coxa esquerda.

Já na reta final do Paulista, sofreu uma nova lesão na mesma coxa. Por fim, no início deste mês, sofreu um estiramento na coxa esquerda. Tudo isso foi permeado por convocações para a Seleção Chilena, disputando a Copa América e amistosos.

O jogador, inclusive, já está na lista do Chile para os dois primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, contra Argentina e Peru. Portanto, mesmo se tiver bom desempenho contra o América-MG, o camisa 10 não terá uma série de partidas pelo Palmeiras.

JUVENTUS INSISTE E DEVE FECHAR COM SÃO-PAULINO EM UM MÊS, DIZ JORNAL

Juventus pagaria até 12 milhões de euros (R$ 29,4 milhões) para ter Rhodolfo em janeiro

Foto: Agência Lance

A Juventus segue insistindo em Rhodolfo e tem pressa para definir a contratação. Segundo publica nesta quarta-feira o diário esportivo de Turim Tuttosport, o clube pretende fechar a contratação do jogador do São Paulo no máximo em outubro para evitar a concorrência de outros eventuais interessados. O zagueiro, avaliado entre 10 e 12 milhões de euros (de R$ 24,5 milhões a R$ 29,4 milhões), passaria a atuar na Itália em janeiro.

No meio do ano, a Juventus já tentou contratar Rhodolfo, sem sucesso. O São Paulo teria recusado uma proposta de 8 milhões de euros (R$ 19,6 milhões). Agora, o clube alvinegro estaria disposto a aumentar a oferta para trazer um jogador para a zaga e satisfazer o desejo do técnico Antonio Conte.

De acordo com o jornal, há bastante tempo já há acordo entre a equipe de Turim e um fundo de investimento que detém 70% dos direitos econômicos do atleta. Falta ainda o aval do time do Morumbi, que por meio de uma cláusula do contrato vetou a transferência no fim de agosto.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

NÚMEROS E DADOS APÓS A 26ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Por Fabio Sinegaglia

NÚMEROS DA 26ª RODADA

(*) Falta uma partida do 1ª turno- Grêmio x Santos-jogo da 11 º rodada ( jogo previsto p/ 5 de out.)

(**) Falta uma partida do 2ª turno- SantosxBotafogo-jogo da 21º rodada ( jogo previsto p/19 de out.)


Hoje dia 27 de Setembro, Fiori Gigliotti, completaria 83 anos, por isso começo meus números com a seguinte frase  "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo"


1) Após a 26ª rodada , o Campeonato Brasileiro acumula 258 partidas, totalizando 695 gols, logo uma média de 2,69 gols por partida. Se o campeonato mativer essa média de gols a competição terminará com aproximadamente 1022 gols. Provavelmente no próximo sábado, quando teremos três partidas chegaremos ao gol número 700 deste campeonato.

2) Na 26ª rodada , foram marcados 31 gols, ou seja, em 10 jogos média de 3,1 gols por partida, nestes 10 jogos, três teminaram empatados e nos sete jogos que tiveram vencedores, quatro foram os donos da casa e três foram os visitantes.

3) Na 26ª rodada dos 31 gols marcados, 15 foram marcados pelos donos da casa e 16 pelos visitantes. Nesta rodada apenas dois times, Cruzeiro e Bahia, não marcaram gols.

4) O Palmeiras foi a equipe que mais empatou neste campeonato, foram 12 empates em 26 partidas, ou seja, 46,2% das partidas do time paulista. Destas doze partidas do Palmeiras que terminaram empatadas, duas terminaram 0 a 0, duas terminaram 2 a 2 e oito tiveram o placar de 1 a 1.

5) Dos 36 gols marcados pelo Santos até aqui na competição 19 foram de Borges, ou seja 52,8 % dos gols santista.

6) O lider do campeonato é o Vasco, o time tem um aproveitamento de 62,8% dos pontos, isso dá uma projeção de 72 pontos para se tornar campeão.

