BEM VINDOS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

NÚMEROS E DADOS DO BRASILEIRÃO APÓS 320 JOGOS

Por Fábio Sinegaglia


1) O Campeonato Brasileiro deste ano já teve realizado 320 dos 380 jogos previstos, ou seja, 84,21%. Nestes 320 jogos já foram marcados 859 gols, ou seja uma média de 2,68 gols por partida. Isso permite uma projeção de 1018 gols ao final do Campeonato.

2) Nestas 320 partidas, 229 tiveram um vencedor e 91 terminaram empatadas; ou seja, 71,6% de partidas com vencedor e 28,4% de empates.

3) O Corinthians tem 17 vitórias 13 delas foram por um gol de diferença, ou seja, 76,5% das vitorias do time alve-negro foram por diferença de 1 gol.

4) A pontuação dos lideres do campeonato, após a rodada 32 permite projetar o campeão com 69 pontos.

5) O Santos marcou até aqui no Campeonato 47 gols, sendo Borges responsável por 22 gols e Neymar responsável por 11 gols, os dois juntos marcaram 70,2% dos gols da equipe da Vila Belmiro.

6) Depois da rodada 32, é possível projetar que com 41 pontos seá a fulga da Série B em 2012.

7) Doze equipes têm saldo de gols positivos até aqui no campeonato e oito equipes têm oito negativos.

8) O Palmeiras fez 9 pontos no segundo turno até aqui, em 13 partidas, ou seja, 23,1% de aproveitamento. Aproveitamento inferior ao do América MG no campeonato inteiro.

9) Nesta rodada foram marcados 29 gols, média de 2,9 gols por partida. Foram 10 jogos, nove jogos com vitoriosos e apenas um empate. Das nove partidas com vencedores sete foram os donos da casa, apenas Inter e Fluminense venceram fora de casa.

10) O Fluminense é a melhor equipe do segundo turno, tem 28 pontos em 39 possíveis, ou seja, 72% de aproveitamento no returno. O aproveitamento no primeiro turno do Flu foi de 43,9%.

11) Dos 11 primeiros colocados no Campeonato Brasileiro apenas o Figueirense nunca foi campeaão brasileiro.

Sigam no twitter ~~► @FabioSinegaglia

domingo, 30 de outubro de 2011

32ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO: VASCO PÁRA NO GOLEIRO DENIS, EMPATA COM O SÃO PAULO E CORINTHIANS ASSUME A LIDERANÇA

CORINTHIANS     2   X   1     AVAÍ

Com sofrimento, chuva e polêmica, Corinthians vira e é líder

Corinthians conseguiu virada sofrida no Pacaembu

Foto: Edson Lopes Junior/Terra

A vitória de 2 a 1 do Corinthians contra o Avaí, neste domingo, pela 32ª do Brasileiro, confirmou o lema da torcida alvinegra de que para o clube "tudo é mais sofrido". Diante de um Pacaembu lotado e debaixo de forte chuva, a equipe paulista saiu atrás no marcador e jogou com um a menos durante praticamente todo o segundo tempo, mas, com um gol polêmico, chegou aos três pontos.
Com os mesmos 58 pontos dos cariocas, mas com uma vitória a mais, o Corinthians completa três jogos de invencibilidade na competição. Já o Avaí, não repetiu o bom resultado contra concorrentes ao título e é o 19º colocado, com 29 pontos, em situação muito complicada.

O Avaí abriu o placar na primeira oportunidade do jogo, com Robinho, em lance no qual os corintianos reclamaram de impedimento.

Na segunda etapa, Leandro Castán foi expulso logo no início, em outra decisão polêmica da arbitragem. Apesar da desvantagem numérica, o Corinthians tinha mais volume de jogo e, já com o gramado mais seco, chegou ao empate, com gol de Emerson, questionado pelos adversários, que pediam impedimento na jogada.

Em um jogo de arbitragem contestada, não houve lance mais polêmico do que o do segundo gol corintiano: Felipe saiu mal do gol em cobrança de escanteio pela direita, Liedson pegou a sobra e concluiu. Apesar da dúvida se a bola entrou ou não, o auxiliar confirmou o gol.


GRÊMIO     4   X   2     FLAMENGO

No reencontro com Ronaldinho, Grêmio vira sobre Fla

André Lima marcou dois gols na vitória do Grêmio contra o Flamengo

Foto: Ricardo Rímoli/Agência Lance

De virada, o Grêmio justificou sua fama de imortal e venceu o Flamengo por 4 a 2 no Olímpico, em Porto Alegre. O jogo da 32ª rodada marcou não só pelo resultado, mas também pela volta de Ronaldinho ao Olímpico depois da novela envolvendo sua transferência para o clube carioca. Com o resultado, o time gaúcho continua em 9º, com 46 pontos, enquanto o Flamengo caiu para 5º, com 52.

Apesar de jogar no Olímpico, o clube carioca envolveu os mandantes no toque de bola e com passes rápidos criou as melhores chances do primeiro tempo. Aos 23min, Thiago Neves deu um passe no meio da zaga do Grêmio. Deivid, cara a cara com Victor, não perdoou e marcou o primeiro do Flamengo. Ronaldinho comemorou efusivamente e sambou junto com os companheiros na frente da torcida do Flamengo.

Aos 33min veio o segundo baque para os gaúchos. Em jogada que envolveu boa parte do time carioca, Léo Moura passou para Thiago Neves, que chutou no gol; a bola desviou e entrou no canto direito de Victor. 2 a 0.

