Foto: Reinaldo Marques/Terra
Após empatarem sem gols na última semana, no Pacaembu, Santos e Corinthians se reencontram neste domingo, na Vila Belmiro, e decidirão o campeão paulista de 2011. De um lado, o time corintiano busca a "redenção" depois da vexatória eliminação da Copa Libertadores no início do ano. Do outro, o invicto Muricy Ramalho, que ainda não perdeu no comando da equipe santista e busca seguir invicto no cargo.
Até agora, o comandante entrou em campo em 10 partidas no banco do Santos, com sete vitórias e três empates. Esse é o melhor início de Muricy em um clube em toda a sua carreira, o que deixa o torcedor santista extremamente motivado com o time.
Um dos principais motivos da idolatria pelo novo treinador é devido ao sistema defensivo da equipe, antes severamente criticado. Muricy conseguiu arrumar a zaga e vê seu time alcançar a marca de seis partidas sem sofrer gols, além de ter visto sua meta ser vazada apenas duas vezes - com média de 0,2 por embate.
Em contrapartida, o Santos de Muricy sofre com o excesso de jogos e o cansaço, já que disputa duas competições simultaneamente - o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores, torneio que está já nas quartas de final. A grande quantidade de confrontos é motivo de impaciência diária para o técnico santista, que não para de reclamar.
"O nosso grande problema são as contusões porque estamos enfrentando lugares complicados. Isso não é só cansaço, é avião que balança, espera de aeroporto, é muito pesado. Treinando uma semana facilita um pouco, mas na parte de cansaço estamos nos recuperando. Os exames apontam desgastes muito grande de pós-jogo", afirmou.
O Corinthians, por sua vez, vê o contestado Tite conseguir levar um time desacreditado à decisão do Estadual. O técnico é criticado por parte da torcida e da diretoria, que pedem sua cabeça a cada tropeço, desde a perda do título brasileiro no ano passado.
Os desafetos de Tite só aumentaram quando o treinador afundou junto com o Corinthians ainda na fase da pré-Libertadores, depois de surpreendente derrota contra o modesto Tolima-COL. O time alvinegro foi o primeiro brasileiro na história da competição a ser eliminado antes mesmo de entrar na fase de grupos. Para completar, o clube colombiano levou uma sonora goleada de 6 a 1 do Cruzeiro na etapa seguinte da competição.
Contudo, com 14 gols sofridos em 22 jogos, a verdade é que o treinador arrumou a defesa e alcançou, até o momento, o melhor desempenho defensivo do clube no século em Campeonatos Paulistas.
Com todos os ingredientes de um grande clássico, além da presença dos dois artilheiros do torneio - Elano, do Santos, e Liédson, do Corinthians, ambos com 11 gols cada -, a expectativa é de grande jogo na Vila Belmiro, a partir das 16h (de Brasília). Qualquer empate leva a decisão para os pênaltis.
Disputa por supremacia estadual no século
A final deste domingo entre Santos e Corinthians vale mais do que apontar o campeão paulista de 2011. Os dois clubes disputam a supremacia estadual deste século, já que desde 2001 os clubes alvinegros conquistaram três títulos Paulistas cada.
O Corinthians venceu os Estaduais de 2001, 2003 e 2009. Já o clube praiano venceu em 2006, 2007 e 2010.
Ficha técnica: Santos x Corinthians
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos-SP)
Data: 15/5/2011 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Santos: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Adriano, Elano e Alan Patrick; Neymar e Zé Eduardo.
Técnico: Muricy Ramalho.
Corinthians: Júlio César, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Ramírez), Bruno César e Jorge Henrique; Dentinho e Liedson.
Técnico: Tite
FONTE: www.terra.com.br
0 comentários:
Postar um comentário