7) O Corinthians atualmente na segunda posição no campeonato, que pode voltar a liderança na próxima rodada, venceu 14 das suas 26 partidas no campeonato até aqui. Destas 14 vitórias, 11 foram por 1 gols de diferença, ou seja, 78,6% das vitórias corintianas foram por apenas um gol de vantagem.

8) O Coritiba é a equipe que mais marcou gols neste campeonato até aque, foram 44 gols em 26 partidas, ou seja, 1,7 gols por partida.

9) Das 258 partidas do campeonato até aqui 186 terminaram com vencedor e 72 foram os empates, ou seja, 72,1% de jogos com vencedores e 27,9% de empates.

10) Destes 72 empates - 15 foram 0 a 0, 40 foram 1 a 1, 16 foram 2 a 2 e tivemos dois 3 a 3.

11) Destas 179 vitórias 

12) Das 186 partidas que terminaram com vencedores até aqui na competição, 121 foram dos donos da casa (65%)e 65 dos visitantes (35%).

13) Se o Campeonato terminasse hoje os 4 rebaixados seriam Avaí, Altético MG, América MG e Atlético GO. Se for mantido o rendimento desses 4 times com 37 pontos é possível escapar da Série B em 2012.

14) Consideramos que cada partida tenha 90 minutos mais 5 de acréscimo, logo 95 minutos por partida, assim sendo, foram 24510 minutos de jogo, o Campeonato que tem 695 gols até aqui, logo temos um gol a cada 35 minutos e 16 segundos.

15) O melhor mandante do campeonato é o Botafogo, que fez 30 pontos em 13 partidas, ou seja, 76,9%. E o melhor visitante é o São Paulo, que fez 24 pontos em 13 partidas, ou seja, 61,5%.

16) Soma dos dois confrontos entre os jogos do primeiro e segundo turno, está a porcentagem de pontos obtidos por cada equipe e entre parenteses o número de pontos que foram distribuidos nos dois confrontos entre es equipes no 2 turnos :

Grêmio 80% x 20% Avaí - 5 pontos em disputa

Vasco 50% x 50% Cruzeiro - 6 pontos em disputa - nos dois turnos o visitante venceu por 3 a 0

América-MG 0 x 100% Flamengo - 6 pontos em disputa

Bahia 0% x 100% Corinthians - 6 pontos em disputa - nos dois turnos o time paulista venceu por 1 a 0

Figueirense 100% x 0% Santos - 6 pontos em disputa

São Paulo 20% x 80% Botafogo - 5 pontos em disputa

Coritiba 50% x 50% Ceará - 6 pontos em disputa

Palmeiras 80%x 20% Atlético-GO - 5 pontos em disputa

Fluminense 100% x 0% Atlético-PR - 6 pontos em disputa

Atlético-MG 0% x 100% Internacional - - 6 pontos em disputa


"Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo"

 
Sigam no twitter ~~► @FabioSinegaglia

domingo, 25 de setembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO: VASCO GOLEIA CRUZEIRO E SEGUE LÍDER

BOTAFOGO     2   X   2     SÃO PAULO

Com assistência de Ceni, São Paulo arranca empate do Botafogo

Rogério Ceni vibra com gol de Rivaldo: São Paulo ressurgiu das cinzas no Engenhão

Foto: Satiro Sodré/Gazeta Press

Um gol de Rivaldo aos 45min do segundo tempo deu ao São Paulo um grande resultado, neste domingo, no Engenhão. O Botafogo abriu vantagem de 2 a 0 na etapa inicial, com dois gols de Loco Abreu, mas 45 minutos de muito bom futebol fizeram os são-paulinos ressurgir no Rio de Janeiro. Henrique diminuiu e Rivaldo, nos acréscimos e com assistência de Rogério Ceni, conseguiu a igualdade de cabeça.

 Por ora, a equipe de Adílson Batista é a terceira colocada com 46 pontos. No domingo, recebe o Flamengo no Morumbi.