Merecendo o gol, o Grêmio fez o seu aos 41min. Marquinhos lançou na área, Mário Fernandes ajeitou e André Lima, de virada, colocou no fundo da rede, no canto direito de Felipe, diminuindo o placar.
Na volta para o segundo tempo, o time da casa entrou em alta velocidade e logo aos 5min empatou a partida. André Lima, à la Ronaldinho nos áureos tempos, driblou Airton no meio das pernas e chutou de chapa no canto esquerdo de Felipe, marcando um golaço, fazendo o Olímpico explodir de alegria.

Mas Douglas limpou a barra do companheiro. O camisa 10 gremista recebeu na direita, limpou o defensor e bateu no canto direito. O golaço virou a partida para o Grêmio. Pouco depois, Miralles, em lindo chute, colocou no ângulo de Felipe e fechou o placar em 4 a 2. Ronaldinho, em cobrança de falta, teve a chance de fazer o seu, mas falhou e novamente foi vaiado pela torcida em êxtase. Na volta ao Olímpico, Ronaldinho viu seu ex-time vencer de forma heroica.


VASCO     0   X   0     SÃO PAULO

Vasco para em milagres de Denis, empata com São Paulo e perde ponta
São Paulo empata e chega a oito jogos sem vencer no Brasileiro

Foto: André Portugal/Vipcomm/Divulgação

Substituto de Rogério Ceni, Denis foi o principal personagem e, com pelo menos dois milagres, segurou o Vasco em São Januário e garantiu empate para o São Paulo, neste domingo. Especialmente na segunda etapa, o goleiro apareceu com intervenções importantes e segurou um 0 a 0 que, somado à vitória do Corinthians, tirou a liderança dos vascaínos.

O Vasco, agora segundo colocado, tem 58 pontos - os corintianos também têm 58, mas lideram com uma vitória a mais. O São Paulo, com 50 pontos, foi ultrapassado pelo Internacional, agora com 51, e caiu para sétimo. O Figueirense, também com 50, é oitavo nos critérios de desempate.

Em busca novamente da primeira posição, o Vasco volta a jogar no próximo domingo e contra outro time paulista: o Santos, na Vila Belmiro, às 17h (de Brasília). No sábado, o São Paulo também viaja atrás de uma vitória e pega o Bahia, em Salvador, às 19h.


FIGUEIRENSE     2   X   1     BAHIA

Figueirense bate Bahia e se mantém na luta pela Libertadores
O Figueirense venceu o Bahia por 2 a 1, no Estádio Orlando Scarpelli, e se manteve na briga por uma vaga na Libertadores

Foto: Cristiano Andujar/Agência Lance

O Figueirense venceu o Bahia em casa por 2 a 1, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa dominou as ações ofensivas por toda a partida, mas quem saiu na frente foi o Bahia, com gol de Diones. A partir daí, foi a hora de Fernandes brilhar. O meia, que entrou no segundo tempo, fez dois gols e virou o jogo para os anfitriões.

Com o resultado, o Figueirense subiu para a sétima posição, empatado com o São Paulo com 50 pontos, e se manteve na briga por uma vaga na Libertadores. Já o Bahia, com 36 pontos, ocupa a 14ª posição, e ainda está ameaçado pelo rebaixamento.

Na próxima rodada, o Figueirense vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo. O Bahia voltará a jogar em casa para enfrentar o São Paulo.


ATLÉTICO-MG     2   X   1    PALMEIRAS

Com golaço, Atlético-MG vence fácil e Palmeiras segue em crise

Neto Berola comemora ao estilo Laudrup: vitória do Atlético-MG

Foto: Gil Leonardi/Agência Lance

Com bom futebol e relativa tranquilidade, o Atlético-MG levou a melhor sobre o Palmeiras, neste domingo, na Arena do Jacaré. Em Sete Lagoas, a equipe do treinador Cuca abriu vantagem na etapa inicial, com Neto Berola, e ainda marcou um golaço com Fillippe Soutto. Assim, apesar de gol do palmeirense Luan, assegurou a vitória por 2 a 1 com dois jogadores a mais.

Com 36 pontos somados após duas vitórias consecutivas, o Atlético-MG abre margem em relação à zona de rebaixamento, ultrapassa Cruzeiro e Bahia e chega na 14ª posição. O Palmeiras, com 41 pontos, segue em crise e, em 13º, continua sem sentir o sabor da vitória após sete jogos consecutivos.

O Atlético-MG, com quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento, volta a jogar em casa no próximo sábado, às 18h (de Brasília), e recebe o Grêmio em Sete Lagoas. O Palmeiras, às 19h do domingo, tenta novamente se reabilitar e recebe o Coritiba na Arena Barueri.


CORITIBA     3   X   1     AMÉRICA-MG

Coritiba vence de virada e complica lanterna América-MG
Davi marcou o segundo gol do Coritiba na vitória por 3 a 1

Foto: Felipe Gabriel/Agência Lance

De virada, o Coritiba venceu o América-MG por 3 a 1 no Estádio Couto Pereira, em jogo válido pela 32ª rodada. Com o resultado, o time paranaense continua na 11ª posição, com 45 pontos. Já o clube mineiro segue na lanterna, com apenas 25 pontos, nove a menos que o Cruzeiro, o primeiro fora da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o América-MG recebe o líder Cortinthians no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Já o clube paranaense enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri.


ATLÉTICO-GO     0   X   1     INTERNACIONAL

Na volta de Damião, Kléber decide e Inter se aproxima da Libertadores
Kléber marcou o gol da vitória colorada

Foto: Adalberto Marques / Agif/Gazeta Press

Contando com a volta de Leandro Damião, recuperado de lesão na coxa, o Inter venceu o Atlético-GO por 1 a 0, fora de casa, neste domingo, pela 32ª rodada do Brasileiro. O autor do gol da vitória, porém, não foi o artilheiro, e sim o lateral Kléber, que contou com falha do goleiro Márcio para chegar ao seu segundo gol na competição.

