Na partida da noite desta quarta-feira contra o desconhecido Comercial-PI, o Palmeiras inicia a 16ª participação na história da Copa do Brasil. Líder isolado do Campeonato Paulista, com 20 pontos em nove rodadas, o clube quer prolongar a boa fase na temporada 2011 com uma largada positiva no torneio em que teve o seu auge no fim dos anos 90.
O Palmeiras conquistou o seu único título na Copa do Brasil em 1998, em uma vitória histórica contra o Cruzeiro, no Estádio do Morumbi, com o famoso gol "espírita" do centroavante Oséas. Na mesma década, alcançou outras participações em fases decisivas do torneio: foi vice em 1996 e semifinalista em duas oportunidades (1997 e 1999).
Na última década, o Palmeiras amargou uma queda de rendimento, inclusive com resultados que ficaram marcados negativamente em sua história. O torcedor alviverde fica arrepiado ao lembrar das eliminações para Asa de Arapiraca (2002), Santo André (2004) e Ipatinga-MG (2007), além da goleada por 7 a 2 sofrida diante do Vitória (2003) no Palestra Itália.
No ano passado, o Palmeiras acabou eliminado nas quartas de final diante do Atlético-GO. No jogo de ida, o time venceu por 1 a 0 em casa, mas perdeu fora pelo mesmo placar. Nos pênaltis, o time paulista chorou a eliminação com a desvantagem por 2 a 1, após perder quatro cobranças.
A propósito, a escalação palmeirense mudou bastante desde o ano passado. Dos jogadores que devem participar da estreia da edição 2011, apenas Márcio Araújo, Maurício Ramos, Danilo e Marcos Assunção estavam na eliminação da última temporada. Na ocasião, a equipe alviverde era dirigido por Antônio Carlos Zago. Agora, o consagrado Luiz Felipe Scolari, tricampeão da Copa do Brasil, está à frente da equipe.
Ao palmeirense, apesar do título de 1998, há um trauma na Copa do Brasil na questão das penalidades. O time do Palestra Itália já participou de cinco decisões deste tipo no torneio e perdeu quatro vezes - ganhou somente do Goiás na edição de 2004.
FONTE: www.terra.com.br
0 comentários:
Postar um comentário