O Botafogo por sua vez cai para a quarta posição e também perde a possibilidade de assumir a liderança caso vença o jogo atrasado, contra o Santos, na Vila Belmiro. Com 45 pontos, o time botafoguense viaja ao Serra Dourada para enfrentar o Atlético-GO no fim de semana.

Um grande jogo de futebol. Assim pode ser definido o encontro entre são-paulinos e botafoguenses no Engenhão. A equipe de Caio Júnior foi avassaladora nos primeiros 45 minutos e poderia ter construído uma vantagem ainda maior que os 2 a 0. Com mexidas de Adílson, o São Paulo reagiu, buscou o empate e, nos acréscimos, empatou em cabeçada de Rivaldo após uma rara assistência de Rogério Ceni em batida de falta.


CORINTHIANS     1   X   0     BAHIA

Com Ronaldo e Adriano na torcida, Corinthians bate Bahia e é segundo
 
Emerson marcou o gol da vitória do Corinthians no duelo contra o Bahia

Foto: Ale Vianna/Gazeta Esportiva

Em jejum de três partidas sem vitórias, o Corinthians foi a campo para espantar o princípio de crise, despachar o Bahia e "recuperar os trilhos" no Campeonato Brasileiro. Com Ronaldo e Adriano nas tribunas do Pacaembu, o time alvinegro atingiu o objetivo, venceu por 1 a 0, voltou a somar três pontos na Série A e segue firme na briga pelo título.

O resultado saiu em boa hora, já que qualquer tropeço neste domingo deixaria a equipe um pouco mais distante dos rivais. Isso porque o Vasco derrotou o Cruzeiro, em Minas Gerais, e o Botafogo empatou com o São Paulo, no Rio de Janeiro, - resultado que, aliás, ajudou o Corinthians a subir dois postos na tabela de classificação.

Agora em segundo, com 47 pontos, o clube alvinegro continua a apenas dois do líder Vasco e terá um confronto direto contra a equipe cruzmaltina no próximo domigo, às 16h (de Brasília), em São Januário. O Bahia, por sua vez, caiu para a 14ª colocação e enfrentará o Avaí no sábado, às 18h, em Pituaçu.


AVAÍ     1   X   2     GRÊMIO

Grêmio se reencontra com a vitória e afunda Avaí na Ressacada
Com gols de Mário Fernandes e Douglas, o Grêmio venceu em plena Ressacada

Foto: Antônio C. Mafalda/Futura Press

Depois de duas derrotas seguidas, o Grêmio foi até Florianópolis e venceu o Avaí por 2 a 1, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O domínio do primeiro tempo foi inteiro do Grêmio. Logo aos 6min, Marquinhos, formado pelo Avaí e ídolo da torcida catarinense, cruzou rasteiro, mas André Lima chutou em cima do zagueiro. Seis minutos depois, Douglas chutou de canhota e deu trabalho para Felipe.

Quando parecia que o jogo iria para o intervalo empatado, Batista errou na saída de bola e o lateral direito Mário Fernandes, convocado para a Seleção Brasileira, entrou em diagonal na área e chutou de esquerda, fazendo o primeiro gol da partida, aos 42min da etapa inicial.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Toninho Cecílio tirou Batista, vaiado pela torcida pelo seu erro no gol, e colocou Rafael Coelho. Porém, o atacante não teve chance para tocar na bola antes do segundo gol do Grêmio. Escudero fez jogada pela esquerda, cruzou, a zaga tirou mal e Douglas chutou cruzado, no canto esquerdo de Felipe, aos 24 segundos do segundo tempo.

Com 2 a 0 no placar, o Grêmio começou a administrar o resultado enquanto o Avaí partia para cima para, tentando diminuir o prejuízo.
A pressão deu resultado aos 24min da etapa complementar: Lincoln cobrou escanteio, Pedro Ken cabeceou e com um desvio em Gilberto Silva, a bola entrou lentamente no canto esquerdo de Victor, levantando a torcida presente na Ressacada.