Com o resultado, o Inter chegou ao quinto jogo invicto no torneio e é agora sexto colocado no campeonato, com 51 pontos, a apenas um do Fluminense, próximo adversário do clube gaúcho na tabela e que se classificaria para a Libertadores no momento. Apesar do momento promissor, os gaúchos ainda têm uma campanha fraca fora de casa, com muitos empates, e precisa de maior regularidade na reta final para cumprir a ambição.

Já o Atlético-GO acumula a segunda derrota consecutiva, mas, com 42 pontos, parece se firmar no meio da tabela, sem grandes objetivos no fim da Brasileiro. Em 12º, o time de Hélio dos Anjos tem uma distância considerável para zona do rebaixamento e está com uma vaga bem encaminhada para a próxima Copa Sul-Americana.

CAMPEONATO BRASILEIRO: COM SHOW DE NEYMAR, SANTOS GOLEIA O ATLÉTICO-PR, PELA 32º RODADA

SANTOS    4   X   1    ATLÉTICO-PR

Neymar dá espetáculo, faz quatro e Santos arrasa Atlético-PR

Neymar fez quatro gols e definiu a partida para o Santos, na vitória por 4 a 1 contra o Atlético-PR

Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Em noite de Neymar, o Santos venceu o Atlético-PR por 4 a 1, no Estádio do Pacaembu e complicou o clube paranaense na briga pela permanência na Série A. O time paulista é o 9º, com 45 pontos, enquanto o Atlético-PR é o 18º, com 31 pontos, dois a menos que o Atlético-MG, o primeiro fora da zona de rebaixamento.

No palco onde o Santos venceu sua terceira Libertadores, Neymar, que fez gol na final contra o Peñarol, teve excelente atuação, fazendo os quatro gols de sua equipe. No final da partida foi ovacionado pela torcida presente.

Logo no início do primeiro tempo, Cléber Santana fez pênalti em Neymar. O atacante pegou a bola e cobrou no canto esquerdo, abrindo o placar para o clube paulista.
Aos 23min, Rentería recebeu cruzamento e cabeceou; Renan Rocha espalmou e Neymar, livre, completou para o gol. O auxiliar marcou o impedimento corretamente. Querendo jogo, Neymar, no final do primeiro tempo, chutou de fora da área e acertou a rede pelo lado de fora.

Aos 42min, Danilo cruzou da direita, Alan Kardec, impedido, saiu da bola e Neymar, sozinho, colocou entre as pernas do goleiro atleticano. O árbitro, depois de consultar o auxiliar, frustrou os santistas marcando impedimento.

Na volta do intervalo, o time paranaense voltou disposto a diminuir o prejuízo. Aos 5min, Paulo Baier cobrou falta no canto direito de Rafael, que espalmou para fora. No escanteio, o veterano meia cobrou fechado na segunda trave e Guerrón completou para o gol, empatando a partida.

A igualdade durou pouco. Aos 9min, Rentería cruzou da direita e Cléber Santana, mais uma vez, cometeu pênalti, dessa vez em Edu Dracena. Na penalidade máxima, Neymar cobrou no canto direito e fez seu segundo no jogo.

Na saída de bola, o clube paulista recuperou rápido a bola e Rentería lançou; Manoel, inteiro no lance, tropeçou, e Neymar, cara a cara com Renan Rocha, não perdoou e fez seu terceiro na partida e o décimo no Campeonato Brasileiro.

Na frente do placar, o Santos continuou pressionando. Aos 17min, Danilo pegou forte e a bola passou perto do travessão. Aproveitando o péssimo posicionamento da defesa, Neymar driblou Deivid, entrou na área e de chapa colocou no fundo da rede, fazendo seu quarto gol na partida, aos 24min da etapa complementar.


BOTAFOGO     1   X   0     CRUZEIRO

Botafogo vence Cruzeiro, encerra má sequência e encosta nos líderes

Loco Abreu marcou o gol da vitória do Botafogo por 1 a 0, contra o Cruzeiro, no Engenhão

Foto: Marco Terra Nova/Agência Lance

Com um gol de Loco Abreu, o Botafogo venceu o Cruzeiro por 1 a 0, no Engehão, neste sábado, e igualou a pontuação do vice-líder Corinthians, que ainda joga contra o Avaí, em casa, no complemento da rodada. Com 55 pontos, os comandados de Caio Júnior também devem secar o rival Vasco, no momento com 57 e prestes a medir forças com o São Paulo, em São Januário, no domingo, para embolar a briga pelo título.

No outro extremo da tabela, os mineiros, com 34 pontos, estão na 15ª colocação e não correm o risco de voltar para a zona do rebaixamento na rodada, mas seguem perigosamente próximos da degola.

A equipe alvinegra vinha de três derrotas seguidas na temporada (duas pelo Brasileiro e a vexatória goleada de 4 a 1 contra o Independiente Santa Fé, que custou a eliminação da Copa Sul-Americana). Já o time celeste procurava embalar na competição depois de vencer o Atlético-GO, na última rodada.


CEARÁ     1   X   2     FLUMINENSE

Com dois de Sobis, Flu vence Ceará de virada e se mantém na briga

Rafael Sobis marcou os dois gols do Fluminense na vitória sobre o Ceará por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro

Foto: Rodrigo Carvalho/Photocamera/Divulgação

O Fluminense venceu o Ceará por 2 a 1, em Fortaleza, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Felipe Azevedo abriu o placar para o time da casa e Rafael Sobis, com dois gols, virou o jogo para a equipe carioca.

