BEM VINDOS

domingo, 22 de agosto de 2010

HOMENAGEADO DA SEMANA

MÁRIO JORGE LOBO ZAGALLO

MANO MENEZES, ATUAL TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA E ZAGALLO

Ex-futebolista e treinador brasileiro. Nascido em Maceió, no dia 9 de Agosto de 1.931.

Zagallo foi o primeiro futebolista a ganhar a Copa do Mundo como jogador (Copa de 58 e Copa de 62) e como técnico (Copa de 70). Vale lembrar que Zagallo fez parte da comissão técnica da Seleção que ganhou a Copa de 94, sendo auxiliar-técnico de Carlos Alberto Parreira . Voltou a assumir esse cargo na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha - todas com a Seleção Brasileira.
Ele também treinou seu país para um segundo lugar na Copa de 98 e um quarto lugar na Copa do Mundo de 1974.
Zagallo levou a Seleção dos Emirados Árabes para sua primeira Copa do Mundo em 90, mas foi demitido do posto antes do torneio.
Uma das principais características de Zagallo é a superstição, apresentando predileção pelo número "13". Uma de suas frases mais famosas é o "AÍ SIM, FOMOS SURPREENDIDOS NOVAMENTE!", frase que virou moda por causa do Globo Esporte SP. E também a famosa frase dita depois da final da Copa América de 1997: "VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIR!"

COMO JOGADOR

Atuando como ponta-esquerda, conquistou títulos de campeão carioca e foi convocado para a seleção brasileira, que disputaria a Copa do Mundo em 1958, na Suécia. Era o armador pela esquerda, o desafogo da defesa, o idealizador do contra ataque, o ajudante no lateral, o formiguinha do time campeão do mundo. Como jogador foi tricampeão pelo Flamengo, bicampeão pelo Botafogo e bicampeão mundial pela seleção brasileira. No Botafogo participou da fase áurea do time, jogando ao lado de astros como Garrincha, Didi e Nilton Santos.
Seus títulos cariocas o levaram a seleção brasileira de futebol. Com ele o Brasil inovou taticamente e jogou em 1958 no esquema 4-3-3, pois Zagallo era um ponta esquerda que recuava para ajudar no meio-de-campo. Nessa Copa e na seguinte (1962) deixou na reserva Pepe, grande astro do Santos e companheiro de Pelé.

COMO TREINADOR

Quando parou de jogar futebol profissionalmente, Zagallo se transformou em um dos mais famosos treinadores do futebol mundial. Começou nos juvenis do Botafogo, passando depois pelo Flamengo, Fluminense, Vasco e Portuguesa de Desportos. Treinando a seleção brasileira, foi tri-campeão mundial em 1970, no México. Assumiu o cargo no lugar do jornalista João Saldanha, que classificara o time nas eliminatórias. Pouco valorizado na época, foi responsável por grandes mudanças na equipe titular, promovendo jogadores como Rivellino e Jairzinho.
Voltou a atuar como técnico da seleção em mais duas oportunidades: 4º colocado em 1974 (Alemanha), bastante criticado, quase tendo que encerrar a carreira. Atuou também como técnico na Copa do mundo de 1994, onde ganhou o título com a Seleção brasileira. E vice-campeão em 1998 (França). Treinou a seleção do Kuwait e a seleção da Arábia Saudita, tendo classificado os árabes para as Olimpíadas de Montreal. Foi também treinador da seleção dos Emirados Árabes, classificando-a para o mundial de 1990, na Itália.

2 comentários:

  1. MARIO JORGE LOBO ZAGALLO NÃO TEM COMO FALAR DE SELEÇÃO E NÃO LEMBRAR DESSE HOMEM QUE AJUDOU O BRASIL A SER A MAIOR POTENCIA NO FUTEBOL MUNDIAL MAIS QUE MERECIDA A HOMENAGEM.

    ASS: JOÃO PAULO

    ResponderExcluir
  2. Assindo em baixo, essa merecida homenagem! Um dos grandes nomes do nosso futebol Brasileiro! Voces vao ter que engolirem!

    ResponderExcluir