Com o resultado, o Avaí continua na vice-lanterna, com apenas 22 pontos em 26 jogos. Já o Grêmio continua em 13º, agora com 33 pontos e uma partida a menos.


CRUZEIRO     0   X   3     VASCO

Diego Souza dá show, faz 3, Vasco afunda Cruzeiro e segue líder

Diego Souza foi o nome do jogo na vitória vascaína contra o Cruzeiro

Foto: Agência Lance

Com gols nas últimas duas partidas do Vasco, o meia-atacante Diego Souza voltou a brilhar neste domingo. O camisa 10 fez lances de efeito e marcou todos os gols da vitória por 3 a 0 contra o Cruzeiro, no Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado manteve a equipe carioca na liderança da competição - agora com 49 pontos, a dois do segundo colocado, o Corinthians.

Em situação oposta, o time mineiro se complica cada vez mais. Já são sete jogos sem vitórias - seis sob o comando de Emerson Ávilla, que assumiu o time após a demissão de Joel Santana e enfrenta grande pressão para deixar o cargo. Na 15ª colocação, com 29 pontos, os cruzeirenses estão a quatro do rival Atlético-MG, primeiro clube da zona do rebaixamento.

Em um primeiro tempo movimentado, o Cruzeiro chegou a ter boas chances e um gol anulado, mas viu o Vasco abrir o placar em boa jogada de Diego Souza. Depois de protestos na semana, a torcida mineira reagiu com violência ao placar negativo e foi necessária a intervenção da polícia para conter um princípio de tumulto.

Na etapa final, o clube celeste mal teve chance de reagir e os cariocas ampliaram, novamente com o camisa 10. Já no fim, com direito a chapéu no goleiro Fábio, Diego Souza fez o terceiro e coroou a grande atuação.


INTERNACIONAL     2   X   1     ATLÉTICO-MG

Com arbitragem polêmica, Inter bate Atlético-MG e persegue Libertadores
Bolatti comemora após marcar o primeiro gol do Inter contra o Atlético-MG

Foto: Lucas Uebel/Vipcomm/Divulgação

Dorival Júnior reencontrou o seu ex-time pela primeira vez neste domingo, quando o Internacional recebeu e venceu o Atlético-MG, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Em partida com arbitragem polêmica, válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o clube gaúcho impôs a superioridade técnica no meio-campo e venceu por 2 a 1.

A confusão com a arbitragem deu-se no segundo do gol do Inter. O auxiliar havia marcado impedimento. Segundos depois, o árbitro voltou atrás e validou o gol. Os jogadores do Atlético-MG revoltaram-se e Réver foi expulso por reclamação.

O resultado deixa o Inter vivo na luta por uma vaga na Copa Libertadores da América, na sétima posição, com 40 pontos ganhos. O Atlético-MG segue entre os últimos, na zona do rebaixamento, em 17º, com 25 pontos. Internacional e Atlético-MG vinham de empate por 1 a 1 no meio da semana, respectivamente com Figueirense e Flamengo.

Curioso foi que Dorival Júnior, agora treinador do Inter, fora demitido do time mineiro no primeiro turno, após goleada colorada por 4 a 0, na Arena do Jacaré.


ATLÉTICO-GO     1   X   1     PALMEIRAS

Com 2 a menos, Atlético-GO arranca empate do Palmeiras

Atlético-GO conseguiu arrancar empate contra Palmeiras com dois atletas a menos em campo

Foto: Agência Lance

Em partida marcada por muitos cartões amarelos e dois vermelhos para os goianos, o Atlético-GO arrancou um empate heróico por 1 a 1, no Serra Dourada, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e evitou a segunda vitória seguida do Palmeiras no torneio. O resultado deu ao time rubro-negro seu quinto jogo de invencibilidade na Série A.

O time goiano, com o resultado, permaneceu em uma colocação intermediária da tabela de classificação - os atleticanos estão na 12ª posição com 35 pontos, longe do rebaixamento e, por enquanto, com vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. O gol da equipe alviverde foi marcado pelo zagueiro Henrique, aos 24min do primeiro tempo, enquanto Thiago Feltri empatou para o clube da casa, aos 36min da etapa complementar.