Com o resultado, o Fluminense fica com 53 pontos, e se mantém na briga pelo título do Brasileiro. Já o Ceará, permanece dentro da zona de rebaixamento, na 17ª posição, com 32 pontos.

sábado, 29 de outubro de 2011

DENTRO DE CAMPO, FORA DAS QUATRO LINHAS...

Por JJ Mariano

Exiba thumbs_mi...jpg na apresentação de slides

“Abrem-se as cortinas, vai começar o espetáculo....” Quem no mundo do futebol nunca ouviu essa frase, imortalizada pelo eterno Fiori Gigliotti? Ele foi um dos personagens mais importantes do nosso futebol sem fazer gols. Fiori é um dos maiores responsáveis, por podermos ouvir e assistir jogos com narrações emocionantes, que enaltecem o esporte no momento da sua prática e ficam ecoando quando “fecham-se as cortinas”.

Grandes locutores, cronistas e comentaristas conseguem tornar o esporte lúdico, apesar de muitas vezes ele ser brutal e de muito esforço físico.

Galvão Bueno, com seus bordões inconfundíveis e com a eloquência de um torcedor narrando jogos da nossa seleção de futebol, as vitórias de Airton Senna, entre muitos outros momentos históricos do esporte mundial.

Osmar Santos, grande Osmar, o Pai da matéria, ripa na chulipa e pimba na gorduchinha, maravilhoso, épico e impossível de ser copiado.

 Léo Batista, o melhor locutor dos melhores momentos do esporte, faz parte da história da televisão, é muito bom poder ouvi-lo até hoje, necessário.

Orlando Duarte, ele é a própria literatura do futebol, transportou para dezenas de livros o conhecimento da arte, consagrado pela história.

Milton neves, fenômeno do rádio, não se moldou ao jeito de fazer televisão, moldou a televisão ao seu jeito caipira e extrovertido, hoje é copiado o tempo todo, os programas esportivos estão mais felizes depois de Milton Neves, homem que nunca se esquece das suas origens e não se abstêm “dos seus times” de coração em troca da tal imparcialidade, provocador e causador de polêmicas necessárias. É hoje, o maior responsável pela memória esportiva brasileira, mantém essas lembranças vivas e as compartilha com as novas gerações. Tudo isso porque um dia viu Pelé jogar.

Esses, e muitos outros, nomes da imprensa esportiva levaram, e alguns ainda levam, mais do que emoção pra dentro dos palcos do esporte, eles trazem consigo o galardão de serem testemunhas oculares da história....”Crepúsculo de jogo...”


Twitter: @JJMARIANO1
Facebook: JJMariano

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GRÊMIO SE REÚNE COM PALMEIRAS E FICA PERTO DE ACERTO COM KLEBER

Kleber está próximo de acerto com o Grêmio

Foto: Aloisio Mauricio/Terra

O empresário Jorge Machado, representando o Grêmio, esteve reunido com a direção do Palmeiras, nesta quinta-feira, para tratar da contratação do atacante Kleber.

"Conversamos hoje durante a tarde, foi uma reunião produtiva. As coisas estão caminhando bem entre os clubes e também entre Grêmio e Kleber", afirmou Machado.

O empresário comunicou que deve ficar em São Paulo até a próxima segunda-feira para definir a negociação o mais rápido possível. Uma fonte ligada à direção gremista confirmou ao Terra que a contratação de Kleber está muito bem encaminhada e deve ser definida na próxima semana.

O Grêmio está comprando a parte do Palmeiras (50% do vínculo econômico do atleta), enquanto os outros 50% continuarão pertencendo ao Cruzeiro. O atacante entrou em atrito com o técnico palmeirense Luis Felipe Scolari e não tem sido mais relacionada para partidas do clube alviverde.

Apesar do otimismo, a equipe gaúcha reconhece que há uma concorrência muito forte, com Flamengo e Vasco também na disputa para acertar com o jogador.

VALDÍVIA REVELA APROXIMAÇÃO E APRENDE A LIDAR COM "JEITO DE FELIPÃO"

Valdivia gostou da confiança que recebeu do comandante, com quem havia se desentendido no fim do ano passado

Foto: Bruno Santos/Terra

A polêmica que se envolveu com um fotógrafo acabou aproximando o meia Valdivia do técnico Luiz Felipe Scolari. O chileno, que revelou ter recebido o apoio do treinador antes mesmo de a história se tornar pública, gostou da confiança que recebeu do comandante, com quem havia se desentendido no fim do ano passado.
"Ele sabia de tudo que estava acontecendo comigo e, desde o primeiro momento, me tratou com abraço e falando que todo mundo no Palmeiras iria me apoiar. Por isso que desde o início senti a confiança. Essa história de briga é antiga e vencida, não tem mais nada disso, agradeço ao apoio dele. Podemos não concordar em muitas coisas, como não concordaria com outros, mas o que importa aqui é o apoio deles para mim", afirmou, incluindo também o presidente Arnaldo Tirone.

Depois dos atritos no passado, quando reclamou por ter sido escalado com dores, o meia passou a entender o estilo de Felipão. Agora, Valdivia parece nem se importar mais com as críticas que o técnico faz à equipe.

"Quem jogou sabe o que o jogador sente (com as reclamações públicas), mas não vou mudar o jeito do Felipão, todos o conhecem. Ele já era assim quando foi campeão da Libertadores e do Mundial. É impossível chegar um dia e mudar o jeito dele. Claro que alguns jogadores vão sentir o incômodo, e outros não vão ligar", afirmou, para completar.

