BEM VINDOS

domingo, 3 de abril de 2011

SANTOS E PALMEIRAS SE ENFRENTAM NA VILA BELMIRO. EM JOGO, LIDERANÇA, RIVALIDADE E TABU.

Rivais já estão nas quartas de final do Paulistão, mas prometem não tirar o pé no confronto do melhor ataque contra a defesa mais sólida do estadual

MARTELOTTE E FELIPÃO, OS COMANDANTES DE PALMEIRAS E SANTOS, QUE SE ENFRENTAM NESTE DOMINGO

(Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Santos e Palmeiras já estão classificados para as quartas de final do Paulistão. Mas não dá para dizer que o clássico deste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela 17ª rodada da fase de classificação do estadual, seja um mero cumprimento de tabela. O jogo vale a liderança do estadual. O Verdão está na frente, com 35 pontos. O Santos, com 34, está empatado com São Paulo e Corinthians, mas ocupa o quarto lugar porque tem uma vitória a menos que o Tricolor (11 a 10) e saldo de gols inferior ao do Timão (20 a 18).

Além da questão da classificação, trata-se de um clássico cheio de rivalidade, em que até amistoso é disputado como se valesse três pontos. Para o Peixe, o jogo tem ainda um ingrediente motivador a mais. O Alvinegro não vence o Verdão desde o dia 18 de abril de 2009, pelas semifinais do estadual. Desde então, foram cinco jogos, com três vitórias palmeirenses e dois empates.

ESCALAÇÕES

Santos: o técnico interino Marcelo Martelotte tem apenas uma dúvida: quem será o parceiro de Neymar no ataque? Keirrison e Zé Eduardo são os concorrentes. A resposta sairá momentos antes da partida. O treinador não terá o lateral-direito Jonathan, o volante Arouca, o lateral-esquerdo Alex Sandro, o zagueiro Bruno Rodrigo e o atacante Diogo, todos machucados. Desses, somente os dois primeiros costumam ser titulares. Por outro lado, terá os retornos de Neymar e Elano, que estavam servindo à Seleção Brasileira, de Durval, Zé Eduardo e Pará, que estavam suspensos, além do lateral-esquerdo Léo, que se recuperou de uma sinusite. O time venceu o Ituano, domingo passado, em Itu, por 3 a 2, sem esses atletas. A provável escalação: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Danilo, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Keirrison (Zé Eduardo).

Palmeiras: Valdivia e Marcos seguem fora da equipe, ainda se recuperando de lesões. Em compensação, o time tem o retorno de Danilo e Marcos Assunção, que estavam suspensos. Na esquerda, Rivaldo ganhou a disputa com Gabriel Silva. Assim, a equipe deve ser a seguinte: Deola, Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Lincoln e Patrik; Adriano e Kleber.

DESTAQUES

Santos: Neymar volta a jogar pelo Peixe depois do show que deu em Londres, domingo passado, defendendo a Seleção Brasileira. Marcou os gols da vitória por 2 a 0 sobre a Escócia, em amistoso disputado Emirates Stadium, do Arsenal, e encantou. Essa atuação provocou uma enxurrada de especulações sobre o futuro do garoto, que está na mira de gigantes europeus, como Chelsea e Barcelona. A torcida santista torce para que o assédio não perturbe a cabeça da principal estrela do time.

Palmeiras: Marcos Assunção volta ao time e segue sua busca por gols de falta. Neste ano ele marcou apenas uma vez, contra o Paulista. Diante do Santos, seu time de coração, ele busca melhorar essa marca – mas avisou que não vai comemorar em respeito ao clube que torce e que também o projetou para o cenário nacional.

ALGUMAS CURIOSIDADES

* O Palmeiras leva ampla vantagem no histórico de confrontos contra o Santos. Em jogos válidos pelo Paulistão, as duas equipes já se enfrentaram 174 vezes, com 85 vitórias do Verdão, 38 empates, e 51 vitórias santistas. O Peixe fez 241 gols. A equipe do Palestra Itália, 323. Levando-se em conta jogos de todas as competições e amistosos, os dois times disputaram 293 jogos: 125 vitórias palmeirenses, 78 empates e 90 vitórias da equipe praiana.

* O clássico Santos e Palmeiras completa neste ano 96 anos. O primeiro confronto foi disputado no dia 3 de outubro de 1915. A equipe santista goleou por 7 a 0. Essa é a maior vitória alvinegra sobre o Verdão na história. Já a maior vitória palmeirense aconteceu no dia 11 de dezembro de 1932: 8 a 0.

* Na Vila, o Santos não derrota o Palmeiras desde as semifinais do Paulistão 2009, quando venceu por 2 a 1, em 11 de abril, gols de Kleber Pareira e Neymar. Keirrison fez o gol do Verdão. Nas últimas três vezes que as duas equipes se enfrentaram no estádio santista, duas vitórias do Verdão (3 a 1, Brasileiro 2009, e 4 a 3, no Paulistão 2010) e um empate: 1 a 1, Brasileiro 2010.

ÚLTIMO CONFRONTO

O último confronto entre Santos e Palmeiras foi disputado no 2 de outubro do ano passado, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Kléber fez o gol do Verdão, aos 19 minutos do primeiro tempo. Alan Patrick empatou, aos 7 do segundo tempo. dia 4 de abril do ano passado, no estádio Anacleto Campanela, em São Caetano do Sul. O Peixe venceu por 3 a 1, gols de Marquinhos, Neymar e Robinho. Hugo descontou para o Azulão.

0 comentários:

Postar um comentário