O Palmeiras, que estacionou na oitava posição com 39 pontos, volta a campo no próximo sábado, contra o América-MG, no Canindé. O Atlético-GO enfrenta o Botafogo, no Serra Dourada, mas no domingo. Ambos os jogos acontecem a partir das 18h (De Brasília) e serão válidos pela 27ª rodada da Série A.


CEARÁ     3   X   2     CORITIBA

Ceará bate Coritiba, vence a 1ª com Estevam e ganha fôlego 
Ceará venceu Coritiba por 3 a 2 e se distanciou da zona do rebaixamento

Foto: LC Moreira/Futura Press

Em partida movimentada, o Ceará venceu o Coritiba por 3 a 2, neste domingo, jogando no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 26ª rodada do Brasileiro. Com o resultado, o time alvinegro encerrou jejum de seis jogos sem vitórias na competição e, com 30 pontos, na 14ª colocação, se distancia da zona de risco - o Atlético-MG, primeiro time que seria rebaixado no momento tem 25.

Foi o primeiro triunfo de Estevam Soares no comando da equipe alvinegra, após substituir o demitido Vagner Mancini há duas rodadas. Os paranaenses, por outro lado, vinham crescendo na tabela, mas seguem pecando pelo mau retrospecto fora de casa e terminam a noite em 9º, com 36 pontos, a cinco da zona da Libertadores.

Após ter um gol anulado, o Ceará abriu o placar em um belo voleio de Roger, logo no início do primeiro tempo. O time visitante buscou o empate com Bill e entrou no jogo, mas saiu para o intervalo com derrota parcial depois que Edmilson acertou bela cobrança de falta.

Com 2min de segundo tempo, porém, os paranaenses chegaram ao empate, novamente com Bill. Os nordestinos não se abateram e recuperaram a vantagem com Roger, encerrando o incômodo jejum de vitórias.

CAMPEONATO BRASILEIRO: FIGUEIRENSE DERRUBA SÉRIE DO SANTOS... NA VILA!

ATLÉTICO-PR     1   X   1     FLUMINENSE

Fred salva, Flu arranca empate do Atlético-PR e segue no G-4
Com arbitragem polêmica, Fred converteu pênalti para o Fluminense nos empates e equipe carioca empatou com Atlético-PR por 1 a 1

Foto: Photocâmera/Divulgação

Em jogo de arbitragem polêmica, o juiz Wagner Reway teve que sair escoltado e houve tumulto entre torcedores e policiais após Atlético-PR e Fluminense empatarem por 1 a 1, na Arena da Baixada, pela 26ª rodada do Brasileiro. Os mandantes venciam a partida, com gol de Paulo Baier, quando tiveram Rafael Santos expulso e viram o adversário empatar em cobrança de pênalti de Fred, aos 48min do segundo tempo. Por reclamação, em meio ao tumulto depois do apito final, Pablo também recebeu cartão vermelho.

O resultado mantém os cariocas na quinta colocação, com 41 pontos, mas abre a possibilidade de que Palmeiras ou Internacional tirem a equipe do G-4 (que hoje se estende até a quinta colocação, uma vez que o Vasco já tem vaga assegurada na próxima Libertadores) caso vençam seus compromissos no domingo, contra, respectivamente, Atlético-GO e Atlético-MG.

Já os comandos de Antônio Lopes terminam a noite em 18º, com 24 pontos, a três do Ceará (primeira equipe fora da zona de descenso no momento, ainda com um jogo a menos). A equipe venceu apenas um dos últimos nove jogos do torneio e tem dificuldade para sair da incômoda situação.