"Ele é nosso treinador e tem o direito de falar o que quiser. Vocês sabem que roupa suja se lava em casa, mas essas declarações dele não criam um clima de conflito ou tensão, porque depende de cada um. Por isso que ele é o treinador, para dar dura ou engrandecer o time quando vai bem", acrescentou.

Valdivia ainda expressou sua satisfação por ter carregado a braçadeira de capitão na derrota para o Figueirense. "No jogo anterior, o Henrique tinha sido o capitão e agora fui eu. Isso mostra o apoio que ele está me dando e eu agradeço", concluiu.

CONTRA NOVA DECEPÇÃO, SÃO PAULO NEM PENSA EM PRESSÃO PARA "ENTREGAR"

São Paulo desembarcou no Brasil após eliminação na Sul-Americana

Foto: Edson Lopes Jr/Terra

Os jogadores do São Paulo demonstraram desânimo após a eliminação na Copa Sul-Americana e tentaram deixar claro: nem adianta a torcida pedir para o time "entregar" o jogo de domingo para o Vasco para prejudicar o rival Corinthians. Diferentemente do Brasileiro de 2010, o time tricolor ainda luta até por vaga na Libertadores. E não pode acumular mais uma decepção na temporada.
"Não existe isso de entregar. Temos é que dar o nosso melhor, voltar a vencer. Estamos devendo muito no campeonato. E quero disputar a Libertadores no ano que vem, assim como o grupo", discursou Lucas, um dos mais cabisbaixos a aparecer no saguão do aeroporto de Cumbica nesta quinta-feira, em Guarulhos (SP).

Derrotado na semifinal do Paulista e nas quartas de final da Copa do Brasil, o clube tricolor tem o título brasileiro só como um sonho. Por isso, a queda na Sul-Americana ainda está bem viva na cabeça dos atletas. "É uma eliminação difícil. Tivemos outros maus resultados durante o ano também, então é complicado", comentou Dagoberto.

De acordo com os atletas, o voo de volta de Assunção depois da derrota para o Libertad foi marcado por frustração. "Estava um clima chato. Não queríamos perder, ainda mais da maneira que foi. Nossa equipe tem muita qualidade e não pode ficar fora de competições assim.Mas aconteceu", lamentou Rhodolfo.

Poucos minutos depois de deixar o aeroporto, entretanto, o grupo seguiu direto para o CCT da Barra Funda. Os titulares fizeram um trabalho regenerativo da piscina, enquanto o resto do elenco realizou atividade no campo sob os olhos do técnico Emerson Leão - incluindo o atacante Henrique, de volta dos Jogos Pan-americanos. Os desfalques foram Luis Fabiano, Rogério Ceni e o lateral esquerdo Henrique Miranda, todos machucados e se tratando no Reffis.

Um dia normal de treino, que terá mais um período na manhã desta sexta-feira. A ordem é não deixar a lamentação predominar. "O ambiente é sempre ruim depois que perde, depois de uma desclassificação. Mas temos que levantar a cabeça e ir para a próxima", discursou Lucas.

"A torcida quer que a gente vença e está certa. Eles têm que cobrar mesmo. Temos que melhorar nosso futebol. Não estamos jogando nem metade do que a equipe sabe. Agora é focar no Vasco, que é uma equipe difícil, brigando pelo título", completou Rhodolfo.

ANDRÉS SE NEGA A ACREDITAR EM CORPO MOLE DE RIVAIS NA RETA FINAL

Presidente aposta quie rivais não "entregaram" seus jogos na reta final do Brasileiro

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

A aproximação do momento de decisão do Campeonato Brasileiro resgata uma discussão recorrente: a possibilidade de times fora da briga por conquistas relevantes não demonstrarem a vontade necessária em campo, sobretudo em resultados de interesse dos principais rivais. Para o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, os comentários sobre "corpo mole" não devem existir.

Nesta semana, o mandatário alvinegro encontrou o presidente Arnaldo Tirone, do Palmeiras, em um seminário sobre gestão de negócios. Em uma pausa para o café, Andrés Sanchez chegou a brincar e lembrou que o rival deveria jogar sério principalmente contra o Vasco, adversário direto do Corinthians pelo título.

"Foi apenas uma brincadeira. O dia que eu acreditar nisso aí sim é brincadeira. Não seria surpresa o Palmeiras perder ou ganhar do Vasco. A sorte também irá contar neste momento", afirmou.

Na reta final do Brasileiro, o líder Vasco soma dois pontos de vantagem sobre o Corinthians. A competição ainda reserva 21 pontos a serem disputados por cada equipe. A perspectiva é que a briga pela ponta será acirrrada até o fim.

Na caminhada derradeira do torneio nacional, curiosamente o Vasco terá pela frente outro rival do Corinthians. Neste domingo, os cariocas recebem o São Paulo, no estádio de São Januário.

Neste momento, o Corinthians traz à mente o fim da disputa do Brasileirão do ano passado. O meia Danilo reclamou nesta quinta-feira que adversários - como Palmeiras e São Paulo - facilitaram o Fluminense na briga pelo título. A equipe de Parque São Jorge foi a terceira colocada em 2010.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MANO CONVOCA APENAS "ESTRANGEIROS", RESGATA KAKÁ E CHAMA 4 NOVATOS

Kaká vem em grande fase no Real Madrid e volta à Seleção

Foto: EFE

O treinador Mano Menezes anunciou, nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, a relação de 23 jogadores convocados para os amistosos contra Gabão e Egito. A lista, que não conta com nomes que atuam no futebol brasileiro, tem uma grande novidade: Kaká, que não veste a camisa da Seleção desde a Copa do Mundo de 2010, foi chamado por Mano pela primeira vez.