FLAMENGO     2   X   1     AMÉRICA-MG

T. Neves marca, Fla vira sobre América-MG e vence após 10 jogos
Jogadores celebram gol que deu a virada ao Flamengo diante do América-MG

Foto: Agência Lance

Um gol de Thiago Neves aos 43min do segundo tempo livrou o Flamengo, sem Ronaldinho, de mais um fiasco no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, diante do lanterna América-MG no Engenhão, o Fla saiu atrás do marcador, reagiu após o intervalo e conseguiu vencer por 2 a 1, o que dá refresco à crise que o atormentava na Série A.

A vitória sobre o América-MG é a primeira do Flamengo após 10 jogos de jejum, com cinco empates e cinco derrotas. Com 41 pontos, a equipe do pressionado Vanderlei Luxemburgo fica ao lado do Fluminense e, na quinta posição, volta a flertar com a zona de classificação à Libertadores. O time mineiro, com 19 pontos, não sai da lanterna.

Em um primeiro tempo muito superior, o América-MG dominou o Flamengo, fez seu gol e ainda perdeu três chances boas de ir ao vestiário com uma vantagem ainda mais confortável. Com três trocas, Vanderlei Luxemburgo melhorou um time muito travado e o Fla foi à frente. Deivid e Thiago Neves marcaram os gols que aliviam a crise rubro-negra.


SANTOS     2   X   3     FIGUEIRENSE

Figueirense derruba série do Santos, vence na Vila e é 10º

O Figueirense conquistou uma vitória importante neste sábado, ao bater o Santos por 3 a 2 na Vila Belmiro

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Esportiva

Em partida movimentada, Santos e Figueirense disputaram um belo jogo na tarde deste sábado, na Vila Belmiro. Melhor para a equipe visitante, que venceu por 3 a 2, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não foi bom para o time paulista, que perdeu chance de encostar nos líderes e ainda viu uma série de oito jogos de invencibilidade ser quebrada.

Sem a presença do atacante Neymar, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o América-MG, o Santos penou para conseguir furar a retranca defensiva do Figueirense nos minutos iniciais. Por isso, foram os catarinenses que saíram na frente, após falta gerada em jogada de contra-ataque aos 8min.

O Santos não sentiu o gol, foi para cima do Figueirense e chegou ao empate 16 minutos depois, após um lindo lance do artilheiro Borges. O camisa 9 ajeitou na entrada da área e bateu com classe, forte, no cantinho, indefensável para o goleiro adversário. Foi o 19º gol do santista no Brasileiro - ele é o goleador absoluto da competição.

Entretanto, a euforia paulista durou pouco. Aos 26min, Wellington Nem recebeu enfiada de bola ainda do meio de campo pelo lado esquerdo, avançou sozinho e tocou na saída de Rafael, deixando o clube visitante novamente na frente.

Como aconteceu anteriormente, o time paulista não sentiu o tento e, no minuto seguinte, Borges desperdiçou chance incrível de colocar a igualdade novamente no placar. Ele recebeu completamente sozinho na área do Figueirense, mas chutou em cima do goleiro. A tarefa de empatar coube ao lateral esquerdo Léo - ele aproveitou jogada de Felipe Anderson e bateu de primeira, cruzado, aos 46min.

No segundo tempo, os dois times penavam para penetrar as fortes marcações rivais. Ademais, chances de gol foram poucas, e a bola penava no estilo de jogo truncado de ambos os lados. Melhor para o visitante, que arrumou um pênalti aos 38min da etapa complementar. Em contragolpe, Júlio César lançou Wellington Nem, que entrou na área e foi derrubado por Léo. Coube ao próprio Júlio César a tarefa de efetuar a cobrança, balançar as redes e interromper uma série de cinco partidas sem vitórias do Figueirense.

Com o resultado deste sábado, o Santos ficou com 35 pontos e apenas na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro, mas possui dois jogos a menos que os demais rivais. Seu próximo adversário é o Fluminense, no sábado que vem, no Engenhão. O Figueirense, por sua vez, encara o Coritiba no domingo, no Orlando Scarpelli. O time catarinense tem 36 pontos e ocupa a 10ª posição na tabela de classificação.