Além dele, são quatro estreantes: Alex Sandro e Dudu, campeões do Mundial Sub-20, o ex-corintiano Bruno César, em boa fase no Benfica, e Willian, do Shakhtar. Mano voltou a convocar também o atacante Kléber, do Porto, que havia sido chamado pela primeira vez para os amistosos contra Costa Rica e México, mas foi cortado por lesão.

Além dos jogadores que atuam no futebol brasileiro e foram poupados da lista, Mano deixou de fora Júlio César, que deixou o campo lesionado em sua última partida pela Inter de Milão. Robinho e Alexandre Pato, ainda distantes das condições físicas ideais, seguem de fora. Ramires, Lúcio e André Santos, preteridos desde a derrota para a Alemanha, também não foram chamados.

Brasil e Gabão ocorre em 10 de novembro, em Libreville, capital local, às 19h (de Brasília). No dia 14, em Doha, no Catar, a Seleção fecha a temporada 2011 contra o Egito às 15h.

Confira a relação de convocados:

Goleiros

Diego Alves (Valencia)
Neto (Fiorentina)

Laterais

Alex Sandro (Porto)
Daniel Alves (Barcelona)
Fábio (Manchester United)
Adriano (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros

David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)

Volantes

Fernandinho (Shakhtar)
Lucas Leiva (Liverpool)
Luís Gustavo (Bayern de Munique)
Sandro (Tottenham)

Meias

Bruno César (Benfica)
Dudu (Dínamo de Kiev)
Elias (Sporting)
Hernanes (Lazio)
Kaká (Real Madrid)
Willian (Shakhtar)

Atacantes

Hulk (Porto)
Jonas (Valencia)
Kléber (Porto)

COPA SUL-AMERICANA: BOTAFOGO, SÃO PAULO E FLAMENGO SÃO ELIMINADOS, ENQUANTO O VASCO FAZ BELA GOLEADA

LIBERTAD     2   X   0     SÃO PAULO

Leão reestreia, São Paulo falha na pontaria e cai na Sul-Americana

Ceni observa comemoração paraguaia

Foto: Reuters

Mesmo com a mudança de treinador, o São Paulo não conseguiu superar a má fase. Com uma derrota por 2 a 0 para o Libertad, em Assunção, nesta quarta-feira, a equipe do Morumbi foi eliminada da Copa Sul-Americana nas oitavas de final. Os paraguaios, que haviam sido derrotados por 1 a 0, no jogo de ida, no Morumbi, enfrentarão agora a LDU, do Equador, na próxima fase.

Em sua reestreia, Emerson Leão testou mudanças no time titular, mas não conseguiu alterar grandes problemas do time, como a falta de pontaria, e ainda viu Luís Fabiano e Rogério Ceni, as duas maiores estrelas do elenco, deixarem o campo reclamando de dores.

O primeiro tempo foi terrível para Luís Fabiano, autor do gol são-paulino no jogo de ida. O camisa 9 fez o pênalti que permitiu os paraguaios abrirem o placar, com Aquino, e ainda saiu machucado. Apesar de mostrar vontade, o clube tricolor não conseguiu reverter a vantagem do Libertad antes do intervalo.

Na etapa final, o São Paulo dominou as ações no início, mas finalizava sem qualidade. Depois de ter um gol de cabeça de Rhodolfo anulado de forma controversa, o clube do Morumbi viu o adversário marcar o segundo com Nuñes, em posição duvidosa, em lance no qual a bola bateu na trave e na cabeça de Rogério Ceni antes de entrar.

Pouco depois, o goleiro, sentindo dores desde o início do jogo, foi substituído por Dênis, que, da sua meta, assistiu aos companheiros de linha atacarem de forma desorganizada.


UNIVERSIDAD DE CHILE     1   X   0     FLAMENGO

U. de Chile vence novamente e elimina Flamengo da Sul-Americana
O único gol da partida foi marcado por Díaz, aos 22min do primeiro tempo

Foto: Reuters

Depois de golear o Flamengo, no Rio, por 4 a 0, a Universidad de Chile venceu o clube carioca por 1 a 0 em Santiago e avançou para as quartas de final da Copa Sul-Americana 2011. Na próxima fase, o time chileno enfrenta o Arsenal de Sarandí.

Com a classificação praticamente definida, a Universidad não se lançou ao ataque e preferiu cadenciar o jogo e envolver o time reserva do Flamengo no toque de bola. O time carioca, bem postado no início, não deu maiores chances.

Porém, aos 22min, a bola sobrou na entrada da área para Díaz, que em um belo chute de canhota da entrada da área, colocou no ângulo de Paulo Victor e fez a festa dos torcedores que encheram o Estádio Nacional.

O clube carioca tentou responder logo após o gol sofrido. Willians carregou e chutou de fora da área; a bola passou perto da trave de Jhonny Herrera.

Com 5 a 0 no placar agregado, o jogo ficou morno, com o time chileno se preservando e o Flamengo tentando diminuir o prejuízo. Aos 8min, Galhardo cobrou falta na área e por pouco Diego Maurício não alcançou a bola. Aos 19min, Canales cruzou da direita e Gallegos, bem posicionado, furou.

As melhores chances do Flamengo aconteceram aos 33min da etapa complementar. Em escanteio cobrado na área chilena, a bola sobrou para Ronaldo Angelim, que tentou duas vezes e esbarrou em Jhonny Herrera. Aos 41min, Gustavo deu um susto ao subir e bater cabeça com o atacante chileno, caindo desacordado. O jogador saiu de maca já consciente e ainda conseguiu voltar a partida. Aos 44min deu tempo para Diego Maurício fazer boa jogada e chutar no canto, para mais uma defesa de Herrera.

Com o resultado, o clube carioca foi eliminado com duas derrotas e um placar agregado de 5 a 0. Assim, a Universidad confirmou o título de carrasco do clube carioca, eliminando pela segunda vez em dois anos o time da Gávea de uma competição continental.


VASCO     8   X   3     AURORA-BOL

Com redenção de Alecsandro e gol de placa, Vasco faz 8 e avança
Alecsandro fez as pazes com a torcida marcando dois gols na vitória por 8 a 3 do Vasco

Foto: André Portugal/Fotocom.net/Divulgação

Em jogo emocionante, o Vasco goleou o Aurora, da Bolívia, por 8 a 3 e se classificou para as quartas de final da Copa Sul-Americana, onde enfrentará o Universitário do Peru. A partida marcou a reviravolta de Alecsandro, que passou de vaiado no início do jogo para protagonista da classificação com dois gols marcados e o golaço de Bernardo, que abriu o placar elástico.

Precisando da vitória para passar de fase, o time da casa, que perdeu o jogo de ida por 3 a 1, se lançou ao ataque. Aos 6min, Juninho cobrou falta da direita e Bernardo, sozinho, cabeceou para fora. Porém, o meia não perdoaria dois minutos depois.

Aos 8min, Bernardo recebeu bola, cortou o zagueiro, deu um 360º à la Zidane dentro da área e chutou forte; a bola ainda caprichosamente bateu no travessão e entrou, completando o golaço que abriu o placar.

Precisando de mais um gol para classificar, a rede balançou aos 12min. Fágner cruzou da direita e Alecsandro cabeceou para o fundo da rede. Porém, o auxiliar marcou corretamente o impedimento. Três minutos depois, o centroavante recebeu sozinho na cara de Lanz, mas demorou demais, se atrapalhou e perdeu a chance. Para piorar a situação, na continuação da jogada, Douglas deu carrinho em bola dividida na frente da área vascaína, a bola bateu na canela de Andaveris e entrou no ângulo de Fernando Prass, empatando a partida.

O gol pesou para o Vasco e o time boliviano conseguiu acertar a marcação. Entretanto, aos 34min, começou nova blitz vascaína, depois da expulsão de Galindo. Após má rebatida de Lanz, Alecsandro aproveitou sobra e tirou do goleiro, mas Andaveris salvou em cima da linha. Um minuto depois, o centroavante, vaiado pela torcida, cabeceou forte e carimbou o travessão.

Tanta insistência deu certo. Aos 38min, Juninho cobrou falta com perfeição e Alecsandro, antecipando o goleiro do time boliviano, deu um peixinho e marcou o segundo do Vasco. Aos 44min, Julinho cortou para dentro e cruzou: Alecsandro, na segunda trave, cabeceou no chão e marcou o terceiro gol do clube carioca. Com o resultado do intervalo, a classificação seria decidida nos pênaltis.

Na volta para o intervalo, a equipe carioca voltou no mesmo ritmo que terminou o primeiro. No segundo minuto, Nilton cabeceou por cima do travessão. Aos 3min, veio o gol que daria a classificação. Fágner cruzou da direita, Alecsandro ajeitou e Leandro finalizou para o gol, marcando o quarto do Vasco.

Eliminado com o resultado, o Aurora tentou timidamente reverter a situação. Aos 8min, Andaveris cabeceou perto da trave direita de Prass. Claramente superior, o Vasco tirou o pé e ainda conseguiu ampliar aos 23min. Fágner sofreu pênalti e Juninho cobrou no canto direito de Lanz. Quando tudo parecia definido, o juiz marcou pênalti de Fernando Prass aos 25min da etapa complementar. Peña cobrou bem e colocou lenha na fogueira. Com 5 a 2 no placar, o time boliviano precisava fazer mais um para se classificar.

Partindo para o ataque, o Aurora deixou buracos em sua defesa e coube a Bernardo, mais uma vez, aproveitá-los. Aos 32min, Juninho passou para Bernardo, que de chapa, bateu bonito e fez o sexto gol da partida. Com a classificação resolvida, deu tempo para o zagueiro Douglas aproveitar escanteio e aos 37min cabecear para o gol. Com as duas defesas escancaradas, Segovia ainda fez o terceiro para os bolivianos aos 43min. Mas o gol para fechar a noite foi de Allan, que fez bela jogada e marcou o oitavo do Vasco, fechando o placar histórico aos 46min do segundo tempo.


INDEPENDIENTE SANTA FÉ     4   X   1     BOTAFOGO

Com "olé" e invasão de cachorro, Botafogo cai na Sul-Americana
Cachorro invadiu o campo na metade do segundo tempo

Foto: AP

Com um time misto, o Botafogo foi goleado por 4 a 1 pelo Independiente Santa Fé, no Estádio El Campin, em Bogotá (Colômbia), nesta terça-feira, e foi eliminado da Copa Sul-Americana nas oitavas de final. Na partida de ida, os cariocas haviam empatado com o rival - que agora enfrentará o Vélez Sarsfield, da Argentina, na próxima fase -, por 1 a 1, no Engenhão.

Foi a terceira derrota consecutiva da equipe alvinegra, que atravessa má fase na temporada e perdeu os dois últimos jogos no Brasileiro. Apesar do triste momento carioca, o confronto desta terça-feira ficou marcado por uma cena cômica: já na metade do segundo tempo, um cachorro invadiu o campo e forçou a interrupção do jogo por cerca de cinco minutos, "driblando" todos que tentavam retirá-lo.

A torcida local gritou "olé" para as peripécias do animal e o toque de bola do Independiente Santa Fé, que dominou a equipe brasileira na maior parte do jogo. Os comandados de Caio Júnior tiveram péssima atuação na altitude de Bogotá.

Logo aos 2min, em uma jogada polêmica, Pérez recebeu pelo meio, driblou Fábio Ferreira e rolou para Rodas completar para o fundo da rede. Os botafoguenses reclamaram de impedimento no lance e, aos 8min, sofreram o segundo: Pérez dominou na entrada da área, não foi pressionado e chutou forte, no canto direito de Jefferson.

Na segunda metade do primeiro tempo, o Botafogo apresentou uma leve melhora e criou ao menos duas boas oportunidades, desperdiçadas por Caio. No último lance antes do intervalo, no entanto, os colombianos chegaram ao terceiro gol e impediram qualquer reação: aos 45min, Copete atacou pela esquerda e cruzou por baixo. Léo tentou cortar e faz um golaço, mas contra.

Aos 18min do segundo tempo, a equipe da casa selou a vitória. Rodas fez boa jogada pelo meio, driblou Gustavo e chutou de fora da área, no ângulo direito de Jefferson.

Mesmo entregue, o Botafogo diminuiu no fim. Aos 42min, em um contra-ataque, Alexandre Oliveira avançou pela esquerda, invadiu a área e tocou na saída de Vargas. A bola bateu na trave e entrou.

Já nos acréscimos, Alex foi expulso em outra decisão controversa do árbitro, após dividida forte com Centurión. De positivo para os cariocas, mesmo com o terrível resultado, é possível destacar a atuação convincente do meia Elkeson, que tenta reencontrar o bom futebol.

FONTE: www.terra.com.br

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

"INTER TEM O QUE DAGOBERTO QUER!" - AFIRMA EMPRESÁRIO DO JOGADOR

Atacante teria assinado um pré-contrato com time de Porto Alegre

Foto: Idário Café/Vipcomm/Divulgação

A direção do Inter não esconde o desejo de contar com o atacante Dagoberto, que não deve permanecer no São Paulo para a temporada de 2012. Segundo Marcos Malaquias, empresário de Dagoberto, se o jogador não sair para atuar no exterior o torcedor colorado pode ficar tranquilo que o Inter é o clube que tem grandes chances de acertar com o jogador para o ano que vem.

"O torcedor pode ficar tranquilo. Se ele ficar no Brasil, com certeza o Internacional tem o que ele quer. Qual jogador não gostaria de vestir a camisa do Internacional? A gente sabe do carinho que ele tem, o pai dele é torcedor de carteirinha do Internacional. Mas ele defende o São Paulo. Foi muito feliz este tempo todo. E ele tem um contrato com o São Paulo. Temos que esperar terminar o campeonato Brasileiro", explicou Marcos Malaquias, empresário do atacante Dagoberto, em entrevista a Rádio Bandeirantes.

O empresário também garantiu que Dagoberto não assinou nenhum pré-contrato com o Inter ou com qualquer outro time, e que a prioridade do atacante continua sendo em atuar em um grande clube do futebol europeu. O contrato de Dagoberto com o São Paulo acaba em abril de 2012.

O PRESIDENTE DO SÃO PAULO, JUVENAL JUVÊNCIO, DEU ULTIMATO AO ELENCO DA EQUIPE

'Se esse time não for para a frente com um novo técnico, no final do ano chegamos à conclusão de que não é técnico, é time. E teremos que modificá-lo', antecipou o mandatário

Agência Estado

A contratação de Emerson Leão por um período inferior a três meses foi a última aposta de Juvenal Juvêncio neste elenco. Se completar uma terceira temporada seguida sem títulos, e a segunda consecutiva sem vaga na Libertadores, o elenco será desfeito. Esta é a ameaça do presidente do São Paulo após ter três técnicos no ano, além do interino Milton Cruz.

"Se esse time não for para a frente com um novo técnico, no final do ano chegamos à conclusão de que não é técnico, é time. E teremos que modificá-lo", afirmou o mandatário, que já demitiu em 2011 Paulo César Carpegiani e Adilson Batista e não tem ideia de quem será comandante da equipe no próximo ano.

As palavras de Juvenal, que está no Paraguai, confirmam o que ele já havia dito à reportagem da "Folha de S. Paulo"

"O time está mal. Se existem competências individuais, mas a equipe não corresponde coletivamente, o que é normal em uma situação dessas é trocar o técnico porque não se encontrou outra maneira de fazê-lo. Mas já trocamos um primeiro, um segundo, um terceiro...", relembrou.

Juvenal Juvêncio viajou com a delegação e está no Paraguai, onde acompanhou o último treino antes do duelo desta quarta-feira contra o Libertad, pela Copa Sul-Americana. A equipe pode até perder por um gol de diferença, caso balance as redes, para ir às quartas de final da competição que dá ao campeão uma vaga na Libertadores.

E é bom os atletas não decepcionarem o dirigente de novo. "Entendemos que temos uma equipe importante. Há Rhodolfo, Cícero, Casemiro e Lucas, todos de seleção brasileira, além de outros na sub-20, da seleção paraguaia. Se os jogadores não correspondem, trocamos de técnico, é natural", argumentou.

O presidente está irritado com o frustrante desempenho na temporada, considerando o empate de domingo com o Coritiba, no Morumbi, uma "derrota". "Tenho uma expectativa de competição muito mais forte do que se realiza no gramado. As competências, até agora, não se materializaram", apontou.

Reprovação que faz o mandatário justificar a troca de "planejamento" por "acerto de rumo". "O São Paulo continua entendendo que tem uma gestão de encaixe. Também aceito quando entendem que não temos, é do futebol. Mas o técnico fica agora por dois meses porque assim foi determinado. Falei aos meus pares para que se fizesse dessa forma", disse Juvenal.

FONTE: espn.com.br